Inteligência Artificial: o que é e quais os impactos na sua vida

Considerada um dos grandes avanços da tecnologia, a inteligência artificial está cada vez mais presente no mercado e promete muitas inovações!

Você já ouviu falar da inteligência artificial? O desenvolvimento tecnológico está revolucionando a humanidade com recursos cada vez mais intuitivos. Trata-se de uma realidade importante e que proporciona inúmeros benefícios, tanto para questões pessoais quanto profissionais.

Nessa perspectiva, a inteligência artificial é uma das principais inovações da atualidade e promete otimizar diversas tarefas. Por isso, consiste em um dos pilares da transformação digital, que vem impactando diretamente nos hábitos e cotidiano da sociedade.

Você se interessou pelo assunto? Neste post, vamos abordar informações relevantes para ficar por dentro dessa modernidade. Continue lendo e veja o que é a inteligência artificial, como funciona, quais as aplicações e os impactos que ela causa na sua rotina. Boa leitura!

Afinal, o que é inteligência artificial?

A inteligência artificial, representada pela sigla IA, é um conjunto de tecnologias que compõem sistemas capazes de simular a inteligência humana. São softwares que podem desenvolver raciocínio, percepções e análises para a tomada de decisões de forma autônoma.

Em outras palavras, é um sistema que imita a inteligência do ser humano para realizar tarefas, fazendo interações com base nos dados que coletam. Portanto, consiste em soluções tecnológicas que executam tarefas com inteligência e sem interferências.

O conceito inteligência artificial foi citado pela primeira vez em 1956, pelo professor John McCarthy. Dessa forma, com o tempo e a evolução da tecnologia digital, o termo se popularizou. Atualmente, existem diversos recursos que funcionam com base nessa inovação.

Segundo pesquisas, o mercado da inteligência artificial pode movimentar até US$ 100 bilhões de dólares até 2025. Uma perspectiva que demonstra que a IA é uma tecnologia promissora e que se preparar para ela é imprescindível, principalmente no meio profissional.

Como a inteligência artificial funciona?

A IA é um conjunto de sistemas que funcionam para fazer uma máquina ou dispositivo tomar decisões complexas de forma independente. Para isso, eles consideram dados digitais obtidos por meio da interação com outros softwares ou pessoas.

A inteligência artificial também é um campo da ciência, que desenvolve estudos para criar máquinas e sistemas inovadores, capazes de realizar atividades humanas. Por isso, a IA também está diretamente relacionada com outras tecnologias, como a robótica, machine learning e outros.

Os recursos digitais existem em diferentes tipos e permitem aplicabilidades em todos os campos e áreas do mercado. São softwares e sistemas cada vez mais modernos e capazes de automatizar diversas tarefas que antes exigiam esforço e tempo.

Quais tecnologias se relacionam com a IA?

O funcionamento da inteligência artificial sempre está relacionado com algumas tecnologias, que permitem diversificar a aplicabilidade. Desse modo, o avanço tecnológico é feito de maneira abrangente para alcançar a devida eficiência, seja com a IA ou outro recurso.

Nesse sentido, a inteligência artificial conta com outros sistemas modernos para evoluir e atuar nas mais diversas atividades. Por isso, para entender melhor o funcionamento das soluções que utilizam a IA, é preciso saber quais são as tecnologias envolvidas.

Veja os principais termos tecnológicos por trás da inteligência artificial!

1. Machine Learning

O termo machine learning significa aprendizado de máquina e consiste em um campo da ciência da computação. Nessa tecnologia, os computadores conseguem aprender conforme as respostas obtidas e associação de diferentes dados, identificando padrões para tomar decisões.

2. Deep Learning

A aprendizagem profunda, conhecida como deep learning, é um campo que utiliza um conjunto de algoritmos para um aprendizado complexo e de alto nível. Consiste em uma das principais tecnologias e linguagem por trás do funcionamento da inteligência artificial.

3. Processamento de Linguagem Natural

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é formado por softwares, algoritmos e programação. O seu objetivo é reproduzir os processos de desenvolvimento relacionados com o funcionamento da linguagem humana. Isso permite compreender textos, reconhecimento e captação de informações.

Quais são as vantagens da aplicação da inteligência artificial?

A tecnologia evolui com o propósito de tornar as atividades mais práticas, automatizadas e interativas, reduzindo esforços humanos. Em vista disso, é algo que proporciona benefícios importantes para todas as áreas do mercado, contribuindo para potencializar os resultados.

Quando se trata da inteligência artificial não é diferente, e a tecnologia tem potencial para gerar vantagens expressivas para uma organização. Além disso, otimiza o tempo e evita erros, que sempre provocam prejuízos e danos significativos para uma empresa.

Saiba, nos próximos tópicos, quais são as principais vantagens de contar com a inteligência artificial!

1. Melhoria na tomada de decisões

Além da automatização de tarefas, a inteligência artificial contribui para melhorar o processo de tomada de decisões nas empresas. Isso acontece devido à facilidade dos sistemas em organizar e analisar grande volume de dados complexos e oferecer respostas diretas.

Sendo assim, os sistemas que utilizam a IA podem trabalhar de forma autônoma e oferecer dados precisos para direcionar as decisões. Principalmente quando estão alinhadas com softwares big data, que lidam com volume extremo de dados não estruturados com agilidade e precisão.

2. Escalabilidade

O uso de dados, sejam eles de mercado, sejam da gestão interna, é imprescindível para o crescimento e sucesso de um negócio. Essa prática auxilia grandes diretores das estratégias comerciais a identificar oportunidades para se destacar dos concorrentes.

Nesse sentido, a inteligência artificial é um recurso importante e pode ser aplicada em processos de coleta e análise de dados. Dessa forma, os gestores têm um apoio intuitivo para estabelecer ações bem estruturadas e desenvolver um trabalho escalável.

3. Redução de erros

Um dos objetivos do uso da inteligência artificial é a automação de tarefas, inclusive as que exigem lógica, análises e tratamento de dados. Os sistemas são capazes de realizar, de forma autônoma, atividades que antes exigiam esforço de uma equipe.

Diante disso, as atividades gerenciais e operacionais serão feitas com menor incidência de erros, falhas e riscos. Essa é uma vantagem extremamente importante para qualquer empresa. Afinal, ela influencia na qualidade dos serviços e, sobretudo, na satisfação dos clientes.

4. Redução de custos

As diversas aplicabilidades da inteligência artificial em uma empresa contribuem para monitorar cada processo criteriosamente, por meio de sistemas computacionais. Isso principalmente com o apoio de sensores, inteligência das coisas, câmeras e outras tecnologias.

Dessa forma, a empresa pode identificar gargalos e pontos que podem ser melhorados para potencializar o desempenho das equipes. O resultado é a eliminação de perdas e processos onerosos. Assim, é possível reduzir os custos operacionais.

Como aplicar inteligência artificial nos negócios?

As possibilidades para utilizar os recursos com base na inteligência artificial nas empresas são diversas. A tecnologia oferece soluções a empreendimentos de todos os setores e portes. Entre elas, estão atividades de gestão, atendimento ao cliente e muitas outras.

No entanto, adotar a transformação digital na empresa é um processo que deve ser feito de uma forma estudada e gradativa. É preciso considerar diversos fatores para garantir que a inovação seja adequada à realidade do negócio e contribua, de fato, para melhorar a performance.

Saiba, a seguir, quais os principais passos para aplicar a inteligência artificial em um negócio!

1. Defina um planejamento

Antes de qualquer ação, é importante reunir a equipe e definir um planejamento específico para implementar a tecnologia nos processos internos. Nessa etapa, faça um estudo sobre todas as atividades da empresa, identificando os pontos fortes e os fracos.

O planejamento será o direcionador da busca por inovações no mercado. Além disso, vai ajudar a identificar os processos que podem ser adaptados com a inteligência artificial. Por isso, exige atenção especial dos gestores, pois tem influência em diversos aspectos, inclusive no orçamento.

2. Defina as prioridades

Com o planejamento estruturado, um passo indispensável é avaliar quais são as prioridades da empresa, ou seja, o ponto de partida das ações. Nesse sentido, é preciso ter clareza sobre quais problemas precisam ser resolvidos ou melhorados com o uso da tecnologia.

Portanto, o aperfeiçoamento dos processos com a inteligência artificial deve ser realizado de forma estratégica, iniciando em atividades que são relevantes para os resultados. Assim, além de otimizar os custos, será possível melhorar o desempenho de pontos que vão favorecer maior retorno em curto prazo.

3. Estude o mercado

Com as prioridades e um projeto-piloto definidos, o próximo passo é estudar o mercado e identificar quais tecnologias estão disponíveis para a aplicação desejada. Dessa forma, a busca será direcionada e vai ajudar a encontrar soluções adequadas para o negócio.

Além disso, outra estratégia importante é estudar os concorrentes para entender como eles aplicam as novas tecnologias. Se necessário, faça parcerias e o benchmarking para entender melhor a aplicação da inteligência artificial e se inspirar em ótimas ideias.

4. Conte com apoio profissional

Muitas empresas contam com setores que trabalham com a Tecnologia da Informação para atuar no apoio às operações internas. No entanto, a inteligência artificial é um conceito específico, e implementar soluções com base nessa inovação pode exigir mão de obra qualificada.

Sendo assim, considere a contratação de uma consultoria especializada em inteligência artificial para auxiliar no planejamento e execução do projeto. Desse modo, a empresa terá todo apoio para garantir a eficiência e qualidade no uso da tecnologia nos processos.

5. Treine a equipe

Ter uma equipe capacitada para trabalhar com as soluções tecnologias e que investe no aprendizado contínuo é um dos pilares para o sucesso de um negócio. Isso principalmente para lidar e utilizar a inteligência artificial com excelência e dentro dos melhores padrões.

Por esse motivo, é imprescindível treinar os colaboradores para uso das tecnologias e adaptação aos novos procedimentos. Para isso, a melhor alternativa é definir cronogramas de treinamentos periódicos e com assuntos desenvolvidos para cada função ou departamento.

Quais os principais exemplos da aplicação da IA?

A inteligência artificial está inserida em diversas atividades no dia a dia, seja em questões profissionais, seja nas pessoais. Trata-se de uma inovação que está ganhando cada vez mais espaço na sociedade e contribui com benefícios exclusivos.

Nessa perspectiva, praticamente todos os setores da economia já estão utilizando recursos com base na inteligência em suas atividades. Até mesmo nas residências, é possível encontrar aparelhos que adotam a IA, principalmente relacionados ao entretenimento.

Em vista disso, algumas das aplicações mais comuns da inteligência artificial são:

  • entretenimento: serviços de streaming de áudio e vídeo utilizam a IA para melhorar a experiência do usuário;
  • automobilismo: já existem veículos autônomos e que utilizam a inteligência artificial;
  • aplicativos: os smartphones utilizam a IA nos sistemas operacionais e em aplicativos, como redes sociais e jogos;
  • agronegócio: as agtechs utilizam sistemas com a inteligência artificial aplicadas no campo do agronegócio;
  • logística: as empresas do setor logístico adotam a inteligência artificial em sistemas para planejar rotas e outras funções;
  • saúde: alguns serviços de saúde utilizam a IA para auxílio nos diagnósticos, análise de dados e outras;
  • eletrodomésticos: a inteligência artificial já está sendo utilizada em smart TVs e outros equipamentos de casa.

Como vimos até aqui, a inteligência artificial já muda os hábitos da sociedade e torna as tarefas mais intuitivas e práticas. Um recurso que auxilia a ter previsibilidade, facilitar a análise de dados e automação de atividades complexas.

Entretanto, é uma tecnologia que não chegou para substituir o ser humano, mas tornar as atividades mais produtivas. Sendo assim, vai contribuir para otimizar o tempo e permitir que as pessoas tenham maior desempenho e qualidade de vida.

Como pode notar, a inteligência artificial já é uma realidade e está presente em diversas atividades da vida pessoal e profissional. Portanto, entender essa tecnologia e considerá-la nos negócios é imprescindível para melhorar os resultados e atingir o sucesso.

Gostou do post? O que achou de entender mais sobre a inteligência artificial? Se deseja continuar lendo conteúdos incríveis e novidades sobre diversos assuntos, siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Resumindo

O que é a inteligência artificial?

Representada pela sigla IA, a inteligência artificial é um conjunto de tecnologias que compõem sistemas capazes de simular a inteligência humana. Em outras palavras, são softwares que podem desenvolver raciocínio, percepções e análises para a tomada de decisões de forma autônoma.

Quais as vantagens da inteligência artificial?

Vantagens da inteligência artificial:
– melhoria na tomada de decisões;
– maior escalabilidade do negócio;
– redução de erros;
– redução de custos;
– melhoria na performance.

Quais os passos para aplicar a inteligência artificial?

Passos para aplicar a inteligência artificial:
– defina um planejamento;
– defina as prioridades;
– estude o mercado;
– conte com apoio profissional.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático