Como praticar mindfulness? 3 dicas para o dia a dia

De forma mais objetiva, ele pode ser traduzido como uma prática que visa alcançar um estado de consciência focado no presente, em que o indivíduo se sente capaz de reconhecer seus sentimentos, sensações e pensamentos.

Portanto, ao praticar mindfulness você consegue ter mais foco, deixando as distrações e pensamentos de lado e focando plenamente no momento presente.

Os exercícios não são simples e podem representar um verdadeiro desafio para quem tem dificuldade de manter o foco. Por outro lado, são exatamente essas as pessoas mais beneficiadas com a prática. 

Para alcançar bons resultados e alcançar uma produtividade ideal, é fundamental ter dedicação, conectando ação e pensamento com o propósito de atingir os seus objetivos. 

Dois grandes exemplos de pessoas que precisam adotar essa prática, são os freelancers e os trabalhadores do home office.

Neste artigo separamos três dicas que vão ajudar você a praticar a atenção plena. Acompanhe e descubra!

1. Respiração 

A concentração depende basicamente do controle de seus sentidos, o mais importante para manter o foco e a calma é a respiração. Por isso, a primeira dica que vai ajudar muito quando você está com dificuldade de manter o foco é a inspiração e expiração.

Sinta o seu peito dilatar lentamente e em seguida, expire o ar pela boca. Repita esses exercícios por pelo menos três vezes e depois feche os olhos, retomando a sua forma normal de respirar.

Ter o controle da respiração e observar o movimento do seu peito durante o processo, irá ajudar a focar naquilo que realmente importa, esvaziando a sua mente.

No começo será difícil, mas o seu corpo vai se adaptando. Cada vez que a sua mente se distrair, basta recomeçar o exercício.

2. Pensamentos

Perceba como o seu pensamento surge e quais são os gatilhos. De forma geral, eles obedecem a uma lógica e as ideias não costumam durar muito tempo, um substitui o outro e assim sucessivamente.

Em primeiro lugar, tente perceber que tipo de sentimento cada um dos seus pensamentos traz: desconforto, alegria, tristeza, calma, prazer, vergonha. Passe a relacionar pensamentos e sentimentos. Sempre que perder o foco do exercício, volte ao exercício da respiração e recomece.

3. Audição

Outro exercício interessante de atenção plena, envolve a audição. Você vai passar a perceber seus filhos ao seu redor somente com o ouvido. Feche os olhos, observe sua postura, relaxe e sinta eles ao seu redor. Veja, você não deve procurar por barulhos, mas sim esperar que eles cheguem ao seu ouvido.

Você também pode aproveitar para observar outros sentidos como o tato e o olfato. Consegue identificar aromas no ambiente? Qual o gosto da sua boca? Qual é a temperatura agora e como você está sentindo ela em seu corpo?

Essa capacidade de observar e perceber os seus sentidos, ajudam muito no treinamento do seu cérebro, que com o passar do tempo ficará mais focado e com sua atenção direcionada.

Você pode realizar exercícios específicos de atenção plena com o suporte de profissionais especializados ou buscar materiais técnicos sobre o assunto.

É possível estabelecer diversas estratégias e aplicá-las no seu dia a dia, adotando hábitos que vão contribuir para que você tenha atenção e melhore a sua qualidade de vida dentro e fora do trabalho.

Gostou dessas dicas sobre como praticar a atenção plena? Então aproveite para seguir a Remessa Online nas redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter, e ter acesso a outros conteúdos como este.

Resumindo

O que é mindfulness?

O mindfulness é uma prática que visa ajudar o indivíduo a alcançar um estado de consciência focado no presente. Permitindo que ele se sinta capaz de reconhecer seus sentimentos e sensações.

Ao praticar mindfulness você consegue ter mais foco, deixando as distrações e pensamentos de lado e direcionando sua energia e pensamentos para o momento presente.


Como praticar mindfulness?

Além de focar na respiração e no controle dos seus sentidos, você pode realizar exercícios específicos de mindfulness com o suporte de profissionais especializados.

Perceba que é possível estabelecer diversas estratégias e aplicá-las no seu dia a dia, adotando hábitos que vão contribuir para que você tenha atenção plena e melhore a sua qualidade de vida.

Related posts

DAO: o que são as organizações autônomas descentralizadas

Aprenda como abrir empresa no Canadá

INPI: o que é, para que serve, como consultar e mais