CVV do cartão de crédito: o que é e como localizar o código de segurança

Sempre que fazemos uma compra na internet, utilizando o cartão de crédito, o sistema exige que seja informado o CVV do cartão de crédito. O código de segurança é uma forma de evitar que outras pessoas façam compras em seu nome, com o seu cartão, tendo apenas acesso a alguns dos dados.

Neste artigo, você vai entender o que é o CVV do cartão de crédito, qual é a sua função e porque ele é uma informação necessária para finalizar qualquer compra online. Continue lendo e confira.

O que é o código de segurança (CVV) do cartão?

O CVVC (Card Verification Value Code) ou apenas CVV é um código de segurança formado por três números impressos nos cartões de crédito e débito. Foi criado para oferecer mais segurança ao titular durante a utilização do seu cartão, evitando fraudes financeiras em seu nome.

Os sistemas de pagamento podem chamar o código de verificação do cartão de formas diferentes, mas o princípio de funcionamento é o mesmo para todos eles. Sempre que precisar pagar uma conta sem usar o cartão físico, você vai precisar do CVV do cartão.

O código de segurança do  cartão é formado por três ou quatro números impressos direto no cartão. Em alguns cartões ele pode ser encontrado no verso, em outros ele é impresso na parte da frente.

Esse código é solicitado sempre que o titular deseja fazer uma compra online. O objetivo da solicitação é evitar que outras pessoas, com acesso aos dados do cartão, consigam utilizá-lo mesmo sem tê-lo em mãos. Por isso, o CVV é solicitado apenas no momento da finalização da compra e nunca em um cadastro.

Se algum site solicitar os dados do seu cartão no momento do cadastro, não informe. No ato da compra, o código não é armazenado, sempre que você fizer uma nova compra no mesmo site, o código será solicitado novamente. 

Os vendedores não estão autorizados a armazenar os códigos de CVV dos cartões de crédito, mesmo que seja por um curto período de tempo. O uso deve ser apenas para autenticação simultânea do cartão. Caso um código diferente seja informado, a compra não será efetivada.

O CVV substitui a senha que é solicitada sempre que você faz uma compra presencialmente.

Onde localizar o CVV do cartão de crédito?

Em geral, o CVV é posicionado no mesmo local, ou aproximado, na maioria dos cartões, mas pode acontecer algumas diferenças de um emissor para o outro. Cartões com bandeira Visa, Mastercard e Diners Club International, você encontra o código de verificação impresso na faixa de assinatura, no verso do cartão. Além disso, o código é formado por três dígitos.

Já nos cartões American Express, você vai encontrar o código de verificação na parte frontal do cartão, próximo ao nome e ao número. No caso da Amex, o CVV é composto por quatro dígitos.

Você nunca vai encontrar o CVV do cartão de crédito em outro lugar que não seja no seu próprio cartão. O código não será informado nos recibos de compra. O número é sempre apresentado de forma discreta, para não chamar atenção, pois é um código de segurança.

Cuidados que você deve ter com o CVV do seu cartão de crédito

As fraudes com cartão de crédito costumam acontecer quando uma pessoa mal intencionada tem acesso aos dados do cartão de outra pessoa. Em compras online, os dados do cartão podem ser expostos a partir de vazamentos de dados das lojas, mas a utilização é mais difícil, pois a falta do CVV impede que uma compra seja concluída.

No entanto, em compras físicas, existem diversos caminhos para o roubo de dados de um cartão. Uma delas é quando você faz uma compra em um estabelecimento físico e uma pessoa mal intencionada pega o seu cartão e captura o número, data de validade e o CVV. 

Outra forma é quando você compartilha os dados do seu cartão por fotos em aplicativos de mensagens e redes sociais. 

Os dados do cartão são sigilosos e intransferíveis, apenas os titulares podem fazer uso. Por isso, as informações não devem ser informadas para ninguém. Apenas o titular deve ter conhecimento.

Sempre que for comprar presencialmente, atente-se para que o código não fique exposto. Muitos cartões são entregues com um plástico que tampa as informações do CVV, é recomendado manter essa proteção e que você tire-a apenas quando precisar conferir a informação.

Outra dica é tentar memorizar o código, assim você evita expor a informação sempre que precisar usar o cartão e pode manter o adesivo de proteção. Durante uma compra, se você não se sentir seguro para entregar o seu cartão ao atendente, opte por outra forma de pagamento diferente do cartão, como Pix, por exemplo, as transferências são compensadas automaticamente.

Se estiver comprando em um site e sentir alguma insegurança no ambiente, desista da compra e procure outro site para comprar. Para manter seu computador seguro e longe de ameaças, invista em um bom antivírus, não clique em arquivos e links desconhecidos e não baixe arquivos ou programas suspeitos.  

Essas atitudes podem facilitar o acesso de pessoas maliciosas ao seu computador e aos seus dados.

Caso identifique o uso indevido do seu cartão ou qualquer sinal de fraude, entre em contato com a instituição financeira imediatamente. Solicite o bloqueio do seu cartão e faça um Boletim de Ocorrências, ele vai te preservar de possíveis cobranças e processos futuros por uso não autorizado do seu cartão de crédito.

CVV é informado no pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação utiliza um chip de comunicação sem fio e a tecnologia NFC (Near Field Communication) para efetivar as transações com os cartões de crédito que contam com esse recurso.

Diferentemente de outras tecnologias, como Bluetooth e Wi-Fi, o NFC faz a comunicação apenas entre dois dispositivos que estão muito próximos um do outro fisicamente. Ou seja, não é possível fazer uma compra online por aproximação, por exemplo. A distância máxima que os dois dispositivos podem estar é de 10 cm, mas em geral as transações acontecem com dispositivos próximos entre 2 cm e 4 cm.

As transações realizadas com a tecnologia NFC são criptografadas e validadas com um código exclusivo para cada operação. Por isso, as chances de uma intercepção de pagamento acontecer é muito pequena, mas caso isso aconteça, você pode contestar a compra não identificada junto à instituição financeira do seu cartão.

Durante a transação, a tecnologia não captura e não transmite os dados do seu cartão, como o CVV. Isso garante que nenhuma pessoa terá acesso às suas informações para efetuar compras futuras, clonar o cartão ou roubar sua identidade.

O que é CVC do cartão de crédito?

As pessoas costumam confundir CVC com o CVV do cartão de crédito. Porém, o termo CVC não está associado com nenhuma informação do cartão de crédito, portanto, essa sigla não existe. O termo correto para o código de verificação do cartão é CVV.

Agora que você já sabe o que é CVV e como proteger o seu, continue usando o seu cartão de crédito com segurança e sabedoria. Acompanhe o blog da Remessa Online e saiba mais sobre dicas financeiras.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático