Como funciona a eleição da Câmara e do Senado

Na primeira segunda-feira e quarta-feira de fevereiro acontecem as eleições para a presidência da Câmara e do Senado. A eleição da Câmara e a eleição do Senado estão gerando muitas expectativas na política brasileira, pois podem causar muitos impactos para a sociedade, economia e para a presidência do país.

Você sabe como funcionam as eleições para presidente da Câmara de Deputados e para presidente do Senado? Neste artigo, você vai entender melhor sobre a eleição da Câmara e a eleição do Senado. Acompanhe!

Entenda a Eleição da Câmara e Eleição do Senado

A eleição da Câmara e a eleição do Senado são realizadas a cada dois anos e estão programadas para acontecer na primeira semana de fevereiro. Os atuais presidentes, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) não vão disputar a reeleição, pois foram barrados pelo Supremo Tribunal (STF). 

Os preferidos a assumir a cadeira são dois candidatos da Câmara dos Deputados e cinco candidatos do Senado. Entenda melhor sobre cada uma delas a seguir!

Eleição da Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados têm um papel importante na política. Quem está no comando da casa define as pautas de votações do Plenário, substitui o presidente da República – quando o vice-presidente não pode – e integra dois conselhos, o da República e o da Defesa Nacional.

Por isso, o presidente da República sempre tem um candidato apoiado. Assim como a oposição também apoia um candidato. Os candidatos que querem concorrer ao cargo podem ser de qualquer partido, mas devem registrar sua candidatura no prazo.

Depois que os candidatos são definidos, começa a votação, que depende da presença de no mínimo 257 deputados presentes e é secreta. Os parlamentares têm cerca de dois minutos para manifestar seu voto em uma urna eletrônica. Os votos são para a presidência e outros cargos da Casa. 

Ganha em primeiro turno quem tem maioria absoluta dos votos. Caso nenhum candidato atinja a quantidade necessária, os dois nomes mais votados disputam o segundo turno. Em caso de empate, vence o candidato mais velho em número de legislaturas da casa.

Eleição para presidente do Senado

Assim como o presidente da Câmara de Deputados, o papel do presidente do Senado é definir as pautas das votações do plenário e substituir o presidente da república em algumas situações. No entanto, ele está abaixo do presidente da Câmara na linha de sucessão. Além disso, o presidente do Senado também integra o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.

A eleição do Senado depende da presença de 41 senadores. No dia da votação, os senadores decidem apenas quem será o presidente da Casa, os outros cargos são votados depois. Todos os senadores podem se candidatar.

No dia da votação, o atual presidente pergunta se os candidatos estão presentes. A votação começa mesmo que apenas um esteja presente. A votação é feita pelo painel eletrônico e é secreta. 

O candidato que conseguir no mínimo 41 votos ganha no primeiro turno. Se esse número não for alcançado, há segundo turno. A votação é repetida até que o número definido seja atingido.

Quer saber quem será o novo presidente da Câmara dos Deputados e de Senadores? Acompanhe a votação pelos canais oficiais na próxima semana.

Related posts

De Olho no Câmbio #295: Selic em níveis altíssimos fez o Real brilhar

Relatório bimestral de receitas e despesas deve mostrar mais de perto situação fiscal

Rendimento CDB 2024: quanto rende hoje