Como enviar a declaração de Imposto de Renda e o recibo de entrega para a Remessa Online?

Com o upgrade para Cadastro Completo, de acordo com as normas do Banco Central, o limite para envio e recebimento de remessas internacionais é calculado com base na declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, e equivale a 100% dos bens líquidos declarados ou 40% de bens e direitos. 

Por este motivo, o envio anual da declaração completa de Imposto de Renda e do recibo que comprova a entrega são obrigatórios para definir seu limite e permitir o envio e recebimento de remessas.

Como enviar a declaração de Imposto de Renda e o recibo de entrega?

A declaração de Imposto de Renda serve para comprovar seus rendimentos e deve ser enviada completa, contendo todas as páginas, com numeração e todos os dados legíveis.

Para isso, salve as páginas em um único arquivo PDF, acesse a sua área logada no site da Remessa Online e anexe o documento no campo Declaração de Imposto de Renda no envio de documentos do Cadastro Completo.

Já o recibo de entrega da declaração serve para comprovar que seu IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) foi recebido pela Receita Federal. Precisamos que seja enviada apenas a primeira página, pois a segunda página contém dados pessoais sigilosos sobre sua declaração, como o seu número de identificação.

Não tem mais os arquivos salvos? Veja alguns caminhos para recuperá-los:

Pelo computador utilizado para enviar a declaração

Veja se o programa da Receita ainda está salvo no seu computador. O nome será ‘IRPF’ mais o ano da declaração. Depois, é só abrir o programa e imprimir a declaração do imposto de renda e o recibo. 

Mesmo que não tenha mais o programa, o arquivo ainda pode estar salvo na memória do computador usado para fazer a declaração. Para procurar, abra a pasta “Meu computador”, acesse “Disco Local (C:)”, busque a pasta “Arquivos de programas” e então “IRPF”. A declaração deve estar na pasta “Transmitidas”.

Caso tenha feito sua declaração com um contador, peça para que lhe envie uma cópia do documento.

Pelo celular ou tablet utilizado para enviar a declaração

Para localizar a declaração, é preciso que o app IPRF ainda esteja instalado no aparelho e a cópia da declaração e recibo tenham sido baixados e mantidos no seu dispositivo na hora do envio.

Para aparelhos com sistema operacional Android, procure os arquivos na pasta download. Já para aparelho com sistema operacional iOS, é só procurar a pasta de arquivos do programa do Imposto de Renda pelo iTunes.

Pelo portal e-CAC da Receita Federal

Neste caso, é preciso possuir ou criar um cadastro ou usar um certificado digital. Acesse o site da Receita Federal, no serviço “Declaração IRPF” e siga as instruções para obter os arquivos.

Caso não consiga recuperar sua declaração de Imposto de Renda pelos meios virtuais, será necessário comparecer a um posto da Receita Federal.

Em um dos postos da Receita Federal

Se não for possível recuperar o arquivo da Declaração do IR pelo computador ou dispositivo móvel e você não possuir um certificado digital nem conseguir se cadastrar no portal e-CAC(Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), será necessário comparecer a uma das unidades de atendimento da Receita Federal espalhadas por todo o país. Confira aqui os endereços.

Porque o Imposto de Renda é importante para sua conta na Remessa Online

O seu Imposto de Renda será útil para sua conta da Remessa Online em dois casos:

  1. Ao solicitar um Cadastro Completo: quando você cria uma conta na Remessa Online você passa a ter um limite de R$100.000 por ano. Para aumentar esse limite, você precisará solicitar um Cadastro Completo, enviando uma cópia da sua Declaração do Imposto de Renda e Recibo dessa declaração. Será realizada a análise para verificar a possibilidade de novo limite, o qual terá como parâmetro os valores declarados.
  2. Para renovar seu Cadastro Completo: você precisa enviar sua Declaração de Imposto de Renda atualizada todo ano para que seu Cadastro Completo continue ativo – e possa ser analisado a possibilidade de aumentar o seu limite. Se não entregar a declaração, você poderá ter sua conta bloqueada e ficará impedido de operar. O envio da declaração é feito online, na própria plataforma da Remessa Online.

Declaração de Imposto de Renda é um assunto complexo, por isso é importante contar com o auxílio de um contador de sua confiança para te assessorar. Sempre que tiver dúvidas sobre declaração de transações internacionais procure um especialista.

Caso tenha dúvidas sobre a criação/atualização de Cadastro Completo, pode entrar em contato com a Remessa Online, estaremos sempre a disposição.

Você pode usar o chat no canto inferior direito de sua tela, ele funciona de segunda a sexta das 9h às 20h e conta com profissionais da Remessa Online à postos para esclarecer suas dúvidas.

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