O que é um ETF e como investir?

O ETF é uma modalidade de investimento que tem despertado a atenção de muitos investidores. Ele é considerado uma ótima opção para quem deseja montar uma carteira diversificada porque esses fundos contam com as principais ações negociadas na bolsa de valores e ter um baixo custo de manutenção. 

Mas, antes de investir nesses fundos, leia esse artigo e descubra o que é um ETF e quais são os principais tipos. Também descubra quais são as vantagens e desvantagens e se ele paga dividendos. Vamos lá!

O que é um ETF?

ETF é a sigla usada para se referir aos Exchange Traded Funds, traduzidos livremente como Fundos Negociados em Bolsa. Elas são fundos de índices comercializados como ações. Mas o que isso significa?

Os ETFs são produtos de investimento financeiro que combinam características dos fundos e das ações. Eles podem ser conceituados como fundos de índice negociados na B3, sendo que a sua negociação ocorre da mesma forma que as ações.

Na prática, elas representam uma alternativa eficiente para quem quer investir em ações sem precisar comprar ativos individualmente. Isso amplia as oportunidades para os investidores que não podem ou não querem comprar ativos separadamente, tornando possível montar uma carteira mais diversificada a um custo mais baixo.

Quais são as ETFs?

Embora os ETFs funcionem de maneira semelhante, existem diferentes tipos de índices que esses fundos podem seguir. Explicamos com mais detalhes sobre eles abaixo.

ETFs de renda variável

Os ETFs de renda variável são compostos por ações, commodities e moedas, que correspondem a algum índice de referência pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a exemplo da Ibovespa e IFIX.

ETFs de renda fixa

Os ETFs de renda fixa também são negociados na bolsa de valores e considerados a opção mais segura para os investidores. Diferente do tipo anterior, têm como objetivo reproduzir as variações e rentabilidade de títulos públicos ou privados.

ETFs de criptomoedas

Esses ETFs são referenciados em criptoativos, como bitcoin. Nesse caso, as composições podem ser formadas apenas por um ativo digital, por múltiplas criptomoedas ou mesclado com renda fixa.

Qual o melhor ETF para investir?

Não é possível definir qual o melhor ETF para investir. Isso porque a escolha do fundo de investimento depende do perfil de risco do investidor e deve obedecer a alguns critérios, como praticidade, baixo custo, diversificação e carteira internacional.

O ideal é que o investidor estude bem as perspectivas de cada fundo para escolher quais são os mais adequados. Listamos abaixo alguns exemplos de ETFs de renda variável e fixa listados e  negociados na B3. 

ETFs de renda variável

CódigoFundoÍndice de referência
BOVB11ETF BRA IBOVIbovespa
BOVA11ISHARES BOVAIbovespa
DIVO11IT NOW IDIVÍndice Dividendos (IDIV)
FIND11IT NOW IFNCÍndice Financeiro (IFNC)
EURP11TREND EUROPAMSCI Europe

ETFs de renda fixa

CódigoNomeÍndice de Referência
IRFM11IT NOW IRF-MÍndice IRF-M P2
FIXA11MIRAE FIXAS&P/B3 Índice de Futuros de Taxas de Juros
IMBB11BRAD IMA-BIMA-B
B5P211IT NOW B5P2IMA-B5
B5MB11BRAD IMA-B5MIMA-B

Como ETF paga dividendos?

Para entender como os ETFs pagam dividendos, é preciso esclarecer que o ETF é um Fundo de Investimento que adquire as ações para os investidores e constrói uma carteira específica para acompanhar determinado índice.

A compra da ação não é feita no CPF do investidor, mas na conta do Fundo. Os proventos são reinvestidos no próprio fundo, ou seja, eles não são repassados proporcionalmente aos cotistas.

No Brasil, não existe legislação ou regra que determine os ETFs a transferir os dividendos aos cotistas. Por isso, todos preferem reinvestir os proventos recebidos, aumentando as cotas das ações na bolsa de valores.

Na prática, o dinheiro dos dividendos retorna para os ETFs e os cotistas são pagos de maneira indireta, através da valorização das cotas com a política de reinvestimento.

Vale a pena investir em ETFs?

Uma dúvida muito comum de quem está começando a pesquisar sobre os ETFs é se realmente vale a pena investir neste tipo de produto. A seguir, confira as principais vantagens e desvantagens dos Exchange Traded Funds.

Vantagens

A primeira vantagem é o baixo custo das taxas de administração. Se comparado com os fundos de investimento tradicionais, geralmente os ETFs têm uma taxa de administração mais baixa, que gira em torno de 0,20% a 0,80%.

Outra vantagem que merece destaque é a oportunidade de diversificação. Na modalidade, o fundo aplica em diversos produtos, inclusive, podendo existir investimentos em produtos de outros países.

Com os ETFs você não precisa se preocupar com comparações e análises dos tipos de índices, já que o próprio fundo faz isso. Na prática, isso se traduz em praticidade, com redução do custo operacional e do tempo dedicado ao planejamento, principalmente se comparado com ações do home broker.

Por fim, outra vantagem deste tipo de investimento é a transparência. Como são negociadas na bolsa de valores, é possível acompanhar todas as movimentações que são feitas, diferente do que acontece em fundos mais tradicionais, nos quais não há possibilidade de acompanhar todas as operações em tempo real.

Desvantagens

Existem basicamente dois pontos de desvantagem nas ETFs: a liquidez e a tributação. 

No caso da liquidez, é importante ter em mente que alguns ETFs têm menos liquidez do que outros ativos, o que pode não ser uma boa alternativa para alguns investidores. Para saber se isso vai causar um grande impacto na sua estratégia é necessário avaliar as particularidades na composição da sua carteira.

E a tributação é outro ponto de atenção, aqui a regra é a mesma daquela aplicável aos fundos de investimento. Ou seja, incide uma tributação de 15% sobre o ganho do capital. Nesta regra, existe um aspecto que deve ser avaliado: a isenção do tributo para vendas, limitadas ao valor de R$20.000.

Como investir em ETF?

Para investir em um ETF você deve abrir uma conta em uma corretora de investimentos. Em seguida, basta enviar o dinheiro que você deseja aplicar por meio de Transferência Bancária.

Com o cadastro realizado e os valores já disponíveis em sua conta, você entra na plataforma de investimentos, acessa a opção home broker e já consegue dar início às suas operações.

A dica para o investidor é que ele busque o suporte de profissionais especializados. Eles podem ajudar a fazer as melhores escolhas  de acordo com os objetivos, perfil de investidor e as estratégias definidas para a composição da sua carteira.

Como a Remessa Online pode ajudar?

A Remessa Online é a primeira plataforma brasileira totalmente online do Brasil. Você pode enviar a receber dinheiro do exterior de uma forma simples, com menos burocracia e a um custo mais baixo do que aquele praticado por um banco tradicional.

Para quem investe ou deseja investir no exterior, os serviços da Remessa Online vão ajudar no dia a dia das operações, facilitando o envio dos valores para a corretora internacional escolhida. 

Gostou deste artigo sobre ETF? Então aproveite para conferir o artigo Top 10 ETFs compostos pelas ações FAANG para quem deseja investir no exterior.

* É importante frisar que o conteúdo deste artigo é informativo e não dispensa a recomendação de um especialista. 

Perguntas frequentes

O que é um ETF?

ETF é a sigla usada para se referir aos Exchange Traded Funds, traduzidos livremente como Fundos Negociados em Bolsa. Eles são fundos de índices comercializados como ações.

Vale a pena investir em ETFs?

Para saber se vale a pena é importante avaliar as vantagens e desvantagens, sempre levando em consideração as particularidades da sua carteira e os objetivos que você pretende atingir.

Como a Remessa Online pode ajudar?

Para quem investe ou deseja investir no exterior, os serviços da Remessa Online vão ajudar no dia a dia das operações, facilitando o envio dos valores para a corretora internacional.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático