8 ferramentas de SEO para você alcançar a 1ª posição

Quer ficar em primeiro lugar nas pesquisas do Google? As ferramentas de SEO podem ajudar! Confira as principais e suas funcionalidades neste artigo.

Atualmente, a internet é a principal fonte de informação de grande parte das pessoas. Por isso, ter um site bem posicionado nos mecanismos de busca, principalmente o Google, é tão importante para se destacar no mercado. É aí que entram as ferramentas de SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization e surgiu como estratégia para fazer os sites alcançarem as primeiras posições do Google. Portanto, as ferramentas são de grande valia para quem quer se dar bem, sem precisar se preocupar com trabalhos manuais de análise de dados.

Pensando nisso, separamos as melhores e mais populares ferramentas de SEO do mercado, feitas para facilitar a aplicação dessa estratégia.

Mas antes, é necessário entender o que é SEO e como esse planejamento pode ajudar o site da sua marca a ter mais visibilidade online. Continue acompanhando e descubra!

O que é SEO?

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization. Em tradução livre, significa otimização do mecanismo de busca. Na prática, ele funciona como um conjunto de técnicas que você pode aplicar no seu site para que seu nível de indexação no Google seja mais alto.

Quando a página é publicada na internet, os sites de busca (sendo o Google o principal) realizam um serviço automático de indexação. Dessa forma, quem procurar por um assunto, nome de marca, produto, tema etc. pode se deparar com a página.

Logo, quanto melhor você usar estratégias de SEO nas páginas do seu site, mais chance elas terão de aparecer em primeiro lugar nos resultados de busca.

Quais são as melhores ferramentas de SEO?

Se engana quem pensa que sites são coisa do passado. Esse tipo de plataforma é essencial para ter uma imagem de marca consolidada no mercado.

Entretanto, não basta criar, é preciso ser notado. Por isso, utilizar estratégias de SEO é tão importante. De acordo com pesquisas, mais de 25% das pessoas clicam no primeiro resultado de pesquisa do Google e poucas chegam à segunda página.

Nesse sentido, quanto mais próximo do topo o ranqueamento da sua página estiver, maiores são as chances de que futuros consumidores cliquem no seu site.

Embora isso não aumente as vendas diretamente, é uma estratégia importante para conseguir novos clientes (leads) online e aumentar o reconhecimento da sua marca no mundo digital.

Veja quais são as melhores ferramentas de SEO:

1. Google Analytics

Sendo o Google o site de pesquisas mais popular, o Google Analytics é uma das ferramentas de SEO mais utilizadas. Se você quer ter sucesso com o seu site, não pode deixar de usar essa plataforma.

O Google Analytics fornece dados sobre visitantes das páginas, com informações de qualidade e bem detalhadas. Ou seja, com ele, você consegue entender um pouco mais sobre o tipo de público que a sua página atrai. Assim, fica mais fácil criar estratégias de marketing cada vez mais certeiras para cada nicho específico de consumidores.

O melhor de tudo é que o Google Analytics é 100% gratuito. Com os dados fornecidos pela plataforma, é possível ter uma visão muito mais ampla de análise de tráfego e desempenho. Além disso, você tem acesso a informações e métricas que podem ajudar o seu negócio crescer.

2. Search Console

O Google Search Console é um complemento do Google Analytics. Essa ferramenta também fornece informações valiosas sobre as páginas do seu site. Ela foca na pesquisa e otimização do site com base nas palavras-chave escolhidas.

Ele permite que você realize o monitoramento e a modificação da presença do seu site na página de resultados do Google. Dessa forma, pode controlar os conteúdos indexados e a exibição do seu site na web.

Com essa ferramenta de SEO fica mais fácil entender como os clientes enxergam o seu site. A partir disso, você pode criar páginas cada vez mais estratégicas, de acordo com o que seus consumidores buscam.

O Search Console está disponível em português. Ela também é uma das ferramentas de SEO gratuitas e funciona muito bem em conjunto com o Google Analytics.

Entre as principais informações fornecidas pelo Search Console, podemos destacar:

  • CTR;
  • saúde do site;
  • indexação de páginas;
  • linkagem interna;
  • cliques, entre outros.

3. Google PageSpeed

Como é possível notar, o Google está sempre se destacando quando o assunto é SEO.

O PageSpeed é a terceira ferramenta criada pela empresa com foco nessa estratégia. Ela foi feita para analisar a velocidade de carregamento do seu site. Ou seja, ela faz a análise e dá uma nota. Após isso, oferece orientações detalhadas para ajudar a melhorar a velocidade de carregamento das páginas, inclusive na versão mobile.

Por que essa ferramenta é interessante? Essa é uma pergunta fácil de responder! Muitos clientes saem de uma página quando ela demora mais tempo do que o necessário para carregar. Além disso, o site pode ser penalizado e ficar mal posicionado na página de pesquisa.

Por isso, entender a velocidade do seu site é muito importante para que suas estratégias de marketing digital e inbound marketing deem certo!

Assim como o Search Console e o Analytics, o Google PageSpeed também é gratuito!

4. Keyword Planner

O Keyword Planner chegou para substituir a ferramenta Keyword Tool, e funciona como um planejador de palavras-chave.

Nesse sentido, essa é uma das ferramentas de SEO que pode ajudar a sua equipe de marketing com insights sobre assuntos relevantes para o seu público. Assim, você pode produzir conteúdos cada vez mais direcionados.

O Keyword Planner é uma ferramenta mais focada na pesquisa de termos para mídia paga do site. Entretanto, ela também pode ser muito relevante para a produção de conteúdos orgânicos.

Você pode fazer buscas por meio de filtros disponibilizados pela ferramenta, entre eles:

  • palavras;
  • localização;
  • idioma.

5. Ubersuggest

Se você está buscando ferramentas de SEO para melhorar sua estratégia, com certeza já ouviu falar do case de sucesso que é o blog criado pelo Neil Patel.

O Ubersuggest é uma ferramenta desenvolvida pelo especialista e de fácil utilização. Para pesquisar termos nela, basta escrever uma palavra-chave na barra de pesquisa e esperar pelas sugestões de conteúdo da plataforma.

Além disso, você pode utilizar a ferramenta, sem precisar, necessariamente, comprar um plano. Embora os acessos sejam limitados por login, ela pode ser usada gratuitamente.

6. SEMrush

Essa é uma das ferramentas de SEO mais populares e completas do mercado. Por meio do SEMrush, você consegue acompanhar a saúde do seu site e criar projetos.

Ele oferece diversas funcionalidades na busca por termos e palavras-chave, além de realizar o acompanhamento de rankings, backlinks e muito mais!

Além disso, nessa plataforma, é possível realizar pesquisas mais aprofundadas sobre os conteúdos dos seus concorrentes. Isso porque o SEMrush pode ajudar a descobrir quais são os termos ranqueados pelo site da concorrência que o seu não abrange e vice-versa.

O SEMrush também pode ser usado até mesmo enquanto você escreve um artigo. Dessa forma, em tempo real, ele consegue analisar o conteúdo de acordo com as estratégias de SEO, conforme o texto é redigido.

Essa função sugere palavras-chave complementares para o texto e analisa diversos elementos que compõem o conteúdo, como:

  • título do artigo;
  • subtítulos (h1, h2, h3 etc.);
  • links internos;
  • links externos, entre outros.

7. Ahrefs

O Ahrefs está lado a lado do SEMrush como uma das opções de ferramentas de SEO mais completas do mercado atual.

Os dados fornecidos pelo Ahrefs são parecidos com as funções do SEMrush, e seu grande diferencial é a apresentação dessas informações.

A ferramenta utiliza painéis e gráficos de fácil compreensão, tornando o acesso à plataforma mais fácil e toda a visualização mais intuitiva.

8. Yoast

Se o seu site é hospedado no WordPress (o CMS mais usado no mundo), o Yoast não pode ficar de fora das suas ferramentas de SEO utilizadas!

Essa é a ferramenta mais completa para otimização dessa estratégia em sites do WordPress. Afinal, oferece diversas funcionalidades!

Com o Yoast, é possível entender as táticas de SEO que precisam de melhorias, enquanto você realiza a publicação da página. A ferramenta consegue oferecer diversas dicas de melhorias para otimização em tempo real. Entre elas:

  • uso da palavra-chave;
  • utilização de links externos;
  • utilização de links internos;
  • uso da palavra-chave nos subtítulos;
  • uso de imagens na página, entre outras.

Como otimizar o SEO do meu site?

A otimização de SEO passa por inúmeras técnicas importantes. A seguir, separamos as principais que podem ajudar você a ter excelentes resultados no ranqueamento de seus conteúdos.

Use a palavra-chave na introdução dos textos

O uso da palavra-chave na introdução é importante para que o leitor entenda, logo de cara, o tema e assunto do conteúdo que selecionou.

Por isso, o Google ranqueia melhor as páginas que aplicam essa técnica, de preferência no primeiro parágrafo. Portanto, além de usar a palavra-chave com uma boa frequência, também é importante ir direto ao assunto. Assim, você evita que seus leitores busquem outros conteúdos com o mesmo assunto.

Mantenha o seu site escaneável

Outra dica de SEO importante é entender a escaneabilidade de uma página, principalmente em conteúdos mais densos, como artigos e materiais ricos.

Essa técnica deixa o texto mais fluido e organizado, sem que a informação fique muito maçante e acabe cansando o leitor. Por isso, o Google recompensa as páginas que utilizam parágrafos e frases mais curtas em suas páginas. Afinal, essa estratégia torna o conteúdo mais “fácil” de ser lido.

Essa é uma das regras mais importantes para obter bons resultados no ranking dos sites de busca, principalmente o Google.

Utilize muitos links internos, mas que façam sentido

Utilizar links internos também é uma ótima tática para ranquear melhor seus conteúdos. Além disso, faz com que seus leitores passem mais tempo no seu site.

Dessa forma, principalmente em artigos, é interessante adicionar outros conteúdos ao longo do texto, desde que eles sejam pertinentes ao tema em questão.

O Google recompensa os sites que utilizam essa estratégia em suas páginas. Outro ponto importante é que, com essa estratégia, o seu leitor avança pelo funil de vendas e se torna um consumidor da sua marca.

Agora, você já sabe as principais ferramentas de SEO no mercado e como utilizá-las na sua estratégia de marketing. Além disso, conferiu dicas importantes para aplicar em seu site e conseguir boas posições.

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Resumindo

Qual a melhor ferramenta de SEO?

As melhores ferramentas de SEO são:

– Google Analytics;
– Google Search Console;
– Google Pagespeed;
– Yoast;
– SEMrush;
– Keyword Planner;
– Ahrefs.

O que faz um SEO?

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization. Em tradução livre, significa otimização do mecanismo de busca. Na prática, ele funciona como um conjunto de técnicas que você pode aplicar no seu site para que seu nível de indexação no Google seja mais alto.

Como avaliar o SEO de um texto?

Para avaliar o SEO do seu texto, é preciso analisar se suas estratégias estão sendo bem aplicadas. Da mesma forma, conferir o desempenho da página no geral, considerando questões como: velocidade de carregamento, design, facilidade de leitura e mais.

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