Como fazer uma live no YouTube? Dicas para iniciantes

Já pensou em fazer uma live no YouTube, mas tem dúvidas? Neste artigo, apresentamos algumas dicas para você começar agora!

Se até poucos anos atrás era impensável fazer transmissões pela internet, agora esse cenário mudou. A carreira de streamer está tão em alta que muita gente deixou de lado as profissões tradicionais. E para essas pessoas, o grande foco é fazer live no YouTube.

O mercado de streaming vem crescendo a cada ano. Tanto é que a projeção de faturamento para 2022 é de R$ 1 bilhão. No que se refere ao YouTube, especificamente, a expectativa é que ele se torne a maior plataforma do segmento, ultrapassando a Netflix.

Isso porque, somente no terceiro trimestre de 2021, a receita derivada de anúncios do site de vídeos do Google chegou a 7,2 bilhões de dólares. Isso representou uma alta de 43%. 

O que esses dados representam para você? Simples: o YouTube é um dos principais canais para atuar como criador de conteúdo — e essa pode ser a oportunidade de ter uma renda com base na moeda americana.

Se esse é o seu objetivo, continue lendo este artigo. Afinal, o assunto pode ser interessante, mas gerar muitas dúvidas. Por isso, vamos dar dicas para iniciantes sobre como fazer uma live no YouTube. Então, que tal saber mais?

O que são as lives no YouTube?

Uma live no YouTube é uma transmissão ao vivo feita pela plataforma de vídeos do Google. Para fazer o procedimento, você precisa apenas de um microfone, uma câmera e um computador ou celular. Para viabilizar o conteúdo, a plataforma disponibiliza o recurso YouTube Live.

Existem vários motivos para fazer transmissões ao vivo. Marcas podem optar por esse recurso com o propósito de engajar o público. Para os streamers, a ideia é monetizar e atrair espectadores. O YouTube é a plataforma ideal para isso, já que tem a preferência de 70% dos internautas.

Como as lives funcionam?

Para fazer uma live no YouTube, é preciso ter uma conta ativa no Google e um canal na plataforma de vídeos. A partir disso, você utiliza a ferramenta YouTube Live. Adiante, vamos ver como esse processo de transmissão deve ser executado.

De toda forma, tanto seguidores do canal quanto outras pessoas podem acessar o conteúdo ao vivo. Não existe limite de público. Quando a gravação for finalizada, ela fica salva no seu canal. Assim, qualquer internauta pode assisti-la. Além disso, não existe número de inscritos predefinidos para começar a live no YouTube. 

Quais as vantagens de fazer uma live no YouTube?

Existem vários motivos que justificam fazer transmissões ao vivo. De modo geral, essa é uma boa forma de engajar o público e criar interação com os inscritos no canal. Ainda ajuda a conseguir mais assinaturas. 

Confira, agora, todos os benefícios de saber como fazer as lives no YouTube.

Aumento da visibilidade e do alcance

Como apresentamos, o YouTube é a plataforma preferida para lives e deve se tornar a principal ainda em 2022. Esses resultados positivos favorecem que o seu conteúdo tenha mais visibilidade e conquiste uma audiência maior.

Esse benefício é tão grande que o salto de paraquedas do austríaco Felix Baumgartner teve uma visualização de 8 milhões de pessoas. Um dos motivos para isso é que ele foi o primeiro paraquedista que rompeu a velocidade do som em queda livre.

Isso mostra por que é tão importante os usuários poderem acessar as lives a partir de qualquer dispositivo. Afinal, gera um alcance muito maior para quem realiza a transmissão.

Crescimento do engajamento

Essa vantagem é bastante perceptível para as marcas, mas também vale para os streamers. Isso porque é possível estabelecer um chat ao vivo com os espectadores devido às ferramentas de interação.

Mais do que isso, é possível divulgar a transmissão em redes sociais para ampliar o alcance. Assim, dados do Google demonstram que os canais que fazem lives uma vez ou mais por semana apresentam crescimento de 40% em relação aos novos inscritos e de 70% no tempo de exibição do canal.

Bom custo-benefício

O processo de fazer uma live no YouTube é simples e gratuito. Não é necessário fazer investimentos na plataforma de streaming, o que permite redirecionar os valores para a produção do vídeo.

Ou seja, é necessário somente ter uma câmera, um microfone e um celular ou computador. Além disso, precisa estar conectado à internet.

Caso você necessite de mais profissionalismo, vale a pena investir em um encoder, isto é, um software que converte os dados captados e os envia ao YouTube. Dessa forma, é possível inserir legendas, vinhetas, trilhas sonoras e mais de uma câmera.

Monetização

Esse é um dos pontos mais importantes. Ao saber como fazer lives no YouTube, você pode começar a receber dinheiro. Inclusive, em dólares. A monetização é derivada da visualização e dos cliques em anúncios veiculados nos vídeos.

O pagamento do YouTube é feito a cada mil visualizações. No entanto, o canal deve ter mil inscritos ou mais, além de contar com 4 mil horas de exibição públicas nos últimos 12 meses. Como o repasse é feito na moeda americana, é necessário contar com uma plataforma de câmbio, como a Remessa Online para receber a monetização do YouTube.

Isso porque é feita uma transferência eletrônica internacional. Dessa forma, você tem uma renda extra ou pode até ganhar o suficiente para se manter no Brasil, especialmente em períodos de valorização da moeda americana.

Como fazer uma live no YouTube?

Já ficou claro que é fácil fazer lives no YouTube. Afinal, a plataforma tem uma ferramenta própria. Assim, você precisa de poucos recursos para viabilizar a transmissão ao vivo.

Contudo, é preciso que o canal tenha mil inscritos ou mais. Além disso, a conta não deve ter tido restrições nos 90 dias anteriores. Outra etapa é verificar a conta na plataforma. Para isso, você deve acessar a respectiva página do Google e inserir os dados solicitados.

Ainda antes da live, é preciso fazer um bom roteiro e o planejamento do conteúdo. Então, é preciso realizar a transmissão. Nesse caso, o passo a passo muda um pouco a depender do dispositivo utilizado. Por isso, separamos a explicação. Veja como fica!

Celular

Esse é o modelo mais simples. Para fazer a live no YouTube, é preciso executar os seguintes passos: 

  1. acesse o YouTube e clique no ícone de câmera na barra superior do app;
  2. clique no botão “Permitir acesso” para que fotos, câmera e microfone sejam conectados;
  3. selecione “Transmitir ao vivo”;
  4. faça as configurações necessárias do vídeo. Coloque um título, escolha se será câmera traseira ou frontal e defina o nível de privacidade (público, privado ou não listado);
  5. pressione em “Mais opções” para incluir uma descrição, ativar o bate-papo e  programar data e horário da live. Isso é opcional;
  6. toque em “Avançar” e escolha uma thumbnail para o vídeo. Inclusive, é possível tirar uma foto ou escolher uma da biblioteca;
  7. clique em “Transmitir ao vivo” e comece a transmissão. Assim que terminá-la, pressione o X no canto superior direito e, depois, pressione “Fim”.

Computador

Nesse caso, existem mais opções. No entanto, o procedimento é um pouco diferente. Entenda o que fazer: 

  1. acesse o site do YouTube e entre no seu canal;
  2. clique em “YouTube Studio”;
  3. toque no canto superior direito e pressione o ícone “Transmitir ao vivo”;
  4. clique em “Transmitir agora”, se o desejo for iniciar a live imediatamente. Preencha os dados e configure o que é solicitado, como o encoder utilizado, a categoria, a privacidade e mais. Você também pode ativar a opção DVR, que permite que o usuário volte até 4 horas da live para reiniciá-la.

Caso você queira começar a transmissão rapidamente com a webcam, você deve selecionar a opção “Câmera”. Então, clique em “Dê acesso à câmera e microfone”. Edite as configurações básicas.

Esse tipo de transmissão oferece acesso a recursos básicos. Por exemplo, compartilhamento em redes sociais e chat. A vantagem é poder ver estatísticas da transmissão após finalizar a live.

Quais conteúdos podem ser transmitidos?

Quanto ao conteúdo para YouTube, qualquer um é possível. É exigido apenas que as diretrizes do Google sejam respeitadas. Isso significa que é proibido apresentar temas: 

  • violentos;
  • com incitação ao ódio;
  • com drogas e bebidas alcoólicas.

Quais cuidados tomar ao transmitir uma live?

Além de fazer um bom roteiro e planejar o conteúdo, você também deve adotar outros cuidados. Por exemplo, testar a transmissão antes de entrar ao vivo.

Quando o encoder é utilizado, o YouTube apresenta informações sobre a qualidade da live. Além disso, o botão “Visualizar” está ativado. Outra opção é criar uma transmissão privada. Dessa forma, você verá o vídeo sendo gravado e garantirá sua qualidade.

Ainda é importante ter bons equipamentos. Vale a pena investir em uma câmera de qualidade, iluminação, bom microfone, placas de captura de vídeo e áudio, e codificadores. Por fim, seja original para conquistar vantagem competitiva. Assim, você atrairá um público maior.

Ou seja, fazer uma live no YouTube é uma das possibilidades para monetizar e ter uma renda extra. Com o tempo, você consegue se tornar referência e se destacar para ganhar ainda mais dinheiro.

Então, gostou de saber como fazer live no YouTube? Aproveite e veja outras dicas curtindo os perfis da Remessa Online no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.

Resumindo

Quantos inscritos precisa para fazer live no YouTube?

É preciso ter, pelo menos, mil inscritos. Além disso, deve contar com 4 mil horas de exibição públicas nos 12 meses anteriores.

Como funciona fazer live no YouTube?

Você precisa de uma câmera, um microfone e um celular ou computador com acesso à internet. Ainda é importante planejar um roteiro e ter alguns cuidados técnicos para garantir uma boa transmissão.

Como fazer live no YouTube com menos de 1.000 inscritos?

Pelo YouTube Live, é impossível. No entanto, você pode usar outros apps, como o Streamlabs.

Quanto custa para fazer uma live no YouTube?

A live é gratuita. Você vai gastar apenas com a internet e os equipamentos utilizados. Isso varia conforme os dispositivos usados e também com acessórios que podem ajudar a transmissão, como iluminação.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático