Creator Academy: a academia de criadores de conteúdo do YouTube

Para ser um YouTuber de sucesso, é importante produzir conteúdos de qualidade e dominar técnicas de marketing, edição e monetização do canal. Para ajudar quem produz conteúdo na plataforma, criou-se o Creator Academy, uma academia de criadores de conteúdo do YouTube com aulas sobre esses temas e muito mais. 

Confira nosso artigo e conheça mais sobre o que é e como funciona essa plataforma.Também descubra dicas de como se tornar um YouTuber profissional e outros recursos interessantes. Vamos lá?

O que é Creator Academy: academia de criadores de conteúdo do YouTube

O Creator Academy é a academia de criadores de conteúdo do YouTube. A plataforma online oferece cursos e treinamentos gratuitos para produtores iniciantes ou profissionais sobre filmagem, criação de conteúdo, monetização e dicas sobre a política de diretrizes do YouTube. 

As aulas são em inglês, mas há opção de legenda em português. Além disso, elas são ministradas por YouTubers e especialistas em produção de conteúdo para o YouTube. No final de cada módulo, um teste é aplicado para avaliar o conhecimento adquirido ao longo do curso. 

Como virar criador de conteúdo no YouTube?

Entrar para a lista de criadores de conteúdo do YouTube é o objetivo de muitos produtores. Qualquer pessoa pode se tornar um YouTuber porque basta criar um canal na plataforma e publicar vídeos.

Contudo, para ter sucesso como YouTuber, é preciso mais do que isso. Além de investir em conteúdos de qualidade, marketing e parcerias, é necessário adotar algumas estratégias para se destacar nesse meio.

Confira algumas dicas de como virar criador de conteúdo no YouTube e conquistar a sua audiência.

Defina o conteúdo do canal

O principal objetivo de quem cria um canal no YouTube é fazer sucesso entre o grande público e ganhar dinheiro com ele. Embora isso seja possível através da produção de conteúdo, é mais fácil ser bem-sucedido na plataforma quando o YouTuber define bem o seu nicho.

Ao trabalhar com públicos mais segmentados, é possível conseguir bons patrocínios com menos inscritos, sobretudo se o conteúdo for direcionado para uma faixa etária específica.

Explore seu diferencial

Antes de lançar o canal, é importante pensar qual será o seu diferencial em relação aos demais canais do mesmo nicho. Esse é um dos segredos dos criadores de conteúdo no YouTube que fazem mais sucesso.

Portanto, o ideal é que os iniciantes pesquisem, avaliem e reúnam o máximo de informações dos concorrentes porque é a melhor forma de identificar o que pode ser explorado para se destacar no YouTube.

Invista na qualidade do conteúdo

Os equipamentos são uma das maiores preocupações dos YouTubers iniciantes, mas essa não deve ser uma prioridade para quem deseja ter sucesso na plataforma. Antes de começar a investir em câmeras e microfones caros, planeje o conteúdo.

A qualidade das informações e os assuntos abordados são o que realmente importa para os espectadores. Caso contrário, muitos YouTubers não fariam sucesso gravando vídeos apenas com celular.

Use tags para YouTube

A tag é outra dica importante de SEO para que o seu vídeo alcance mais pessoas no YouTube. Ela consiste em palavras-chave relevantes incluídas no título ou na descrição do vídeo que facilitam para que os usuários encontrem o seu vídeo no YouTube e também influenciam no ranqueamento feito pelo algoritmo.

Estabeleça uma periodicidade

A publicação frequente é indispensável para o canal ficar bem posicionado na plataforma. Por isso, é comum que os criadores de conteúdo do YouTube planejem diversas pautas para os vídeos que serão publicados durante o mês.

Esse tipo de estratégia contribui tanto para o aumento de visualizações do canal, quanto para o fortalecimento da marca e crescimento da audiência. Portanto, invista no planejamento do conteúdo e na periodicidade das publicações.

Faça parcerias

A realização de parcerias com blogs e outros YouTubers é uma das principais estratégias adotadas para o crescimento do canal. Mas, para obter bons resultados, é preciso saber como fazer boas parcerias.

Não adianta apenas mencionar a marca ou aparecer em outros canais. É preciso que ocorra a troca de experiência e conteúdos para conseguir resultados melhores. Essa é uma boa forma de alavancar canais menores ou iniciantes.

Outra boa estratégia são as Networks do YouTube, empresas especializadas em oferecer suporte aos produtores em questões como criação de conteúdo, monetização e parcerias com outras marcas. 

Como aprender com o YouTube: aproveite a academia de criadores de conteúdo do YouTube

Para criar seu próprio canal e produzir conteúdos profissionais, é necessário conhecer e dominar técnicas específicas de gravação e edição. Também é importante estar atualizado com as novas tendências de marketing.

O YouTube possui uma gama de ferramentas que contribuem para a produção dos vídeos. Diante dessa diversidade, a plataforma criou a Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube, que reúne várias informações sobre o mundo dos vídeos.

Através dela, os criadores de conteúdo do YouTube podem aprender técnicas utilizadas para produção de vídeos de forma totalmente gratuita. Também podem obter certificados de alguns módulos, que comprovam a assiduidade e conhecimento do aluno.

Existem diversos cursos na Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube. Confira abaixo alguns deles:

Seja descoberto

O curso “Seja Descoberto” é um treinamento formado por cinco aulas, cujo objetivo é ensinar métodos de como oferecer conteúdos de qualidade e como fazer com que ele seja encontrado pela sua audiência.

Durante o curso, os alunos aprendem a como melhorar o potencial da pesquisa e a descoberta do canal no YouTube utilizando recursos como:

  • Criação de legendas;
  • Análise de metadados;
  • Criação de títulos relevantes;
  • Planejamento de promoções.

Ganhe insights com o YouTube Analytics

No treinamento “Ganhe insights com o YouTube Analytics”, os iniciantes na plataforma aprendem a medir e analisar como está o desempenho no canal através do YouTube Analytics.

Assim, os criadores de conteúdo do YouTube podem descobrir quem está assistindo os vídeos do canal. Por meio da ferramenta, também é possível saber quais conteúdos geram mais visitas.

Com esses dados, os produtores de conteúdo conseguem engajar e interagir melhor com o seu público. Ainda, descobrem quais formatos de vídeos os espectadores gostam mais.

Como ter um gerente no YouTube?

O gerente de parceiros do YouTube é um especialista que ajuda os criadores de conteúdo no YouTube a descobrirem e explorarem todo o potencial da plataforma. Confira abaixo alguns benefícios de obter esse tipo de assistência:

  • Suporte individual: os gerentes fazem reuniões com frequência com os parceiros para conversar sobre o desenvolvimento de metas, estratégias de otimização e esclarece dúvidas sobre a plataforma;
  • Convites exclusivos: os gerentes enviam convites para eventos e workshops exclusivos para os parceiros como forma de estimular a realização de parcerias entre os YouTubers;
  • Acesso antecipado a novos programas e ofertas: os parceiros podem receber acesso exclusivo às novidades da plataforma, incluindo novos recursos e programas desenvolvidos para criadores de conteúdos.

Apenas os criadores de conteúdo convidados podem participar do Programa Gerente de Parceiros do YouTube durante seis meses, desde que atendam aos critérios de qualificação. A plataforma analisa tanto o tamanho da atividade do canal quanto a sua conformidade com as diretrizes da comunidade.

Geralmente, a plataforma trabalha com canais que cumprem os seguintes requisitos:

  • Têm potencial de crescimento;
  • Não têm aviso das diretrizes da comunidade;
  • Participam do Programa de Parcerias do YouTube;
  • Não têm mais que um aviso de direitos autorais não resolvido;
  • Estão em países e regiões em que o programa está disponível;
  • Estão em conformidade com as diretrizes de conteúdo adequado para publicidade.

Agora que você já sabe como funciona a academia de criadores de conteúdo do YouTube, vale a pena conferir nosso artigo completo sobre como ganhar dinheiro pelo Youtube

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