Feriados na França: saiba quais são e planeje a sua viagem

A França tem 11 feriados nacionais, sendo 8 deles fixos e 3 móveis. Neste post você vai conhecer quais são

Saiba quais são os feriados na França

A França tem 11 feriados nacionais, sendo 8 deles fixos e 3 móveis. Neste post você vai conhecer quais são esses feriados, e em quais data eles são comemorados.

Engana-se quem pensa que países europeu têm poucos feriados. A França, por exemplo, tem 11 feriados – mais os pontos facultativos. Cidades famosas e turísticas como Paris também veem suas atrações turísticas, bancos, bares e restaurantes pararem alguns dias no ano.

Para planejar melhor a sua viagem e garantir que você poderá visitar todos os locais de interesse, é importante conhecer quais são os principais feriados na França.

Feriados na França em 2020: conheça o calendário

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a França é o país que mais recebe turistas internacionais no mundo. Dados do último relatório mostram que cerca de 86 milhões de estrangeiros visitaram o país em um ano. Isso é mais do que a população do próprio país – que é de 67 milhões de pessoas.

Apesar da popularidade do país, os franceses não abrem mão do descanso e muitos museus e monumentos, assim como bares, cafés e restaurantes, fecham nos feriados nacionais ou outras datas importantes, como no dia do Natal, Ano Novo ou dia do Trabalho.

Portanto, antes de organizar a sua viagem e evitar encontrar as principais atrações fechadas, confira com antecedência quais são os feriados na França em 2020. Ao todo, de acordo com o Governo Francês, serão comemorados 11 feriados no país, sendo 8 fixos e 3 móveis. Confira a lista abaixo:

DataFeriado
1 de janeiroAno Novo
1 de maioDia do Trabalhador
8 de maioDia da Vitória na Europa
14 de julhoDia da Bastilha (ou Queda da Bastilha)
15 de agostoDia da Assunção
1 de novembroDia de Todos os Santos
11 de novembro Dia do Armistício
25 de dezembroNatal

Além dos feriados fixos descritos na tabela, a França tem alguns feriados móveis: Sexta-feira Santa (sexta-feira antes do domingo de Páscoa), Segunda de Páscoa (primeira segunda-feira depois do Domingo de Páscoa), Dia de Ascensão (39 dias após o Domingo de Páscoa).

Por fim há um feriado chamado Segunda de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), comemorado apenas em algumas cidades e há o Dia de Santo Estêvão, comemorado em 26 de dezembro, e que é feriado apenas nas regiões da Alsácia e da Mosela.

Atrações fechadas segundas e terças-feiras

Além dos feriados na França, também é preciso ficar atento porque alguns pontos turísticos também fecham às segundas, especialmente nas cidades menores, e às terças-feiras. Aliás, muitos museus e monumentos nacionais, como o Louvre, não abrem nesse dia. 

Você pode conferir a lista completa de todas as atrações e os dias de fechamento no site oficial do turismo francês

Um pouco dos feriados mais importantes na França

Provavelmente, muito diferente do que pode ser observado em outros países europeus, e até do mundo, o povo francês tem muito orgulho da sua história. Por isso, celebra com muita honra as principais datas comemorativas da história francesa. 

Confira brevemente a história dos feriados mais importantes na França:

Dia da Vitória

O Dia da Vitória, celebrado em 08 de maio em quase toda a Europa, marca o fim da Segunda Grande Guerra Mundial, que ocorreu entre 1º de setembro de 1939 e 08 de maio de 1945. 

Na França, em especial, os franceses comemoram a data em celebrações religiosas, cerimônias especiais e desfiles nas principais ruas da cidade. Bandeiras francesas tomam conta das praças e casas e coroas de flores são colocadas em estátuas dos soldados mortos durante a guerra. 

O feriado do Dia da Bastilha é um dos mais significativos para os franceses. Ele simboliza a importância da Revolução Francesa para a construção da França moderna.
O feriado do Dia da Bastilha é um dos mais significativos para os franceses. Ele simboliza a importância da Revolução Francesa para a construção da França moderna.

Queda da Bastilha 

Talvez um dos feriados na França mais importantes, o dia 14 de julho comemora a Queda da Bastilha em Paris, símbolo central da Revolução Francesa, que aconteceu em 1789. 

Desfiles de militares e bandas, ao som do hino nacional francês, podem ser ouvidos nos principais pontos do país, especialmente na capital francesa. E, ao final do dia, as pessoas se reúnem nas ruas para assistir ao show de fogos de artifício. Se você estiver em Paris, não deixe de visitar os arredores da Torre Eiffel, local onde acontecem as principais apresentações.  

Gostou de conhecer os feriados na França? Se estive planejando viajar para lá, use a Remessa Online para realizar pagamentos ao exterior como reservas e outros serviços. A Remessa Online tem o menor custo de envio do mercado, apenas 1,3%. Cadastre-se e comece a economizar em transações internacionais.

Resumindo:

Quais são os feriados na França?

São 8 fixos e 3 móveis. São eles:
1 de janeiro – Ano Novo
1 de maio – Dia do Trabalhador
8 de maio – Dia da Vitória na Europa
14 de julho – Dia da Bastilha (ou Queda da Bastilha)
15 de agosto – Dia da Assunção
1 de novembro – Dia de Todos os Santos
11 de novembro – Dia do Armistício
25 de dezembro – Natal
Além dos feriados fixos descritos acima, a França tem alguns feriados móveis: Sexta-feira Santa (sexta-feira antes do domingo de Páscoa), Segunda de Páscoa (primeira segunda-feira depois do Domingo de Páscoa), Dia de Ascensão (39 dias após o Domingo de Páscoa).

O que é o Dia da Bastilha?

É um feriado francês celebrado em 14 de julho onde é lembrado o episódio da Tomada da Bastilha, em 1789, o ponto alto da Revolução Francesa. 

O que é o Dia da Vitória na Europa?

É um feriado europeu celebrado em 8 de maio em quase todos os países do continente. Ele marca o fim da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos Aliados contra a Alemanha Nazista.