Euro: câmbio sofre com colapso da economia europeia

Após anos de preocupação com o crescimento econômico da Zona do Euro, diante da crise decorrente do Covid-19, a atividade econômica do bloco entrou em colapso.

O Purchasing Managers’ Index (PMI) Composto final, que mensura a atividade econômica a partir das ações dos gerentes de compras das empresas, despencou de 51,6 pontos em fevereiro para a mínima recorde de 29,7 pontos em março. 

Trata-se da maior queda mensal desde que a pesquisa começou em julho de 1998. Dentro da metodologia do PMI, a marca de 50 pontos separa crescimento e contração, portanto, 29,7 pontos marca uma enorme contração da atividade econômica do bloco. 

A situação da Zona do Euro trouxe grande instabilidade para o euro. Com relação ao real, a moeda europeia abriu o pregão de segunda-feira (30/3) cotado a R$5,6802 e, na abertura desta sexta-feira (3/4), a cotação era de R$ 5,7018, uma apreciação de aproximadamente 0,38% do euro frente à moeda brasileira. Com relação ao dólar, a moeda europeia perdeu valor e o dólar se fortaleceu 2,6%.

Leia também as análises da semana para o dólar e para a libra esterlina.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024