De Olho no Câmbio #163: O conflito na Ucrânia persiste

Os novos capítulos do conflito ucraniano continuam pautando o movimento das moedas ao redor do mundo. Apesar disso, nesta semana mais curta para os brasileiros por conta do carnaval, o movimento do Dólar foi majoritariamente pautado pelo primeiro State of the Union de Joe Biden para o Congresso estadunidense. No mais, acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

> Real vs Dólar
> Real vs Euro
> Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Apesar da semana mais curta, o Real teve tempo suficiente para oscilar bastante e manter a trajetória de apreciação frente às demais moedas globais. Boa parte do movimento, vale reforçar, se justifica pela entrada mais forte de dólares no Brasil.

A título de comparação, segundo os dados do fluxo cambial informados pelo Banco Central, o volume de dólares que entraram no país no mês de fevereiro foi 324,7% maior do que o mês de janeiro e 45% maior do que o mês de fevereiro de 2021. A soma total de dólares que entraram no país em fevereiro é 3,4% maior do que o total do ano de 2021 inteiro.

Ou seja, é um volume bastante expressivo de dólares e que explica a velocidade e a intensidade da apreciação do Real. Neste sentido, enquanto durar o conflito ucraniano, a tendência deve se manter, exceto em caso de agravamento da guerra. Isso pode mudar a posição dos investimentos. Por fim, para a próxima semana devemos esperar a continuidade do movimento de fortalecimento do Real. 

Seguimos de olho.


Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024