Dados econômicos positivos da Europa valorizam Euro

Divulgação dos dados do Índice de Preços ao Consumidor e a taxa de desemprego da zona do euro trazem alívio ao continente europeu e beneficiam cotação do euro.

Olhando para o Velho Continente, a semana parece ter sido um pouco mais positiva. A confiança de empresários e consumidores, subiu de 101,2 em novembro para 101,5 em dezembro. Apesar da alta sutil, ela veio acompanhada de outros indicadores.

O índice de preços ao consumidor subiu 1,3% na comparação anual de dezembro, ganhando força em relação ao aumento de 1% observado em novembro. A alta de 1,3% se repetiu no núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia. 

Por fim, a taxa de desemprego da zona do euro referente ao mês de novembro de 20019 se manteve inalterada em 7,5%, segundo dados com ajustes sazonais divulgados pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. 

O dado é importante, pois revela que ainda não há motivos para celebrar, uma vez que há pouca mudança na economia “real”. Mas sob a perspectiva econômico-financeira, há indícios de mudanças à frente. 

Isso posto, a moeda europeia abriu a semana cotada a R$ 4,5418. Na abertura desta sexta-feira (10), a cotação do euro foi de R$ 4,5478, uma depreciação de 0,13% do real frente à moeda europeia. 

Lei também as análises da semana para o dólar e a libra esterlina.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024