Entenda o que são frete FOB e CIF e como escolher entre os dois fretes

Todas as pessoas que trabalham com comércio exterior precisam conhecer as diferenças entre frete FOB e CIF. Isso porque, alguns clientes querem a comodidade de receber a mercadoria adquirida em casa. Outros preferem fazer o frete por meio de transportadoras e empresas de sua confiança.

Nesse contexto, conhecer sobre as modalidades de frete FOB e CIF é fundamental para alcançar os objetivos e o melhor custo-benefício. Além disso, facilitar a escolha resulta em eficiência operacional compatível com as necessidades do negócio.

Você se interessou pelo assunto? Para ajudar a entender melhor qual é a diferença entre frete FOB e CIF, preparamos este artigo. Continue lendo e saiba qual o conceito de cada modelo, suas vantagens e outras informações relevantes! Boa leitura!

O que são os fretes FOB e CIF?

FOB e CIF fazem parte dos Incoterms (International Commercial Terms ou Termos Internacionais de Comércio, em português). Trata-se de um sistema de regras internacionais que regem as transações comerciais internacionais.

Essas regras definem a distribuição de custos, riscos e formalidades de importação e exportação entre o vendedor e o comprador no processo de entrega da mercadoria. Para ajudar, veja quais são os Incoterms mais utilizados no comércio exterior.

O que é o frete FOB?

O frete FOB vem da sigla em inglês de Free on board, que significa “livre a bordo”, quando traduzido literalmente. Nesse tipo de frete, toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente, incluindo os riscos e os custos.

Já do ponto de vista do vendedor, essa é uma boa alternativa, já que a sua responsabilidade termina assim que a mercadoria é despachada. Outra característica do frete FOB é que o custo pelo transporte não está embutido no valor cobrado pela mercadoria.

O que é frete CIF?

O frete CIF vem da sigla em inglês Cost, Insurance and Freight e significa “custo, seguro e frete”. Aqui, todo o transporte da mercadoria, incluindo os custos e riscos, são de total responsabilidade do vendedor. O comprador receberá a mercadoria no endereço escolhido, sem precisar se preocupar com nada.

Com relação aos custos, o produto geralmente já é ofertado para o cliente com o valor de frete incluído no valor total do produto. Nesse caso, ele não vem discriminado na nota fiscal.

Quais as diferenças entre FOB e CIF?

A principal diferença entre FOB e CIF está na responsabilidade de envio da carga. Enquanto o FOB é de responsabilidade do comprador, o CIF é do vendedor.

Além disso, veja a seguir outras diferenças entre o FOB e CIF!

Responsabilidade de pagamentos

A responsabilidade de pagamento é uma das diferenças mais relevantes entre as modalidades de frete. No CIF, a responsabilidade é da empresa que enviar a mercadoria, ou seja, a fornecedora. Já no FOB, os custos do frete são do cliente.

Custos

Na modalidade de frete CIF, o preço já está incluído no valor da mercadoria de uma forma geral. Por outro lado, no FOB os custos são assumidos pelo comprador e não estão incluídos no valor total da mercadoria cobrado pela empresa.

Responsabilidades

As responsabilidades sobre o frete no comércio exterior é um assunto primordial e que deve estar sempre claro. No CIF, a empresa assume os custos de envio e todos os ricos. Por sua vez, o FOB determina que o cliente é o responsável pelos valores e riscos.

Indicação

Os tipos de frete são indicados conforme as negociações. Por exemplo, o FOB é organizado pelo destinatário e, por isso, é mais comum no comércio entre empresas. Já o CIF, o frete é organizado pelo embarcador. Portanto, é mais indicado para modelo de negócios B2C.

Quando escolher frete FOB e CIF?

Para resumir, a diferença entre frete FOB e CIF está basicamente em quem é responsável pelo transporte: o vendedor ou o comprador. Mas quando será que vale a pena oferecer ao cliente o transporte e quando é melhor deixar que ele arque com estes custos?

Vale lembrar que ambos só podem ser usados quando o transporte da mercadoria é por meio marítimo e fluvial. Por isso, é preciso ter atenção a esse fato para fazer uma escolha adequada para todas as partes envolvidas na negociação. Veja um quadro comparativo entre o FOB e o CIF:

Frete FOBFrete CIF
Quem paga os custosO compradorO vendedor
Transferências de custos e riscosOcorre assim que a mercadoria é embarcada no navio designado pelo compradorO vendedor administra o transporte e seus custos até o porto de destino
Quando a mercadoria é considerada entregueAssim que é enviada para entregaApenas quando chega ao comprador
SeguroComprador deve contratar e custear o seguro a partir do embarqueVendedor deve contratar e custear o seguro

Quais as vantagens do frete FOB?

O frete FOB é mais vantajoso quando a transação de compra e venda é realizada entre duas empresas, nas entregas conhecidas como B2B (business to business). É muito comum, aliás, em casos de mercadorias com alto valor ou mesmo que tenham o frete muito caro.

Esse tipo de frete também é muito utilizado em indústrias, quando as empresas já têm a sua própria rede logística ou contrato com transportadoras. Com isso, o comprador ainda poderá conseguir melhores preços pelo transporte.

Quais as vantagens Frete CIF?

Com relação ao frete CIF, ele é mais vantajoso nas transações comerciais em que a mercadoria é vendida diretamente para o consumidor final. Este tipo de venda é o B2C – business to consumer. Ou seja, a relação é entre a empresa e o cliente, que é uma pessoa física.

O frete CIF é bastante comum no e-commerce — venda de mercadorias online. Isso se deve, principalmente, pelo fato de que organizar a retirada de milhares de mercadorias para o frete FOB poderia se tornar inviável para o negócio.

Além disso, a entrega de determinadas mercadorias pode exigir algumas necessidades específicas que o consumidor final não terá condições de atender. Por isso, muitas vezes, eles optam por não ter essa preocupação e já contratam o frete no momento da compra da mercadoria.

Vale lembrar ainda que o frete CIF pode ser um grande diferencial para o vendedor e fazer com que ele saia na frente dos seus concorrentes. Por essa razão, é uma modalidade de frete que deve ser avaliada no planejamento estratégico, como uma forma para ganhar a preferência do consumidor.

Qual é melhor o frete: FOB ou CIF?

A verdade é que ambos têm vantagens. A escolha do Incoterm é parte da negociação entre comprador e vendedor, pois não existe uma regra que determine qual deve ser usado em cada caso.

Ao escolher o tipo de frete, o vendedor e comprador podem, inclusive, usar isso para definir as negociações. Por exemplo, o vendedor pode ter um diferencial competitivo oferecendo o frete CIF. Enquanto o comprador pode conseguir bons descontos escolhendo o FOB, já que terá mais responsabilidade sobre as mercadorias.

Lembrando ainda que tanto o FOB quanto o CIF são exclusivos para quando o transporte é feito por meio marítimo ou fluvial. Portanto, é preciso considerar os objetivos e características de cada frete para escolher o que seja compatível com as estratégias da empresa.

Como saber se o frete é CIF ou FOB?

O valor do frete CIF é embutido no custo da mercadoria e repassado ao consumidor como valor único. Ou seja, já está inserido no preço pago. Sendo assim, a empresa pode informar, por meio da nota fiscal, que o frete utilizado é o CIF. Já o valor do frete FOB não está embutido no preço dos produtos.

Apesar dos conceitos distintos e das diferenças entre o FOB e o CIF, é comum ter dificuldades para identificar cada tipo durante o negócio. No entanto, é possível identificar cada um deles com facilidade, especialmente pela Nota Fiscal.

Receba pagamentos do exterior com a Remessa Online

Com a Remessa Online você pode receber pagamentos do exterior e ter muitas vantagens. Entre elas, destacamos a segurança, já que todas as atividades são credenciadas pelo Banco Central do Brasil e as transações são criptografadas.

Ademais, os envios e recebimentos pela plataforma também são muito práticos e econômicos. Os usuários pagam taxas menores do que as praticadas pelos bancos convencionais. Além disso, a conversão da moeda é baseada no câmbio comercial e sem a cobrança de nenhuma taxa adicional.

Como você pode notar, os fretes FOB e CIF apresentam características distintas e compreendê-las é muito importante. Portanto, tenha atenção para escolher o tipo ideal para os objetivos que contribua para conduzir negociações promissoras.

Gostou do post? Agora que viu o conceito de frete FOB e CIF, o que acha de conhecer melhor as melhores soluções em transações internacionais? Não perca tempo, acesse nosso site e saiba mais sobre a Remessa Online!

Resumindo

O que é frete FOB?

O frete FOB vem da sigla em inglês de Free on board, que significa “livre a bordo”. Nesse tipo de frete, toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente, incluindo os riscos e os custos. Por isso, é mais vantajoso para o vendedor.

O que é frete CIF?

O frete CIF, vem da sigla em inglês Cost, Insurance and Freight e significa “custo, seguro e frete”. Nesse caso, todo o transporte da mercadoria, incluindo os custos e riscos, são de total responsabilidade do vendedor.

Quais as vantagens do frete FOB e CIF?

O frete FOB é mais vantajoso quando a transação de compra e venda é realizada entre duas empresas, nas entregas conhecidas como B2B (business to business). Já o frete CIF é vantajoso no e-commerce (venda de mercadorias online), pois oferece praticidade ao cliente.

Como escolher entre frete CIF ou FOB?

A verdade é que ambos oferecem vantagens. A escolha deve ser um acordo entre vendedor e comprador no momento das negociações. Por exemplo, ao escolher o frete FOB, o comprador pode negociar e conseguir mais desconto no preço. Já o vendedor pode conseguir preços melhores e diferencial competitivo oferecendo o CIF.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada