Método GTD: entenda como melhorar sua produtividade e sua vida financeira

Você já ouviu falar no método de organização Getting Things Done (GTD)? Usado para várias atividades — da vida pessoal à profissional —, o foco é a produtividade e a disciplina. Por isso, ele também ajuda a melhorar sua vida financeira.

Como? Ao fazer as coisas acontecerem, você deixa sua mente livre e despreocupada. Com isso, direciona suas ações para o que é realmente importante, inclusive as suas finanças. O resultado é um controle adequado dos valores que entram e saem, assim como dos investimentos e das transferências internacionais realizadas.

Achou interessante e quer saber mais sobre o método GTD? Confira o conteúdo que preparamos e coloque as dicas em prática!

O que é o método GTD?

O Getting Things Done é uma metodologia de organização e produtividade pessoal. Criado por David Allen, o objetivo é você retomar o controle da sua vida, sair do caos e reorganizar todos os aspectos necessários. Assim, é possível ter experiências mais conscientes e um dia a dia melhor.

É possível resumir o GTD como um método de produtividade pessoal. No entanto, vai além de um organizador de tarefas. Como é composto por várias etapas, contribui para trazer clareza mental e ter disciplina nas tomadas de decisão.

Como consequência, há mais bem-estar e equilíbrio psicológico. Afinal, sem ter finanças organizadas, você investe menos e tem mais dificuldade de organizar outros aspectos da sua vida.

Qual é sua finalidade?

O método GTD pode ser muito útil em diversos aspectos de nossas vidas, especialmente no que diz respeito a organização.

O método GTD ensina algumas práticas que permitem esvaziar a nossa “memória RAM” e registrar as atividades em outro local. Assim, os pensamentos aleatórios deixam de prejudicar sua atenção.

David Allen explica melhor o que é o conceito: “Um sistema de gerenciamento da vida pessoal e profissional que já ajudou inúmeras pessoas e empresas a colocar ordem no caos. O GTD proporciona alta performance, capacidade e inovação, além de aliviar o sentimento de sobrecarga — estimulando o foco, a clareza e a autoconfiança”.

Devido a essas características, a finalidade do GTD é evitar o trabalho de memorização e na focar a realização das tarefas, que são os pontos mais importante. Mais que isso, o método ajuda a flexibilizar as ações tomadas.

Como a metodologia tem como princípio definir as tarefas a partir de ações, a ideia é adotar as medidas necessárias de acordo com a situação e os recursos disponíveis.

Por exemplo, se você quer aumentar sua renda como freelancer, mas ainda não consegue trabalhos no exterior, precisa pensar no que fazer para atingir seu objetivo. O método GTD vai ajudar a organizar as etapas para chegar lá e alcançar o que deseja.

Quais são as 5 etapas para colocá-lo em prática?

Aplicar o método GTD consiste em registrar, acompanhar e armazenar todas as atividades a serem realizadas na sua rotina. Assim, as informações não ocupam espaço na sua mente e você as gerencia melhor.

Para colocar essa prerrogativa em prática, é preciso executar 5 etapas. Veja quais são elas!

1. Capturar

Significa excluir da mente as atividades que você precisa realizar e passá-las para um local mais confiável, que pode ser um papel ou aplicativo, por exemplo. Colete tudo que precisa da sua atenção e processe para liberar espaço no cérebro. Você pode classificá-los em lugares-chave. Por exemplo:

  1. caixa de entrada de e-mail, para salvar as mensagens recebidas;
  2. caixa de entrada física, para anotações em papel, recados, cartões de visita etc.;
  3. caixa de entrada digital, para arquivos salvos na nuvem e outros digitalizados.

Perceba que a ideia, aqui, é evitar que você continue “apagando incêndios” e consiga focar o que realmente importa. Assim, em vez de se preocupar com o pagamento de uma conta, você anota o que precisa fazer e executa aquela ação no dia indicado. Para facilitar seu dia a dia, algumas ferramentas úteis são:

  1. Evernote;
  2. Todoist;
  3. Google Calendar;
  4. Remember the Milk;
  5. Trello.

2. Esclarecer

É o momento em que você analisa o que precisa fazer. Faça uma avaliação aprofundada para decidir o que requer alguma ação. Se nada deve ser feito, classifique a atividade em:

  1. lixo: é o que pode ser jogado fora ou excluído;
  2. incube: é aquilo que pode ser feito algum dia ou talvez naquele dia;
  3. referência/arquivo: é o que precisa ser consultado posteriormente.

Se alguma ação deve ser executada, classifique a tarefa de outra forma. As categorias são:

  1. projeto: exige mais de uma ação;
  2. faça agora: é o que é finalizado com rapidez, em menos de 2 minutos;
  3. delegue: é aquilo que você pode passar para outra pessoa executar;
  4. calendário: são atividades que têm data e/ou horário para serem entregues;
  5. lista de afazeres: é o que precisa ser feito, mas não existe uma data específica para isso.

Assim que terminar a lista, realize aquilo que está na lista do “faça agora”. Essa é uma forma de se livrar daquelas atividades menores, mas que atravancam sua programação. É o caso da realização de um investimento ou da transferência de valores para uma conta internacional. O restante deve ser analisado pelas próximas etapas.

Para colocar o método GTD em prática, você deve seguir 5 etapas: capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar.

3. Organizar

Consiste na organização das listas para acesso sempre que necessário. Relacione as atividades que exigem execução presencial, aquelas que dependem da internet etc. 

Outra dica útil é usar tags para cada categoria. Assim, você encontra as tarefas com mais rapidez e determina quanto tempo cada uma delas vai levar.

Atente, ainda, à prioridade de cada atividade. Por exemplo, o pagamento de uma conta não pode ser atrasado para evitar a incidência de juros e multas. Por sua vez, um investimento pode ser feito no dia seguinte.

Já se você tem que fazer uma transferência internacional para chegar na conta de destinatária em data específica, é uma tarefa urgente, a fim de evitar imprevistos. Para definir esses aspectos, vale a pena pensar nas atividades que mais geram valor.

4. Refletir

É o momento de revisar a programação para garantir que tudo foi listado, atualizar as informações e ter perspectiva. O processo deve ser feito, pelo menos, uma vez por semana.

Nesse momento, aproveite para rever as atividades nas caixas de entradas e confira os compromissos na lista de “algum dia/talvez”. Pode ser que algum deles precise ser movimentado.

Avalie ainda a lista de projetos e de delegação para programar a semana seguinte. Por último, revise a lista de afazeres e os priorize para realizar as tarefas da forma necessária.

5. Engajar

É a etapa em que você percebe que está fazendo aquilo que deveria naquele momento. Nesse momento, evite se distrair com outros assuntos e lembre-se de que tudo está sob controle. Então, é o momento de “colocar a mão na massa”. 

Evite interrupções enquanto estiver executando alguma atividade. O objetivo é ter concentração para finalizar a tarefa, não apenas trabalhar nela. Portanto, foque uma de cada vez.

Quais são os níveis do método GTD?

A metodologia também conta com alguns níveis, que ajudam a executar as tarefas. Perceba que esses elementos complementam as 5 etapas. Veja quais são eles para ser eficiente ao aplicar o GTD na sua vida.

Nível ground

O foco é entender o método GTD para sair do caos e organizar a vida. É o momento de ler o livro e começar a sua sistematização, de acordo com as 5 etapas.

Nível 1 — Projetos

A organização de projetos em andamento ou que podem acontecer é realizada nesse momento. Aqui, você pode considerar o que deverá ser executado no prazo de uma semana a um ano, em média.

Nível 2 — Áreas de foco

A vida começa a ser organizada em seus mais diferentes setores, como saúde, casa, família, trabalho, financeiro etc. Se preferir, você pode usar um mapa mental para facilitar a visualização.

Nível 3 — Objetivos de 0 a 2 anos

A definição de objetivos para a vida pessoal e profissional chega nessa etapa. O método GTD já foi compreendido aqui e você já visualiza o que pode auxiliar seu progresso em diferentes áreas de foco.

Nível 4 — Visão de 3 a 5 anos

O foco é o prazo mais longo, mas o propósito é o mesmo do nível 3. Lembre-se de revisar os objetivos uma vez por ano, pelo menos.

Nível 5 — Propósito/vida

A vida é compreendida sob uma perspectiva mais ampla e você já sabe qual é seu propósito. A partir disso, toma decisões adequadas e condizentes com o objetivo que deseja alcançar.  

Para colocar em prática os 5 níveis do método GTD, é importante também colocar em prática os 5 níveis do método.

Como aplicar a metodologia para melhorar a vida financeira?

Para colocar o método GTD em prática, você precisa ter uma ferramenta em mãos para anotar as atividades necessárias. O início demora uma semana, porque esse é o período necessário para passar pelas 5 etapas.

Na sua vida financeira, a ideia é a mesma. A diferença é que você foca mais as ações que precisa fazer para organizar ganhos e gastos. Como fazer isso? Acompanhe algumas ações que ajudam a alcançar seu propósito.

Liste seus objetivos financeiros

Com a compreensão do GTD, liste todos os objetivos financeiros e trate-os como projetos. Aqui, você pode escrever, por exemplo:

  1. quitar financiamentos;
  2. poupar 15% do salário;
  3. fazer investimentos no exterior.

Use a sua agenda ou os aplicativos para lembrar do que deve ser feito.

Atente ao que é fluxo e resultado

Desses dois elementos, é preciso diferenciar. O resultado é aquilo que trouxe lucro ou prejuízo. Por sua vez, o fluxo tem relação com o momento em que o dinheiro vai entrar e sair da sua conta.

Use seu organizador financeiro para fazer esse controle. Se ainda não utiliza essa ferramenta, crie o hábito de anotar todos os gastos, inclusive os menores. Divida as despesas por categorias para saber onde gasta mais e o que pode economizar.

Aproveite para listar todos os investimentos que já tem. Perceba que o intuito é que a sua conta-corrente traga o mesmo número que a sua planilha ou seu aplicativo financeiro. Assim, há uma chance maior de manter a disciplina.

Siga as etapas

Para manter a disciplina, é fundamental seguir os passos do método GTD. Coloque tudo em prática, a partir dos seus objetivos financeiros e das atividades que precisa realizar. Por exemplo, se deseja fazer investimentos no exterior, primeiro analise sua situação atual.

Veja quanto tem guardado, onde o dinheiro está aplicado e defina se vai tirar parte desse capital para investir em outro país ou se vai economizar do zero. Faça a classificação e determine as prioridades. Aos poucos, você alcançará seu propósito.

Quais são os benefícios de adotar o método GTD?

Ao aplicar o método GTD na sua rotina financeira, você alcançará várias vantagens. Entre as principais estão:

  1. ganho de tempo, porque você deixa de atentar a atividades irrelevantes;
  2. equilíbrio financeiro e qualidade de vida, pois mantém as contas em dia, alcança seus objetivos e constrói seu patrimônio;
  3. foco no presente, com redução do estresse;
  4. liberdade de escolha, já que suas atividades e seus objetivos são definidos da forma como deseja e de acordo com a sua prioridade;
  5. adaptabilidade às mudanças, porque você consegue ajustar a sua programação sempre que necessário;
  6. melhoria da produtividade, pois consegue fazer o que é importante e isso afeta todas as áreas da sua vida, inclusive a financeira.

Nesse processo de organizar sua vida financeira e começar a investir no exterior, você também precisa conhecer uma plataforma de transferências internacionais de baixo custo e bastante ágil. A Remessa Online oferece essa possibilidade de modo simples e prático. Assim, você pode receber ou enviar dinheiro para um país estrangeiro com segurança e rapidez.

Como resultado de todas essas ações, você conta com o método GTD e equilibra sua vida financeira. Então, que tal aplicar essas dicas na sua rotina e ver como seu planejamento pode ser aperfeiçoado?

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Resumindo:

O que é o método GTD?

É uma metodologia de organização pessoal, que pode ser aplicada em todas as áreas da vida, inclusive a financeira.

O que significa GTD?

É a sigla para Getting Things Done, ou “fazer as coisas acontecerem”. O método de organização pessoal e produtividade foi criado por David Allen e é válido para todos os setores da vida.

O que é GTD e para que serve?

A metodologia consiste em anotar as tarefas a serem feitas para se concentrar naquilo que está fazendo. Desse modo, você tem atenção total, tem mais produtividade e é capaz de alcançar seus objetivos.

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