Real x Euro

A grande notícia que ecoou na Europa foi o fim do governo da premiê alemã Angela Merkel, que ficou 16 anos no poder. Olaf Scholz, novo primeiro ministro, tomou posse e encerrou oficialmente a era Merkel na Alemanha

Scholz, político de 63 anos que já passou por muitas experiências políticas em sua carreira, já foi prefeito de Hamburgo e era ministro das Finanças justamente no governo de Angela Merkel.

Líder do Partido Social Democrata (SPD), Scholz venceu a votação no parlamento alemão que é resultado de meses de negociações entre partidos após a vitória apertada do SPD nas eleições federais de setembro. 

O fato do novo primeiro-ministro alemão ter sido parte do governo de Merkel pode indicar a manutenção das ações e políticas do governo. Contudo, a frágil coalizão que o alçou ao poder da maior economia europeia, bem como sua posição mais à esquerda podem indicar outra direção. 

Adicionalmente, esta semana o presidente francês Emmanuel Macron declarou que a União Europeia precisa repensar sua estrutura orçamentária e regras de resultado das contas públicas para encorajar o investimento pós-pandemia.

É sempre importante lembrar que, desde 2010, após a crise dos subprimes e a crise da dívida na própria Europa, que os países do continente se veem às voltas para retomar um crescimento mais pujante. Na atual conjuntura, promover o crescimento conforme o mundo busca superar a crise da Covid-19 é prioritário para o bloco.

Assim, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (6) cotado a R$6,3909. Na abertura desta sexta-feira (10), a cotação foi de R$6,3123. Portanto, uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 1,23%. 

Com relação ao dólar, a moeda europeia ganhou força de maneira muito sutil, quase ficando no zero a zero ao longo desta semana. A depreciação do Dólar foi de aproximadamente 0,08% frente ao Euro.

Confira no De Olho no Câmbio #151 a relação Real vs Dólar e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024