Quais as vantagens e desvantagens do PayPal?

O PayPal é um sistema de pagamento conhecido em todo o mundo que está disponível em diversos sites. Isso inclui tanto servidores brasileiros quanto internacionais. Hoje você vai descobrir as principais características e entender quais as vantagens do PayPal na sua rotina.

Ao realizar uma compra em um site, é bem provável que você encontre um botão de pagamento do PayPal. Uma alternativa aos cartões de crédito e débito, boleto bancário e Pix. Apesar de conhecido e bem popular ao nível mundial, ainda é comum encontrar brasileiros que nunca o utilizaram. Muitos, inclusive, ainda têm dúvidas sobre como ele funciona e quais as vantagens do Paypal.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais informações acerca desse meio de pagamento digital. Continue lendo e saiba tudo sobre como aproveitar esse recurso, os benefícios que ele traz e os sites que aceitam PayPal!

O que é o PayPal?

O PayPal é uma ferramenta que oferece as opções de envio e recebimento de pagamentos — tanto nacionais quanto internacionais. Para isso, você tem como utilizar o limite de cartões de crédito, débito ou saldo promocional. Logo, na prática, ele funciona de forma parecida com uma carteira digital. Atualmente, segundo o próprio portal da empresa, já são mais de 305 milhões de pessoas que utilizam o PayPal em operações online.

Uma das características que faz com que o PayPal seja tão popular é que ele é aceito em mais de 25 moedas. É o caso do real, do dólar, do euro e da libra. Dessa forma, o serviço pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas de mais de 200 países.

Como o PayPal funciona?

Para usar o sistema, basta informar: nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, endereço de e-mail, país de localização, senha e telefone para contato. Para cadastro como pessoa jurídica, é preciso informar os mesmos dados, sendo o CPF substituído pelo CNPJ. É um processo simples e fácil de concluir em alguns minutos.

É importante destacar que o usuário não precisa apresentar documentos para fazer o cadastro. Entretanto, ao inscrever contas bancárias ou cartão de crédito, o PayPal faz uma verificação junto às instituições financeiras.

Isso é necessário para confirmar a regularidade do registro e das informações prestadas, além de confirmar que os cartões realmente contam com saldo disponível. Após o cadastro, o usuário tem acesso aos seguintes serviços:

  • operações de compra com cartão de crédito ou débito;
  • pagamento em lojas físicas pelo celular com o aplicativo PayPal Mobile;
  • envio de cobranças para outros usuários (pessoa física e pessoa jurídica);
  • recebimento de pagamentos (pessoa física e pessoa jurídica);
  • recebimento de descontos para comprar em lojas parceiras do PayPal.

O PayPal pode ser usado no celular?

Sim, ele pode ser usado no celular. O serviço é pensado para multiplataformas, podendo ser acessado e aproveitado em smartphones, tablets e computadores. O que for mais conveniente e prático para você.

Ficou interessado em baixar o app e conferir as funcionalidades dele na palma da sua mão? Então baixe agora para iOS e Android, sem custos.

Como comprar com o PayPal?

Basta acessar sua conta e cadastrar um cartão de crédito ou débito (de preferência, internacional). Uma vez feito isso, você já está apto a acessar os sites e lojas que aceitam esse meio de pagamento e adquirir os produtos e serviços que desejar.

A segunda alternativa para efetuar suas compras é aproveitar o saldo da sua carteira. Por exemplo, se você recebeu um pagamento, esse valor fica disponível para uso no seu dashboard. Portanto, basta acessar a plataforma e escolher esse método de pagamento em vez de cartão. Simples e rápido!

Quais as vantagens do PayPal?

Assim como outros serviços, o PayPal tem vantagens e desvantagens. A seguir, listamos os principais benefícios dele para que você avalie se o serviço atende às suas necessidades. Acompanhe!

Plataforma fácil e Intuitiva

Os usuários dispõem de uma plataforma fácil e totalmente intuitiva para uso. Isso ajuda muito na hora de fazer transferências e realizar outras operações financeiras. Inclusive, para pessoas que não estão tão habituadas a recursos tecnológicos.

Ainda, em caso de dúvidas, o usuário tem acesso a tutoriais e informações na aba de “ajuda”. Geralmente, as dicas nesta página são suficientes para resolver boa parte dos questionamentos que podem surgir durante o uso.

Segurança dos dados e das transações

Quando falamos sobre quais as vantagens do PayPal, é preciso mencionar que os dados bancários dos usuários não podem ser compartilhados dentro da plataforma. Isto é, outras pessoas não conseguem acessar as suas informações. Em especial, aquelas que dizem respeito a questões bancárias ou de cartões (de crédito e débito).

Além disso, o PayPal informa que todas as transações são monitoradas em tempo real e contam com recurso de criptografia nas transações. Benefícios que só reforçam a segurança no uso do sistema.

Programa de Proteção ao Comprador

Ainda quando o assunto é segurança, é importante salientar que o PayPal oferece um programa específico direcionado para os usuários: Programa de Proteção ao Comprador

Ele foi criado para atender as situações em que o produto não foi entregue ou não corresponde ao que foi anunciado. A empresa também oferece suporte para resolver o problema.

Por exemplo, imagine que a plataforma é usada como forma de quitação na compra de produtos. Contudo, eles não são entregues ou não correspondem ao anúncio. Nesse cenário, ela oferece o auxílio para que você obtenha a devolução do seu dinheiro. Impedindo, assim, que o comprador tenha prejuízos. O mesmo suporte é ofertado em caso de pagamentos indevidos feitos na sua conta.

Ampla aceitação no mercado

Outro benefício do PayPal é que ele é amplamente aceito, tanto em  estabelecimentos brasileiros quanto naqueles localizados no exterior. Mais a frente, nós vamos mostrar onde você pode comprar utilizando o serviço.

Não é cobrada mensalidade

A manutenção da conta não exige o pagamento de mensalidades. Por isso, o usuário pode mantê-la ativa mesmo que não a utilize por longos períodos. Isso é útil porque, dessa forma, você só faz transações quando for realmente vantajoso e necessário. Sem arriscar ter que pagar um valor adicional, taxa ou pior: sofrer qualquer tipo de penalidade.

Oferta de cupons

Anualmente, o PayPal lança campanhas de cupons para os usuários. Concedendo, por exemplo, R$ 25 ou R$ 50 para quem faça compras utilizando o serviço como forma de pagamento. Com isso, você consegue ter um bom desconto nas suas aquisições pela internet. Essa é uma forma de bonificar os clientes e reforçar a fidelização do público.

Suporte 24 horas

Embora não conte com chat no site e WhatsApp corporativo, o PayPal tem um suporte 24 horas e sem custo. Basta entrar em contato com a central de atendimento (nº 0800 047 4482). A partir daí, você falará com um atendente e poderá resolver qualquer problema na sua conta ou dúvida sobre cadastro.

Além disso, existe a Comunidade PayPal. Uma página que conta com mais de 5,3 milhões de usuários da plataforma que compartilham experiências sobre quais as vantagens do PayPal são as melhores. Isso sem falar nas dicas de solução de problemas no cotidiano do serviço.

Quais as desvantagens do PayPal?

Apesar da gama considerável de benefícios, também existem algumas desvantagens. Por isso, é importante conhecê-las para avaliar se vale a pena se cadastrar na plataforma e começar a utilizá-la. Acompanhe quais são! 

Baixa quantidade de bancos aceitos para débito

O PayPal aceita cartões de débito na plataforma. Contudo, não são liberados todos os cartões do mercado para vinculação à sua conta. Isso porque, até o momento, a empresa tem acordo apenas com as seguintes instituições: Itaú, Bradesco, Nubank, C6 Bank e Inter.

Como resultado, isso pode limitar um pouco a utilização do serviço para quem não é cliente desses bancos. 

Opção limitada de pagamentos

Existem limitações nas alternativas de pagamento e elas variam de acordo com o país. Desta forma, se o seu objetivo ao usar o PayPal é trabalhar com operações internacionais, é imprescindível analisar as regras do país de destino. Garantindo, assim, que o serviço esteja totalmente alinhado com as suas necessidades.

Cobrança de tarifas

Alguns serviços do PayPal são gratuitos, como a criação de contas e a realização de transferências na mesma moeda. Entretanto, há aqueles que são pagos. Nesses casos, você deve estar atento à cobrança de tarifas, já que elas costumam ser altas. Por exemplo, é cobrado 4,50% do montante da transação para envios em moedas diferentes do real.

Por isso, a dica é, antes de optar pelo PayPal, avalie a questão dos pagamentos internacionais. Lembre de estudar as taxas e verificar como fica a tabela delas em outras nações. Afinal, o custo praticado no Brasil não é o mesmo encontrado em outros mercados.

Onde comprar com PayPal?

O PayPal conta com parceiros comerciais nos mais diferentes setores do mercado. É o caso de e-commerces de moda e eletrônicos, sites de artigos esportivos, plataformas de delivery, educação, etc. Esse é um ponto que, certamente, se destaca quando se questiona as vantagens do Paypal.

Além disso, não estamos falando apenas de marcas que atuam fora do Brasil, mas também das que operam em solo nacional. Abaixo, listamos os principais exemplos para você!

PayPal em sites do Brasil

  • Brastemp: site de marca que já é consolidada no mercado brasileiro. Nele, você pode comprar geladeiras, fogões, lava-louças, máquinas de lavar, cooktops, depuradores e outros eletrodomésticos para o seu lar;
  • Mais1Nerd: loja virtual onde você encontra itens temáticos da cultura geek para si e para presentear. É o caso de canecas, almofadas, placas decorativas, porta-copos etc;
  • Dell: site da empresa de tecnologia que comercializa computadores, notebooks, workstations e acessórios eletrônicos;
  • Meu Móvel de Madeira: e-commerce voltado para a venda de móveis para os mais diferentes ambientes da sua residência. Você encontra mesas, armários, bicamas, cristaleiras, sofás, baús, aparadores e muito mais.

PayPal em sites do exterior

  • Shein: marketplace que reúne milhares de vendedores ao redor do mundo. Nele, você encontra peças de vestuário, acessórios e calçados, itens decorativos, produtos eletrônicos e de iluminação, kits de maquiagem e cosméticos etc.;
  • Dropbox: uma das plataformas de armazenamento nuvem mais utilizadas no Brasil e no mundo. Ela é indispensável para quem quer resguardar documentos pessoais e profissionais de forma digital para acessá-los quando precisar em qualquer dispositivo;
  • GoDaddy: plataforma voltada para a criação de páginas na web, tanto para fins pessoais quanto para fins comerciais. Ela é muito útil para quem quer montar um portfólio, divulgar serviços prestados, abrir um negócio e empreender, etc.;
  • Nintendo: site onde você pode adquirir jogos para aparelhos Nintendo Switch, consoles, controles, bonecos, itens decorativos entre diversos outros produtos.

Como você viu neste texto, o PayPal é uma plataforma conhecida mundialmente para pagamentos online. Tanto que conta com uma clientela na casa dos milhões em todo o mundo. Além disso, vem estabelecendo parcerias com empresas importantes para que os usuários possam utilizar as contas para diversos fins.

Por isso, a recomendação é que você avalie atentamente o serviço. Por exemplo, que veja o tipo de atendimento prestado, os custos que ele traz e o quanto ele realmente vai ser aproveitado nas suas transações financeiras. Caso tenha interesse, pode ser uma boa fazer um período de experiência com a plataforma para comparar a usabilidade dela com as concorrentes do mercado.

Tirou suas dúvidas sobre o PayPal? Pois aproveite para aprofundar o seu conhecimento a respeito e conhecer a história do PayPal.

Resumindo

O que é o Paypal?

O PayPal é uma plataforma que oferece opções de envio e recebimento de pagamentos. Atualmente, mais de 305 milhões de pessoas utilizam o PayPal em operações online.

Como ele funciona?

Para conseguir usar o sistema, basta informar: nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, endereço de e-mail, país, senha e telefone para contato. Você pode aproveitá-lo para fazer transferências e realizar compras tanto no Brasil quanto no exterior.

Vale a pena usar o Paypal?

Sim, mas é importante estudar as taxas, verificar outras opções de serviços e preços oferecidos pelas demais empresas antes de optar pelo PayPal.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático