Aprenda como abrir empresa na Argentina

Historicamente, a Argentina já enfrentou muitas crises econômicas. O país está acostumado com altos e baixos, nesse cenário podem estar diversas oportunidades para quem quer empreender. Você já ouviu que é na crise que as empresas se desenvolvem mais? Abrir uma empresa na Argentina, pode proporcionar muitos ganhos para quem quer empreender.

A seguir, você vai ver porque a Argentina é um mercado interessante para quem quer empreender e o que precisa saber para abrir a sua empresa. Continue lendo este artigo e confira.

Por que abrir uma empresa na Argentina?

A Argentina lançou grandes empresas no mercado como Decolar, OLX e Mercado Livre. Três grandes empresas do setor de tecnologia que mostram o dinamismo das startups que foram criadas em cenários críticos, mas que tiveram um ambiente favorável para o desenvolvimento de novos negócios por causa das iniciativas governamentais. 

Entre as medidas adotadas pelo governo estão a criação da Lei de Empreendedores. A lei simplifica o processo de abertura de pequenas e médias empresas. O prazo para abertura de uma empresa na Argentina levava em média 30 dias, antes da criação da lei. Com a nova legislação em vigor, o processo passou a ser feito na internet.

Desde então, em até 24 horas o empresário consegue gerar seu Cuit (CNPJ Argentino) e abrir uma conta bancária empresarial. 

Outra mudança envolve a condição societária da empresa. Antes da lei, era preciso ter sócios para abrir uma empresa na Argentina. Com a nova lei, isso não é mais necessário, é possível abrir uma microempresa individual.

A lei também proporciona mudanças significativas com relação à tributação. A nota fiscal pode ser emitida depois que a empresa recebe o pagamento do cliente. A vantagem é que quando o cliente faz pagamento em 60 ou mais dias, o empresário paga o imposto apenas quando receber. 

Na Argentina, o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) equivale ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no Brasil.

Como abrir uma empresa brasileira na Argentina?

O processo de abertura de empresa na Argentina requer atenção, pois conta com algumas etapas adicionais. Antes mesmo de abrir a empresa, é preciso fazer a constituição na Argentina. Isso quer dizer que a empresa precisa ser registrada no Conselho Supervisor de Empresas. 

Além disso, é preciso obter uma identificação fiscal para estrangeiros, a CDI. A identificação é necessária para empresas estrangeiras. Nesse caso, o processo de requisição pode levar até três meses, o que vai interferir no processo como um todo, antes de ele começar efetivamente. Veja como solicitar a sua constituição!

O primeiro passo é definir o tipo de entidade que você vai começar no país, Os principais tipos são:

  • Corporação
  • Sociedade Limitada
  • Filial estrangeira

Em seguida, a empresa deve definir seu tipo de atividade, o modelo de negócios e a jurisdição (endereço legal) do negócio. Todas essas informações serão necessárias quando você enviar a solicitação de registro. A localização e o endereço definidos devem estar de acordo com o tipo de negócio em que a empresa vai atuar. Você também deve informar a localização do Conselho Supervisor de Empresas onde a firma deverá se registrar.

O próximo passo é coletar os dados dos documentos necessários para aplicação e levá-los ao Conselho Supervisor de Empresas. Veja qual é a documentação necessária:

  • Estatutos da nova empresa, os quais devem mencionar o número de diretores no conselho
  • A maioria dos membros do conselho devem ser residentes argentinos
  • Nome (as autoridades devem confirmar a disponibilidade) e evidência do endereço funcional
  • Montante de capital
  • Dados pessoais de diretores e acionistas (e informações do beneficiário final)
  • Depósito de 25% do capital da empresa

Assim que os documentos forem apresentados ao  Conselho Supervisor de Empresas e aprovados, a empresa deve obter uma identificação fiscal, chamada CUIT. O CUIT é equivalente ao CNPJ brasileiro e é necessário para registrar a empresa com as autoridades fiscais federais e provinciais. 

Um representante legal do negócio deve preencher os formulários e as informações do número de identificação fiscal da pessoa será ligada à identificação fiscal da empresa. Assim, o representante legal interage com a autoridade fiscal federal e provincial por meio do portal digital para realizar os procedimentos de restituição de impostos em nome da empresa.

Após ser registrada e receber sua identificação fiscal, a empresa terá que conduzir outros processos para contratar funcionários. Avalie se todos estão com uma entidade de cuidados com a saúde cadastrada, seguros de trabalho, políticas de seguros e uma conta bancária local. Estes passos adicionais aumentarão o tempo do processo para deixar seus negócios prontos para serem iniciados.

Todos esse processo leva em torno de 30 dias, mas pode ultrapassar o prazo sempre que os documentos necessários não forem apresentados ou se os critérios de registro não forem atendidos. 

Além disso, lembre-se que existem outras etapas para abrir empresa na Argentina:

  • Registre os sócios e procure um cartório para reconhecer firma;
  • Elabore o contrato social da empresa, ele define o objetivo social da empresa e como ela deve operar;
  • Registre a empresa na junta comercial;
  • Obtenha o número de identificação fiscal dos diretores;
  • Obtenha o número de identificação fiscal da empresa. Registre a empresa na autoridade tributária nacional e obtenha um número de identificação fiscal argentino;
  • Abra uma conta bancária corporativa para depositar o capital social requerido.

Quanto custa abrir uma empresa na Argentina?

Para abrir uma empresa na Argentina, você precisa considerar dois fatores. O primeiro é que a compra de um imóvel é sempre feita com pagamento à vista, os Argentinos não têm a cultura do financiamento, como no Brasil. Além disso, os bancos também não oferecem valores altos em crédito.

Na abertura da empresa, você precisa comprovar um capital social mínimo de US$ 600. Você também deve conhecer a tributação no país para saber exatamente quanto vai pagar de impostos. Neste link, você encontra detalhes sobre os impostos para empresas no país.

Dicas para abrir empresa na Argentina

A Argentina apresenta um cenário propício para quem quer investir, tem criatividade e incentivo para começar. Porém, apresenta particularidades que devem ser observadas, pois podem prejudicar os negócios. Nesse sentido, é importante observar alguns aspectos.

  • A Argentina está há anos enfrentando instabilidade política e econômica. Para investir no país, é fundamental acompanhar o cenário para saber o que está acontecendo e quais medidas adotar para manter seu negócio;
  • O país conta com muitos impostos e processos de cobrança e controle lentos. Conhecer bem cada um deles é importante para evitar problemas com o governo;
  • A menos que a sua empresa seja online e você possa operar do Brasil, tenha uma reserva de dinheiro para garantir a manutenção do seu negócio. A instabilidade financeira pode ser prejudicial para uma empresa que ainda está começando;
  • Tenha consciência que a Argentina não é um ambiente de incentivo financeiro para empreendedores. Por isso, dificilmente você conseguirá crédito no país;
  • Pesquise e informe-se sobre as burocracias necessárias em cada processo de abertura e manutenção da sua empresa ao longo dos anos. Se preferir, contrate um consultor local para orientar com esse aspecto.

Resumindo

Como abrir empresa internacional?

Para abrir uma empresa internacionalmente, você deve escolher o país onde deseja investir e estudar sobre a legislação e tributação do local. Neste artigo, você aprendeu sobre como abrir empresa na Argentina.

Qual é a facilidade de abrir empresas na Argentina?

De acordo com o relatório Doing Business 2020 do Banco Mundial, a Argentina está 126ª quando o assunto é “facilidade de se fazer negócios”. Ou seja, não é tão fácil assim. Para abrir uma empresa no país, é preciso passar por 12 processos. O prazo médio de finalização é de 11,5 dias, mais rápido do que no Brasil.

Qual a burocracia para abrir empresa na Argentina?

As principais burocracias estão relacionadas com o pagamento de impostos no país. O empresário tem cerca de nove pagamentos obrigatórios por ano, podendo gastar em média 312 horas do seu ano. Além disso, a Argentina tem altos níveis de tributação e um sistema de taxas sobrepostas é complexo, isso faz com que esse processo gere mais encargos para as empresas.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático