Como calcular e controlar o fluxo de caixa da sua empresa

O sonho de todo empresário e administrador de empresas é ter um fluxo de caixa positivo. Entretanto, acompanhar o dinheiro que entra e sai da empresa não é tão simples quanto parece. Você sabe como calcular o fluxo de caixa?

Essa é uma tarefa crucial para o sucesso de um negócio. O processo ajuda a tomar melhores decisões e a manter as contas no azul. Diante disso, é fundamental estudar sobre o assunto e organizar as rotinas corporativas para controlar o fluxo de recursos na empresa.

Para ajudar você e tornar o controle das finanças ainda mais fácil, preparamos este artigo. Aqui, você vai aprender o que é fluxo de caixa, como calculá-lo e ainda vai conferir as principais dicas para fazer um controle mais eficiente.

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é a soma de todo o dinheiro que entra e sai da empresa em determinado período. É por meio dele que o administrador consegue visualizar como o dinheiro está sendo gasto e identificar qual é a margem de lucro do empreendimento.

A importância de se manter um bom controle de fluxo de caixa reside em entender quais são as despesas e as receitas. Assim, é possível melhorar o gerenciamento financeiro de qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

De forma simples, o fluxo de caixa de uma empresa é semelhante a um orçamento doméstico. Ao não saber seus gastos e recebimentos, as chances de se adquirir dívidas ou inadimplências são maiores.

É preciso controlar o pagamento de fornecedores e funcionários, acompanhar o recebimento de clientes etc. Portanto, diante do grande volume de movimentações financeiras, o acompanhamento do fluxo que entra e sai é fundamental.

Qual é a importância do fluxo de caixa na empresa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta fundamental, pois traz dados essenciais para uma boa gestão financeira da empresa. Por exemplo, ele permite identificar se existem pendências financeiras, se há recursos para investir ou se é preciso fazer ajustes. A intenção é garantir dinheiro suficiente para honrar os compromissos do negócio.

Ele ainda ajuda a evitar problemas como endividamento e outras dificuldades que podem impedir a continuidade do negócio. Por fim, ele é fundamental para o controle contábil da empresa. Assim, o fluxo influencia no cumprimento de obrigações fiscais, trabalhistas e outros compromissos que devem ser observados pelos gestores.

Como se calcula o fluxo de caixa?

O cálculo de fluxo de caixa é um processo simples, que pode ser feito por meio de sistemas automatizados ou planilhas para ficar ainda mais fácil. É possível também fazer por uma fórmula padrão: FCO = EBIT – IR + Depreciação

Para isso, basta separar os dados financeiros de sua empresa em um período específico e seguir os passos:

  1. anote todas as receitas e despesas;
  2. some todas as receitas;
  3. some todos os gastos;
  4. subtraia o valor dos gastos do total de receitas;
  5. agora, você tem seu cálculo operacional. 

Vale mencionar que os dados utilizados para realizar essa conta devem considerar todas as receitas e as respectivas despesas da empresa. Assim, será possível obter uma projeção de fluxo de caixa mais exata.

Quais são os tipos de fluxo de caixa?

São diversos os tipos de fluxo de caixa que podem ser utilizados na gestão de uma empresa. Com o operacional sendo o tipo mais simples de fluxo, existem ainda outros para serem considerados. Confira a seguir!

1. Fluxo de caixa operacional

O fluxo de caixa operacional considera apenas movimentações relacionadas à atividade-fim da empresa. Ou seja, investimentos recebidos, pagamentos de linhas de crédito e outros valores do tipo não são considerados.

Na prática, ele tem como principal finalidade entender os resultados da empresa, considerando apenas o seu fluxo de operações.

2. Fluxo de caixa direto

O método de caixa direto registra os recebimentos da empresa, apresenta o montante bruto obtido pela empresa e não contabiliza descontos efetuados.

A finalidade desse tipo de fluxo é garantir um controle diário das informações do negócio, facilitando a visualização das movimentações financeiras. Ele observa apenas os recebimentos e pagamentos, conforme a natureza da informação e categoria determinada. 

3. Fluxo de caixa indireto

O fluxo de caixa indireto não trabalha as entradas e saídas, seu foco reside nas questões contábeis. Elas estão relacionadas ao balanço patrimonial e à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

O fluxo indireto considera todas as movimentações financeiras, além de descontos, amortizações, depreciações e demais questões que influenciam as finanças corporativas. O modelo é mais trabalhoso, mas tende a ser feito com menos frequência e traz uma visão mais exata da realidade financeira da empresa.

4. Fluxo de caixa projetado

O fluxo de caixa projetado faz projeções a respeito da situação financeira da empresa no futuro. Para tanto, ele considera as contas a pagar e a receber, e identifica como devem acontecer as entradas e saídas financeiras.

Assim, ao utilizar os dados passados e confirmar com o projetado, a empresa pode fazer um planejamento estratégico, antecipar problemas e tomar decisões mais acertadas.

5. Fluxo de caixa livre

O fluxo de caixa livre identifica os recursos que ficam livres para a empresa e medem a geração de caixa da empresa. Para tanto, ele desconta os custos dos recursos disponíveis e reconhece o quanto sobra após todos os pagamentos devidos pelo negócio.

6. Fluxo de caixa descontado

O fluxo de caixa descontado mostra o valor presente das movimentações futuras do empreendimento. Parece complicado, mas é simples. Para entendê-lo, pense na inflação e na mudança dos preços com o tempo. Se você tem um planejamento financeiro para os próximos anos, precisa considerar esses movimentos.

Assim, ao fazer o fluxo de caixa descontado, aplica-se uma taxa de desconto a partir de estimativas econômicas e seus resultados. O objetivo é entender o valor presente de determinada operação. Ele pode ser considerado para projetar crescimento, avaliar a viabilidade de investimentos, entre outros.

Como controlar o fluxo de caixa?

Empresas com um bom controle de fluxo de caixa podem realizar seus investimentos tranquilamente. Elas ainda conseguem se planejar para o futuro ao buscar linhas de créditos para a sua empresa

Veja, a seguir, algumas dicas para manter o controle do seu fluxo de caixa.

1. Descubra seu saldo

A primeira coisa a ser feita é somar o saldo de todas as contas bancárias da empresa. É necessário também considerar outros ativos financeiros disponíveis para, assim, descobrir quanto exatamente existe em caixa.

2. Anote as entradas e saídas de dinheiro

A anotação das entradas e saídas pode ser feita em uma planilha diária, semanal ou até mesmo mensal. Outra possibilidade é utilizar um software financeiro empresarial, que trará mais funcionalidades e automatização para a tarefa. 

É fundamental que todas as receitas e os gastos da empresa sejam devidamente computados. Vale lembrar que pagamentos parcelados devem aparecer nesse controle. Assim, fica mais fácil projetar o fluxo de caixa.

3. Calcule o saldo operacional

O cálculo do saldo operacional da sua empresa é possível, uma vez que todas as receitas e despesas são reconhecidas. Ainda é plausível identificar os saldos de outros tipos de fluxo de caixa, como o livre, o projetado, o direto e o indireto. Tudo depende do objetivo da análise.

4. Apure o saldo do período

Para apurar o saldo do período, basta subtrair o valor do saldo operacional do saldo inicial. Assim, você conseguirá entender o desempenho da empresa no prazo analisado. Essa é uma prática importante para análise de resultados.

Receba pagamentos do exterior com a Remessa Online

Manter um bom controle de fluxo de caixa permite que gastos desnecessários sejam reduzidos. Um deles pode ser nas despesas com o envio e o recebimento de dinheiro para o exterior.

Uma maneira de conseguir realizar suas transferências internacionais de forma mais econômica, segura e fácil, é por meio da plataforma digital brasileira Remessa Online. Somos credenciados pelo Banco Central do Brasil e todas as transações são criptografadas, garantindo a segurança dos dados da sua empresa.

Além disso, a Remessa Online possui taxas menores do que as cobradas pelos bancos tradicionais. A plataforma usa a taxa de câmbio comercial para converter as moedas, sem a adição de nenhuma outra taxa. Para aproveitar todas essas vantagens, basta criar a sua conta gratuitamente no site da Remessa Online.

Agora que você já sabe mais sobre como calcular o fluxo de caixa na empresa e a importância dessa ferramenta, pode organizar a gestão. Dessa forma, as decisões envolvendo as finanças corporativas se tornam mais simples e aumentam as chances de acerto. Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Remessa Online para mais dicas de como gerenciar melhor a sua empresa!

Resumindo

O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é o registro das movimentações financeiras de uma empresa. Ele auxilia no controle das finanças e na identificação de recursos disponíveis para o planejamento estratégico dos negócios.

Como calcular o fluxo de caixa?

A forma mais comum de calcular o fluxo de caixa é subtrair as despesas das receitas e, assim, identificar o montante disponível. Porém, existem outros modelos de cálculo, a depender do tipo de fluxo de caixa.

Quais são os tipos de fluxo de caixa?

Os fluxos de caixa disponíveis são:
1. fluxo de caixa operacional;
2. fluxo de caixa direto;
3. fluxo de caixa indireto;
4. fluxo de caixa projeto;
5. fluxo de caixa livre;
6. fluxo de caixa descontado.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático