Eleição para presidência da Câmara dos Deputados e os possíveis impactos para o mercado

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados causa forte impacto na política e no mercado. O presidente da Câmara é responsável por definir as pautas que serão votadas e definidas no plenário. Por esse motivo, é de interesse do presidente da República que essa posição esteja alinhada com os seus interesses. 

Pensando no momento atual, em que muitos deputados pedem o impeachment de Jair Bolsonaro, ter um aliado à frente da Câmara pode ser decisivo. Não só para a continuidade do mandato, mas principalmente para que as pautas do presidente sejam colocadas em votação.

Neste artigo, você vai entender quais são os possíveis impactos da eleição da Câmara dos Deputados para o mercado!

A quem interessa a presidência da Câmara dos Deputados

A presidência da Câmara dos Deputados interessa a todos na política, no mercado e deveria interessar a sociedade civil também. O presidente da Câmara tem papel fundamental no direcionamento da política.

Para Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, ministro da economia, o presidente da câmara pode impedir as articulações do governo. Além de barrar as votações que ambos buscam desde o início do mandato, como o ajuste fiscal, a autonomia do Banco Central, as privatizações e as reformas.

Isso sem falar nos pedidos que podem ser colocados em votação e prejudicam o governo, como a continuação do auxílio emergencial e pelo impeachment do presidente. 

Quem vai definir a votação?

A eleição do novo presidente da Câmara de Deputados está nas mãos dos deputados do centrão. O candidato apoiado por Maia, Baleia Rossi (MDB-SP), recebe apoio do do DEM, do PSDB, do MDB e PT. 

Enquanto o candidato apoiado por Bolsorano é apoiado pelos deputados do PP, do PL, do PSD, e do Solidariedade e do Avante. Para ganhar a eleição, o candidato tem que conquistar os votos do PSL, Republicanos, PTB e Pros. Além das legendas com poucos parlamentares, como o Podemos, o PSC, o Cidadania, o Novo e o Patriota, que reúne outros 41 votos.

Os impactos da presidência da Câmara dos Deputados para o mercado

Existe uma expectativa para que o Congresso vote um conjunto de medidas que podem afetar o lucro das empresas e ter forte impacto no mercado, pois vai ajudar a destravar os investimentos. Além das reformas “emergenciais”, que promentem reduzir a remuneração do setor público.

No lado da sociedade civil, a expectativa é para que a Câmara assuma um papel reformista, aprovando medidas que ajudem a economia a crescer. A nova liderança do Executivo será fundamental para atrair mais investidores e expandir a economia.

Ainda não sabemos o que vai acontecer, mas estaremos por aqui acompanhando tudo de perto.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024