De Olho no Câmbio #165: Alta de juros no Brasil e no mundo

Sem grandes surpresas, o Fomc/Fed, o Copom/Bacen e o MPC/BoE optaram pela elevação das taxas de juros. Com a continuidade do conflito na Ucrânia, o Banco Central Europeu, apesar de segurar as pontas com juros baixos, já deu a entender que também pode seguir esse movimento para tentar conter a inflação e evitar maiores problemas econômicos no futuro.

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Com a manutenção da atual conjuntura, o dólar deve permanecer orbitando de maneira levemente superior o patamar dos R$5,00. O que pode mudar esse jogo, ao que tudo indica, é a escalada no conflito entre Ucrânia e Rússia e alguma guinada na política monetária dos países desenvolvidos para enfrentar a inflação.

Nesse contexto, o real acompanha o ritmo da economia global e segue oscilando de acordo com o calendário econômico que, por sinal, estará mais enxuto na próxima semana. O dado mais relevante no radar é o IPCA-15, índice antecedente da inflação no Brasil. 

O índice deve revelar o impacto da alta nos preços dos combustíveis da última semana e, portanto, pode não trazer grandes mudanças no câmbio. Ainda assim, levando em consideração o ritmo e o volume de entrada de recursos no país, pode ser que vejamos alguma apreciação do real em função de movimentos especulativos com títulos atrelados à inflação.

Seguimos de olho. 

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024