Como trabalhar para o Exterior? Confira a lista de possibilidades!

Hoje sabemos que existe como trabalhar para o exterior, para qualquer empresa no mundo, sem sair de casa. 

O trabalho remoto, que se tornou ainda mais forte por conta da pandemia, se mostra como uma das melhores alternativas para quem deseja trabalhar para empresas de fora e receber em dólar, por exemplo.

Mas para quem sempre desejou viver em outro país e vivenciar uma nova cultura, o trabalho remoto para empresas de fora pode não ser o suficiente.

Felizmente, é possível encontrar boas oportunidades em outros países, que estão abertos para receber profissionais brasileiros. 

Na área da programação, por exemplo, existem ótimas oportunidades em países como Canadá, Alemanha, Irlanda, Suécia e vários outros.

Quer encontrar o melhor trabalho no exterior para você, mas não sabe por onde começar? Confira nossas dicas.

Como trabalhar para o Exterior? Confira a Lista de Opções

Existem diversos caminhos para começar a trabalhar no exterior. Algumas opções são mais arriscadas que outras, mas, dependendo do perfil profissional e a área almejada, a facilidade de conseguir uma boa oportunidade é grande.

Como citado, a área de tecnologia, envolvendo os profissionais de programação, é bastante promissora no exterior. 

Muitos países, por falta de profissionais especializados, buscam perfis em outros países. Não é difícil encontrar brasileiros que já trabalham remotamente para empresas internacionais justamente por essa demanda.

Para te ajudar a entender alguns caminhos, selecionamos algumas opções de como você pode começar a procurar novas vagas no exterior.

Residência no País

Sem dúvidas, ter uma residência no país de destino ou ter pessoas próximas que possam te acolher enquanto você procura uma oportunidade facilita bastante.

Além da possibilidade de realizar as entrevistas pessoalmente, você terá mais conhecimento sobre o lugar e um tempo de adaptação ao clima, cultura e idioma do novo país.

Intercâmbios para estudar também contam bastante pontos no currículo e facilitam na procura de uma nova oportunidade, especialmente pela experiência e prática com o idioma nativo.

Outra dica interessante é o trabalho voluntário. Alguns países, como o Canadá, valorizam bastante esse tipo de trabalho. É uma forma de ganhar experiência e também ampliar o networking.

Prestação de Serviços

Outra forma de conseguir trabalho no exterior é oferecendo seus próprios serviços para outras empresas, seja como microempreendedor ou profissional autônomo.

Para conseguir sucesso com essa opção, é importante trabalhar para conquistar uma boa cartela de clientes e construir uma boa reputação com clientes internacionais.

Freelancer

Assim como a prestação de serviços, as oportunidades conquistadas em plataformas freelancer, por exemplo, podem ser a porta de entrada para o sonho de morar no exterior.

Hoje, existem sites especializados em unir os profissionais freelancers com clientes de todo o mundo.

Para conseguir se manter como freelancer, o ideal é começar a oferecer seus serviços ainda no Brasil, para conquistar uma boa reputação com empresas de fora.

Como receber do exterior é fácil, principalmente por plataformas como a Remessa Online, você só precisa começar.


Multinacional

Um dos melhores cenários para quem deseja uma carreira internacional é já estar empregado em uma empresa multinacional.

Para conquistar essa oportunidade, informe aos seus superiores e ao RH sobre o desejo de transferência para outro país que a companhia está presente e verifique se existe alguma posição que poderia ocupar.

Agência de recrutamento

Se você não sabe por onde começar ou não possui nenhum contato no país de destino, contar com a ajuda de agências de recrutamento pode ser uma boa ideia.

Existem agências especializadas no suporte de transição de carreira para o exterior. O melhor é que você pode começar esse processo ainda aqui no Brasil e realizar a mudança quando estiver com a vaga garantida. 

Muitas pessoas vão primeiro para o exterior e lá procuram uma nova oportunidade. É um movimento bastante arriscado, principalmente quando o orçamento para se manter como “turista” está apertado.

Lembre-se de fazer a conversão dos gastos que você tem aqui no Brasil para a moeda do país de destino.

O que preciso para trabalhar no exterior legalmente?

Cada país estabelece exigências específicas em relação a documentação, por isso é importante que você sempre se informe de acordo com o destino para qual está se mudando. Normalmente, os países disponibilizam essas informações nos sites oficiais do Governo.

Os principais documentos ou provas que podem ser solicitadas pelo país e pelas empresas são o visto de trabalho, validação de diplomas e certificados, contrato de trabalho e teste de proficiência para comprovar fluência no idioma.

Visto de trabalho

A primeira coisa que você vai precisar para poder trabalhar no exterior de maneira legalizada é o visto de trabalho.

O visto de trabalho concede o acesso ao país para que você possa trabalhar legalmente dentro de todo o seu território.

Quando uma empresa quer te contratar, você pode solicitar o visto. Nesses casos, existem alguns documentos necessários para dar a entrada no processo, como um documento específico requisitado pelos consulados.

Teste de proficiência

Alguns países e empresas podem solicitar também o teste de proficiência, por ser uma forma de comprovar o grau de fluência.

No teste, é avaliado a capacidade de se comunicar tanto por fala, audição, leitura e escrita.

Contrato de trabalho

O contrato de trabalho é a principal prova para conseguir tirar o visto de trabalho, que é o principal requisito para morar e trabalhar no exterior legalmente. 

Se você está indo trabalhar no exterior sem vínculo com alguma empresa (como freelancer, por exemplo) certifique-se sobre outras possibilidades de comprovação de renda e prestação de serviço.

Diplomas e certificados

Durante a contratação, as empresas podem solicitar a apresentação de diplomas e certificados, para verificar se a formação (grade curricular e outros requisitos) são válidos no país.

6 dicas para quem quer trabalhar no exterior

Achar uma maneira de trabalhar no exterior pode não ser tão fácil, especialmente se você não possui o network adequado nem conhece muito sobre a cultura e o idioma do país em que sonha em trabalhar.

Por isso, aqui vão algumas dicas para encontrar trabalhos no exterior mais facilmente e começar sua carreira como profissional global.

1 – Crie um network

Ter um bom network, isto é, ter um grande número de contatos e pessoas que você conhece é uma ótima forma de encontrar novas oportunidades.

Em um mundo cada vez mais globalizado, muitas vezes as pessoas que você menos espera podem te ajudar a conseguir uma entrevista naquela empresa em que você sempre sonhou em trabalhar.

Além disso, uma vez que você conseguiu um emprego no exterior, o ideal é que você use essa oportunidade para aumentar ainda mais a sua lista de contatos.

Dessa forma, além de você se aprofundar na língua e na cultura local, você tem mais chances de ser lembrado por algum conhecido e indicado para algum job freelance ou para alguma vaga de emprego.

2 – Aprenda sobre o país e seu idioma

Não adianta tentar conseguir um trabalho no exterior se você não sabe muito sobre o país em que você quer trabalhar e muito menos a língua desse país.

Antes que as oportunidades profissionais comecem a aparecer, é necessário empreender uma boa dose de esforço e dedicação.

Em primeiro lugar, para aprender a falar a língua local. Em segundo, para entender as questões culturais e saber como agir adequadamente em situações do dia a dia.

Dessa forma, nas entrevistas, as chances de você cometer alguma gafe porque não sabia de algum aspecto cultural são menores e a sua boa impressão aumenta.

Por exemplo: no Brasil, pode ser normal cumprimentar uma pessoa com beijos no rosto, no ambiente de trabalho. Entretanto, em outros países, essa atitude pode ser vista como mal educada e não profissional.

Portanto, se você já sabe em qual país pretende trabalhar, busque por um curso de idiomas e tente fazer uma imersão nos detalhes sobre a cultura local.

Procure plataformas que contratam seus serviços

Existem diversas plataformas online que podem te ajudar a montar e mandar seu currículo para conseguir vagas no exterior. Tudo vai depender do serviço que você oferece e do país em que você está interessado em trabalhar. 

Uma das maneiras é procurar pelos sites de empregos do país em que você quer trabalhar e começar a sua procura por ali.

Contudo, caso você não necessariamente queira se mudar para o país, também é possível procurar por vagas de trabalho remoto.

Sites como o Freelancer.com, Home Agent e uTest, por exemplo, podem ser uma maneira de você começar a trabalhar para empresas fora do país e aumentar a sua network.

Atualize-se sobre as exigências do Mercado

Hoje em dia, o mercado de trabalho se transforma muito mais rapidamente do que no passado, especialmente na área de tecnologia.

Constantemente, novas técnicas, tecnologias e linguagens são criadas para inovar e melhorar a produtividade, eficiência e desempenho.

Por isso, é importante que você esteja continuamente fazendo cursos e treinamentos para aperfeiçoar suas habilidades e se manter atualizado para as exigências do Mercado.

Treine entrevistas

Mesmo que você não tenha uma entrevista marcada, é bom que você treine, afinal, quando esse dia chegar, você vai ter que demonstrar um bom desempenho em outra língua.

Ao treinar, você gradualmente vai ganhando mais confiança e, no dia em que você tiver uma entrevista de fato, as chances de você se dar bem são maiores.

Entretanto, vale o lembrete: se você for corrigido pela pronúncia de alguma palavra, não fique nervoso. Isso é normal, afinal, essa não é a sua primeira língua.

Tenha conexões profissionais no LinkedIn

O LinkedIn é o maior site para profissionais do mundo. Mais de 600 milhões de pessoas têm conta na plataforma e cerca de 260 milhões a usam mensalmente.

Através desta plataforma, você pode seguir empresas e profissionais de diversos países, tendo espaço para aumentar seu network, enviar currículos e ter mais chances de conseguir ser contratado para aquela vaga que sempre sonhou.

Por isso, utilize o LinkedIn a seu favor. Procure fazer conexões com pessoas que trabalham na empresa que você quer trabalhar e fique sempre ligado nas oportunidades postadas na rede assim que elas surgirem.

Afinal, como funciona para receber o salário do exterior?

Existem diversas maneiras de receber o dinheiro do salário vindo do exterior, desde o uso de bancos tradicionais até serviços mais modernos, como os da Remessa Online.

Através dos bancos tradicionais, diversas tarifas de serviço serão cobradas, bem como outras taxas. Além disso, a taxa de câmbio utilizada entre os bancos varia, o que pode fazer com que você receba menos do que o que calculou.

Com a Remessa Online isso é diferente. Além das menores taxas do mercado, não há cobrança de tarifas, letrinhas miúdas e o câmbio comercial é utilizado na hora da conversão.

Além disso, enquanto bancos tradicionais podem demorar até 3 dias úteis para realizar a transferência, na Remessa Online o tempo de espera é de no máximo 2 dias úteis, mas você pode receber em um tempo muito menor.

Se você está indo trabalhar fora do país e deseja enviar dinheiro para seus familiares e amigos no Brasil, a Remessa Online também é uma ótima opção. A plataforma permite enviar e receber valores em qualquer moeda com facilidade.

Saiba como receber dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos

Conclusão

Existem países que são mais flexíveis para contratação de estrangeiros e que possuem até mesmo leis para tornar mais fácil a contratação de profissionais de outros países, seja para vagas temporárias ou permanentes.

Alguns dos países que mais contratam são o Canadá, Alemanha, Austrália, Espanha, Irlanda, Portugal e Nova Zelândia. São países bastante procurados pelo turismo e pela oportunidade de melhorar a qualidade de vida.

Muitas das vagas disponíveis nesses países são para profissionais da área de TI, engenharia e saúde. No entanto, profissionais de outras áreas também podem procurar boas oportunidades.

Nesse conteúdo, reunimos algumas dicas de como é a procura de um trabalho no exterior. Não é fácil, mas é possível. Experimente reforçar sua presença online e fazer boas conexões, sem esquecer, claro, de praticar o novo idioma para ir super bem nas entrevistas.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar