Data driven: o que é, importância e como aplicar na sua empresa

Uma gestão guiada por data driven é essencial para a competitividade profissional da sua empresa. Afinal, é o carro-chefe da Indústria 4.0 em jogo.

Já pensou em tomar decisões com base em dados em vez de apenas confiar nas suas intuições ou experiências passadas? Você consegue fazer tudo isso com a metodologia data driven, uma estratégia que também pode ser utilizada para personalizar produtos, mensagens e ações de relacionamento com clientes.

Qualquer empresa pode ser data driven, independentemente de ser privada ou pública. Afinal, a abordagem é a nova tendência da atual Revolução 4.0, que se caracteriza pelas crescentes inovações em automação e compartilhamento de informações. 

Quer saber tudo sobre esse assunto? Então acompanhe este material que preparamos para você!

O que é ser data driven?

Ser data driven significa tomar decisões com base em análise, coleta e interpretação de dados. Qualquer empresa pode adotar a estratégia para impulsionar o seu planejamento estratégico, cumprir metas com mais rapidez e competência, aproveitar oportunidades e mapear tendências de crescimento. Em tradução livre, o termo quer dizer “orientado por dados”.

Assim, os colaboradores trabalham apenas com informações precisas, entendendo os principais riscos de eventuais ações. 

Ser data driven é participar do carro-chefe da Indústria 4.0, apoiando novas capacidades e o potencial econômico. Afinal, as informações produzidas pelas organizações são fatores de sobrevivência e desenvolvimento.

Boas práticas da cultura data driven:

O que é a cultura data driven?

A cultura data driven é uma gestão adotada por empresas para transformar dados reais em informações fundamentais para tomadas de decisão. Isso envolve buscar insights antes de começar um projeto, alterar planos ou aplicar estratégias. Além disso, inclui adotar diferentes categorias de análises de dados, como preditiva, descritiva, prescritiva e diagnóstica.

A abordagem se torna possível quando há métodos eficientes de coleta e análise de dados, como Business Intelligence, Business Analytics e Big Data. Afinal, essas três tecnologias são consideradas de ponta nesse domínio.

Por meio de dados e números, a gestão empresarial obtém inteligência de negócio. Assim, ganha elementos e argumentos fundamentados para embasar seus processos e estratégias. Todos os dados extraídos são trabalhados continuamente para obter cada vez mais informações sobre os clientes e investir em soluções para as suas necessidades.

A meta é promover o crescimento da organização de maneira sólida e competitiva. Por isso, os dados precisam ser acessíveis e garantir uma integração com todos os setores. A cultura data driven também auxilia as empresas a enfrentarem momentos de crise, como durante os picos da pandemia do coronavírus recentemente.

Por que ser data driven?

Soluções em data driven permitem gestões baseadas em informações confiáveis e sistemas analíticos prestigiados. Tomar decisões a partir de dados coletados, tratados e interpretados garante percepções valiosas. Afinal, o mercado está mais competitivo graças à chegada de novos players e à evolução de processos, produtos e serviços de empresas tradicionais.

A automação e a inteligência artificial (IA) auxiliam na análise, enquanto o colaborador foca em estratégias. Assim, as soluções de software data driven possibilitam o reconhecimento de padrões e identificação de tendências

Empresas orientadas por dados têm facilidade para calcular o ROI (retorno sobre investimento), pois há mais controle sobre os acessos e as previsões do mercado. Assim, é possível saber quanto cada ação lucrou ou deixou de lucrar.

Contudo, a metodologia data driven não substituirá as pessoas. Afinal, a inteligência humana é fundamental para interpretar as informações e aplicá-las nos projetos.

Como se tornar data driven?

1. Defina metas baseadas em informações concretas

Considere dados relevantes, como métricas de desempenho passado, tendências de mercado e feedback do cliente. Isso ajuda a estabelecer metas realistas e alcançáveis, baseadas em informações concretas em vez de suposições ou estimativas.

2. Use dados nas suas tarefas diárias

Os funcionários da empresa precisam trabalhar com dados relevantes nas tarefas do dia a dia. Todos os departamentos devem ter acesso às fontes de dados para as suas métricas serem aplicadas e acompanhadas.

3. Defina o planejamento da empresa a partir dos dados

Antes de tomar as decisões importantes de sua empresa, é necessário acessar os dados disponíveis. As informações precisam ser rastreadas, testadas e reavaliadas para não haver riscos ao extraí-las.

4. Utilize dados para identificar padrões e tendências do mercado

É importante identificar as fontes de dados mais relevantes para o seu negócio. Isso inclui informações de vendas históricas, pesquisa de mercado, comportamentos de clientes e concorrentes.

Ao coletar e analisar dados, é possível identificar padrões e tendências, além de oportunidades e desafios que afetam o mercado.

5. Tome decisões com uma cultura pautada em evidências

Considere apenas decisões baseadas em fatos coletados e na análise de informações concretas. Assim, a sua empresa terá uma cultura baseada na produção de conhecimentos e insights qualificados.

6. Treine todos os departamentos para utilizar e compreender os dados

Promova treinamentos para ensinar a interpretação e o uso eficiente de dados nas tarefas diárias. Além disso, invista em capacitações para o aprimoramento contínuo dos funcionários. Isso vai garantir um crescimento organizacional contínuo.

7. Invista na coleta de informações relevantes para o seu negócio

As empresas devem ter à sua disposição as melhores ferramentas e habilidades para analisar e interpretar dados com eficiência. Há inúmeras formas de extrair informações relevantes. As mais comuns envolvem buscar por clientes, mercados ou desempenho de operações.

Quais as vantagens da cultura data driven?

1. Trabalho com base em informações da própria empresa

Com data driven, os dados orientam as tomadas de decisões em todas as áreas da empresa, desde marketing e vendas até a gestão de operações e recursos humanos. As informações podem ser usadas para entender melhor o desempenho da organização, identificar oportunidades de negócio, avaliar riscos e realizar escolhas mais acertadas.

2. Redução de custos e desperdícios em setores da organização

Ao coletar e analisar dados sobre processos internos e operações, as empresas podem identificar áreas que precisam aumentar a eficiência e reduzir custos. Com a análise completa, é possível prever a demanda por produtos e serviços. Isso evita estoques excessivos e reduz o desperdício.

A cultura data driven permite que os negócios identifiquem oportunidades para otimizar o uso de recursos, como energia e matérias-primas. A análise de dados também ajuda as organizações a avaliar fornecedores e identificar aqueles que oferecem melhores preços e condições de pagamento.

Os empreendimentos conseguem monitorar seus gastos de forma mais eficiente e, assim, identificar áreas de desperdício e reduzir custos desnecessários. 

3. Desenvolvimento da capacidade de prever o futuro do negócio

A capacidade de predição, ou previsão, se refere à habilidade de um sistema fazer previsões, considerando informações históricas e padrões identificados. O modelo é treinado em um conjunto específico de dados para mapear situações futuras.

Um modelo data driven é construído usando algoritmos que aprendem com os dados de treinamento para identificar padrões e relacionamentos entre as variáveis. Um exemplo de predição em data driven é o uso de machine learning em finanças para antecipar o desempenho futuro de um investimento com base em dados históricos. 

Há também o uso de modelos de previsão de demanda em varejo. Assim, os dados históricos de vendas são usados para prever a demanda por um produto.

4. Otimização de processos para identificar oportunidades no mercado

A otimização de processos de data driven é uma abordagem para melhorar a eficiência e a eficácia de métodos para identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões. Para isso, utiliza dados históricos de processos.

Um exemplo de aplicação da otimização data driven é o uso de análises de dados em manufatura para otimizar a alocação de recursos e melhorar a eficiência do processo. Em logística, essa abordagem otimiza rotas de transporte e melhora a eficiência de entregas.

Com a metodologia data driven, as empresas ampliam suas chances de conquistar resultados positivos no mercado. Empresas que desejam aplicar essa cultura precisam utilizar as ferramentas apropriadas e desenvolver habilidades de análise nos seus setores. Assim, as decisões do negócio serão tomadas a partir de uma análise confiável dos dados coletados. 

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Resumindo

O que é ser data driven?

Ser data driven significa tomar decisões com base em análise, coleta e interpretação de dados. Qualquer empresa pode adotar a estratégia para impulsionar o seu planejamento estratégico, cumprir metas com mais rapidez e competência, aproveitar oportunidades e mapear tendências de crescimento. Em tradução livre, o termo quer dizer “orientado por dados”.

Por que ser data driven?

A metodologia data driven permite gestões fundamentadas em informações confiáveis e sistemas analíticos prestigiados. Tomar decisões a partir de dados coletados, tratados e interpretados gera percepções valiosas ao negócio. Afinal, o mercado está mais competitivo graças aos novos players e à evolução das empresas tradicionais.

Como se tornar data driven:

1. defina metas baseadas em informações concretas;
2. use dados nas suas tarefas diárias;
3. determine o planejamento da empresa a partir dos dados;
4. utilize dados para identificar padrões e tendências do mercado;
5. tome decisões com uma cultura pautada em evidências;
6. treine todos os departamentos para utilizar e compreender dados;
7. invista na coleta de informações relevantes para o seu negócio.

Vantagens da cultura data driven:

1. trabalho com base em informações da própria empresa;
2. redução de custos e desperdícios em setores da organização;
3. desenvolvimento da capacidade de prever o futuro do negócio;
4. otimização de processos para identificar oportunidades no mercado.

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