O marketing digital é uma importante ferramenta para alavancar negócios. Confira 16 cursos gratuitos para aprimorar seus conhecimentos e obter bons resultados.
O marketing tem ganhado força nos últimos anos, e a procura por cursos de marketing digital gratuitos cresceu significativamente.
Isso porque as ferramentas oferecidas por ele para alavancar negócios têm surtido efeito positivo para muitas empresas.
Quer saber mais sobre marketing digital e quais são os melhores cursos gratuitos na área? Então, continue a leitura!
O que é marketing digital?
O marketing digital é uma importante ferramenta para a divulgação e promoção de serviços ou produtos oferecidos por um empreendimento. Com a evolução tecnológica, é possível dizer que uma boa parcela das pessoas tem acesso à internet. Com isso, as empresas buscam cada vez mais expandir seus negócios online por meio do marketing digital.
Com as estratégias, as organizações procuram fidelizar seus clientes, promovendo conteúdos de valor para solucionar suas dores e desejos. As ferramentas são inúmeras, como blogs, sites de venda, newsletters, e-mails e mídias sociais.
Por que vale a pena estudar marketing digital?

Se você deseja estar um passo à frente da concorrência, é fundamental se inteirar dos principais conceitos do marketing digital e saber como aplicá-los.
Essa estratégia permite que você conheça seu público, construa formas para atraí-lo e meça o que tem dado certo e o que não tem. Com isso, você pode alinhar seu planejamento e corrigir as instabilidades para alcançar suas metas.
Estudar marketing também é importante para estimular sua criatividade para atrair novos clientes e fidelizar os mais antigos. Com ele, você pode aprender a contar histórias e entender como seu público se comporta. Assim, conseguirá chamar sua atenção para a solução que a sua empresa oferece.
Quais são os melhores cursos de marketing digital gratuitos?

Graças à popularização da área, existem diversos cursos de marketing digital gratuitos. Neste post, selecionamos os melhores para você. Confira a seguir!
1. Marketing Digital — Coursera
Oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (USP), o curso de Marketing Digital da Coursera é pensado para estudantes iniciantes da área. O aluno aprenderá conceitos como ROI, SEO, SEM, testes A/B e funil de conversão. Além disso, saberá como funcionam plataformas como Google Adwords e Analytics, Facebook Ads e E-mail Marketing.
2. Marketing Digital para Iniciantes — Udemy
O curso de Marketing Digital disponível na plataforma da Udemy é oferecido pela agência Mirago e conta com 7 horas de vídeos.
Nele, você aprenderá pontos importantes da área, como:
- mudanças no comportamento de compra do consumidor;
- jornada de compra, tráfego pago e SEO;
- conversão de leads;
- mídias sociais;
- métricas;
- Inbound Marketing.
3. Marketing Digital: planejar para vender pela internet — Sebrae
Destinado a microempreendedores individuais, o curso de Marketing Digital do Sebrae possui 2 horas de duração e pode ser feito pelo WhatsApp ou Telegram.
O curso visa proporcionar acesso a informações para que os microempreendedores visualizem as oportunidades do Marketing Digital.
4. Inbound Marketing — HubSpot
A certificação em Inbound Marketing gratuita da HubSpot ensina tópicos importantes sobre criação de conteúdo, promoção em mídias sociais, conversão e estimulação de leads.
O curso possui cerca de 5 horas de duração e oferece certificação na conclusão das aulas.
5. Marketing de Conteúdo — Rock University
O curso de Marketing de Conteúdo da Rock Content University é destinado para iniciantes na área. Com mais de 3 horas de duração, 11 módulos e 30 lições, o curso é para quem deseja:
- estruturar o público-alvo e a persona para a empresa;
- determinar os melhores canais e formatos de conteúdo para a persona;
- implementar boas práticas para produzir conteúdos de qualidade no blog;
- otimizar a produção e a divulgação de conteúdos nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube);
- construir um funil de vendas para o negócio.
Na descrição do curso, você pode ter uma visão mais ampla dos conteúdos a serem estudados.
6. Gestão de Redes Sociais — E-Dialog
O curso de Gestão de Redes Sociais da E-Dialog tem 4 horas de duração e ainda está disponível no período de finalização da pandemia. É essencial para quem trabalha diariamente com as redes sociais e as utiliza para potencializar as vendas do seu negócio.
7. Introdução ao Marketing para Empreendedores — Endeavor
É indicado para empreendedores que estão começando no mercado e desejam alavancar as vendas. O curso de Introdução ao Marketing da Endeavor tem 4 horas e meia de duração e não oferece certificação ao fim das aulas.
O curso propõe que, ao fim, o empreendedor será capaz de:
- criar uma estratégia de marketing;
- criar um posicionamento de marca;
- maximizar os resultados do engajamento de clientes, por meio de ferramentas de propaganda e publicidade;
- criar e divulgar sua marca.
8. Noções básicas de Redes Sociais — Google Ateliê Digital
O curso de Noções Básicas de Redes Sociais do Google Ateliê Digital é bem curto, com menos de 1 hora de duração.
O seu objetivo é trazer uma visão geral de cada rede social. Além disso, como elas podem ser pontos-chave na criação da sua estratégia de marketing digital.
9. Produção de Conteúdo para Web — Rock University
O curso de Produção de Conteúdo para Web da Rock University tem pouco mais de 2 horas de duração, 8 módulos e 15 lições. Ele traz conhecimentos importantes para que você:
- planeje e produza conteúdos para a web, como blog posts e e-books, que sejam adequados para uma estratégia de marketing de conteúdo;
- escreva conteúdos que estejam alinhados à persona do negócio;
- use palavras-chave long tail e head tail para desenvolver textos que possam rankear bem nos mecanismos de busca;
- crie conteúdos com títulos atraentes para gerar mais tráfego para seu site.
Se você deseja aprimorar a produção de conteúdo do seu negócio para atrair mais clientes, esse curso pode ajudar.
10. E-mail Marketing — HubSpot
O curso de E-mail Marketing da HubSpot está disponível em inglês, alemão e francês, com 3 horas e 19 minutos de duração.
No curso, você aprenderá os principais conceitos do E-mail Marketing e como aplicá-los em sua estratégia. Essa ferramenta pode trazer ótimos resultados se realizada com um bom planejamento.
11. Digital Marketing Essentials — Tera
O curso é destinado às pessoas interessadas na área do marketing digital. Podem ser iniciantes, migrantes ou especialistas.
Com 10 horas de conteúdos gratuitos, o Curso Digital Marketing Essentials da Tera traz uma visão geral do mercado do marketing digital no Brasil. Ele também conta com o conhecimento de experts da área para compartilharem seus aprendizados.
12. Marketing Digital — RD University
O curso de Marketing Digital da RD University tem 5 horas e 30 minutos de duração, oferecendo o certificado de conclusão ao final das aulas.
Ao longo da certificação, você aprenderá:
- a como criar um conteúdo único e com personalidade;
- o que são boas taxas de abertura em e-mail e como consegui-las;
- a como inserir campanhas de mídias pagas na sua estratégia de marketing;
- como estabelecer metas e mensurar os resultados da área.
O curso é destinado para quem está começando seus aprendizados na área e para quem deseja aprimorar seus conhecimentos.
13. SEO Fundamentals Course with Greg Gifford — SemRush Academy
Com 4 horas de duração, o curso SEO Fundamentals da SemRush é indicado para quem quer aprender ou aperfeiçoar os princípios básicos de SEO. Greg Gifford, especialista da área, aborda tópicos como:
- motores de buscas;
- link building;
- parte técnica de SEO;
- SEO on page;
- otimização para mobile;
- local SEO.
Ao término das aulas, você terá uma boa noção do que é SEO e como ele pode ajudar a atrair mais clientes.
14. Plano de Redes Sociais — Google Ateliê Digital
O curso do Google Ateliê Digital oferece material para você aprofundar seus conhecimentos sobre as redes sociais. O estudo aborda tópicos como:
- o seu plano de redes sociais a longo prazo;
- publicitar nas redes sociais;
- medir o sucesso em redes sociais;
- evitar erros comuns nas redes sociais.
É um curso curto, com menos de 1 hora de duração, ideal para ser realizado naquela pequena pausa do dia.
15. Inbound Marketing — Rock University
Para quem deseja atrair mais clientes e construir uma estratégia de marketing digital sólida, o curso de Inbound Marketing da Rock University é fundamental.
A certificação tem 5 horas de duração e conta com conteúdos para ajudar seu negócio a:
- aplicar a metodologia de inbound marketing para gerar mais vendas;
- criar uma estratégia de inbound marketing, considerando a persona do negócio e sua jornada de compra;
- produzir conteúdos que sejam relevantes para os potenciais clientes;
- planejar um fluxo de nutrição de leads utilizando e-mail marketing.
Ao final do curso, o aluno recebe uma certificação com validade de 2 anos.
16. Copywriting — Rock University
O curso de Copywriting da Rock University ensina a produzir conteúdos atrativos que engajem o público e façam as estratégias valerem a pena.
Ele proporciona aprendizados para que você:
- compreenda o conceito de copywriting,
- aplique seus principais recursos, como os gatilhos mentais e outras técnicas de escrita persuasiva;
- utilize o copywriting no marketing de conteúdo e empregue essa técnica em diversos formatos de texto;
- implemente técnicas jornalísticas para apuração de informações e levantamento de dados.
Como você viu, existem dezenas de cursos de marketing digital gratuitos. Assim, você pode aprimorar seus conhecimentos e tornar a estratégia do seu negócio mais palpável e rentável.Gostou do artigo? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então, assine a newsletter da Remessa Online!
Resumindo
Na internet é possível encontrar vários cursos de marketing digital gratuitos. Entre os melhores estão o de Marketing de Conteúdo da Rock Content e o de Inbound Marketing da HubSpot.
Os melhores cursos de marketing digital são:
– Marketing Digital – Coursera;
– Marketing Digital para Iniciantes – Udemy;
– Marketing Digital: planejar para vender pela internet – Sebrae;
– Inbound Marketing – HubSpot;
– Marketing de Conteúdo – Rock University;
– Gestão de Redes Sociais – E-Dialog;
– Introdução ao Marketing para Empreendedores – Endeavor;
– Noções básicas de Redes Sociais – Google Ateliê Digital;
– Produção de Conteúdo para Web – Rock University;
– E-mail Marketing – HubSpot;
– Digital Essentials – Tera;
– Marketing Digital – RD University;
– Inbound Marketing – Rock University.