Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil? Veja aqui!

Conhecer as redes sociais mais usadas no Brasil pode ajudar a definir estratégias ou encontrar oportunidades de renda. Conheça agora!

As redes sociais exercem um papel importante na vida das pessoas: funcionam como meio de comunicação, lazer e fonte de informação. Além disso, elas podem ser utilizadas por quem busca formas de obter uma renda extra ou impulsionar a sua carreira.

Para avaliar as oportunidades, é preciso saber quais são as redes sociais mais usadas e como elas podem auxiliar na busca por diferentes objetivos. Quer saber mais? Então continue a leitura deste conteúdo!

Nele, explicaremos o que são as redes sociais, quais são as mais utilizadas no Brasil e como ganhar dinheiro com elas. Vamos lá?

O que são redes sociais?

As redes sociais são sites ou aplicativos desenvolvidos com foco no compartilhamento de informações entre pessoas ou empresas. Ademais, elas podem se diferenciar em relação à finalidade ou o tipo de conteúdo que pode ser publicado.

Por exemplo, existem redes cujo objetivo é viabilizar o compartilhamento de imagens, enquanto outras são mais voltadas aos vídeos. Também existem aquelas que permitem compartilhamento de textos curtos ou mais longos. Para quem gosta de diferentes formatos, há redes que são mais flexíveis.

Dessa forma, as redes sociais atuam como uma ponte que viabiliza a conexão entre as pessoas no mundo virtual. Isso permite criar novos relacionamentos e manter os já existentes, ampliando o papel da tecnologia no dia a dia das pessoas.

Como as redes sociais surgiram?

As redes sociais digitais ganharam mais destaque nos últimos anos. Porém, a sua história não é tão recente. Na verdade, a primeira rede social surgiu ainda em 1997 — o SixDegrees. Criada nos Estados Unidos, ela foi desenvolvida para que as pessoas criassem uma página de perfil e adicionassem amigos.

O site foi encerrado em 2001, mas na época diversas outras redes sociais estavam surgindo no mercado. Até 2005, sites como o Orkut, MySpace, LinkedIn, Facebook e YouTube já estavam no ar. Ainda assim, elas ainda não tinham um espaço tão grande na vida das pessoas.

Entretanto, a transformação digital e o uso crescente da tecnologia pelas pessoas mudaram esse cenário. Os smartphones e a maior acessibilidade da internet, por exemplo, permitiram que os usuários ficassem ainda mais conectados.

Com isso, diversas redes sociais surgiram ou cresceram, passando a ter um papel mais relevante na vida das pessoas. Diante de tantas mudanças no cenário, também é interessante saber quais são as redes mais utilizadas para direcionar as suas estratégias.

Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e como funcionam?

Como você viu, as redes sociais já passaram por uma série de mudanças — e nada impede que aconteçam novas alterações, como o surgimento de novos aplicativos ou a descontinuação de algum já existente. Contudo, é possível perceber algumas alternativas que fazem mais sucesso entre os usuários.

A seguir, confira quais são as redes sociais mais usadas no Brasil!

YouTube

O YouTube foi desenvolvido em 2005 e fez muito sucesso por permitir a publicação de vídeos pelos usuários. Em 2006 ele foi comprado pelo Google e manteve um ciclo de crescimento. Vale destacar que essa é a maior rede social de vídeos, com mais de 120 milhões de usuários brasileiros — e mais de 2 bilhões em todo o mundo.

Porém, ela também passou por evoluções, permitindo a realização de streamings, a criação de canais para inscrição dos usuários e a disponibilização de diversas formas de monetização para os criadores de conteúdo. Ele ainda permite o uso de hashtags e diferentes estratégias para facilitar a localização dos vídeos.

Facebook

Sem dúvidas, o Facebook é uma das redes sociais mais conhecidas e utilizadas. Ela foi desenvolvida em 2004 e, desde então, passou por atualizações em seu layout e nas funcionalidades disponíveis. Em muitos casos, as mudanças foram feitas para trazer competitividade, considerando o funcionamento de outras redes do mercado.

Embora em fevereiro de 2022 tenha sido divulgada uma queda no seu número de usuários ativos diários, o volume ainda era bastante expressivo, com quase 2 bilhões de pessoas utilizando a rede em todo o mundo, sendo que o Brasil está entre os países que mais usam a rede.

Entre os seus diferenciais está o número de funcionalidades disponíveis. Ele permite compartilhar publicações de fotos, vídeos e textos. Ainda, é possível fazer comentários e reagir aos diferentes posts. Os usuários também podem criar grupos públicos e privados e compartilhar Stories ou outros formatos de publicação.

Há, ainda, um marketplace, que amplia as possibilidades de vendas para empresas e, até mesmo, pessoas físicas. Para facilitar a comunicação, ele tem um messenger integrado — o Facebook Messenger —, permitindo conversas privadas entre os diferentes usuários.

Instagram

O Instagram foi lançado em 2010 e, na época, ele foi criado para viabilizar o acesso apenas pelo celular. Inclusive, embora seja possível acessá-lo pelos computadores, o desenvolvimento de ferramentas de uso mantém o foco nos smartphones. Ao focar no compartilhamento de fotos, ele atraiu um grande público.

Como resultado, ele despertou o interesse do Facebook, que comprou a rede social em 2012. Para se adequar ao mercado e atender às necessidades dos usuários, o Instagram também desenvolveu novas funcionalidades.

Por exemplo, a possibilidade de publicar Stories, em formato de vídeo ou foto, além do uso de diferentes filtros, gifs e outros mecanismos de interação foram novidades importantes para ajudar a engajar o público. Tudo isso faz com que ela se mantenha entre as redes sociais mais usadas no Brasil.

WhatsApp

O WhatsApp é uma rede social de mensagens instantâneas, criando uma alternativa mais rápida para as conversas em relação ao tradicional SMS, mas sem exigir a criação de um perfil e participação em um aplicativo mais amplo.

Para se cadastrar o usuário precisa apenas inserir o seu número de celular e ter um smartphone compatível. Essa facilidade ajudou na atração do público — são mais de 120 milhões de contas brasileiras cadastradas. É válido destacar que o WhatsApp foi lançado em 2009, mas foi comprado pelo Facebook em 2014.

Devido ao seu sucesso em relação às possibilidades de comunicação e atendimento, ele passou a ser usado por muitos profissionais e empresas. Como resultado, foi lançado o WhatsApp Business, em 2018. Além das funções tradicionais, ele permite a separação de contatos por tags, configuração de horário de funcionamento, entre outras.

LinkedIn

O LinkedIn é uma famosa rede social com foco nas relações profissionais. Ela foi criada em 2003 seguindo premissas comuns de sites voltados ao desenvolvimento de relacionamentos, com a possibilidade de fazer conexões, reagir e comentar em publicações ou recorrer ao chat privado.

O diferencial é a sua finalidade voltada ao mundo corporativo, trazendo também possibilidades de divulgar vagas e currículos, aproximando profissionais e empresas. Com isso, ela ganhou bastante espaço entre usuários que buscam se destacar na carreira e desenvolver o networking.

Também é possível criar comunidades para reunir interessados em diferentes temáticas. Seguindo a tendência de outras redes, o uso de hashtags para identificar os temas dos posts também é comum. No Brasil, o LinkedIn tem mais de 51 milhões de usuários.

Pinterest

O Pinterest traz um modelo diferenciado: ele funciona como um mural para compartilhar imagens e textos, permitindo que o usuário salve os conteúdos que achar mais interessante em suas pastas. Por isso, ele é mais semelhante a uma plataforma de busca. Fundado em 2010, são mais de 40 milhões de brasileiros cadastrados — com um público feminino mais forte.

A vantagem é que ele traz uma segmentação por temas e conta com conteúdos variados como moda, arquitetura, viagens, design, gastronomia, casamento, eventos, entre outros.

Twitter

O Twitter foi criado em 2006 e tem uma proposta diferenciada: ele permite compartilhar textos curtos, com até 280 caracteres, ou links de outras publicações (como imagens e vídeos). Embora esse formato limite a comunicação, ele ficou conhecido por permitir interações mais rápidas, além de centralizar comentários sobre diversos temas.

Notícias, fofocas e opiniões são divulgadas em alta velocidade, acompanhadas por hashtags. Assim, os usuários podem conferir quais são os temas em alta (trending topics) e pesquisar os assuntos de seu interesse com maior facilidade. Com essas características, o Twitter se mantém entre as redes sociais mais usadas.

TikTok

O TikTok é uma rede social mais recente, lançada em 2012, mas que conquistou um grande volume de usuários em pouco tempo. A plataforma foi criada na China, com foco na publicação de vídeos curtos de comédia e dublagem.

Contudo, ele foi conquistando espaço ao redor do mundo e passou a ganhar mais relevância no Brasil a partir de 2020. São mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, com mais de 16 milhões de brasileiros.

Entre as vantagens da rede está a alta capacidade de divulgar conteúdos, com algoritmos que calibram o interesse dos usuários — o que traz mais alinhamento nas sugestões de conteúdo. Ainda, a rede social está em crescimento entre o público mais jovem, com diversos tiktokers buscando oportunidades para se destacar.

Snapchat

Em 2011, foi lançado o Snapchat. Esse é focado nos celulares e permite compartilhar fotos, vídeos e textos. O seu principal diferencial é que as postagens são “autodestrutivas”. Ou seja, o usuário envia as imagens ou textos para os contatos desejados, mas eles somem após serem vistos. Também é possível fazer publicações no perfil que duram 24 horas.

Esse mecanismo desperta a atenção de vários usuários, especialmente o público mais jovem. Inclusive, ela foi a criadora do conceito de Stories, que depois foi absorvido por diversas outras redes sociais. Com isso, parte de sua atratividade se perdeu, fazendo com que ela perdesse usuários.

Como ganhar dinheiro com as redes sociais?

Agora que você já conhece as redes sociais mais usadas pelos brasileiros, é comum se perguntar como ganhar dinheiro com elas. Na verdade, existem várias possibilidades, que variam conforme a plataforma de interesse.

Confira mais sobre as alternativas para ganhar dinheiro com as redes sociais!

Ganhos com publicidade

Uma das possibilidades para quem busca renda por meio das redes sociais é desenvolver conteúdos atrativos para conseguir usuários engajados e formar um público fiel. Ao conquistar o crescimento na rede, é possível atuar como influencer e ganhar dinheiro com publicidade.

Nesse caso, as empresas podem buscar os seus serviços de divulgação, para que você apresente os produtos ou serviços aos usuários. Já os preços cobrados dependem do volume de usuários, engajamento do perfil e outros fatores relacionados.

Monetização das plataformas

Algumas redes sociais também podem apresentar ferramentas de monetização. Por exemplo, o AdSense do YouTube permite que os vídeos tenham propagandas pagas por marcas que desejam divulgação. Aqui, você pode ser remunerado conforme o número de visualizações.

Também existem alternativas de monetização no Facebook, com propagandas em vídeos, ou no Instagram. Outra possibilidade é o uso de espaços para marketplaces, que permite vender produtos físicos e digitais, ampliando as possibilidades de renda dos produtos de conteúdo.

As regras variam em cada plataforma. Portanto, se você tem interesse em obter renda por meio de uma rede social específica, é importante pesquisá-la para entender as possibilidades. Afinal, também existem sites que não têm ferramentas de monitorização específicas ou ainda não as disponibilizaram no Brasil.

Então, gostou de saber sobre as redes sociais mais usadas no Brasil? Como você viu, além de permitir a realização de pesquisas e o desenvolvimento de relacionamentos pessoais ou profissionais, elas também trazem oportunidades de ganhos. Portanto, vale a pena avaliar as possibilidades para encontrar aquela que mais se alinha às suas necessidades.

Quer acompanhar mais dicas? Aproveite e siga nossas páginas nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram!

O que são redes sociais?

São sites ou plataformas que permitem a conexão entre usuários, podendo ter diferentes nichos e tipos de conteúdo.

Quais as principais redes sociais?

– YouTube;
– WhatsApp;
– Instagram;
– Facebook;
– LinkedIn;
– Pinterest;
– Twitter;
– TikTok;
– Snapchat.

Como ganhar dinheiro com as redes sociais?

É possível trabalhar para atrair o público e se desenvolver como influencer, ganhando por meio de publicidade, ou encontrar formas de monetizar as plataformas, como por meio do YouTube
AdSense e outras ferramentas semelhantes.

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