Feriados na França: saiba quais são e planeje a sua viagem

Os feriados na França são móveis e fixos.

Engana-se quem pensa que países europeus têm poucos feriados. A França, por exemplo, tem 11 feriados – mais os pontos facultativos. Cidades famosas e turísticas como Paris também veem suas atrações turísticas, bancos, bares e restaurantes pararem alguns dias no ano.

Para planejar melhor a sua viagem e garantir que você poderá visitar todos os locais de interesse, é importante conhecer quais são os principais feriados na França.

Quais são os feriados da França?

Existem 11 feriados oficiais na França, sendo 8 fixos e 3 móveis. Confira a lista abaixo:

DataFeriado
1 de janeiroAno Novo
1 de maioDia do Trabalhador
8 de maioDia da Vitória na Europa
14 de julhoDia da Bastilha (ou Queda da Bastilha)
15 de agostoDia da Assunção
1 de novembroDia de Todos os Santos
11 de novembroDia do Armistício
25 de dezembroNatal

Além dos feriados fixos descritos na tabela, a França tem alguns feriados móveis: 

FeriadoQuando acontece
Sexta-feira SantaSexta-feira antes do domingo de Páscoa
Segunda de PáscoaPrimeira segunda-feira depois do Domingo de Páscoa
Dia de Ascensão39 dias após o Domingo de Páscoa

Também há um feriado chamado Segunda de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), comemorado apenas em algumas cidades e há o Dia de Santo Estêvão, comemorado em 26 de dezembro, feriado apenas nas regiões da Alsácia e da Mosela.

Você pode conferir o calendário oficial do país para acompanhar as datas dos feriados fixos e móveis. 

Os feriados mais importantes na França

Na França, a maioria dos feriados são históricos ou religiosos. O povo francês tem muito orgulho da sua história. Por isso, celebra com muita honra as principais datas comemorativas da história francesa. 

Confira brevemente a história dos feriados mais importantes na França:

Dia da Vitória

O Dia da Vitória, celebrado em 08 de maio em quase toda a Europa, marca o fim da Segunda Grande Guerra Mundial, que ocorreu entre 1º de setembro de 1939 e 08 de maio de 1945. 

Na França, os franceses celebram essa data com cerimônias religiosas, desfiles e homenagens aos soldados mortos durante a guerra. As ruas são decoradas com bandeiras francesas e coroas de flores são colocadas em estátuas em memória dos soldados.

Queda da Bastilha 

Talvez um dos feriados na França mais importantes, o dia 14 de julho comemora a Queda da Bastilha em Paris, símbolo central da Revolução Francesa, que aconteceu em 1789. 

Desfiles de militares e bandas, ao som do hino nacional francês, podem ser ouvidos nos principais pontos do país, especialmente na capital francesa. E, ao final do dia, as pessoas se reúnem nas ruas para assistir ao show de fogos de artifício. Se você estiver em Paris, não deixe de visitar os arredores da Torre Eiffel, local onde acontecem as principais apresentações.  

Como funcionam os feriados na França?

Os feriados na França são fixos e acontecem em todo o país, como o Dia da Bastilha. Além disso, há feriados regionais que variam dependendo da região, como o Dia de Todos os Santos (1º de novembro) em algumas áreas.

Aproveite os feriados na França para passear pelos destinos turísticos do país.

Geralmente, durante os feriados, as pessoas aproveitam o tempo livre para passear com a família e amigos, viajar ou participar de eventos locais, como desfiles ou festivais. 

Também, assim como acontece no Brasil, é comum que, quando um feriado cai numa terça ou quinta-feira, fazer a chamada “ponte” e não trabalhar na segunda ou sexta-feira, criando um fim de semana prolongado.

O que fecha nos feriados na França?

Nos feriados na França, muitas empresas, lojas e escritórios governamentais, como bancos, agências governamentais, escolas e a maioria das empresas privadas fecham e não oferecem atendimento. 

Além disso, as lojas também tendem a ficar fechadas, exceto aquelas em pontos turísticos. Também é importante lembrar que os serviços de transporte público podem operar em horários reduzidos ou seguir esquemas especiais. 

O que abre nos feriados na França?

Por outro lado, restaurantes, cafés e mercados costumam permanecer abertos, especialmente em áreas turísticas movimentadas. 

Além disso, outros serviços como hospitais, bombeiros, polícia e serviços de emergência funcionam durante os feriados. 

Também, as atrações turísticas, como o Museu do Louvre, costumam funcionar mesmo em feriados. Mas, é importante verificar se não há mudanças de horários no local que você deseja visitar. 

Atrações fechadas segundas e terças-feiras

Além dos feriados na França, é preciso ficar atento porque alguns pontos turísticos também fecham às segundas, especialmente nas cidades menores, e às terças-feiras. 

Aliás, muitos museus e monumentos nacionais, como o Louvre, não abrem nesse dia. 

Você pode conferir a lista completa de todas as atrações e os dias de fechamento no site oficial do turismo francês

Gostou deste artigo? Veja também quais os principais feriados em Portugal e Reino Unido para completar sua viagem. 

Perguntas frequentes

Quais são os feriados na França?

Os feriados fixos são: Ano Novo, Dia do Trabalhador, Dia da Vitória na Europa, Dia da Bastilha, Dia da Assunção, Dia de Todos os Santos, Dia do Armistício e Natal. Já os feriados móveis são: Sexta-feira Santa, Segunda de Páscoa e Dia de Ascensão.

O que fecha nos feriados na França?

Durante os feriados na França, muitas empresas, lojas, escritórios governamentais e algumas instituições educacionais fecham. Além disso, o horário do transporte público também pode ser reduzido. 

O que abre nos feriados na França?

Restaurantes, cafés e atrações turísticas ficam abertos, especialmente em áreas turísticas movimentadas. Além disso, outros serviços como hospitais, bombeiros, polícia e serviços de emergência funcionam durante os feriados.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada