Giro de Notícias #3: confira o que pode impactar o mercado

Comece a última semana de janeiro de olho no que pode influenciar o mercado nos próximos dias! No Giro de Notícias de hoje, destacamos:

  1. A revisão da inflação para 2021;
  2. A expectativa para mais 15 milhões de doses contra a Covid-19;
  3. O aval do governo para que o setor privado também compre vacinas;
  4. As discussões sobre o Auxílio Emergencial;
  5. E a manutenção da restrição para entrada nos EUA.
Dólar abriu a 3ª feira (26) a R$ 5,4720; o Euro, a R$ 6,6389

A seguir, acompanhe a nossa seleção de notícias e principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

1. Pela 3ª semana seguida, projeção para inflação foi elevada

Economistas do mercado financeiro igualaram a previsão para o IPCA (o índice oficial de preços) em 2021 a estimativa para 2022, aumentando de 3,43% para 3,50%.

No entanto, apesar do número divulgado no Boletim Focus desta segunda-feira (25), a projeção ainda está abaixo da meta, de 3,75%. 

Vale lembrar que no ano passado foi registrada a maior inflação anual desde 2016, chegando a 4,52% – acima do centro da meta para 2020.

2. 15 milhões de doses das vacinas aprovadas pela Anvisa devem chegar ao Brasil em fevereiro

O Brasil deverá ter, em fevereiro, mais 15 milhões de doses das vacinas aprovadas pela Anvisa contra a Covid-19, diminuindo o risco de um possível “apagão” na vacinação. 

  • Sobre a vacina de Oxford e da AstraZeneca, 10 milhões de doses, que a Fiocruz negocia com o Instituto Serum, da Índia, devem chegar ao país no próximo mês.
  • Já em relação a Coronavac, 5.400 litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) chegarão ao Brasil nos próximos dias. E, com este material, o Instituto Butantan poderá fabricar 5 milhões de novas doses.

3. Governo brasileiro dá aval para a compra de vacina por setor privado

Com quantidade suficiente para cumprir o Plano Nacional de Imunização, o governo brasileiro enviou ofício à farmacêutica AstraZeneca dando aval a uma possível aquisição de 33 milhões de doses da vacina de Oxford pelo setor privado, colocando como condição que metade seja doada ao SUS.

4. Auxílio Emergencial em 2021: haverá retomada do benefício?

Segundo o Datafolha, 69% dos brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial não encontraram outra fonte de renda para substituir o benefício, encerrado em dezembro de 2020. De acordo com a pesquisa, 62% dos brasileiros que receberam o benefício disseram que não conseguiram guardar dinheiro para o fim do auxílio.

Auxílio Emergencial

Diante dos dados acima, destacamos que:

  • O ministro da Economia, Paulo Guedes, pode condicionar a retomada de benefícios à aprovação da PEC do Congresso. Ou seja, a economia sinaliza a possibilidade de aceitar a volta do auxílio, mas pede corte de gastos.
  • Em conversa com simpatizantes, nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro negou a volta do Auxílio Emergencial. Na ocasião, disse que o benefício “não é duradouro, não é vitalício, não é aposentadoria”

5. Contrariando decisão de Trump no final do mandato, Biden mantém restrições de viagens do Brasil

O novo presidente dos EUA, Joe Biden, reverteu a liberação de Donald Trump e o país voltou a impor restrições de viagens do Brasil. 

Joe Biden, presidente dos EUA

A medida tem como objetivo conter a disseminação do coronavírus Sars-CoV-2 e suas variantes no país, e é válida para cidadãos não residentes vindos do Reino Unido, África do Sul e dos países europeus da Área Schengen, além do Brasil.

Para ficar por dentro do que pode mudar o rumo do mercado, inscreva-se gratuitamente na newsletter Café com Remessa, além de acompanhar o blog da Remessa Online.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024