PayPal – tudo que você precisa saber para fazer transações financeiras

Encontrar boas alternativas para enviar e receber pagamentos é fundamental para ter segurança nas transações financeiras. Nesse caso, o PayPal é uma opção recorrente, principalmente por estar presente em diversos sites. 

O PayPal é uma ferramenta que pode ser utilizada para enviar e receber pagamentos, funcionando como uma carteira digital.  

Essa opção aceita mais de 100 moedas. Isso garante o uso por pessoas e empresas em mais de 190 países. Além disso, conta com diversas funcionalidades que garantem a segurança das transações.

No entanto, apesar de ser uma ferramenta conhecida, os usuários ainda apresentam questionamentos sobre o seu funcionamento, as taxas aplicadas e as outras características do serviço.

Pensando nisso, preparamos um guia completo para esclarecer o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a história do PayPal?

Embora sua popularidade tenha aumentado nos últimos anos, o Paypal foi fundado há mais de 20 anos, em dezembro de 1998. Inicialmente, a empresa seguiu com o nome de Confinity e se apresentou como uma empresa de software de dispositivos mobile.

Em 1999, o PayPal foi lançado como um serviço de pagamentos dentro da Confinity. Por sua vez, nos anos 2000, a Confinity se fundiu com a empresa X.com, de Elon Musk.

Em 2002, a empresa teve sua oferta pública inicial na bolsa de valores. Em julho do mesmo ano, foi adquirida pelo site de compras online eBay.

Desde então, a plataforma evoluiu e obteve um crescimento incrível, contando com mais de 325 milhões de correntistas ativos. Em 2022, o PayPal já está presente em 200 países com transações em 25 moedas.

Como funciona o PayPal?

O serviço funciona como uma carteira digital para enviar e receber pagamentos. O processo pode ser feito de diversas maneiras. De toda forma, o usuário precisa fazer o cadastro gratuitamente no sistema do PayPal para criar uma conta para receber dinheiro do exterior. Para pessoa física, é preciso incluir dados como: 

  • endereço de e-mail;
  • país de origem;
  • senha;
  • nome e sobrenome;
  • CPF;
  • data de nascimento;
  • endereço completo;
  • telefone.

No caso de contas para empresa, o cadastro pode ser feito utilizando o CPF, com as mesmas informações da pessoa física, ou o CNPJ, que exigirá os dados pessoais do principal autorizado para as transações. Além disso, será necessário acrescentar os seguintes itens: 

  • nome da empresa;
  • CNPJ;
  • telefone comercial;
  • endereço completo.

Não é preciso apresentar documentos. Contudo, ao cadastrar contas bancárias ou cartões de crédito, o site fará uma verificação com as instituições financeiras para verificar a regularidade do registro.

Serviços ofertados

Depois de fazer o cadastro, os usuários têm acesso aos diferentes serviços ofertados pela plataforma. São eles: 

Formas de pagamento

As formas de pagamento variam de acordo com o país onde a ferramenta é utilizada. A seguir, listamos as opções disponibilizadas no Brasil. Veja só: 

  • cartão de crédito Visa, Mastercard e American Express para compras nacionais e internacionais;
  • cartão de crédito Hiper, Hipercard e Elo somente para compras nacionais;
  • saldo do PayPal via recarga em boleto ou dinheiro obtido em vendas para outros usuários;
  • pagamento via conta-corrente, somente para banco Santander;
  • cartão pré-pago.

Dispositivos para acesso 

Os serviços do PayPal podem ser acessados pelo site ou pelos aplicativos para dispositivos móveis. Ele conta com duas versões. Uma delas é para pessoas físicas. Ela permite enviar e receber pagamentos e está disponível para iOS e Android.

Também existe a versão desenvolvida especialmente para os negócios — o PayPal Business App, também disponível para iOS e Android. Ele conta com funções que facilitam o gerenciamento e o controle de pagamentos para auxiliar na gestão empresarial.  

Encerramento da conta  

A conta pode ser encerrada pelo usuário a qualquer momento sem custos. No entanto, é necessário observar as obrigações assumidas durante o período em que ela esteve ativa. 

As transações agendadas e incompletas são canceladas e o usuário deve retirar o saldo da conta antes do encerramento. Contudo, existem casos em que ela não pode ser cancelada. Eles são os seguintes: 

  • quando o objetivo for impedir uma investigação de fraude;
  • quando houver transações pendentes, disputas ou reclamações em aberto;
  • se a conta estiver com saldo negativo;
  • se a conta estiver sujeita à retenção, à limitação ou à reserva.

O PayPal também pode tomar a iniciativa de encerrar a conta quando ocorrer violação do contrato ou desacordo. Outra situação em que isso pode acontecer é com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação aplicável. 

Nesse caso, o usuário é notificado. Caso ele tenha saldo, a quantia será devolvida por transferência bancária.

Quais são os principais parceiros do PayPal?

O PayPal tem parceria com várias lojas e apps de serviços para garantir compras com desconto via PayPal Mobile. Confira algumas das principais alternativas disponíveis: 

  • Ponto;
  • Casas Bahia;
  • Extra;
  • 99 Táxi;
  • Vivo;
  • Tam;
  • Gol;
  • Azul;
  • Privalia;
  • Estante Virtual.

Ou seja, você pode adquirir desde eletrodomésticos e móveis para casa até passagens aéreas, roupas, livros, recarga de celular etc. Também poderá utilizar o serviço para pagamento de corridas em aplicativos de transporte.

Quais são as taxas cobradas?

Grande parte dos serviços é gratuita. Contudo, pode existir a cobrança de taxas em situações específicas ou dependendo do país onde é feita a transação. 

No Brasil, funciona da seguinte forma: não existem tarifas em compras feitas no país ou em saques para a conta-corrente. Porém, incidem cobranças para vendas e no recebimento de pagamentos. Entenda melhor como isso acontece.

Vendas nacionais

As tarifas cobradas nas vendas nacionais variam conforme o prazo para a disponibilidade do crédito na sua conta. Veja só: 

  • saldo disponível em 24 horas: 4,99% + R$ 0,60 por transação, com tarifa adicional de 2,39% para cada parcela nos pagamentos a prazo;
  • saldo disponível em até 30 dias: 3,60% + R$ 0,40 por transação, com tarifa adicional de 2,39% para cada parcela nos pagamentos a prazo.   

Vendas para o exterior   

Nas vendas internacionais é cobrado 7,4% do valor da transação. Ainda é acrescida uma tarifa fixa baseada na moeda em que foi feita a venda, conforme tabela divulgada no site do PayPal.

Transferências internacionais

O PayPal também pode ser utilizado para realizar transferências internacionais. Isso é feito utilizando o menu “enviar e solicitar”. Então, é só preencher o nome, o e-mail ou o número do celular do destinatário.

Depois, basta selecionar a moeda da transação e inserir o valor que será enviado em reais. Nesse caso, incidirão as seguintes taxas

O recebimento de valores do exterior terá as mesmas taxas que incidem no caso de vendas internacionais (6,4%), além de uma tarifa de R$ 0,60 por transação.   

Saques internacionais

Finalmente, ao realizar um saque internacional, será cobrada a taxa de conversão da moeda no valor de 4,5%, então é preciso considerá-la ao fazer o planejamento financeiro nesses casos.   

Como vender com PayPal?

No Brasil, mais de 55 mil lojas trabalham com o sistema de vendas do PayPal. Essas empresas são dos mais diversos ramos de atuação.

Uma vantagem de começar a vender com o PayPal é a devolução do dinheiro em casos de compras não autorizadas. Outra situação é quando o produto não chega em seu endereço de entrega.

Isso porque a plataforma conta com o programa de proteção ao comprador. Assim, há uma confiança maior para que os clientes das empresas possam comprar com segurança.

Se você deseja usar esse método de pagamento em sua empresa, acesse o site oficial do PayPal e clique na opção de soluções para o seu negócio. Dessa forma, poderá ver as opções. Atualmente, é possível trabalhar com as modalidades PayPal Standard, PayPal Plus e PayPal Express Checkout.

PayPal Standard

A modalidade Standard busca oferecer as taxas mais competitivas aos comerciantes. Por isso, apresenta aos clientes finais a possibilidade de pagamentos com cartão de crédito ou conta PayPal.

PayPal Plus

A modalidade PayPal Plus possui como vantagens mais opções de métodos de pagamento, simplicidade e segurança nas transações financeiras. 

Express Checkout

O PayPal Checkout é uma opção para as empresas que buscam aumentar as suas taxas de conversão. Isso ocorre por meio da redução da burocracia no preenchimento de dados na hora do consumidor fechar a compra. Afinal, o processo é mais rápido e automático.

Uma vantagem dessa solução é a ausência de tarifas mensais ou de ativação. Portanto, o comerciante só paga se vender.

Como adicionar ou retirar meios de pagamento?

O usuário pode vincular cartões de crédito e de débito ou uma conta bancária à do PayPal para utilizar como forma de pagamento. A empresa poderá enviar notificações para verificação da conta, com a inclusão de débitos nos cartões ou crédito em conta, que depois serão estornados. 

A plataforma permite o cadastro de até 8 cartões para clientes verificados ou 4 para os não verificados. Assim, há mais facilidade nas operações financeiras.

Para descadastrar uma forma de pagamento, é preciso acessar a carteira. Então, escolha o que será retirado, clique em editar e, por fim, selecione “remover cartão”.

No caso das contas bancárias, é importante ter atenção. Isso porque não é possível cadastrar contas de terceiros. Ou seja, ela deve estar vinculada ao CPF ou ao CNPJ registrado no cadastro da plataforma. 

Para retirar uma opção cadastrada, basta acessar as configurações, escolher a conta que você deseja e clicar em “remover banco”. O processo já está finalizado com esses passos simples.

Como funciona o sistema de proteção ao vendedor?

Qualquer situação de fraudes ou pendências de pagamento é verificada pela plataforma por meio de processos simplificados. Um deles é o chargeback. Ele garante que as compras contestadas tenham seus valores estornados.

Ainda existem outras possibilidades. Todas elas devem seguir as regras estabelecidas. No entanto, garantem mais segurança ao vendedor. Veja quais são as opções disponíveis.

Depósitos fraudulentos

Exige que o vendedor tenha atenção a possíveis comportamentos estranhos. Dentre eles, estão: 

  • endereço de entrega do pedido é um local de alto risco;
  • mudança do endereço de entrega das mercadorias;
  • grande número de pedidos de clientes diferentes para um endereço único;
  • pedidos de valor elevado, bem acima da média das compras do cliente;
  • aquisição em grande quantidade de um só produto;
  • endereços de e-mail estranhos.

Chargebacks e disputas

Quando o comprador achar que teve um erro de cobrança, pode abrir uma disputa no PayPal. Outra possibilidade é solicitar o estorno do dinheiro. Esse é o chamado chargeback. Nesse caso, é preciso contatar a empresa que administra o cartão de crédito.

Essas possibilidades são válidas em 3 situações: 

  • quando o produto não corresponde à sua descrição;
  • quando o produto não chega;
  • se forem cobrados valores a mais.

Para evitar essas situações, é importante tomar alguns cuidados. Eles são: 

  • anotar os canais de contato com seus clientes. Por exemplo, telefone, redes sociais, e-mail e outros. Assim, é possível tentar resolver a situação diretamente antes de abrir uma disputa;
  • deixe a política de devolução de mercadorias bem clara no seu site;
  • solucione rapidamente qualquer dúvida ou reclamação;
  • opte por abrir disputas no PayPal. Esse processo é mais rápido do que os chargebacks com as operadoras do cartão.

Quais são os limites aplicados?

Não existem limites predefinidos pela plataforma. Contudo, os termos de uso esclarecem que o PayPal pode impor restrições às transferências realizadas.

A informação pode ser visualizada acessando a conta. Caso queira alterar as regras impostas, o usuário deve entrar em contato com a plataforma ou seguir os passos indicados.

Entretanto, como a plataforma é responsável por fazer essas definições isso pode trazer algumas dificuldades, principalmente devido à falta de informações sobre como funcionam os limites impostos.

Para quem o PayPal é indicado?

Essa plataforma é bastante versátil. Por isso, pode ser usado por qualquer pessoa. No entanto, existem algumas situações em que ele é mais recomendado. Assim, vale a pena utilizá-lo se você tiver ou fizer: 

Porém, se você tem uma loja física, a plataforma não é a melhor opção. Isso porque o PayPal não oferece maquininha de cartão de crédito. Então, como oferecer esse meio de pagamento aos seus clientes?

Uma alternativa é usar o app no seu smartphone. Assim, os clientes podem fazer a transferência de valores e você confirmar a operação, efetivando a venda.

Quais são as vantagens desse serviço?  

Manter uma conta ativa no PayPal oferece algumas vantagens aos usuários. Principalmente, pela possibilidade de efetuar pagamentos e ganhar dinheiro do exterior. A seguir, listamos e explicamos os principais benefícios!  

Segurança dos dados e das transações     

Os dados bancários dos usuários não podem ser compartilhados dentro da plataforma. Por isso, vendedores e outras pessoas que façam parte da transação não conseguem acessar as informações. Isso aumenta a segurança da plataforma, que também monitora todas as transações financeiras em tempo integral.

Facilidade no uso     

De modo geral, a plataforma é intuitiva. Assim, facilita as ações, como efetuar transferências, receber pagamentos e realizar outras transações financeiras. 

Além disso, o próprio site oferece diversas informações e tutoriais  na aba de “ajuda”. Dessa forma, você sabe como utilizar as diferentes ferramentas disponibilizadas.

Programa de proteção ao comprador     

O PayPal conta com um programa de proteção para os compradores. Ele vale nos casos em que o produto não foi entregue ou não corresponde à forma esperada. Além disso, oferece suporte para resolver o problema.

Nessas situações, o consumidor deve abrir uma reclamação no canal específico em até 180 dias após o envio do pagamento. Essa proteção é aplicada nos seguintes casos: 

  • produto não recebido;
  • item que não corresponda à descrição do vendedor, de forma total ou parcial;
  • condições incorretas, como produto usado anunciado como novo ou falsificado, mas divulgado como original;
  • item com peças ou recursos faltando, sem que isso constasse no anúncio;
  • recebimento de volume menor do que o contratado;
  • o produto é inutilizável e não foi anunciado dessa forma;
  • o item foi danificado de forma substancial durante o transporte.

Caso a plataforma seja usada como forma de quitação na compra de produtos, e eles não sejam entregues ou não correspondam ao anúncio, ela oferece suporte para fazer a devolução do dinheiro. Assim, impede que o comprador também tenha prejuízos. 

O mesmo suporte é ofertado em caso de pagamentos indevidos. Ainda vale a pena reforçar o programa de proteção ao vendedor, já citado. Como explicamos, nesse caso, o PayPal permite reter o valor total da compra e as tarifas de chargeback que foram pagos. É aplicável nos seguintes casos: 

  • alegação de compra não recebida pelo comprador, quando o vendedor possui o comprovante de envio e entrega;
  • reclamação de transação não autorizada, comprovado o envio ou entrega do produto.

Ampla aceitação no mercado     

Os pagamentos pela plataforma são aceitos em vários estabelecimentos no Brasil e no exterior. Então, pode oferecer vantagens para diversos perfis de consumidores. 

Como a manutenção da conta não exige o pagamento de mensalidades, ela pode continuar aberta mesmo que não seja utilizada. Assim, o usuário pode fazer transações apenas quando for realmente vantajoso, sem sofrer penalidades.

Desconto com lojas parceiras     

O PayPal faz parcerias com alguns estabelecimentos, garantindo descontos para os usuários que optarem por essa modalidade de pagamento. 

Dessa forma, a plataforma pode garantir economia em algumas compras. Para isso, vale a pena pesquisar quem são as lojas parceiras para encontrar as melhores oportunidades.

Quais são as desvantagens do PayPal? 

Apesar dos benefícios do PayPal, também existem algumas desvantagens que devem ser avaliadas por quem deseja utilizar a plataforma. Conheça as principais!  

Limitações nas opções de pagamento    

Existem limitações nas alternativas de pagamento permitidas. Além disso, elas variam de acordo com o país. Por isso, quem deseja trabalhar com transações internacionais precisa verificar as regras para os países de destino, a fim de garantir boas soluções aos potenciais clientes.

Cobrança de taxas elevadas 

Apesar de existirem diversos serviços gratuitos, os que são pagos contam com taxas elevadas que podem desestimular o uso da plataforma. Por isso, antes de optar pelo serviço, é importante verificar outras alternativas do mercado e fazer um comparativo para encontrar a que oferece o melhor custo-benefício.

Uma dica é sempre fazer a simulação para ver como ficaria a conversão dos valores. Procure sempre o Valor Efetivo Total (VET). Ele traz quanto você vai pagar somando juros e outros encargos. Assim, é possível fazer uma comparação realmente eficiente que ajudará a tomar a melhor decisão.

Falta de clareza sobre os limites    

As regras sobre a imposição de limites para as transações não são detalhadas. Ou seja, é apenas informado que a plataforma pode inserir limitações. 

Isso pode dificultar o seu planejamento financeiro. Ainda, devido à ausência de normas indicadas no site, impede que o usuário saiba como agir para tentar aumentar esses limites quando necessário.

Dificuldades no suporte    

Apesar de existir um suporte para devolução de valores pagos de maneira indevida ou em caso de produtos não entregues, nem sempre ele é eficiente. Se ele não for suficiente ou surgirem divergências entre quem fez e recebeu o pagamento, podem ocorrer dificuldades.

Em caso de bloqueio indevido da conta, problemas administrativos ou suspeita de fraudes, a resolução do problema pode levar bastante tempo pela falta de arbitragem no exterior. Portanto, você pode ter dificuldades na hora de contar com o auxílio do PayPal.

Como fazer transferências internacionais pelo PayPal? 

A transação internacional pelo PayPal é feita seguindo os mesmos procedimentos das nacionais. Por isso, basta que a conta destino indicada seja de outro país e que o usuário escolha a moeda para a conversão. Portanto, o passo a passo é este: 

  • acesse o site;
  • escolha a opção “enviar e solicitar”;
  • insira o nome, o e-mail ou o telefone do dono da conta de destino;
  • informe o valor enviado (em reais) e a moeda para a conversão;
  • escolha o meio de pagamento;
  • confira os dados da transação e confirme-a.

Ainda que o processo seja simples, é importante atentar às taxas que podem ser cobradas. Isso é importante para garantir que o valor total que será disponibilizado ao destinatário seja suficiente. Caso contrário, o destinatário receberá menos do que o planejado.

Aqui, vale a pena conferir todos os custos envolvidos e conversar com a outra parte para ter certeza de que não surgirão problemas.

Como fazer transferências internacionais com as melhores taxas? 

Apesar de ser uma carteira digital com várias opções e facilitar algumas transações importantes, existem alternativas melhores. Isso porque as transferências internacionais contam com taxas elevadas no PayPal. 

Ao fazer uma boa pesquisa, é possível reduzir os custos envolvidos e garantir mais economia. Como? Uma forma de fazer isso é contar com a Remessa Online, que oferece diversos benefícios. Entenda a seguir!

Taxas aplicadas  

As taxas da plataforma são inferiores às do PayPal e das instituições bancárias. Assim, você obtém mais economia. Confira as tarifas aplicadas: 

  • custo a partir de 1,30%;
  • tarifas externas de R$ 5,90, dispensadas em transações acima de R$ 2.500,00;
  • IOF de 0,38% para terceiros ou 1,1% para mesma titularidade.

Além disso, a conversão da moeda é feita pelo câmbio comercial, que tem um valor inferior ao de turismo. Isso porque, nesse caso, não há aplicação de margem de lucro. Dessa forma, o custo das transações se torna mais atrativo.

Cadastro  

O cadastro é feito pela internet, usando uma página específica. É preciso informar nome completo, CPF e e-mail, além de criar uma senha para acesso. 

Após validar os dados, você já consegue enviar e receber transações. Para pessoas jurídicas, o procedimento é feito com a inclusão das seguintes informações: 

  • CNPJ;
  • razão social;
  • nome do contato responsável pelas transações;
  • telefone;
  • senha.

Além disso, existe a opção de fazer o cadastro completo. Ele é utilizado para quem deseja limites maiores. Nesse caso, é preciso encaminhar alguns documentos para análise: 

  • RG ou CNH emitido nos últimos 10 anos;
  • comprovante de residência de até 90 dias;
  • declaração do Imposto de Renda;
  • ficha cadastral assinada.

Isso é feito após concluir o cadastro simples, selecionando a opção “aumentar limite”. O prazo de análise para cadastros completos ou empresariais é de 2 dias úteis.

Limites 

No cadastro simples, o usuário tem o limite de R$ 50 mil por transação e R$ 100 mil ao ano. Para aumentá-lo, é preciso se cadastrar na opção completa. Assim, será considerado como limite de 100% dos bens líquidos ou 40% dos bens e direitos declarados no Imposto de Renda.

Se precisar de valores maiores e não tiver declarado o Imposto de Renda ainda, devido aos prazos, é possível informar o novo patrimônio ou sua liquidez à plataforma. Assim, nossos analistas conseguem fazer uma avaliação.

Esse procedimento deve ser solicitado ao gerente de contas. Para pessoas jurídicas, os limites são definidos com base na análise dos documentos específicos, conforme o porte da empresa.

Transações financeiras

A Remessa Online pode ser usada para enviar e receber dinheiro do exterior. Para fazer uma remessa a país estrangeiro, basta acessar o sistema e seguir o passo a passo, selecionando as opções disponíveis. 

Também é necessário preencher os dados da conta de destino e o valor desejado para confirmar a transação. O próximo passo é transferir o valor via TED ou PIX para a conta informada. Ele estará disponível na conta destino em até um dia útil, após a confirmação do pagamento.

Para receber, basta acessar a opção correspondente, selecionar a moeda que será utilizada e enviar os dados da conta internacional para o remetente. Assim que o dinheiro for depositado, você será informado em até 2 dias úteis para selecionar a forma de recebimento e resgatar o valor na conta informada.

Pronto! Depois de conhecer todas as informações sobre as transações financeiras com o PayPal, será mais fácil identificar em quais situações vale a pena contar com a plataforma. No entanto, caso precise enviar ou receber valores do exterior, conte com a Remessa Online para garantir mais economia.

Conclusão

O PayPal funciona como uma carteira digital que pode ser usada por pessoas físicas e jurídicas. O serviço permite enviar e receber pagamentos ou transferências, pagar contas em lojas físicas ou aproveitar melhores condições na compra com empresas parceiras. 

Para facilitar o acesso, é possível acessar via site ou aplicativos para Android e iOS. Os pagamentos são efetuados nas opções de cartão de crédito, cartão pré-pago, saldo do PayPal ou conta-corrente (apenas para correntistas do Santander).

O encerramento da conta pode ser feito pelo próprio usuário, seguindo as diretrizes do site, ou pela plataforma em situações específicas, mediante notificação. Sobre as taxas cobradas, como vimos, elas são ausentes para compras no Brasil e saques em conta-corrente. 

Porém, as vendas nacionais e internacionais têm tarifas específicas. Elas variam de acordo com o período para recebimento dos valores, o número de parcelas e a moeda utilizada na transação.

A inclusão de formas de pagamento é feita na opção “carteira”. Ainda permite o cadastro de diversos cartões e contas bancárias. Para excluí-las, basta selecionar a opção que deseja retirar e depois clicar no botão para remover.

Se você precisar fazer transferências internacionais, o procedimento é o mesmo dos envios nacionais. Porém, será necessário indicar a moeda escolhida para a conversão e pagar as taxas específicas desse tipo de transação.

O PayPal tem taxas elevadas para esse tipo de transação — entre 3,5% e 4,5%. Para valores mais atrativos, você pode contar com a Remessa Online.

Na plataforma, o câmbio utilizado é o comercial e a taxa cobrada começa em 1,3% do valor da transação. Além disso, o IOF varia entre 0,38% e 1,1%, com pagamento feito via TED.

Portanto, o PayPal é uma opção interessante. No entanto, não é a melhor — especialmente, quando as taxas são analisadas. Por isso, vale a pena sempre procurar a melhor alternativa. Assim, você tomará a decisão certa e encontrará o melhor custo-benefício.

Então, gostou deste conteúdo? Então, assine a newsletter da Remessa Online e receba as melhores informações no seu e-mail.

Resumindo

O que é e como funciona o PayPal?

A plataforma funciona como uma carteira digital que permite fazer pagamentos e transferências de valores.

Como conseguir os 50 reais do PayPal?

Essa foi uma promoção aos clientes ativos. O resgate do cupom foi permitido a quem recebeu o e-mail.

Qual a diferença do PIX para o PayPal?

O PIX é uma forma de transferir valores entre contas criadas pelo Banco Central. O PayPal é uma carteira digital.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático