Como ganhar dinheiro no Facebook: conheça as formas de monetização

Saber como ganhar dinheiro no Facebook pode ser a solução perfeita para quem deseja montar um negócio online ou simplesmente conseguir uma renda extra. Isso porque, atualmente, a rede social oferece várias formas de monetização. Por exemplo, os seus programas especiais como Facebook Gaming e Audience e a possibilidade de montar uma loja virtual.

Portanto, o primeiro passo é descobrir quais são todas as alternativas e com quais delas você mais se identifica. Acompanhe o nosso artigo e fique por dentro das formas de monetização do Facebook. De quebra, você ainda vai saber mais sobre como são feitos os pagamentos e outras dicas acerca da plataforma. Vamos lá?


Como ganhar dinheiro no Facebook?

Embora qualquer pessoa possa aprender como ganhar dinheiro no Facebook, a rede social oferece oportunidades interessantes para algumas categorias específicas.

Os empreendedores, por exemplo, podem utilizá-lo para aumentar as vendas e ganhar destaque entre a concorrência. A rede social tem ferramentas que ajudam a atrair clientes, aumentar o engajamento e divulgar seu negócio.

Para os produtores de conteúdo, o Facebook representa uma fonte de oportunidades para monetizar seu trabalho. Além de alcançar mais pessoas, também é uma forma de prospectar clientes.

Os profissionais de marketing digital também têm um leque de alternativas para explorar o potencial do Facebook. Isso porque a rede social pode ser usada para ganhar dinheiro e alavancar sua carreira.

Diante disso, selecionamos algumas formas de utilizar o Facebook como uma fonte de renda. Confira:

1. Faça streamings pelo Facebook Gaming e Level UP

O Facebook Gaming é uma plataforma de vídeos ao vivo lançada em 2018. Disponível na versão web para computador e em aplicativo para download, é uma opção atraente aos streamers, pois transmite jogos e campeonatos de esportes.

Para usar esse recurso, basta criar uma conta, configurar o software de streaming e começar a usá-lo. Além disso, a plataforma também possibilita a participação no programa Level Up e o acesso a uma série de benefícios para os criadores de conteúdo, como:

  • acesso ilimitado a produtos e recursos betas;
  • transcodificação premium de alta qualidade;
  • recebimento de suporte personalizado do Facebook.

Os usuários dessa plataforma podem ganhar dinheiro por meio do programa Facebook Estrelas. Ademais, a rede social paga ao streamer US$ 0,01 (dólar americano) por cada estrela recebida. O valor é enviado para uma conta de pagamento no Painel do Streamer.

O dinheiro é enviado quando o saldo do usuário atingir, pelo menos, US$ 100 (dólar americano) ou 10 mil estrelas. Contudo, também é possível monetizar a sua conta por meio de parcerias com marcas e pagamentos mensais feitos pelos seguidores.

Importante atualização sobre o Facebook Gaming

Recentemente, a Meta, responsável pela plataforma, anunciou que o aplicativo Gaming do Facebook (FGaming) não estará mais disponível para Android e iOS a partir de 28 de outubro de 2022. Assim que o app for descontinuado, os usuários da plataforma só poderão acessar recursos básicos dos jogos por meio do aplicativo do Facebook.

Sobre os motivos que levaram a esse encerramento, o desempenho da plataforma aparece como o principal responsável. O Facebook Gaming conseguiu apenas 7,9% da participação de mercado, no segundo trimestre desse ano, número bem inferior ao da Twitch, que apresentou resultados dez vezes melhores (76,7%) no mesmo período, assim como o YouTube que alcançou 15,4% de participação.

2. Crie publicações pelo Facebook Creator Studio

O Facebook Creator Studio é ideal para os profissionais de marketing digital e empresas. A ferramenta permite gerenciar, programar publicações, monetizar ou medir o desempenho do conteúdo publicado nas redes sociais.

Essa ferramenta pode ser acessada tanto pelo computador quanto pelo aplicativo no smartphone. As principais funções do Facebook Creator Studio são:

  • Audience Insights;
  • carregar e agendar publicações;
  • acompanhar o desempenho do conteúdo;
  • proteger o conteúdo com direitos autorais da marca;
  • acompanhar as métricas sobre a estimativa de ganhos;
  • ver o alcance e total de impressões dos conteúdos publicados;
  • enviar mensagens para os seguidores e comentar as publicações;
  • usar filtros para pesquisar conteúdos e encontrá-los com facilidade;
  • gerenciar o conteúdo de todas as páginas do Facebook e Instagram;
  • fazer o download de músicas e sons gratuitos para incluir nos vídeos.

Para ganhar dinheiro no Facebook por meio dessa ferramenta, é preciso se atentar aos diversos critérios utilizados pela rede social. Isso porque há os que determinam se os conteúdos da página podem ou não ser monetizados.

Geralmente, as páginas do Facebook qualificadas para monetização apresentam detalhes como número de seguidores, volume de engajamento, entre outros. Assim, por meio dessas estatísticas, é possível acompanhar o desempenho da página e sua monetização.

3. Veicule anúncios pelo Facebook Audience

O Audience Network é uma nova forma de como ganhar dinheiro no Facebook. Por meio da plataforma, donos de sites e aplicativos podem veicular anúncios provenientes de anunciantes do Facebook que escolheram essa forma de divulgação.

Além de ser uma maneira de ganhar dinheiro, a utilização desse recurso também contribui para que os anunciantes alcancem suas metas. Os principais objetivos desse público são:

  • geração de tráfego;
  • vendas do catálogo;
  • maior engajamento;
  • aumento do alcance;
  • visualização de vídeos;
  • instalação do aplicativo;
  • aumento das conversões;
  • reconhecimento da marca.

Diante disso, na medida que o público interage com os anúncios divulgados no site ou aplicativo, você começa a ganhar dinheiro. Essas interações podem ser tanto de compra quanto de cadastro.

4. Monte uma loja no Facebook

Criar uma loja no Facebook é outra forma interessante de como ganhar dinheiro na rede social. Certamente, essa é uma boa opção para empreendedores que têm uma loja física e desejam aumentar seu faturamento e visibilidade para mais clientes.

Nessa loja virtual, é exibido um catálogo online dos produtos do seu negócio. Assim, os potenciais compradores podem checar e fazer compras online com mais facilidade. Além disso, é possível conectar a loja do Facebook ao site oficial da empresa.

Para tanto, basta configurar a loja pelo “Gerenciador”. Lá, você deve selecionar se os clientes podem concluir a compra pelo site da empresa, pela fanpage ou por mensagem pelo Facebook Messenger.

5. Venda produtos no Facebook Marketplace

O Facebook Marketplace funciona como uma loja virtual da plataforma dedicada para compra e venda de produtos ou serviços entre os usuários da rede social. Assim, nesse espaço é possível criar anúncios de vendas de vários artigos, desde equipamentos tecnológicos até vendas de imóveis.

As vendas costumam ser realizadas por mensagem direta no Messenger, ou por meio dos números de contato disponibilizados no link do anúncio. Mas é importante destacar que o Facebook não se responsabiliza pela entrega dos produtos.

Quais as outras formas de ganhar dinheiro no Facebook?

Você pode recorrer a outras possibilidades para ganhar dinheiro no Facebook. Muitas delas, inclusive, são relacionadas a atividades externas à plataforma. Fique atento às particularidades delas e tome nota das sugestões!

1. Gerir páginas e perfis no Facebook

A primeira delas é a gestão de páginas e perfis no Facebook. Algo muito comum, já que várias personalidades e marcas querem estar presentes na rede social, mas não têm como supervisionar diariamente. Isso pode ocorrer devido a vários fatores, como é o caso da ausência de um departamento de marketing próprio.

Nesse contexto, as empresas e as personalidades (que podem ser influenciadores, políticos, artistas etc.) contratam gestores de mídias sociais para realizar esse serviço. Esses profissionais atuam não só com o Facebook, mas também Instagram, YouTube, Twitter etc. O trabalho, é claro, vai além da alimentação do feed com novas publicações e stories.

É feito um mapeamento dos seguidores para estabelecer uma persona com a qual se comunicar. Algo que vai ser útil para planejar novas postagens, alinhar a comunicação virtual e pensar estratégias de crescimento na plataforma.

Além disso, também é possível atuar com o atendimento ao consumidor. Por exemplo, respondendo dúvidas, solicitações, críticas e sugestões enviadas por inbox ou deixadas nos comentários.

2. Fazer a gestão de marketing digital para o Facebook

Fora a gestão de redes sociais, há a gestão de marketing digital. Nesse caso, o cliente contrata para ser responsável pela administração de anúncios e outros recursos publicitários na plataforma. Afinal de contas, o Facebook reduz cada vez mais o alcance orgânico das páginas, visando essa forma de divulgação.

Nesse sentido, deve-se planejar quais publicações serão impulsionadas e quais campanhas vão ser promovidas a partir da verba disponível. Isso, é claro, sem falar nos objetivos da empresa, que pode ser o aumento das vendas ou um melhor posicionamento no mercado.

Mas não acabam por aí as atividades que pode assumir ao trabalhar na gestão de marketing digital. Isso porque essa função não foca só na divulgação paga, mas também no acompanhamento de métricas e na análise dos dados fornecidos pelo Facebook.

Essa parte, inclusive, é muito importante para repensar as ações de comunicação com os seguidores. Assim, garantirá que haja um bom balanceamento entre alcance e engajamento, além da geração de leads.

3. Abrir página para comércios

A abertura de páginas para comércios é uma atividade mais delimitada. Ela diz respeito à criação de páginas no Facebook para empreendimentos de pequeno porte, pois muitos estabelecimentos sabem da importância de estarem na internet. Afinal, a web aumenta o alcance da marca, ajuda a divulgar produtos e serviços e a atrair novos clientes.

Contudo, é comum que negócios de porte reduzido tenham mais dificuldade de investir em uma presença virtual mais profissional. Isso porque é preciso estabelecer uma identidade visual e ter um conhecimento mais aprofundado do uso do Facebook Studio.

Diante desses impasses, é possível prestar um serviço que fica a cargo desse processo de abertura de páginas para facilitar a rotina dos comércios. Ao longo do tempo, você conseguirá montar um bom portfólio com a sua clientela. Caso também queira trabalhar a gestão de redes sociais e de marketing digital, pode ofertar essas atividades como um complemento.

4. Compartilhar anúncios de afiliados

Esse serviço não é monetizado pelo Facebook. Porém, há, sim, maneiras de ganhar dinheiro com a atividade. Uma das principais é o compartilhamento de anúncios de afiliados. Para tanto, primeiramente, deve-se montar uma cartela de parceiros para os quais prestará esse serviço.

Muitas empresas permitem esse tipo de arranjo, como Amazon, Shopee, Magalu etc. Portanto, cabe a você definir quais as melhores escolhas para promover para os seus seguidores.

A partir daí, pode-se estabelecer como será a sua comissão. Por exemplo, por cliques, inscrição em canais de contato da empresa, cadastro no site ou compra de produtos. Essa última costuma ser justamente a mais visada.

Também é importante montar um esquema de divulgação em períodos promocionais ou datas festivas. É o caso do Natal e da Black Friday. Dois períodos em que as vendas são impulsionadas em todo o território nacional.

5. Vender produtos e serviços

Uma última alternativa é a venda de produtos e serviços. A diferença é que, nesse caso, você assume o papel de empreendedor, montando um negócio próprio. A partir daí, estabelece a página de divulgação  e coloca em prática algumas estratégias de gestão de redes e marketing digital para crescer na internet. 

A seguir, há algumas sugestões de negócios que você pode implementar:

  • venda de produtos decorativos customizados ou feitos em DIY (Do It Yourself);
  • venda de roupas, calçados e acessórios novos e/ou seminovos;
  • oferta de aulas particulares de língua estrangeira — no modo remoto ou presencial;
  • oferta de conteúdo exclusivo sobre edição de fotos e vídeos.

Vale mencionar ainda que se você já tem um e-commerce pode aproveitar para integrar a sua página na rede social com ele. Dessa forma, você divulga os produtos e as vantagens de ser cliente da marca, enquanto pode trabalhar promoções especiais para a plataforma.

Quantos seguidores precisa para ganhar dinheiro no Facebook?

Mas afinal, quantos seguidores precisa para ganhar dinheiro no Facebook? Para anúncios in-stream, é preciso ter uma página com 10 mil seguidores e com, no mínimo, 5 vídeos online publicados. Além disso, devem somar 600 mil minutos visualizados nos últimos 2 meses.

É importante destacar que os critérios de qualificação variam de acordo com cada método de monetização. Por isso, é preciso sempre se informar e se atualizar a respeito das novas regras. Uma boa dica para saber se a sua página está pronta para monetizar é fazer o teste no Estúdio de Criação. Veja a seguir o passo a passo:

  • acesse a página do Estúdio de Criação
  • clique na opção “Monetização”;
  • em seguida, selecione a página que deseja monetizar;
  • por fim, clique em aplicar.

Em seguida, será exibido o resultado da análise, informando se a sua página está pronta para monetização. Em caso positivo, é só aproveitar!

Como receber dinheiro no Facebook?

Agora que você sabe como ganhar dinheiro no Facebook, o próximo passo é entender como são feitos os pagamentos. O processo é bem simples. Após acumular a quantia mínima de US$ 100 (dólares americanos), o Facebook transfere o valor para a conta bancária que informou no momento do cadastro.

As datas dos pagamentos variam de acordo com cada programa de monetização. Além disso, os pagamentos do Audience são liberados no dia 16 de cada mês, enquanto os de grupos de assinatura ocorrem em até 60 dias.

O Facebook paga por compartilhamento?

O Facebook, em si, não paga por compartilhamento de publicações. Contudo, é possível usar esse tipo de engajamento do público para aumentar a visualização da marca e monetizar o tráfego para o seu site ou blog.

Com o compartilhamento do conteúdo, é possível alcançar novos clientes de maneira orgânica para seu negócio de consultoria, e-commerce ou loja física. Quanto mais pessoas você atrair, maior se tornará seu público e as chances de realizar vendas.

Embora essa seja uma excelente forma de como ganhar dinheiro no Facebook, para obter bons resultados é necessário postar conteúdo útil regularmente. Assim, a construção de um relacionamento forte com seus seguidores ocorrerá de maneira natural.

Como vimos, há muitas opções para quem busca ganhar dinheiro no Facebook. Portanto, comece a avaliar quais delas você pode recorrer como empreendimento e/ou complementação da sua renda. Depois disso, o foco deve ser estudar e se familiarizar com o serviço, buscando, inclusive, ferramentas que facilitem e otimizem o seu trabalho.

Gostou do artigo? Aproveite o assunto e siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube para mais conteúdos como este!

Resumindo

Como ganhar dinheiro no Facebook?

Por meio dos recursos da própria plataforma, como o Facebook Gaming, o Facebook Studio, Facebook Marketplace e Facebook Audience.

Quantos seguidores precisa para ganhar dinheiro no Facebook?

Não há uma média geral. Os critérios vão variar conforme cada atividade exercida.

Quais as outras formas de ganhar dinheiro no Facebook?

Prestando serviços que envolvam a rede plataforma, como gestão de mídias sociais, gestão de marketing digital, criação de páginas e lojas virtuais.

O Facebook Gaming será encerrado?

Recentemente, a Meta, responsável pela plataforma, anunciou que o aplicativo Gaming do Facebook (FGaming) não estará mais disponível para Android e iOS a partir de 28 de outubro de 2022. Assim que o app for descontinuado, os usuários da plataforma só poderão acessar recursos básicos dos jogos por meio do aplicativo do Facebook.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada