Museu do Louvre: faça uma visita perfeita ao museu

Quer se programar para visitar o Museu do Louvre? Então veja quais são as principais dicas e informações sobre esse ponto turístico!

Além das belezas naturais e dos monumentos históricos, Paris também conta pontos turísticos que muitos viajantes sonham em conhecer. Um bom exemplo é o Museu do Louvre, que reúne algumas das obras mais populares ao nível mundial, como a Mona Lisa.

Porém, por não ser um espaço público, mas sim um lugar com acesso limitado e permitido mediante a compra de entrada, é comum ter dúvidas na hora de planejar uma visita a ele.

Por isso, listamos os principais questionamentos sobre como é, como funciona e o que ver nesse espaço para que você aproveite ao máximo sua passagem por ele. Confira!

Qual o valor do ingresso para o Museu do Louvre?

O valor do ingresso para o Museu do Louvre é de 17 € por pessoa adulta, como divulgado pela bilheteria online do local. Ele cobre a sua visita a todas as obras disponíveis no espaço, inclusive aquelas exposições apresentadas por tempo limitado. 

Você tem duas alternativas para adquiri-lo: comprar antecipadamente pelo site, sem tarifas extras, ou comprar apenas quando chegar ao ponto turístico.

Porém, atenção: há casos em que o visitante do museu não precisa pagar ingresso, como mostrado no site do Museu do Louvre. Isso acontece, por exemplo, quando o turista se trata de uma pessoa com deficiência (PcD) ou você leva consigo crianças e jovens de até 18 anos, como filhos, sobrinhos e/ou netos.

Outro cenário comum é quando você mora em algum país da União Europeia, tem até 25 anos e possui carteira de residente. É o caso de quem é estudante de graduação ou pós-graduação em Portugal, Alemanha, Itália, etc.

Mas não para aí. O portal ainda aponta outras condições que dão gratuidade na entrada. Entre as principais estão ser da imprensa ou trabalhar como professor de artes. Lembrando que, para tanto, é preciso levar documentação que comprove essas atividades.

O que ver de mais importante no Louvre?

O mais importante no Louvre inclui a lista de artes consideradas “masterpieces” divulgada pelo próprio museu. Confira:

1. Mona Lisa

Pintado no século XVI, o quadro de Mona Lisa retrata Lisa Gherardini. Apesar de ser a obra mais emblemática do museu e uma das mais famosas do mundo, até hoje se sabe pouco sobre quem é essa mulher e a história de vida dela.

2. Louis XIV

Louis XIV é uma das obras mais famosas de Hyacinthe Rigaud. Trata-se de uma pintura que celebra a ascensão do Rei Sol ao trono francês.

3. A Balsa da Medusa

A Balsa da Medusa, que faz referência ao acidente sofrido pela embarcação Medusa, é uma obra artística que consagrou o pintor Théodore Géricault.

4. A Liberdade Guiando o Povo

A Liberdade Guiando o Povo é uma das pinturas mais clássicas da França. Isso porque ela apresenta a população do país lutando contra a monarquia e os impactos negativos dela.

5. Vênus de Milo

A Vênus de Milo é uma estátua em tamanho real que representa o ideal estético de beleza, graça e feminilidade de Afrodite. A peça data de três séculos antes de Cristo.

6. Mural do Alívio

O Mural do Alívio é um monumento de quatro metros de altura que representa uma criatura mitológica da antiga Mesopotâmia responsável por proteger os humanos.

7. Vitória de Samotrácia

A Vitória de Samotrácia é uma obra resgatada da Grécia. Ela é uma homenagem à deusa Nice, uma divindade que era cultuada por quem busca vitória e conquista.

8. A Grande Esfinge de Tanis

A Grande Esfinge de Tanis é uma escultura egípcia de granito que, acredita-se, foi elaborada há cerca de, pelo menos, 1.866 anos A.C.

9. A Coroação da Virgem

A Coroação da Virgem é uma pintura sacra idealizada por Fra Angelico que mostra Maria sendo enaltecida entre os povos. No centro do quadro, ela está com Cristo.

10. O Escriba Sentado

O Escriba Sentado é uma obra muito peculiar e interessante, sendo uma das peças mais antigas do museu — de cerca de 2.600 anos A.C. Ela representa um homem egípcio durante o trabalho dele.

11. Madame de Pompadour

Madame de Pompadour é um quadro que apresenta uma das personalidades francesas mais proeminentes no século XVIII e que influenciou a monarquia do país.

12. Tríade de Osorkon

Tríade de Osorkon é uma peça de arte pequena que faz menção a algumas das principais divindades egípcias. Entre elas: Osíris, Ísis e Hórus.

13. Santa Maria Madalena

Santa Maria Madalena é uma escultura colorida feita por Gregor Erhart na época da Renascença que faz referência à Maria Madalena.

14. Sarcófago dos Esposos

O Sarcófago dos Esposos é um achado da Antiga Grécia que mostra um dos rituais do povo etrusco: o de sepultar casais juntos para que permanecessem assim na eternidade.

15. Leão De Monzon

O Leão De Monzon é uma escultura árabe confeccionada no século X e preservada desde então. É uma peça ornamental, que remete à tradição islâmica.

16. Diamante Regente

O Diamante Regente é uma das pedras valiosas do patrimônio de Philippe d’Orléans. Ela é reconhecida mundialmente por ter feito parte de diferentes jóias reais da França.

17. Escravo Rebelde

Produzida no século XVI por Michelangelo, a escultura Escravo Rebelde retrata a luta por liberdade mediante a prática da escravidão presente na história humana.

18. Cálice Cratère d’Antée

Estima-se que o Cálice Cratère d’Antée foi confeccionado quatro séculos antes de Cristo na Grécia Antiga. Ele traz imagens feitas por Euphronios com grafite.

19. Cavalos de Marly

A escultura Cavalos de Marly tem quase quatro metros de altura e foi feita por Guillaume Coustou. A peça foi um pedido do Rei Sol, que era um fervoroso aficionado pelas artes.

20. O Casamento em Caná

O Casamento em Caná é uma pintura que resume uma passagem bíblica do Novo Testamento, na qual Cristo transforma água em vinho. Ele é de autoria de Paolo Caliari.

Qual é a importância do Museu do Louvre hoje?

A importância do Museu do Louvre se dá devido à dimensão do local, segundo o artigo da Newsweek. Afinal, graças ao fato dele estar em um palácio, ele se tornou o maior museu do planeta e um dos museus mais famosos do mundo, com mais de 30 mil peças em seus 72 mil m². 

Além disso, o acervo dele reúne milhares de objetos, móveis, escrituras, jóias, gravuras, pinturas, peças têxteis, etc. Obras de diferentes períodos históricos e que ajudam a contar a evolução humana.

Quanto tempo dura a visita ao Museu do Louvre?

A dica é reservar de 2 a 3 horas, pelo menos, para conseguir ver as principais obras. O tempo de visita ao Museu do Louvre dura todo o horário padrão de funcionamento do local. Isto é, das 09h às 18h. O museu também tem passeios noturnos nas quartas-feiras e sextas-feiras e, nesses dias, o horário de funcionamento se estende até 21h45.

Cerca de 30 minutos antes do fim do expediente, os funcionários solicitam a saída das pessoas das salas de exibição para o encerramento. 

Portanto, se você chegar no momento em que o local está iniciando a recepção de visitantes e permanecer até o convite ao esvaziamento dos ambientes, você terá 8h30 para conhecer o museu.

Quanto tempo levaria para ver todas as obras do Louvre?

Seriam necessários cerca de 4 dias para conferir todas as obras do Louvre. Isso porque, como descrito no site do Museu do Louvre, o acervo do local reúne mais de 480 mil itens. Pensando nisso, a curadoria do espaço elaborou quatro roteiros com duração de 1 hora ou 1h30 para conhecer os principais destaques do museu

Roteiros dos principais destaques do Museu do Louvre: 

  1. The Louvre’s Masterpieces;
  2. Journey Along the Nile;
  3. Secret Treasures of Richelieu Wing;
  4. Beyoncé and Jay-Z’s Louvre Highlights.

Assim, reservando um dia da sua estadia em Paris para ir apenas ao Louvre, você consegue aproveitar bem o museu. Sem falar que ainda conseguirá passear, tirar fotos e se divertir pelo jardim que cerca o palácio sem aperreios.

Que dia o Louvre é de graça?

O Museu do Louvre é gratuito para todos os públicos na primeira sexta-feira do mês (exceto nos meses de julho e agosto), a partir das 18h, e no dia 14 de julho, o dia da tomada da Bastilha pela população parisiense. 

Para pessoas com menos de 18 anos e pessoas entre 18 e 25 anos da área econômica europeia, além de professores de artes e artistas afiliados a instituições artísticas, a entrada é gratuita. Também existem gratuidades para jornalistas, desempregados, pessoas com deficiência e cidadãos que recebem auxílio do governo. Essas informações estão disponíveis no site do Museu do Louvre e são medidas para fomentar a cultura e a arte para estrangeiros e nativos.

Portanto, caso a sua viagem coincida com a primeira sexta de um mês, aproveite! Você pode não só conhecer o museu, como também realizar um segundo passeio no local sem custo.

Qual é a obra mais cara do Louvre?

A obra mais cara do Louvre é o quadro de Mona Lisa, com valor estimado pelo site Kooness em US$ 870 milhões no ano de 2021. Além disso, ele também é considerado a pintura mais valiosa do planeta. Inclusive, é uma peça que jamais foi comercializada em leilões para pessoas físicas, estando no museu desde o século XVIII.

Pode levar lanche para o Louvre?

Não é permitido levar bebida ou lanche para o Louvre para prezar pela segurança das obras. A informação está disponível no portal do Museu do Louvre.

Afinal, eles podem gerar danos diretos ou indiretos às peças ali expostas. Isso, é claro, caso alguém arremesse ou derrube algo nos itens que fazem parte do acervo do museu. Em particular, naquelas sem proteção de isolamento. O que acontece, por exemplo, com estátuas, quadros, telas, tapeçarias.

Porém, não se preocupe. Como esclarece o site do Louvre, há restaurantes, cafés e quiosques na área externa do palácio. Cantos onde você pode saborear um petisco, fazer um lanche ou mesmo ter uma refeição completa.

A maior parte deles, inclusive, fica próxima ao Jardim de Tuileries, que fica na propriedade. Assim, você pode sentar, relaxar e admirar a bela vista ao ar livre. Na primavera e no verão, o lugar fica ainda mais agradável já que a natureza está no seu auge.

Qual é o melhor dia para visitar o Louvre?

Os melhores dias para visitar o Louvre são durante as manhãs de quarta a sexta-feira. Também é uma boa opção ir ao museu sexta-feiras depois das 18h, pois nesse dia o horário de funcionamento se estende até 21h45. Geralmente as visitas noturnas do Museu do Louvre são mais vazias que em horários normais de funcionamento.

Vale destacar que o Louvre não funciona em nenhuma terça-feira do ano, dia de folga dos funcionários. Além disso, há datas específicas em que ele também está com as portas fechadas, como mostra a página da bilheteria do museu. São elas: 01 de janeiro, 01 de maio e 25 de dezembro.

Quanto custa o ingresso para ver a Mona Lisa?

O ingresso para ver a Mona Lisa custa 17. Esse é o valor do ingresso para visitar o Museu do Louvre. No museu não há múltiplas entradas, uma para cada obra específica. Assim, você paga para ter acesso ao palácio e, uma vez dentro dele, pode conferir todas as coleções do espaço.

O Museu do Louvre é um ponto turístico obrigatório para quem vai à Paris 

O Museu do Louvre é, sem dúvidas, um ponto turístico indispensável para os viajantes em Paris. Isso porque, além de se tratar de um palácio com arquitetura secular, ele reúne artes (algumas até mesmo milenares) que representam o elo do presente com o passado. 

É uma oportunidade única não só para encantar os olhos, mas também aprender sobre história e ter registros únicos da sua passagem pela França.

Portanto, ao programar o seu roteiro, reserve, no mínimo, um dia inteiro para dedicar ao museu. Assim, você pode aproveitá-lo com calma e, de quebra, ainda desfrutar do belo Jardim de Tuileries. 

Curtiu o post? Então aproveite e siga a gente no LinkedIn, X (antigo Twitter), Facebook, YouTube e Instagram. Assim, você conhece tudo sobre as principais atrações da Europa e qual o custo delas!

Resumindo

O que ver de mais importante no Louvre?

1. Mona Lisa;
2. Louis XIV;
3. A Balsa da Medusa;
4. A Liberdade Guiando o Povo;
5. Vênus de Milo;
6. Mural do Alívio;
7. Vitória de Samotrácia;
8. A Grande Esfinge de Tanis
9. A Coroação da Virgem;
10. O Escriba Sentado
11. Madame de Pompadour;
12. Tríade de Osorkon;
13. Santa Maria Madalena;
14. Sarcófago dos Esposo;
15. Leão De Monzon;
16. Diamante Regente;
17. Escravo Rebelde;
18. Cálice cratère d’Antée;
19. Cavalos de Marly;
20. O Casamento em Caná.

Qual o valor do ingresso para o Museu do Louvre?

Um adulto paga 17 € para visitar o Museu do Louvre. A entrada é gratuita para menores de 18 anos, residentes na Europa até 25 anos, pessoas com deficiência, professores de arte e jornalistas.

Que dia o Louvre é de graça?

O Museu do Louvre é gratuito na primeira sexta-feira do mês (exceto nos meses de julho e agosto), depois das 18h, e no dia 14 de julho, o dia da tomada da Bastilha pela população parisiense.

Qual é o melhor dia para visitar o Louvre?

Os melhores dias para visitar o Louvre são durante as manhãs de quarta a sexta-feira. Também é uma boa opção ir ao museu sexta-feira depois das 18h, pois nesse dia o horário de funcionamento se estende até 21h25. Geralmente as visitas noturnas do Museu do Louvre são mais vazias que em horários normais de funcionamento.

Qual é a obra mais cara do Louvre?

A obra mais cara do Louvre é o quadro de Mona Lisa, com valor estimado pelo site Kooness em US$ 870 milhões no ano de 2021. Além disso, ele também é considerado a pintura mais valiosa do planeta. Inclusive, é uma peça que jamais foi comercializada em leilões para pessoas físicas, estando no museu desde o século XVIII.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático