De Olho no Câmbio #151: Política monetária e democracia no radar

O grande evento da semana foi a Cúpula da Democracia, que colocou no centro das análises novas tensões entre Ocidente (EUA) e Oriente (China, mas também Rússia). Desdobramentos diplomáticos e econômicos importantes devem ocorrer daí.No mais, tivemos uma semana marcada por decisão de política monetária no Brasil, passagem de bastão do governo na Alemanha e resultados fracos da atividade econômica no Reino Unido.

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

> Real vs Dólar
> Real vs Euro
> Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

O mercado reagiu em tom de aprovação ao avanço da PEC dos precatórios, mas especialmente, à decisão de aumentar a taxa de juros Selic no Brasil. Em função disso, tivemos uma semana de apreciação do Real frente ao dólar. 

Na próxima semana, conheceremos a decisão da taxa de juros dos EUA, do Reino Unido e Zona do Euro. Até o momento, as autoridades monetárias declararam que não há fundamentos para elevar os juros, uma vez que a inflação é passageira e a economia está fragilizada. 

Assim, em função da divergência de expectativas entre policy makers e mercado, provavelmente veremos o Dólar ganhar um pouco mais de força na próxima semana, revertendo o movimento acumulado até aqui.

Seguimos de olho.

Related posts

IGP-M avança 0,31% em abril

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?