Como atrelar o seu investimento ao câmbio: conheça 4 estratégias

Com o dólar a mais de R$ 4, muitos investidores estão aproveitando para resgatar seus rendimentos e vender suas ações. Veja neste artigo como atrelar o seu investimento ao câmbio.

Ter um investimento que retorna rendimentos em dólar é o sonho de muito investidor. Principalmente, quando a moeda está com uma valorização muito superior ao real, que é o que vem acontecendo nos últimos anos.

Por outro lado, o investimento no exterior ainda parece ser um sonho distante para muitas pessoas. Há mitos e muitas dúvidas sobre a questão de investir dinheiro lá fora. Neste artigo, vamos apresentar 4 estratégias que você pode usar para atrelar o seu investimento ao câmbio. Confira!

4 estratégias para atrelar seu investimento ao câmbio

Vamos apresentar quatro alternativas bastante populares para quem quer ter seus rendimentos atrelados à variação cambial.

As estratégias são: os investimentos em fundos cambiais, os mini contratos de câmbio da B3, as BDRs e o investimento no exterior, de forma direta. A seguir, explicaremos sobre cada um deles. 

1. Fundos cambiais

Os fundos cambiais são investimentos abertos atrelados a moedas estrangeiras. São títulos emitidos por bancos ou empresas e referenciados em moedas estrangeiras. Ou seja, são operações ou derivativos atrelados a essas moedas que permitem replicar a variação cambial.

O investidor contrata esse serviço e paga uma taxa de administração e até taxa de performance, de acordo com a rentabilidade do fundo. Além disso, o fundo cambial não é um investimento direto na moeda estrangeira. 

É uma boa opção para quem quer lucrar com as variações positivas das moedas, porém o investidor sempre vai resgatar o valor na moeda de seu país. Nessa modalidade de investimento, a escolha das estratégias e as decisões sobre os investimentos são feitos por um profissional. 

O que é investir no câmbio?

Significa investir em ativos vinculados a moedas estrangeiras, mas é um tipo de investimento com alta volatilidade, pois há o risco de perder valor caso a moeda estrangeira se desvalorize.

Como investir em taxa de câmbio?

  1. Procure uma corretora de investimentos com boa reputação no mercado;
  2. Pesquise sobre as moedas com mais força no mercado, como dólar e euro;
  3. Informe-se sobre fundos de investimento, derivativos e Bonds, são algumas opções para começar;
  4. Não se limite a comprar apenas papel-moeda;

Confira outras dicas para começar a investir em câmbio.

Como ganhar dinheiro com a taxa de câmbio?

Para ganhar dinheiro com a taxa de câmbio, você precisa investir quando a moeda está em baixa e vender quando ela estiver em alta. Em períodos de baixa, o indicado é acumular dólares para poder vender a um preço melhor quando a moeda valorizar. Isso vale tanto para a compra de papel-moeda quanto para os investimentos que estão atrelados ao dólar, pois enquanto a moeda estiver em alta, seus investimentos serão valorizados.

Invista em Fundos Cambiais, pois replicam as variações das moedas nos seus rendimentos, ou em Fundos Multimercados com exposição internacional. Você pode começar com valores baixos. Porém, atente-se para a taxa de administração, acima de 1% já deixa de ser vantajoso, pois você também tem o abatimento do Imposto de Renda.

Outras opções são a negociação de contratos de câmbio via mercados futuros, ETFs e a compra direta do papel-moeda.

Como a taxa de câmbio influencia os investimentos?

A taxa de câmbio influencia as aplicações que são sensíveis às condições de mercado e às variações internacionais, como ações de empresas estrangeiras. No entanto, o mercado financeiro é totalmente afetado pela economia internacional. Dessa forma, os investimentos também são influenciados.

Os fundos cambiais, por exemplo, são afetados diretamente pela oscilação das taxas de câmbio nominais e reais. Setores da indústria, que dependem da importação e exportação, como agropecuária, também são impactadas pelas taxas de câmbio por causa de suas relações comerciais com outros países.

2. Mini contratos de câmbio da B3

Os mini contratos são acordos de compra e venda de moedas estrangeiras na B3 e concretizados no futuro. O cliente define o produto que deseja e o produtor informa o valor e quando vai entregar.

As transações são contratadas com a definição de quem vai vender ou comprar, em qual data e por qual valor. Funciona como em uma produção, onde os produtos são vendidos antes de serem produzidos. 

A vantagem da negociação é que o investidor garante a compra do ativo com a variação do dólar vigente. Caso a moeda suba, o investidor só tem a ganhar, se ela descer, terá que pagar uma diferença. 

3. BDRs 

As BDRs (Brazilian Depositary Receipt), ou Certificado de Depósito de Valores Mobiliários (CDVM), são como fundos de investimentos. Ao investir em uma BDR, o investidor não está adquirindo uma ação de uma empresa estrangeira, mas sim uma cota. O detentor daquela ação é a BDR. Isso quer dizer que o investidor não se torna um acionista da empresa.

Por isso, há uma variação entre a valorização de uma ação da empresa e uma BDR daquela ação. Você pode entender melhor como funciona neste conteúdo aqui

4. Investimento no exterior

Diferentemente das outras modalidades que apresentamos, o investimento direto no exterior não conta com intermediários. Ou seja, você não vai comprar uma cota de um ação. O investimento no exterior é uma relação direta entre você e a corretora que você contratar. 

Basicamente, você precisa abrir uma conta em uma corretora no exterior e enviar o valor dos seus investimentos para essa conta. Esse envio pode ser feito via Remessa Online. Neste conteúdo explicamos como você pode fazer o seu investimento e onde investir

Faça seu cadastro na nossa plataforma e comece a investir no exterior agora mesmo. Através da Remessa Online você poe enviar dinheiro do Brasil para uma corretora internacional pagando o menor custo de envio do mercado.

Resumindo:

Por que atrelar o investimento ao câmbio?

Ao investir em dólar, o seu retorno pode vir tanto da valorização do investimento quanto do câmbio. E mesmo em cenário de câmbio estável, o investir pode diversificar o seu portfolio.

O que são fundos cambiais?

Os fundos cambiais são investimentos abertos atrelados a moedas estrangeiras. É uma boa opção para quem quer lucrar com as variações positivas das moedas, mas resgatar o valor na moeda de seu país.

O que são BDRs?

A BDR conta com ações estrangeiras em seu portfólio e oferta para quem quer investir. Ao investir em uma BDR, o investidor não está adquirindo uma ação de uma empresa estrangeira, mas sim uma cota. O detentor daquela ação é a BDR.

O que são minicontratos de câmbio?

Os mini contratos são acordos de compra e venda de moedas estrangeiras na B3 que são concretizados no futuro. Por meio deles o investir busca explorar um ganho cambial apostando em uma valorização em alguns meses ou anos.

Por que investir no exterior?

Diferentemente das outras modalidades, o investimento direto no exterior não conta com intermediários. O investimento no exterior é uma negociação entre você e a corretora que você contratar. 

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático