O que é Endomarketing? Descubra como engajar seus colaboradores

Existem muitas opções para melhorar a interação e o relacionamento com a sua equipe: o endomarketing é uma delas!

Um trabalhador motivado pode ser de 13% a 33% mais criativo e produtivo do que um colaborador desmotivado. De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, pessoas felizes mostram maior energia e dinamismo em suas tarefas de trabalho, o que leva a mais eficiência nas empresas.

Funcionários felizes visualizam o lado bom dos problemas ou incidentes que surgem no local de trabalho. Da mesma forma, um ambiente agradável permite que os indivíduos tenham relacionamentos pessoais positivos, controle e autonomia, desenvolvam sua criatividade, alcancem objetivos e, portanto, haja equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Sendo uma das ferramentas do marketing, o endomarketing ajuda a melhorar a imagem da empresa para uma equipe motivada e reduzir a rotatividade de pessoas. Nem toda empresa tem os mesmos salários ou possibilidades motivacionais que o Google ou outras grandes empresas estabelecidas. 

Ainda assim, existem muitas maneiras de fazer a equipe se sentir integrada e feliz dentro da empresa. Continue a leitura e descubra!

O que é endomarketing?

O termo endomarketing, que significa marketing interno, diz respeito a um tipo de marketing realizado por uma série de ferramentas e ações desenvolvidas com o objetivo de conscientizar, informar e motivar os colaboradores da própria empresa.

Esses tipos de ações contribuem para motivar e comprometer os colaboradores, criando neles uma imagem positiva da organização. Imagem essa que posteriormente será transferida para o exterior, principalmente aos consumidores.

O pressuposto básico é que ao informar bem o cliente interno e fazê-lo sentir-se bem com a organização e com seus produtos e serviços, será mais fácil criar uma opinião favorável no cliente externo.

Quais são os benefícios do endomarketing?

São muitas as vantagens ligadas ao Endomarketing, confira as principais a seguir:

  • aumento da produtividade: os colaboradores estão alinhados com os valores e propósitos da empresa, com isso, trabalharão mais motivados e aumentarão a lucratividade do negócio;
  • lealdade no trabalho e diminuição da rotatividade: se for criado um espaço de trabalho agradável, o que se consegue é que o colaborador se sinta confortável e confiante de que pode se desenvolver como profissional. Ajuda o gestor a compartilhar objetivos com a empresa e motiva o time a continuar agregando valor com o qual você pode crescer com ela;
  • atração de talentos qualificados: as empresas que decidem apostar nos seus funcionários conseguem atrair os perfis mais qualificados;
  • feedback e promoção de novas ideias: se os seus colaboradores sentirem que estão em uma empresa que valoriza seu trabalho, estarão mais dispostos a se envolver e compartilhar seu ponto de vista sobre as coisas;
  • melhora na comunicação interna: no local onde o endomarketing é praticado, existe muito mais fluidez na comunicação entre áreas, assim como a tranquilidade da equipe com as informações passadas pelo RH;
  • qualidade do trabalho e resultados obtidos: os funcionários se sentem parte dos objetivos da empresa e trabalham mais para alcançá-los.

Como implementar um plano de endomarketing?

Para implementar um plano de endomarketing na empresa, é preciso seguir quatro etapas diferentes. A primeira delas é definir quem vai ser responsável por isso.

Nas grandes multinacionais, há departamentos completos de marketing interno ou comunicação a cargo delas. No entanto, geralmente é um trabalho conjunto de recursos humanos com marketing em pequenas e médias empresas.

Uma vez estabelecidos os responsáveis, é necessário analisar os elementos internos e externos, identificar os pontos fortes e fracos da empresa, definir um plano de endomarketing e, posteriormente, mensurar os resultados.

Análise de elementos externos

Esse geralmente é o erro mais comum quando se trata de marketing interno. Uma empresa não é um compartimento selado e fechado sem influências externas.

Por isso, o primeiro passo é analisar o que está acontecendo no setor. É fundamental saber quais os salários que outras empresas pagam, os benefícios dos funcionários, se eles têm remuneração flexível e outros aspectos semelhantes.

Identificar os pontos fortes e fracos da empresa

Tão importante quanto ter clareza sobre o que acontece fora da empresa é saber o que está acontecendo dentro dela. Os funcionários estão satisfeitos? O que eles estão perdendo? Quais são os nossos pontos de valor acrescentado?

Nesse sentido, as pesquisas de satisfação dos colaboradores são os principais aliados. Lembre-se de que eles devem ser anônimos e não deve haver retaliação se os resultados não forem os esperados.

Ainda, vale também entender o que está sendo bem realizado. Em muitas ocasiões, há ações de endomarketing que não exigem sequer um desembolso de dinheiro. Ao contrário, pode trazer um retorno essencial em saúde ocupacional, produtividade e motivação.

Estabeleça um plano de endomarketing

O plano de endomarketing ou plano de marketing interno é o documento em que serão estabelecidos objetivos e medidas para melhorar as fraquezas detectadas ou melhorar os pontos fortes da empresa.

Por exemplo,  se detectarmos que as decisões são sempre verticais e os funcionários não sentem que estão sendo levados em consideração, os círculos de qualidade podem ser implementados.

Caso os salários estejam abaixo da média do setor e não houver liquidez suficiente para aumentá-los, outros benefícios como home office, horário flexível ou remuneração flexível podem ser estabelecidos.

Quaisquer que sejam as medidas, o importante é defini-las como objetivos SMART: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e em um período completo.

Não se trata de “criar um ambiente de trabalho melhor”, mas, por exemplo, “melhorar a percepção do ambiente de trabalho em 30% este ano”. Para isso, serão realizadas (e desmembradas) as diferentes ações ou atividades de sensibilização.

Como você mede um ponto como no anterior? Bem, com a pesquisa de satisfação dos funcionários.

Avalie os resultados e aja de acordo

Como mencionamos no ponto anterior, medir os resultados é essencial. Não adianta fazer esforços organizacionais e financeiros para melhorar a satisfação dos funcionários se não estivermos monitorando sua operação.

Todas as medidas devem ser seguidas para ver quais os resultados que tiveram e, posteriormente, agir em conformidade.

Caso uma medida não tenha funcionado, é preciso verificar o que falhou e buscar solucionar o problema. Se funcionar, pode ajudar a acertar a tecla para outras medições.

Também é importante não contar vitória apenas porque uma ação deu certo. A empresa deve continuar evoluindo porque os concorrentes também evoluirão. Então, novas oportunidades devem ser criadas com frequência para que os funcionários fiquem felizes e motivados.

Quais são as dicas para uma estratégia de endomarketing eficaz?

Agora que você já sabe como implementar um plano de endomarketing, é hora de conhecer as principais dicas da área. Confira!

Foque em uma comunicação transparente

Muitas empresas vieram de uma estrutura organizacional com uma hierarquia muito clara, onde a comunicação raramente fluía entre os diferentes níveis ou departamentos.

O endomarketing chega justamente para ajudar a estabelecer novos canais de comunicação entre os diferentes níveis e departamentos da empresa, já que os funcionários querem sentir que sua contribuição para a empresa tem valor.

Use ferramentas de comunicação para ajudar, especialmente para trabalhadores remotos. Se você estiver no mesmo escritório, poderá agendar reuniões semanais para dar e receber feedback.

Ofereça todos os recursos necessários

Sua equipe tem acesso a todas as ferramentas de trabalho necessárias para desenvolver sua função sem problemas? Quando falamos de recursos, são 2 pontos a serem destacados:

  • o primeiro é o de criar um ambiente de trabalho adequado, oferecendo um espaço confortável e acolhedor;
  • o segundo, ofertar aos trabalhadores as ferramentas essenciais para o trabalho.

É importante entender o tipo de recursos que sua equipe pode precisar: um escritório de advocacia pode ter uma aparência corporativa e moderna, mas se você trabalha com equipes de criação, considere um ambiente que estimule a criatividade.

Em caso de um escritório físico também é interessante incentivar o trabalho em equipe com áreas comuns para atender, mas também é bom ter espaços isolados, como uma sala de reuniões, para se reunir ou usar se um funcionário precisar se concentrar ou fazer ligações importantes.

Crie planos de carreira reais

Os funcionários têm possibilidades reais de promoção dentro da empresa? Certifique-se de definir metas, revisar o progresso e oferecer treinamento e orientação. Quando souberem que há espaço para crescimento, se sentirão mais comprometidos e envolvidos.

Colete feedbacks

Pergunte à sua equipe o que eles pensam sobre a empresa, seu trabalho e a sinergia entre departamentos e níveis. Envie pesquisas de satisfação para equipes grandes e se sua equipe for pequena, faça pessoalmente.

Ofereça benefícios

Os benefícios podem variar desde o simples reconhecimento em reuniões até comunicações formais internas ou externas da empresa. E não se esqueça de considerar os benefícios de saúde e bem-estar, para que sua empresa seja competitiva no mercado.

Treine líderes que ajudam na solução de problemas

Muitos chefes pensam que a equipe é quem tem que resolver seus problemas, enquanto um bom líder sabe que é ele quem deve facilitar as coisas entre seus funcionários e o trabalho que eles realizam.

O endomarketing envolve fazer com que os colaboradores trabalhem de forma mais fácil, ágil e buscando soluções sempre que tiverem um problema ou precisarem de ajuda.

A maior dica aqui é: não espere que os problemas se acumulem antes de resolvê-los. Seja proativo, a equipe apreciará muito que você os ajude sempre que possível.

Celebre vitórias com sua equipe

Sua equipe está trabalhando para você em troca de um salário, isso é óbvio, mas eles estão investindo tempo e talento em sua marca, e o mínimo que merecem é que você mostre a eles o seu apreço.

Todos nós precisamos ouvir de vez em quando que estamos fazendo as coisas bem, nosso trabalho e os resultados que alcançamos. Incentivamos você a fazê-lo também com aqueles que decidiram dedicar tantas horas por dia à sua marca e empresa.

Estimule relações interpessoais

As relações interpessoais são um fator importante para o sucesso de qualquer estratégia de endomarketing. Por exemplo, happy hours, aniversários, churrascos, festas de fim de ano e eventos beneficentes ajudam a motivar os funcionários.

É edificante e ajuda a tornar a semana mais leve e menos estressante. Existem muitas opções para melhorar a comunicação.

O endomarketing é uma peça fundamental para quem busca colaboradores engajados, produtivos e felizes. Se você quer receber mais dicas sobre marketing e gestão, acompanhe a Remessa Online nas redes sociais! 

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Resumindo

O que é endomarketing e exemplos?

Endomarketing, ou marketing interno, é uma estratégia utilizada com o objetivo de alcançar a satisfação dos colaboradores.
 
Alguns exemplos comuns de ações de endomarketing são:
 
– happy hour;
– folga no dia do aniversário;
– treinamentos específicos;
– reuniões de acompanhamento frequente;
– feedbacks constantes;
– premiações e bonificações.

O que faz o endomarketing?

O endomarketing oferta um conjunto de ações para que os colaboradores se sintam pertencentes ao seu ambiente de trabalho. Por meio dessas atividades, o funcionário passa a criar uma boa relação com a marca empregadora, fazendo com que dificilmente ele deixe a empresa no futuro.

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