Economia de Escala: o que é e as vantagens para as empresas

O objetivo da economia de escala é reduzir custos aumentando o volume de bens.

O universo do empreendedorismo e da gestão de negócios é repleta de conceitos fundamentais, como a economia de escala. Embora seja um conceito relativamente simples, ainda podem surgir dúvidas sobre como o modelo funciona em diferentes empresas.

Continue sua leitura para entender o conceito e como isso pode ajudar até mesmo empresas que trabalham com operações internacionais. 

O que significa economia de escala?

A economia de escala visa reduzir custos à medida que a produção aumenta, permitindo fazer mais com menos. Esse conceito se aplica não apenas à produção industrial, mas também a empresas de serviços. Com uma gestão eficiente, isso pode gerar uma vantagem competitiva. 

O que é economia de escala – exemplo?

Por exemplo, no desenvolvimento de um novo programa, aplicativo ou jogo, há um gasto alto inicialmente, mas após a implementação e lançamento, o custo é diluído e o ganho final se torna proporcionalmente muito maior que o valor inicialmente investido.

Deseconomia de escala

A deseconomia de escala é o aumento da produção eleva o custo médio, tornando o retorno não escalável. Nesses casos, o retorno não é escalável por conta do custo elevado de produção.

Isso pode ocorrer devido a modelos de trabalho estagnados, baixa produtividade, falta de investimento em tecnologia e ineficiências operacionais, como desperdício de insumos ou problemas de gestão.

Economia de escala x Economia de escopo: qual a diferença?

Uma característica da economia de escala é considerar o custo médio por unidade x o volume produzido. Já a economia de escopo ocorre quando existe redução do custo médio pelo resultado da produção conjunto de mais de um serviço ou produto. 

Por exemplo, a economia de escala busca tornar o custo médio por unidade menor, enquanto na economia de escopo a economia está em produzir mais de um produto por vez.

Quais os tipos de economia de escala?

De maneira geral, existem dois tipos de economia em escala: a interna, que diz respeito a aspectos internos da empresa, e a externa, que é resultado de ações fora da empresa. Entenda as diferenças entre elas:

Interna

Para ser considerada uma economia de escala interna, uma empresa deve obter ganhos de escala independentemente do mercado e da indústria. Isso significa que a empresa pode reduzir seu custo médio e aumentar a produção. 

A economia de escala ocorre no ambiente corporativo quando aumenta a eficácia do negócio.

A economia em escala interna pode acontecer, por exemplo, quando uma empresa começa a produzir em larga escala, contrata profissionais especializados e, por esses motivos, aumenta a eficiência do seu negócio. Além disso, investir em tecnologia para aumentar a produção também pode diminuir o custo médio a longo prazo.

Externa

Já a economia de escala externa diz respeito aos resultados de ações fora da empresa, ou seja, não se trata dos esforços internos da companhia, mas de fatores externos.

Quanto maior for a empresa, maior será a sua influência no mercado e, consequentemente, mais acentuada se torna a economia externa. Um exemplo disso é a isenção de impostos oferecida a certas empresas devido à sua influência na indústria.

Qual é o objetivo da economia de escala?

O objetivo é reduzir custos aumentando o volume de bens que produz. Dessa forma, os custos médios de produção são reduzidos à medida que a quantidade produzida aumenta. 

Assim, as empresas produzem mais unidades de um produto ou serviço com um custo menor por unidade, aumentando sua eficiência e lucratividade.

Quando a economia de escala se encaixa no modo de produção?

A economia de escala se encaixa nos modos de produção a partir do momento que existe uma grande demanda no mercado por um determinado produto. 

Ou seja, não é possível praticá-la quando os produtos produzidos não são tão procurados, pois assim, por mais que o custo para produção do produto diminua, a empresa só ficará com um estoque gigante do qual não consegue se livrar.

No entanto, não se resume a esperar por aumento na demanda porque as empresas devem investir para estimular o crescimento da demanda, como por meio de ações de marketing e publicidade. 

Quando essas ações são bem-sucedidas e a demanda real aumenta, a empresa pode implementar a economia de escala em sua produção, evitando excesso de estoque e garantindo que os produtos sejam vendidos completamente.

Exemplos

Confira alguns exemplos de economia de escala:

Companhias elétricas

Companhias elétricas e de geração de eletricidade são um exemplo claro. Por exemplo, o uso de geradores reduz o custo por unidade de produção, aumentando a eficiência. Optar por um gerador grande em vez de vários pequenos é vantajoso, pois isso diminui os custos de manutenção e, portanto, impulsiona a produtividade.

Indústrias de software

Empresas que desenvolvem software, como plataformas e aplicativos, tem como maior custo envolvido no processo o desenvolvimento do sistema. A produção e distribuição das cópias dos programas, especialmente hoje em dia, com a internet, tem um custo muito menor.

Por isso, nesse caso, quanto mais produtividade a empresa tiver ao criar softwares, menor será o custo médio de produção, pois a oferta para o mercado será maior.

Empresas de logística

Empresas de logística também usam bastante a economia em escala, principalmente porque o transporte de mercadorias envolve um alto custo de maneira geral.

Uma empresa de logística que trabalhe com caminhões não obtém vantagem nenhuma ao enviar uma carga pequena. Nesse caso, ela está perdendo dinheiro.

Entretanto, quando ela aproveita todo o espaço e peso disponíveis para a carga no seu veículo, ela tem custos menores por unidade.

Outro exemplo são as rotas utilizadas pelas empresas de logística, especialmente nas entregas para cidades. Planejar rotas eficientes, como agrupar entregas por bairro ou região, reduz os gastos com combustível, diminui os custos gerais e melhora a produtividade.

Quais as principais vantagens da economia de escala?

Confira a seguir as principais vantagens:

Redução de custos de produção

A maior vantagem é a redução dos custos de produção. Ao aumentar a escala de produtividade da empresa, é possível diminuir o custo por unidade e, assim, obter mais lucro na hora de vender.

Possibilidade de oferecer preços mais competitivos

Uma vantagem derivada da redução dos custos por unidade. Essa redução permite oferecer preços mais competitivos, igualando-se aos concorrentes e sem afetar o fluxo de caixa da empresa.

Por exemplo, se a sua empresa está enfrentando uma concorrente que oferece preços mais atrativos, através da economia de escala é possível igualar o seu preço ao dos concorrentes.

Aumento da produtividade

Outra vantagem é um aumento considerável na produtividade da sua empresa. Ao apostar na economia em escala, é possível aumentar consideravelmente os níveis de produção e, assim, conseguir atender mais pessoas.

O aumento da produtividade é uma das principais vantagens que a economia de escala oferece.

Redução de outros gastos

A economia de escala não apenas diminui os custos de produção, mas também pode afetar positivamente outras áreas da empresa, como campanhas de marketing, controle financeiro e despesas de distribuição de produtos.

Então, como fazer economia de escala? 

Para conseguir implementá-la em sua empresa ou modelo de negócio, é necessário ter um controle financeiro e de processos bastante claro, para conseguir identificar onde é possível promover reduções de custo para uma produção escalável, de qualidade e mais econômica.

Algumas dicas práticas incluem:

  • Investir em recrutamento, tecnologia e melhores máquinas agiliza os processos.
  • Padronizar processos possibilita produção rápida e econômica.
  • Investir em treinamento e processos é crucial para evitar erros e desperdícios.
  • Uma equipe bem treinada e com funções claras reduz o custo médio de produção, mas pode ser desafiador para pequenas empresas lidarem com questões de gestão de pessoal e processos.

Conclusão

De modo geral, a economia de escala é mais usada por empresas que possuem um produto ou serviço já consolidado e desenvolvido, mas mesmo que você esteja começando a empreender agora, é importante saber como funciona para se preparar para essa mudança no futuro ou para encontrar opções mais interessantes.

Gostou desse artigo? Então veja também como criar um plano de negócios para sua empresa e se destacar no mercado. 

Perguntas frequentes

O que é economia de escala?

A economia de escala visa reduzir os custos à medida que a produção aumenta, permitindo fazer mais com menos. Isso se aplica tanto à produção industrial quanto a empresas de serviços.

Quais são os tipos de economia de escala?

Existem dois tipos: interna, relacionada a melhorias internas na empresa, e externa, resultando de fatores externos, como a influência no mercado.

Qual é o objetivo da economia de escala?

O objetivo da economia de escala é reduzir custos aumentando o volume de produção, tornando os custos médios menores à medida que a quantidade produzida aumenta, elevando também os lucros.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático