10 perguntas mais comuns na entrevista de emprego

Muitas pessoas têm medo de passar por uma entrevista de emprego. Por mais capacitado que o candidato seja, algumas perguntas podem pegá-lo desprevenido, fazendo com que ele não consiga se sair tão bem em suas respostas. Por isso, ter uma boa preparação é fundamental para se destacar e conseguir a vaga. 

Confira quais são as 10 perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego e saiba como atrair o interesse do recrutador para a oportunidade de seguir no processo. 

O que dizer na entrevista de emprego?

Durante a entrevista de emprego, você deve sempre falar de suas experiências, habilidades, qualidades e formação educacional e profissional. É importante falar com clareza e tranquilidade. 

Embora os processos seletivos, em geral, sejam bastante parecidos, cada entrevista de emprego é de um jeito, principalmente em entrevistas para empresas do exterior

Por isso, para se preparar para o processo seletivo, o primeiro passo é conhecer a descrição da vaga e entender o que a empresa procura. Dessa forma, você irá entender como o seu perfil pode atender às necessidades da empresa. Então, tenha em mente todas as suas características relevantes para a vaga que você está tentando. 

Algumas dicas para responder bem na entrevista de emprego são:

  • Seja direto e conciso na hora de responder;
  • Comunique com clareza e objetividade;
  • Escute o recrutador e veja o que ele quer saber;
  • Mostre seus objetivos e metas para o futuro, fale sobre onde quer chegar e o que tem feito para isso.

Quais são as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego?

1. Conte um pouco da sua experiência

Ao responder sobre as experiências que você já teve, você deve falar com o que já trabalhou, desafios que enfrentou, em que você se destacou e o que aprendeu com os desafios. Também é interessante falar sobre experiências fora do trabalho, como em projetos voluntários. 

Lembre-se que o resumo da sua experiência está no seu currículo, mas o recrutador quer ouvir além. Ele quer entender o que você aprendeu com essas vivências. 

Antes de ir para entrevista, faça um exercício de memória para lembrar dos momentos mais marcantes em trabalhos anteriores. Utilize a técnica STAR para explicar sobre cada um deles. Nessa técnica, você:

  • Situation – apresenta uma situação;
  • Task – fala sobre uma tarefa; 
  • Action – explica qual foi a sua ação;
  • Result – apresenta qual resultado foi obtido.

É uma forma prática, rápida e direta de mostrar como você consegue atuar em um projeto do início ao fim.

2. Qual é a sua formação?

Para responder qual é a sua formação, você deve falar o que estudou. Também aproveite o momento para apresentar o contexto e explicar porque escolheu aquela formação e outras especializações que possam agregar em sua carreira. 

Este também é o momento ideal para falar sobre formações secundárias como idiomas. Aliás, aproveite para dizer se planeja continuar estudando e em quais áreas. 

3. Você gosta de trabalhar em equipe?

Você nunca deve responder que não gosta de trabalhar em equipe, mas usar a pergunta para falar sobre suas habilidades interpessoais, facilidade em delegar tarefas (para cargos de liderança) ou de seguir ordens, bons relacionamentos e gestão de crise. 

Contar um pouco sobre situações inusitadas e desafiadoras envolvendo o trabalho em equipe pode te ajudar a causar uma boa impressão, mostrando que você consegue se sair bem.

4. Como você lida com pressão?

Para responder como você lida com pressão, você pode contar as situações de pressão que você já enfrentou e como lidou com cada uma. Traga bons exemplos de situações que você protagonizou e como conseguiu reagir a cobranças, prazos curtos, mudanças de planejamento, entre outras.

Ao fazer essa pergunta, o recrutador não espera apenas ter uma resposta positiva. Isso porque dificilmente alguém dará uma resposta negativa. O objetivo é descobrir como lidar com situações de pressão.

5. Quais são as suas principais qualidades?

Para responder sobre quais as suas principais qualidades, lembre-se de feedbacks positivos que você já tenha recebido. Também é interessante relacionar essas qualidades a vaga pretendida.

Talvez essa seja uma das perguntas mais difíceis em uma entrevista. Liste as qualidades que seus gestores passados já pontuaram sobre você. Lembre-se de colocar qualidades relacionadas à inteligência emocional e habilidade comportamental em sua lista. Qualidades técnicas são importantes, mas as soft skills têm sido muito valorizadas no mercado de trabalho.

6. Quais são os seus principais defeitos?

Já na hora de responder seus principais defeitos, pense em pontos que você realmente precisa desenvolver. Lembre-se dos desafios que você já enfrentou e das dificuldades que teve para superar. 

A ideia dessa pergunta não é usar a resposta como um julgamento. O objetivo é entender como você lida com os desafios e como usa suas habilidades para contorná-los do que para julgar se você é bom ou ruim. 

Além disso, evite respostas óbvias e que, na prática, são qualidades disfarçadas de defeitos, como “sou muito perfeccionista”.

7. Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Você deve responder porque quer trabalhar na empresa, com o que se identifica na cultura e posicionamento da organização. Para uma boa resposta, faça uma pesquisa prévia sobre a empresa antes de ir para a entrevista. A partir dessas informações, você conseguirá avaliar se faz sentido fazer parte da equipe e por que deseja estar lá.

Essa pergunta é feita para avaliar se o profissional tem fit com a cultura da empresa. Por isso, é preciso conhecê-la bem, entender como a empresa se posiciona e se faz sentido para você estar nesse ambiente.

8. Quais são os seus objetivos na empresa?

Você deve falar quais são seus objetivos profissionais na empresa, como e por que quer crescer lá dentro. Além disso, explique como esse trabalho pode influenciar sua carreira. Um complemento interessante é falar como você, com sua formação, experiência e dedicação, pode somar para a equipe. 

Essa pergunta está bastante relacionada com a anterior. Você pode associar a sua trajetória com a da empresa. Dessa forma, o recrutador irá entender se o seu caminho e da empresa são parecidos, se estão indo na mesma direção e buscando os mesmos desafios.

9. Qual sua expectativa de carreira em cinco anos?

É importante que você responda quais são suas expectativas para sua carreira, como e em qual cargo gostaria de estar daqui a cinco anos. Você pode aproveitar a pergunta para explicar o que irá fazer para alcançar seus objetivos, por exemplo, cursos e formações para aprimoramento. 

Muitas pessoas têm dificuldade com essa resposta porque talvez não se planejaram para o futuro. Mas o objetivo dessa pergunta é apenas ter uma perspectiva e entender seu planejamento de carreira. Dessa forma, é importante que você saiba, pelo menos, o que gosta ou não de fazer e com o que se imagina trabalhando.

Além disso, o recrutador quer saber como você está planejando o desenvolvimento da sua carreira para garantir que você não é um profissional que se mantém acomodado e estagnado.

10. Por qual motivo devo te contratar?

Você deve explicar as razões por que a empresa deve te contratar. Para isso, fale seus diferenciais, destaques e retome suas qualidades. Também aproveite sua pesquisa sobre a empresa e fale sobre como você pode contribuir para seu crescimento. 

Ao responder essa pergunta, você vai se vender e isso pode ser um grande desafio para muitos candidatos. A dica é conectar o seu potencial com os desafios que a empresa já enfrentou. Por exemplo, você pode citar situações que a empresa já viveu e mostrar como você poderia ter contribuído se estivesse na equipe. 

Fale um pouco sobre a sua visão de negócio, se tiver uma bem estruturada. Esse olhar de fora da empresa é sempre interessante.

O que não se pode falar em uma entrevista de emprego?

Durante a entrevista de emprego você jamais deve falar mentiras ou mesmo meias verdades. Também não seja arrogante, porque essa é uma característica negativa, capaz de eliminar o candidato. 

Não fale mal do antigo empregador, mesmo que sua experiência tenha sido negativa. Falar mal dos empregos anteriores causa uma impressão negativa sobre você. Também evite exageros e não tente forçar situações. 

Perguntas frequentes

O que dizer na entrevista de emprego?

Na entrevista de emprego você deve dizer apenas verdades. Além disso, fale sobre suas habilidades, qualificações e experiências. Também, explique como você será um diferencial para a empresa. 

O que não dizer na entrevista de emprego?

Você não deve falar mentiras, ser arrogante, exagerar nas informações ou forçar situações. Também evite falar mal de seu antigo empregador e colegas de trabalho. 

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