De Olho no Câmbio #156: Inflação permanece alta nos EUA

Esta foi uma semana de dados de inflação dos EUA que fortaleceram a posição de muitos investidores e a certeza de que o Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense) elevará as taxas de juros.

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos na Zona do Euro e Reino Unido sobre as principais moedas globais.

> Real vs Dólar
> Real vs Euro
> Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Como pudemos notar, o Dólar teve uma semana de perda de força, enquanto o Real, a Libra e o Euro ganharam força. O Real, em especial, ganhou força frente a todas elas, reflexo da maior propensão ao risco por parte de investidores.

Do ponto de vista do Dólar, o ponto central é a expectativa com os próximos passos da política monetária. Com o resultado da inflação, investidores aceitaram que a maior parte do endurecimento na conduta da política monetária do banco central dos Estados Unidos já está precificada.

Assim, na próxima semana, a agenda terá menos dados relevantes dos EUA, mas dados importantes vindos de China, Europa e Brasil. Conheceremos o PIB Chinês referente ao quarto trimestre e a decisão de política monetária deste início de ano.

Na Zona do Euro, conheceremos a inflação de dezembro e a decisão da taxa de juros por parte do Banco Central Europeu e, no Brasil, o Banco Central divulgará o desempenho do IBC-Br referente ao mês de novembro.

Com isso, podemos esperar uma semana mais amena para o Dólar, pautada pelas idas e vindas da política, mas potencialmente uma semana de continuidade da apreciação do Real. 

Seguimos de olho.

Related posts

Mercados aguardam primeira leitura trimestral do PIB americano em 2024

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril