O que é marketing? Tudo o que você precisa saber

Marketing é a prática de promover e vender produtos ou serviços, incluindo a gestão de campanhas publicitárias.

O que é marketing? Entender a sua importância e como as suas estratégias contribuem para o aumento da relevância da marca, conquista dos clientes e crescimento das vendas é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Por isso, neste artigo você vai aprender não só o que é marketing, como também quais são os seus objetivos, principais tipos, ferramentas utilizadas e como criar uma boa estratégia. Acompanhe!

O que é marketing?

Marketing é a prática de promover e vender produtos ou serviços, incluindo a gestão de campanhas publicitárias, estudo do comportamento do consumidor e desenvolvimento de estratégias para posicionar e destacar uma marca no mercado.

Para isso, são aplicados diversos conhecimentos e técnicas para entender o comportamento do consumidor e do mercado. A partir disso, é possível analisar como uma empresa pode atrair, adquirir e manter clientes, satisfazendo seus desejos e necessidades.

Depois que a equipe de marketing entende esses desejos e necessidades do público-alvo, ela pode desenvolver uma série de atividades de marketing, como:

  • Publicidade;
  • Construção da presença nas redes sociais;
  • Construção de relacionamentos;
  • Merchandising;
  • Proteção de canais de distribuição.

Qual a origem do termo “marketing”?

Marketing é uma palavra em inglês que vem de “market”, que traduzido significa mercado. No entanto, a moderna aplicação do termo surgiu no início do século XX e a sua evolução como disciplina formal ocorreu com o aumento da complexidade nas atividades comerciais e a necessidade de abordagens mais sistemáticas para a venda de produtos.

A publicação do livro “The Principles of Scientific Management” (Os Princípios da Administração Científica) por Frederick Winslow Taylor em 1911 foi um marco importante na evolução do termo. Isso porque a obra influenciou as práticas de gestão e produção, impactando indiretamente o marketing.

O termo começou a ser amplamente utilizado e difundido na década de 1950, quando as empresas perceberam a importância de orientar suas estratégias para atender às necessidades dos consumidores. Desde então, o marketing se tornou uma disciplina fundamental nos negócios e na economia global.

Quais são os 3 conceitos de marketing?

Os três principais conceitos são o de produção, produto e venda. Cada um atua como um princípio fundamental que orienta o desenvolvimento de estratégias e táticas para atingir os objetivos de marketing da empresa. Saiba mais sobre eles a seguir:

  • Conceito de produção: indica que o consumidor prefere produtos acessíveis e fáceis de encontrar. Empresas guiadas por esse conceito costumam focar na produção em massa, ou seja, manter o custo baixo e fabricar muitos itens;
  • Conceito do produto: segundo esse conceito, os consumidores valorizam a qualidade e benefícios do produto. Estratégias de marketing com foco nele costumam criar sensação de exclusividade aos clientes, justificando o alto preço dos produtos; 
  • Conceito de venda: esse princípio acredita que os consumidores apenas compram um produto ou serviço quando são persuadidos a fazê-los. Ações como ofertas agressivas, contato por e-mail ou telefone, são usadas por empresas guiadas por esse conceito. 

Além desses três conceitos, há outros como o de marketing e marketing social, que são mais voltados para atender as necessidades dos clientes. Não há um conceito melhor para todos os negócios, o ideal é avaliar qual é a realidade da marca e como é o seu relacionamento com o cliente para definir isso. 

Qual é a função do marketing?

A função do marketing é ampla e abrange várias atividades que visam atender às necessidades do mercado e alcançar os objetivos da empresa. Algumas das principais funções do marketing incluem:

Distribuição

Esta função está relacionada a forma como uma empresa entregará seus produtos ou serviços a um cliente. Essa abordagem pode variar conforme o tipo de serviço ou produto oferecido, devido à existência de diversos canais de distribuição.

A estratégia de distribuição do marketing é crucial, independentemente do que a empresa oferece em termos de produtos ou serviços.

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é, sem dúvida, a mais importante das funções do marketing. Ela envolve a coleta e análise de informações sobre o mercado, consumidores e concorrentes para embasar a tomada de decisões.

Para fazer esse tipo de pesquisa, é preciso utilizar ferramentas e conhecimentos adequados para descobrir quem você deve atingir com base no que está sendo vendido.

Definição de preços

A definição de preços é uma das principais funções do marketing. Ela envolve decidir quanto cobrar por produtos  ou serviços, com base em fatores como custos, demanda do mercado, concorrência e estratégias de valor.

Além disso, é preciso considerar o posicionamento da empresa no mercado e eventuais variações de preços ao longo do tempo, como em períodos sazonais. O objetivo aqui é encontrar um equilíbrio entre competitividade, lucratividade e valor percebido pelo cliente.

Promoção

A função de promoção no marketing envolve a elaboração de campanhas de marketing para promover produtos ou serviços. Isso inclui publicidade, relações públicas e outras estratégias para aumentar a conscientização e influenciar as decisões de compra.

Normalmente, a promoção de produtos e serviços envolve a criação e execução de campanhas de marketing de conteúdo, assim como o uso de canais de comunicação como mídias sociais.

Venda

A função de vendas no marketing é essencial para transformar pessoas interessadas em clientes, realizando transações que impulsionam a receita da empresa. Isso envolve encontrar potenciais clientes, apresentar produtos ou serviços, negociar e realizar acordos.

A colaboração da equipe de vendas com outras áreas do marketing, como promoção é vital para uma abordagem eficiente e coerente durante todo o processo de vendas.

Evolução do marketing

Apesar de não haver uma data precisa do surgimento do marketing, os conceitos que definem essa estratégia começaram a ser popularizados na década de 40. Antes da era digital, as estratégias de marketing se concentravam principalmente no outbound, um conceito que será explicado com mais detalhes mais adiante.

Vamos agora explorar como o marketing passou por transformações e evoluções ao longo do tempo.

Marketing 1.0

Nesta fase, o marketing estava dando seus primeiros passos no cenário empresarial. Isso quando ainda não havia tanta competitividade e o consumidor era mais imaturo.

Nesse sentido, ainda não havia conceitos como construção de marca, personalização e autoridade de mercado.

No Marketing 1.0, o foco estava na divulgação em massa de produtos por meio da TV e do rádio. A estratégia era buscar sempre visibilidade e demanda, mas sem se preocupar muito com os interesses e perfil dos clientes.

Marketing 2.0

Nesta fase, houve uma mudança significativa na maneira como as empresas percebiam o público. Ao notar que os clientes tornaram-se mais exigentes, as marcas passaram a reconhecer e considerar os interesses e necessidades do público para garantir sua posição no mercado e aumentar as vendas.

Diante dessas novas características, surgiu a oportunidade de atrair maior procura e demanda. O público deixou de ser uma massa genérica de espectadores para se tornar um grupo mais segmentado, alinhado aos desejos e interesses individuais de cada cliente em potencial.

Nesse cenário, a prática da segmentação de mercado ganhou relevância. Definir um público-alvo com perfis em comum permitiu uma abordagem mais assertiva nas estratégias da empresa.

Essa delimitação possibilitou uma aproximação mais efetiva com os consumidores, reduzindo a necessidade de marketing em massa, que frequentemente atinge pessoas sem interesse no produto ou solução oferecidos.

Marketing 3.0

Nesta fase, a internet é criada. Com o mundo digital e sua gama de possibilidades, as pessoas deixaram de apenas consumir conteúdos para também criar seus próprios materiais online. Dessa forma, foi dado ao público o poder de se manifestar e ser ouvido, se tornando também comunicador e não apenas receptor.

O marketing 3.0 foi influenciado pela tecnologia e nova relação entre marca e cliente.

Com isso, a relação entre empresa e consumidor foi completamente invertida. Agora, é o público que está no poder, não mais apenas como um ouvinte-passivo das propagandas de marketing.

Assim, o marketing teve que se adaptar e criar estratégias, considerando, mais do que nunca, as vontades dos consumidores. O público deixou de ser um alvo para se tornar alguém que a empresa quer aproximar.

Por isso, muitas empresas começaram a assumir comportamentos e traços humanos em suas estratégias de marketing, buscando se aproximar mais dos consumidores.

Além disso, as marcas passaram a se preocupar mais com sua reputação, criando princípios, valores e se envolvendo com causas sociais e ambientais para demonstrar a sua preocupação e humanidade.

Na fase do marketing 3.0, os consumidores estão muito mais maduros e exigentes. Por isso, passam a observar as empresas e suas estratégias como algo além da simples venda de um produto ou solução. Eles veem o negócio como um estilo de vida.

Marketing 4.0

O Marketing 4.0 chegou com a economia digital. Essa fase é marcada pela transformação da sociedade pela internet, que passou a fazer parte de quase todos os aspectos da nossa vida, até mesmo com as relações pessoais.

Por isso, Philip Kotler identificou uma nova era no marketing em seu livro lançado em 2016: “Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital”.

Esta é a fase atual do marketing, que consiste na compreensão desse cenário digital, conectado, que transformou a mentalidade das pessoas. O Marketing 4.0 pode ser considerado relativamente recente, pensando no pouco tempo de internet que a sociedade experienciou. 

Dessa forma, as estratégias estão sempre em constante mudança, considerando cada aspecto desse novo mundo online a ser desbravado e entendido.

Também é provável que muita coisa se transforme conforme a relação da internet com a sociedade vai sendo próxima e confortável. Deve-se considerar também a constante evolução da tecnologia, que nos permite cada vez mais praticidade.

Objetivos do marketing

Agora você já sabe o que é marketing e como essa estratégia evoluiu. Mas quais são os objetivos de marketing e por que é importante aplicá-los nas empresas? Explicamos abaixo os principais motivos que fazem essa área ser tão importante no cenário atual. Confira:

Aumentar as vendas

O principal objetivo do marketing é trazer mais lucros para as empresas por meio de estratégias que atendam os interesses do cliente. Isso porque quanto mais consumidores interessados no produto, maiores são as chances de vender.

Podemos dizer que o marketing pode aumentar as chances de venda do negócio. Por esse motivo, ele se torna a estratégia essencial para empresas que querem continuar conquistando clientes constantemente.

Fidelizar clientes

Além de conquistar novos consumidores e clientes em potencial, o marketing também tem o objetivo de fidelizar os clientes atuais da marca.

Até porque, é muito mais barato manter seus clientes fidelizados do que capturar novos leads (potenciais consumidores). Por isso, o marketing tem estratégias para a fidelização. Ele busca sempre fazer com que o cliente se mantenha engajado com a marca e tenha uma experiência de relacionamento única.

E essa afirmação nos leva ao próximo tópico.

Construir relações

Como já mencionamos, o modo com que os consumidores veem as empresas se transformou. Hoje, muito mais do que apenas comprar um produto, o cliente quer se sentir entendido e acolhido pela marca.

Por isso, além de conquistar novos leads, o marketing busca manter as relações entre empresa e consumidor sempre ativas. Funciona quase como uma amizade para que o lead não se esqueça do seu produto e que ele sempre busque comprar com a sua empresa, mesmo que os valores ou serviços do concorrente sejam mais atrativos.

Assim, você consegue criar um vínculo com seu consumidor, e a fidelização se torna uma consequência desse relacionamento.

Criar marcas

O marketing se transformou com o passar dos anos. E, hoje, ele faz mais do que apenas propaganda de um produto ou serviço. O marketing também busca construir uma reputação e imagem para a marca da empresa.

Isso é feito por meio da criação de valores e propósitos na estratégia, linguagem próxima do público e toque humanizado nas comunicações.

O marketing se relaciona muito com o branding. É uma estratégia essencial para empresas que buscam uma reputação única no mercado e que não seja facilmente esquecível. Afinal, quantas vezes você já não olhou as cores vermelho e amarelo e se lembrou do McDonalds, por exemplo? Ou ouviu falar da Lu do Magalu? Essas são apenas algumas das estratégias de criação de marcas que trazem uma identidade única para o negócio.

Educar o mercado

Essa é outra parte do marketing que se popularizou muito com a chegada do digital. Hoje, boa parte da estratégia está relacionada com a produção de conteúdo para educar o mercado. Mas como isso é feito na prática?

Oferecendo materiais na internet que se relacionem com o tema do seu produto, você consegue atrair consumidores em potencial. Isso pode ser feito por meio de conteúdos como:

A criação de conteúdo educativo digital é uma ótima estratégia de marketing. Até porque, mesmo que a pessoa não procure pela sua marca especificamente, ela pode pesquisar termos que direcionam para seu site. Uma pesquisa “como faxinar uma casa mais rápido”, por exemplo, pode levar o cliente ao seu site, caso atue na área.

Viu só como os temas podem se relacionar e trazer mais pessoas interessadas às suas soluções? Mesmo que não conheçam a sua empresa ainda?

Por isso, esse processo de criação de conteúdo se tornou uma das maiores estratégias de marketing.

4Ps

Para saber o que é marketing, é interessante conhecer o conceito dos 4Ps de marketing. Essa estratégia se refere aos pilares do marketing: Preço, Praça, Promoção e Produto. Abaixo, vamos explicar cada um deles. Confira!

Preço

Escolher o preço de um produto pode dizer muito sobre o posicionamento da sua empresa no mercado. Isso porque produtos baratos demais podem influenciar tanto positivamente quanto negativamente. Afinal, as pessoas podem buscar o melhor custo ou acharem que seu produto não é o melhor que o mercado tem a oferecer.

Isso influencia diretamente na decisão de compra. Logo, o preço deve ser definido conforme o que seu público-alvo busca e como ele receberá a informação do valor. Sempre buscando que esse fator o influencie ainda mais a comprar o produto.

Praça

A Praça é o segundo “P” do marketing e consiste em lançar o produto certo, no lugar certo e na hora certa. Como e onde você fornecerá seu produto aos clientes? Quais estratégias de posicionamento ou canais de vendas você usará? Também é preciso pensar em coisas como:

  • Onde os clientes provavelmente pesquisaram o produto;
  • Se é mais provável que procurem em lojas físicas ou online;
  • Onde seus concorrentes vendem seus produtos e como você pode diferenciar os seus;
  • Se você tem (ou pode estabelecer) acesso aos canais de distribuição certos.

Durante a pandemia, muitas empresas que antes operavam exclusivamente presencialmente passaram a operar online ou adicionaram uma presença online. Essa estratégia foi adotada para lidar com potenciais fechamentos obrigatórios de empresas e compradores mais cautelosos.

Promoção

A promoção diz respeito às táticas que você usa para alcançar clientes em potencial e diferenciar seu produto dos demais. Ela pode assumir a forma de publicidade tradicional, como comerciais de televisão e rádio, vendas pessoais, relações públicas e eventos, mídia social e marketing por e-mail, descontos em produtos e muito mais.

No entanto, as estratégias promocionais mais adequadas para o seu negócio dependem de outros componentes do seu plano de marketing, como produto, preço, local e mercado. Por isso, o ideal é usar o seu plano para garantir que suas atividades promocionais estejam alinhadas com suas metas de negócios e interesses dos clientes.

Algumas opções de promoção testadas e comprovadas incluem a utilização de recursos como:

  • Blogs;
  • Artigos de informativos;
  • Vídeos;
  • Adesivos e banners em edifícios e veículos;
  • Influencers;
  • Anúncios patrocinados.

Produto

O produto é obviamente fundamental para a estratégia e crescimento do negócio. Para comercializá-lo de maneira adequada, você precisa entender o que o torna único, por que as pessoas precisam dele, quem são seus concorrentes e quais clientes constituem seu público-alvo.

O produto é um dos principais elementos de uma estratégia de marketing.

Nesse processo, também é preciso verificar se o produto ainda é relevante ou terá que ser reformulado. Para isso, é feita uma avaliação completa do produto ou serviço, sobretudo aspectos como:

  • Qualidade;
  • Características;
  • Benefícios;
  • Potenciais complementos.

Principais tipos de marketing 

Agora que você já conhece o que é marketing, seus objetivos e os 4Ps, é hora de saber seus tipos. Confira, a seguir!

Inbound marketing 

Também conhecido como marketing de atração, essa estratégia é feita de maneira inversa à publicidade. Ao invés de ir atrás dos consumidores por meio de propagandas, ele faz com que os consumidores venham até a empresa.

Isso é feito por meio da criação de conteúdo, por exemplo. Assim, pode atrair pessoas interessadas em questões relacionadas à sua empresa, mesmo quando elas não conhecem nada sobre sua marca.

No Inbound Marketing, a produção de conteúdo digital e relacionamento com cliente são essenciais.

Além de atrair, o inbound marketing busca manter o lead engajado e interessado nos conteúdos publicados, até que ele se torne um cliente. Para isso, utiliza-se muito marketing digital, marketing de conteúdo e também o e-mail marketing.

Outbound marketing 

O outbound marketing busca prospectar mais clientes por meio de estratégias tradicionais, como anúncios, banners e ligações telefônicas. Para obter sucesso, é necessário considerar as necessidades do público-alvo. Ou seja,  investir em uma mensagem personalizada, de acordo com os interesses do seu potencial cliente. Quanto mais persuasiva e assertiva, mais chances de vender.

Muitas empresas ignoram essa segmentação e criam campanhas massificadas, que não geram bons resultados. Esse erro é um dos mais frequentes em quem utiliza esse tipo de marketing. 

Marketing de influência 

O marketing de influência funciona em parceria com a marca e produtores de conteúdo independentes, também chamados de influencer ou influenciadores digitais. 

Esses influenciadores promovem os produtos ou serviços em suas plataformas de redes sociais, exercendo uma influência significativa sobre seus seguidores, incentivando-os a adquirir tais produtos ou serviços. Essa estratégia aproveita a credibilidade e o alcance dos influenciadores para estabelecer uma conexão mais autêntica com o público-alvo. 

Marketing pessoal

O marketing pessoal é uma estratégia que tem como objetivo principal fortalecer a imagem e melhorar a reputação de um profissional. Geralmente é realizado por profissionais como autônomos e freelancers já que os mesmos tem uma marca pessoal no mercado e devem investir na mesma.

Search Engine Marketing (SEM)

Search Engine Marketing,  também conhecido pela sigla SEM, se refere, em português, a marketing para mecanismos de busca. Basicamente, trata-se de um conjunto de estratégias cujo objetivo principal é alcançar as melhores posições nos motores de busca.

Endomarketing 

O objetivo do endomarketing é engajar os colaboradores da sua empresa, com estratégias como: prêmios, brindes, gincanas e muito mais. Suas técnicas fazem com que todos que se relacionem com a sua empresa tenham uma boa experiência de troca. Assim, faz com que ainda mais pessoas acabem impactadas pelo seu negócio.

Marketing interativo

O marketing interativo uma abordagem de duas vias para o marketing que se concentra na interação e colaboração. Em vez de simplesmente falar com seus clientes com um fluxo de marketing unidirecional, uma abordagem interativa torna uma atividade em grupo.

Benchmarking 

Derivada da palavra benchmark, a expressão benchmarking significa “referência”. Nesse sentido, podemos afirmar que benchmarking é o ato de realizar uma análise mais profunda de empresas que podem ser referências no mercado, seja do mesmo setor que você, seja de segmentos relacionados.

Fatores macro e microambientais 

Analisar os fatores macro e microambientais da empresa é importante para elaborar ações e estratégias de marketing eficientes. Conheça a seguir quais são as características desses fatores:

Macroambientais 

São questões que podem influenciar a empresa, mas que não estão diretamente ligadas ao negócio. São elas: política, economia, tecnologia e até mesmo questões legais.

Um exemplo interessante nesse sentido é a inclusão social que as empresas buscaram trazer para o seu marketing nos últimos anos. Afinal, é um tema que se tornou um fator de compra importante para muitos consumidores.

Microambientais 

Os fatores microambientais incluem elementos internos e externos que afetam o desempenho de uma empresa. No âmbito interno, é fundamental considerar variáveis como a composição da equipe, a localização do negócio e a reputação da marca, uma vez que esses fatores exercem influência direta na eficácia operacional e na percepção pública da empresa.

Do ponto de vista externo, a análise engloba compradores, fornecedores e concorrentes, uma vez que a dinâmica desses elementos externos pode impactar a competitividade e a posição estratégica da empresa no mercado.

Análise SWOT

A análise SWOT, ou FOFA, é uma estratégia criada com o objetivo de avaliar as (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) de um negócio.

Ao ser aplicada em uma estratégia de marketing, oferece insights importantes sobre as ações que devem ser desenvolvidas, aumentando as oportunidades da empresa e reduzindo os seus riscos. Ou seja, a análise SWOT atua como uma bússola que auxilia a orientar as ações de marketing de um negócio. 

Quais os principais canais de marketing existentes

Existem 3 principais canais: a venda direta, por intermediário ou de distribuição dual. Cada um possui suas próprias especificidades e objetivos. Atualmente, as empresas utilizam outros canais digitais para divulgar e vender seus produtos. Os principais são: 

  • E-mail;
  • WhatsApp;
  • Blog;
  • Mídia paga;
  • Tráfego direto;
  • Referência;
  • Social;
  • Tráfego orgânico. 

Ferramentas de marketing

Com o avanço da tecnologia, muitas ferramentas de marketing foram criadas para facilitar a rotina das empresas que buscam investir em marketing. Dessa forma, fica mais fácil criar campanhas e métodos assertivos e personalizados. Entre as principais, podemos citar: 

  • CRM: ferramenta desenvolvida para melhorar o gerenciamento do relacionamento do cliente da empresa em todos os pontos da jornada de compra;
  • Automação de marketing: a automação de marketing permite a criação de ações automatizadas para aumentar a produtividade da equipe e diminuir trabalhos manuais repetitivos. O disparo de e-mails é um exemplo; 
  • Social media: auxilia o gerenciamento e produção de conteúdo nas redes sociais. Também são ferramentas que facilitam a análise dos dados em diferentes canais;
  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO): existem ferramentas de palavras-chave, otimização de conteúdo e páginas e análise de dados que avaliam o conteúdo e contribuem para a criação das estratégias de SEO;
  • Captura de leads: algumas ferramentas são desenvolvidas para a captura e conversão de leads em sites, blogs e e-mails. Recursos importantes para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital;
  • Automação de marketing: essas ferramentas automatizam tarefas operacionais o que representa uma economia de tempo para os profissionais de marketing. 

Como criar uma boa estratégia de marketing

O ponto inicial na elaboração de uma estratégia eficaz consiste em entender o que é marketing. Além disso, é necessário adotar outras técnicas para fortalecer a autoridade da marca e impulsionar as vendas. Confira a seguir: 

  • Faça um planejamento estratégico da sua empresa, que englobe os objetivos e metas, além da missão e valores; 
  • Analise o ambiente de mercado com a técnica SWOT;
  • Segmente seu público-alvo para criar uma estratégia mais assertiva. Quanto mais informações você obter sobre como seu consumidor se comporta, mais fácil será atraí-lo;
  • Utilize indicadores de desempenho para entender os processos bem sucedidos e os que precisam de melhorias, sempre buscando mais resultados. 

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Perguntas frequentes

O que é marketing?

Marketing é a prática de promover e vender produtos ou serviços, incluindo a gestão de campanhas publicitárias, estudos do comportamento do consumidor e desenvolvimento de estratégias para posicionar e destacar uma marca no mercado.

Qual é a função do marketing?

A função do marketing é vender mais, fidelizar clientes, construir relações, criar uma marca e educar o mercado. Para isso, existem três tipos de marketing: inbound, outbound e endomarketing.

Quais são os objetivos do marketing?

Os principais objetivos do marketing são: aumentar as vendas, conquistar e reter clientes, construir uma marca forte, aumentar a visibilidade e conscientização de produtos ou serviços, e garantir a satisfação do cliente.

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