As principais diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos (EUA)

Para não se sentir desconfortável ou até mesmo ofender os cidadãos norte-americanos, é essencial saber o básico sobre as diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos. Algo que pode ser normal ou corriqueiro para a gente, nos EUA pode significar até mesmo implicações com a justiça.

Seja para apenas viajar ao exterior, seja para fazer uma faculdade nos EUA, trabalhar ou abrir um negócio, esse conhecimento é fundamental. Pensando nisso, fizemos uma lista com 10 diferenças de costumes entre os dois países. Confira!

Quais são as principais diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos?

As principais diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos se referem ao idioma, à afetividade, alimentação, maneira de chamar os outros e pagamento de gorjetas. Ainda tem questões legais (como a maioridade e o consumo de bebidas), educacionais, salariais e de entretenimento. Tudo isso se reflete no relacionamento de umas pessoas com as outras.

Cabe ressaltar que, em um país imenso como os Estados Unidos, as leis, as regras e a cultura podem mudar conforme a região, as cidades e os estados. Sabendo disso, vale se inteirar antes de desembarcar em qualquer destino americano.

1. Os brasileiros são mais afetivos do que os americanos

Os brasileiros são conhecidos por serem um povo muito caloroso e afetivo. É normal fazer amizade com desconhecidos, pois se conserva na essência o costume de puxar conversa facilmente.

Nos Estados Unidos, os norte-americanos prezam pelo seu espaço e individualidade. Isso porque são mais fechados. Nem mesmo as despedidas com abraços e beijos no rosto são comuns.

Ao conhecer alguém, na saudação, o mais usado é um simples aperto de mão. Além disso, evite assuntos polêmicos ou pessoais com quem ainda está conhecendo. Tenha esses hábitos com quem já é amigo de verdade, respeitando as diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos.

2. Os americanos comem muito mais fast food e enlatados do que os brasileiros

As diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos são notáveis, especialmente na culinária. Nos EUA, fast foods e alimentos enlatados são prevalentes, ao contrário do Brasil, onde a gastronomia é marcada por comidas típicas e regionais, como o arroz com feijão e pratos como o tacacá no norte e o churrasco no sul. 

Nos EUA, muitos ingredientes são importados, comprometendo o frescor dos alimentos, e a maioria das refeições é pré-preparada devido à rotina acelerada. Embora os fast foods sejam comuns, há uma variedade de opções culinárias em todo o país, inclusive estabelecimentos que oferecem cozinha brasileira.

3. Os americanos costumam se chamar pelo sobrenome

Em ambientes formais nos EUA, é comum usar sobrenomes e seguir protocolos rigorosos, especialmente no contexto profissional. Isso pode ser diferente do Brasil, onde o tratamento é geralmente mais informal. É importante manter essas diferenças em mente ao interagir com pessoas desconhecidas, em ambientes educacionais ou de trabalho, para evitar situações constrangedoras.

Em universidades, é esperado que os alunos tratem os professores com sobrenomes e nunca pelo primeiro nome, como sinal de respeito. Da mesma forma, chamar uma pessoa mais velha pelo primeiro nome nos EUA pode ser considerado falta de respeito. O correto é usar “Mr.” para homens, “Mrs.” para mulheres casadas e “Ms.” para mulheres em geral. 

4. Os americanos têm o costume de deixar gorjeta para prestadores de serviço

Uma das principais diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos está na gorjeta. Ao contrário do Brasil, em que a gorjeta é vista como algo opcional, nos Estados Unidos, espera-se que ela seja paga conforme a satisfação pelo serviço prestado. É uma forma de gratificar e motivar o prestador.

A prática até vem se tornando comum em alguns restaurantes brasileiros. No entanto, ela funciona de maneira diferente, pois é acrescentada ao valor do serviço, geralmente, 10%. Além disso, tende a ficar com o estabelecimento, que pode repassar a quem fez o atendimento, dividir o valor total entre os colaboradores ou ficar com o dinheiro.

Nos EUA, a gorjeta também é um indicador da qualidade. Isso porque, quando o serviço não agrada, o cliente simplesmente não paga a gorjeta. É praticamente uma regra deixar gorjeta para garçons e taxistas, por exemplo.

Por isso, sempre tenha um valor a mais no bolso, pois, se você não pagar a gorjeta, a pessoa vai entender que você sentiu insatisfação com o serviço.

5. A maioridade dos americanos é progressiva, enquanto a dos brasileiros não tem distinção de faixa etária

Nos EUA, a maioridade é progressiva. Aos 16 anos, os jovens são legalmente responsáveis por crimes graves, votam, tiram carteira de motorista e podem ser interrogados pela polícia sem um responsável presente. Aos 18 anos, são considerados plenamente adultos, assumindo responsabilidade legal por seus atos. Já aos 21 anos, ganham permissão para frequentar casas noturnas e consumir bebida alcoólica. No Brasil, a maioridade é alcançada aos 18 anos sem distinção de fases. 

As famílias nos EUA frequentemente esperam que os jovens deixem o lar aos 18 anos para ingressarem na faculdade, incentivando independência precoce. No Brasil, isso pode ocorrer mais tarde, especialmente para jovens do interior que vão estudar nas capitais. Essa é uma das principais diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos.

6. O sistema de saúde americano é predominantemente privado

O sistema de saúde nos Estados Unidos é predominantemente privado, com os indivíduos geralmente responsáveis por pagar pelos serviços médicos. No Brasil, o sistema de saúde é uma mistura de público e privado, com um sistema público universal, o SUS (Sistema Único de Saúde), que oferece atendimento gratuito ou subsidiado.

7. As escolas públicas americanas têm melhor estrutura do que as brasileiras

As escolas públicas nos EUA diferem das brasileiras em estrutura, metodologia e qualidade de ensino. A seleção é baseada na localização do aluno, ao contrário do Brasil, em que a escolha da escola é independente da residência. O transporte escolar é gratuito se a distância for superior a dois quilômetros, ao passo que no Brasil é uma exceção.

As escolas públicas nos EUA oferecem atividades extracurriculares e não exigem uniformes. Embora haja escolas privadas, elas não são priorizadas, muitas vezes consideradas de qualidade inferior às públicas.

Nos EUA, o sistema educacional é estruturado em pré-escola (2 anos), ensino fundamental (até 6 anos), ensino médio (3 anos), e a admissão na universidade é baseada em exames como o SAT, além de outros critérios. No Brasil, o ensino fundamental dura 9 anos, seguido pelo ensino médio de 3 anos, e a entrada na universidade ocorre por meio do Enem e do vestibular.

8. Os americanos recebem o salário por hora trabalhada

As leis trabalhistas dos EUA se diferem do Brasil, sendo uma das principais diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos. Enquanto no Brasil é comum receber um salário fixo mensal, nos EUA a remuneração é baseada nas horas trabalhadas e acordada entre empregado e empregador. O pagamento pode ser semanal, quinzenal ou mensal, e horas extras só são pagas após 40 horas de trabalho semanais.

As férias remuneradas são facultativas. Alguns estados exigem de 5 a 15 dias de descanso, deixando o restante a critério do empregador. Essas diferenças são importantes ao procurar emprego nos EUA como brasileiro.

9. Em alguns lugares dos EUA, há horário limite para as festas

Enquanto no Brasil as comemorações rompem a madrugada, em muitos lugares nos Estados Unidos as festas começam por volta das 18h e encerram logo após as 22 horas.

As famosas baladas nos Estados Unidos são bem diferentes das brasileiras, apesar dos ambientes serem semelhantes, com muita música, bebidas e pessoas bem vestidas. Vale ressaltar que um motivo para isso é a proibição da venda de bebidas alcoólicas entre as 2h e 6h em muitos estados.

Ainda tem diferenças nas festas infantis. Elas costumam ser feitas fora da casa do aniversariante e, na maioria das vezes, vão poucos adultos. O foco são os amigos, que vão brincar no trampolim, na cama elástica, na piscina de bolinhas etc.

10. Os americanos seguem as leis e regras com rigor

O jeitinho brasileiro às vezes consegue ajustar e se sobressair às normas e regras, mas nos Estados Unidos é muito diferente. Os americanos costumam ser corretos e seguir com rigidez as leis, não importa o que seja. Essa é uma das importantes diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos.

É muito importante que as pessoas que pretendem visitar os EUA saibam desse ponto para evitar transtornos com autoridades, implicações legais e comprometimento de todos os objetivos da viagem.

Como a cultura dos Estados Unidos influencia o Brasil atualmente?

A cultura dos Estados influencia o Brasil atualmente por meio do entretenimento e dos hábitos de consumo, já que são os maiores produtores de músicas, filmes e meios de comunicação. 

Por isso, mais do que analisar as diferenças culturais entre Brasil e EUA, é fundamental entender o impacto. Especialmente porque os norte-americanos influenciam vários países do mundo, até mesmo tendo criado o American way of life.

Influência dos EUA no entretenimento dos brasileiros

A influência dos EUA no entretenimento dos brasileiros é bem visível devido às redes sociais, serviços de streaming, filmes e seriados. Tanto é que muitas produções nacionais começaram a sair do estilo novela (tradicional no Brasil) e passaram a ser montados no modelo de séries, com uma duração maior e várias temporadas.

Muitos brasileiros chegam a começar a aprender inglês justamente com o consumo de músicas, filmes e seriados americanos. Isso também se reflete na apropriação de termos em inglês no linguajar do nosso país, como feedback, mindset etc.

De toda forma, o Brasil continua tendo uma produção de entretenimento forte, mas que compartilha o espaço com a americana.

Influência dos EUA nos hábitos de consumo dos brasileiros

A influência dos EUA nos hábitos de consumo brasileiros é marcante, refletindo-se na adoção de eventos como a Black Friday americana e na importação de produtos americanos. Essa influência histórica, enraizada desde a Doutrina Monroe com o lema “A América para os americanos”, visa reduzir a concorrência europeia e promover o estilo de vida americano.

De maneira mais forte, importamos a cultura da Black Friday americana (que já se tornou Black November). Sem contar que a importação de produtos dos EUA é outra atitude que muitos brasileiros têm.

Certamente, você já teve algum tipo de contato com os costumes e tradições americanos, mesmo que seja por meio de filmes e séries — é muito perceptível que existem estranhezas, tanto para brasileiros quanto para americanos.

As diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos são muito relevantes e é essencial conhecê-las. Por isso, pesquise bastante para saber respeitar todas as regras — assim, a adaptação a uma cultura totalmente diferente será muito mais fácil.

Curtiu saber as principais diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos? Aproveite e confira mais dicas úteis seguindo a Remessa Online nas redes sociais: Instagram, YouTube, Facebook, X (antigo Twitter) e LinkedIn.

Resumindo

Quais são as principais diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos?

As principais diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos se referem ao idioma, à afetividade, alimentação, maneira de chamar os outros e pagamento de gorjetas. Ainda tem questões legais (como a maioridade e o consumo de bebidas), educacionais, salariais e de entretenimento. Tudo isso se reflete no relacionamento de umas pessoas com as outras.

Quais elementos da cultura dos Estados Unidos podem ser observados no Brasil?

– Entretenimento.
– Consumo.
– Economia.
– Tecnologia e comunicação.
– Alimentação.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada