Como fazer um boletim de ocorrência online?

O boletim de ocorrência deve ser feito após o acontecimento de alguma denúncia ou crime.

Atualmente, é possível fazer um boletim de ocorrência online em delegacias virtuais para registrar casos pouco complexos como roubos, furtos ou desaparecimento de pessoas. O processo é simples e pode ser feito totalmente pela internet. 

Se você precisa registrar um boletim de ocorrência, entenda abaixo o passo a passo, veja em quais casos é possível e o que acontece depois. Vamos lá?

Como fazer boletim de ocorrência online?

Os passos para fazer o boletim de ocorrência online variam dependendo das normas específicas de cada estado. No entanto, em geral, os passos são:

  1. Acesse o site da delegacia virtual do seu estado;
  2. Selecione “Boletim de Ocorrência online” no local indicado;
  3. Selecione a opção adequada ao tipo de ocorrência que você está registrando;
  4. Preencha seus dados pessoais, como nome, CPF, endereço e telefone;
  5. Descreva a ocorrência detalhando os fatos. Inclua informações como data, hora e local;
  6. Anexe documentos, se necessário;
  7. Revise as informações e envie o Boletim de Ocorrência. 

Boletim de ocorrência na delegacia virtual

O governo Federal criou o sistema Sinesp Delegacia Virtual – DEVIR para que cidadãos de alguns estados façam o BO online. Nesse caso, os passos são:

  1. Acesse o Portal da Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública;
  2. Selecione o estado onde o fato ocorreu.
  3. Informe do que se trata a ocorrência, escolhendo a categoria apropriada, como perda de documentos ou acidente sem vítimas;
  4. Faça o login através do login na Conta gov.br
  5. Preencha o formulário de comunicação completando os campos obrigatórios;
  6. Envie a solicitação. 

Os estados disponíveis no DEVIR são: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

O que acontece após registrar um boletim de ocorrência online?

Após fazer o registro, você receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da ocorrência.

O boletim será encaminhado para uma autoridade policial que irá revisar as informações e avaliar a gravidade do caso para determinar as próximas ações. Dependendo do caso, o policial pode entrar em contato para fornecer mais informações ou dar esclarecimentos. 

Também, se a natureza da ocorrência exigir uma investigação, a polícia pode iniciar um processo. Caso seja necessário, o caso é encaminhado para o Ministério Público. 

Qual boletim de ocorrência pode ser feito online?

Em geral, os boletins que podem ser feito online são:

  • Perda ou extravio de documento ou objeto;
  • Furto;
  • Roubo;
  • Estelionato;
  • Acidente de trânsito sem vítima;
  • Ameaça, injúria ou calúnia;
  • Difamação;
  • Perturbação do sossego;
  • Desaparecimento de pessoa;
  • Maus-tratos contra animais;
  • Violação de domicílio;
  • Violência doméstica contra mulher. 

Ocorrências que não podem ser feitas online 

Além disso, algumas ocorrências que não permitem o BO online são:

  • Homicídio;
  • Estupro;
  • Latrocínio;
  • Usos de armas de fogo.

Vale lembrar que cada estado pode ter regras diferentes em relação às ocorrências aceitas ou não. Por isso, sempre acesse o site da delegacia para ter mais informações. 

Qual a diferença entre boletim de ocorrência online e presencial?

A diferença principal entre um boletim de ocorrência online e um presencial é o método de registro da ocorrência, uma é feita pela internet e a outra presencialmente em uma delegacia. 

No entanto, a validade do BO é a mesma, sem prejuízo algum para quem está fazendo o registro. A ocorrência online foi criada para facilitar e agilizar o atendimento, uma vez que não é necessário ir até uma delegacia. 

Tanto o boletim de ocorrência presencial quanto o online são válidos e seguros.

Outra diferença importante é que qualquer ocorrência pode ser registrada presencialmente, enquanto no BO online há limitações em situações mais complexas, como homicídio ou latrocínio. 

Quanto tempo para analisar o Boletim de Ocorrência online?

Em geral, a delegacia pode responder um Boletim de Ocorrência online em até 24 horas. No entanto, esse tempo pode variar dependendo da jurisdição, do tipo de ocorrência e dos procedimentos adotados pelas autoridades locais. Em alguns casos, a análise pode levar semanas.

Normalmente, uma equipe examina informações contidas no boletim, conduzem investigações adicionais, se necessário, e adotam as medidas adequadas conforme a natureza da ocorrência.

Quais são os tipos de boletim de ocorrência?

Os tipos de boletim de ocorrência são os acontecimentos que podem ser registrados. Alguns exemplos comuns são:

  • Roubo e furto de veículos;
  • Roubo ou perda de documentos ou objetos;
  • Fraude e estelionato;
  • Furto de fios e/ou cabos em vias públicas;
  • Desaparecimento de Pessoas;
  • Acidente de trânsito com ou sem vítimas;
  • Injúria, calúnia ou difamação;
  • Violência doméstica contra mulher;
  • Maus tratos contra animais;
  • Homicídio;
  • Latrocínio. 

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Perguntas frequentes

Como fazer um boletim de ocorrência online?

Para fazer um boletim de ocorrência online é necessário acessar o site da delegacia virtual do seu estado, preencher os dados solicitados e fazer o BO. 

Qual boletim de ocorrência pode ser feito online?

Geralmente, podem ser registrados online casos mais simples como perda de documentos, furto, roubo, acidente de trânsito sem vítima, entre outros. Casos complexos como homicídio e uso de armas de fogo devem ser feitos presencialmente. 

Qual a diferença entre boletim de ocorrência online e presencial?

A diferença é o método de registro, sendo um online e outro presencial. A validade é a mesma. 

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