Conta criador de conteúdo no Instagram: vantagens e como ter uma

No final de 2018, o Instagram anunciou o lançamento de um novo tipo de conta, criada especificamente para influenciadores e produtores de conteúdo na plataforma. Mas e como funciona a conta de criador de conteúdo

Se você também tem dúvida, confira o nosso artigo completo sobre como funciona esse tipo de perfil, suas principais vantagens e dicas para criar a sua. Vamos lá?

Conta de criador de conteúdo no Instagram: o que é

Os perfis de criador de conteúdo do Instagram são semelhantes aos perfis de negócios, ou seja, oferecem aos usuários recursos exclusivos, análises e muito mais vantagens do que uma simples conta pessoal. 

Por isso, a conta de criador de conteúdo foi projetada para uma categoria específica de usuários como os influenciadores digitais, artistas, pessoas públicas e criadores de conteúdo.

As vantagens da conta de criador de conteúdo

A conta de criador de conteúdo tem algumas vantagens em comparação a uma conta pessoal. Veja as principais abaixo: 

Mais ferramentas de crescimento

Em 2019, o Facebook lançou um novo painel do Estúdio de Criação que inclui um guia “Insights” para ajudar os criadores a entender melhor seu público e como as pessoas interagem com seu conteúdo. Além disso, também é possível programar publicações e vídeos no IGTV, fazer um calendário editorial e até monetizar a conta. 

Mais recentemente, o Facebook também lançou o Facebook Suite, plataforma na qual é possível conectar seu perfil do Instagram ao Facebook e ver dados estatísticos de até um ano, publicar Stories, fazer anúncios e outras vantagens que a ferramenta oferece apenas para contas comerciais ou de criadores de conteúdo. 

Mensagens diretas 

Uma das vantagens da conta de criador de conteúdo é a organização das mensagens diretas. Com ela, é possível gerenciar mensagens privadas para diferenciar entre contatos DM gerais e principais. Ou seja, as mensagens que vêm do público e as que vêm dos perfis dos seus amigos. 

Além disso, também é possível marcar e filtrar mensagens como lidas, não lidas, horário de chegada ou importância de quem enviou a comunicação. 

Estatísticas

Criadores de conteúdo precisam saber se suas estratégias estão dando certo e qual o alcance de suas publicações. Nesse caso, a conta de criador de conteúdo permite ver e analisar dados estatísticos avançados. 

Na guia Insights, é possível ver quais ações as pessoas realizam ao interagir com sua conta. Ele também rastreia o alcance e o número total de impressões de seu conteúdo, sejam de publicações, stories, vídeos do IGTV, Reels e vídeos ao vivo específicos. Você também pode visualizar os dados do público com informações do seguidor e do público, incluindo sexo, faixa etária e localização.

Informação de contato

A conta de criador de conteúdo permite que você escolha se irá ou não mostrar suas informações de contato e a qual categoria pertence. Isso facilita muito para quem não deseja expor tais informações. 

Desvantagens da conta de criador de conteúdo

A principal desvantagem é que os perfis de criadores de conteúdo do Instagram não estão vinculados à API do Instagram, o que significa que eles não poderão usar recursos como postagem automática ou ferramentas de análise terceiras. 

Mas é sempre bom lembrar que para garantir sua conta e não ter problemas, nunca é recomendado que você use ferramentas terceiras, mas apenas as que a própria rede social oferece. 

Além disso, é importante lembrar que o Instagram está constantemente lançando novas ferramentas. Sendo assim, pode ser que a plataforma lance uma novidade que não está incluída para os criadores de conteúdo.

Quem deve ter conta de criador de conteúdo

Cada tipo de conta no Instagram tem seus prós e contras. Se você é um influenciador, pessoa pública ou produtor que busca ativamente monetizar seu conteúdo e construir mais parcerias com marcas, mudar para um perfil de criador de conteúdo no Instagram pode ser extremamente benéfico. 

O Instagram oferece algumas opções de categoria e você deve escolher a que melhor se encaixa no seu perfil. Mas caso a categoria escolhida não seja exatamente a que você prefere, pode ocultar essa informação e ela não irá aparecer em seu perfil. 

Sendo assim, você deve avaliar bem os prós e contras e decidir se, para o seu tipo de trabalho, vale ou não a pena ter uma conta de criador de conteúdo. 

Como ter uma conta de criador de conteúdo no Instagram?

Existem três tipos de conta no Instagram: Conta pessoal, Conta comercial e Conta de Criador de Conteúdo. Vale lembrar que após a mudança de conta ser feita, você pode vincular a conta com o Facebook e ter vários recursos disponíveis. 

Para ajudar, veja a seguir o passo a passo para alternar entre elas. 

Como alternar entre conta pessoal e conta de criador de conteúdo

Se você tem um perfil pessoal, siga os seguintes passos:

  1. Faça login em sua conta;
  2. Toque nos pontos horizontais no canto superior direito e clique em Configurações, e depois em Contas;
  3. Escolha o item ‘Mudar para uma conta profissional” e depois no Criador;
  4. Escolha a categoria que melhor reflete o seu nicho como: influenciador, blogueiro, músico, artista, editor, fotógrafo, entre outras opções;
  5. Escolha se deseja ou não exibir a categoria no perfil e clique em Concluir;
  6. Se você tiver um perfil privado, receberá uma mensagem avisando que a troca faz com que o perfil se torne público automaticamente. Clique em OK para aceitar;
  7. Selecione “Criador de Conteúdo” e clique em “Avançar”;
  8. Sua conta estará criada. Basta adicionar as informações de contato e completar seu perfil. 

Como alternar entre conta comercial e conta de criador de conteúdo

Se você já tem uma conta empresarial no Instagram, mudar para um perfil de Criador também é muito simples: 

  1. Faça login no Instagram;
  2. Vá em Configurações e depois em Conta;
  3. Selecione o item Mudar tipo de conta e depois em Mudar para conta de criador de conteúdo;
  4. Abrirá um aviso e clique em Mudar;
  5. Escolha a categoria em que se encaixa;
  6. Adicione as informações de contato e complete seu perfil. 

Como voltar para uma conta comercial ou pessoal

Se por algum motivo você desistir de ter uma conta de criador de conteúdo, pode facilmente voltar para a pessoal ou comercial. Lembre-se que essa ação faz com que você perca as vantagens da conta, assim como todos os dados estatísticos até ali. Se desejar continuar, siga o passo a passo:

  1. Faça login no Instagram;
  2. Vá em Configurações e depois em Conta;
  3. Selecione o item Mudar tipo de conta e depois em Mudar para conta comercial ou Mudar para conta pessoal;
  4. Abrirá um aviso e clique em Mudar.

Agora que você já sabe mais detalhes sobre a conta de criador de conteúdo do Instagram, veja aqui como funciona o Canvas para criadores de conteúdo e entenda como funciona

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático