13 filmes sobre investimentos para assistir este ano

Além de livros e cursos, os filmes sobre investimentos podem ajudar a fazer boas escolhas no mercado financeiro. Continue a leitura para saber quais são os melhores!

Para se dar bem no mercado financeiro, é importante ter conhecimento prévio sobre como investir. Por isso, fazer cursos e ler livros da área podem ajudar nesse ponto. Entretanto, assistir filmes sobre investimentos é também uma excelente opção. 

Dessa forma, dá para aprender enquanto se diverte. Isso porque muitos deles trazem ensinamentos de ouro para aplicar na prática. Portanto, os filmes também ajudam a tomar decisões mais seguras no mercado financeiro. 

Pensando nisso, separamos 13 filmes sobre investimentos para você aprender sobre a área em um momento de lazer. Então, continue a leitura deste artigo para conhecer os melhores longas! 

1. A Fraude (Rogue Trader, 1999) 

O filme “A Fraude” foi lançado em 1999 e é uma adaptação do livro chamado “Rogue Trade”, escrito por Nick Leeson, protagonista da obra. O longa conta a história do jovem britânico, interpretado por Ewan McGregor, que levou à falência do Barings Bank. Era um dos maiores e mais antigos bancos da Inglaterra. 

Nick Leeson era um dos empregados da companhia de investimentos de Londres. Ele trabalhava como escriturário e se mostrava mais ambicioso que a maioria dos outros funcionários. Para ele, foi oferecida uma oportunidade de ir para Jacarta resolver um problema que ninguém queria assumir. 

Lá, ele conheceu Lisa (Anna Friel) e se casou com ela. De forma rápida, o jovem britânico conseguiu ser promovido a gerente de operações de derivativos na Bolsa Monetária de Cingapura (SIMEX). Logo, ele e a mulher se mudaram para a China.  

Seu primeiro ano de negócios no novo cargo foi um grande sucesso e conseguiu grandes lucros para o banco. Entretanto, quebrou regras tradicionais e escondeu as perdas em uma conta erro (88.888). Com mais liberdade e dinheiro, Nick começou a acumular vários prejuízos e os encobria na 88.888. 

Após a mulher perder o filho, o jovem perdeu a cabeça e fez especulações no mercado com o dinheiro de outras pessoas e sem restrições. Isso levou o banco à falência.  

2. Wall Street — Poder e Cobiça (Wall Street, 1987) 

O filme “Wall Street: Poder e Cobiça” foi lançado em 1987. Ele conta a história do jovem Bud Fox (Charlie Sheen) que é um ambicioso corretor do mercado de ações. Seu maior sonho era trabalhar com Gordon Gekko (Michael Douglas), um famoso investidor bilionário de Wall Street.  

Bud é filho de Carl Fox (Martin Sheen), um líder sindical que trabalha para a companhia aérea Bluestar.  Após várias tentativas e movimentos, o jovem conseguiu falar com Gekko. Durante a conversa, ele fala que seu pai tinha lhe dito que a Bluestar teria ganhado um importante processo.  

A informação ainda não havia sido divulgada oficialmente, mas quando acontecesse, as ações teriam uma alta significativa. Com isso, Bud começa a trabalhar secretamente para Gekko e passa a ter um novo padrão de vida de forma ilícita e nada ética. Entretanto, ele percebe que tal poder tem um preço muito alto. 

3. Wall Street — O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street: Money Never Sleeps, 2010) 

Em “Wall Street — O Dinheiro Nunca Dorme”, Gordon Gekko (Michael Douglas) deixa a prisão após cumprir pena por fraudes financeiras. Sem poder operar no mercado financeiro, ele se dedica a realizar palestras e a escrever um livro em que critica o comportamento de risco dos mercados. 

Após uma de suas palestras, Gekko é abordado por um operador idealista de Wall Street chamado Jacob Moore (Shia LaBeouf). O homem vive com Winnie (Carey Mulligan), filha de Gekko que não conversa mais com ele.  

Moore usa essa proximidade para conseguir a atenção de Gordon e receber conselhos sobre como agir com Bretton James (James Brolin). É um grande investidor que fez com que seu mentor, Lewis Zabel (Frank Langella), vendesse sua tradicional empresa por um preço insignificante. Em troca do favor, Gekko pede que Jacob o ajude a se reaproximar da filha Winnie.  

4. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013) 

“O Lobo de Wall Street” é mais um dos filmes sobre investimentos para assistir. Lançado em 2013, ele é baseado na vida de Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio. Durante 6 meses, Belfort trabalhou em uma corretora de Wall Street, tendo como base os ensinamentos do seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). 

Entretanto, assim que conseguiu ser realmente contratado pela empresa, aconteceu o “Black Monday”. Foi um evento que fez bolsas de valores de vários países sofrerem uma queda repentina. Com isso, acabou sendo demitido. 

Jordan Belfort passou a trabalhar para uma empresa que lidava com papéis de baixo valor, que não estavam na bolsa de valores. Lá, ele tem a ideia de montar uma empresa focada nesse estilo de negócio ao lado de velhos amigos. O objetivo era fazer as pessoas se enriquecerem rapidamente e terem uma vida dedicada ao prazer. 

Para isso, ele usou brechas do sistema para ficar rico e fazer sua companhia virar uma gigante do mercado financeiro. 

5. À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness, 2007) 

Lançado em 2007, “À Procura da Felicidade” é baseado em fatos reais. Ele conta a história de Chris Gardner (Will Smith), que é um pai de família que passa por graves problemas financeiros. Além disso, a sua mulher, Linda (Thandie Newton), o deixou com o filho Christopher (Jaden Smith), de apenas 5 anos. Sem uma fonte de renda, se viu em uma situação complicada. 

Após não ter sucesso como vendedor, Gardner conseguiu um estágio sem remuneração em uma corretora de ações. Mesmo assim, ele mantinha a esperança de que poderia ser efetivado na empresa. 

Entretanto, os problemas financeiros fizeram com que ele e o filho fossem despejados. Com isso, passaram a dormir em abrigos, estações de trem e qualquer outro lugar que desse refúgio. Porém, Chris nunca perdeu as esperanças de ter uma vida melhor. 

6. A Grande Aposta (The Big Short, 2015) 

“A Grande Aposta”, de 2015, conta a história de agentes financeiros que, mesmo sem se conhecerem, previram a crise financeira de 2008 nos Estados Unidos. Assim, conseguiram lucrar apostando contra o setor imobiliário norte-americano.  

O filme tem no elenco atores como Brad Pitt, Christian Bale, Steve Carell e Ryan Gosling. Ele mostra a saga dos agentes para entender como o setor mobiliário explodiria e como poderiam lucrar em cima disso. 

De uma forma didática e divertida, “A Grande Aposta” traz explicações do mercado financeiro. 

7. Trabalho Interno (Inside Job, 2010) 

Para quem gosta de documentário, “Trabalho Interno” é um dos filmes sobre investimentos indicados. Ele retrata a crise de 2008 vista pela perspectiva de investidores, especialistas, jornalistas e políticos.  

O longa, dirigido por Charles Ferguson e narrado por Matt Damon, é baseado em pesquisas extensas. Ele mostra como a crise afetou milhões de pessoas, fazendo com que elas perdessem suas casas e seus empregos. Na época, foram gastos mais de US$ 20 trilhões para combater esse cenário. 

“Trabalho Interno” traz informações importantes sobre como o mercado financeiro é influenciado e dá uma aula de economia.  

8. Margin Call — O Dia Antes do Fim (Margin Call, 2011) 

“Margin Call — O Dia Antes do Fim” é mais um dos filmes sobre investimentos que retrata a crise financeira de 2008. Na obra, Peter Sullivan (Zachary Quinto), Will Emerson (Paul Bettany) e Seth Bregman (Penn Badgley) trabalham no setor de riscos de uma corretora de investimentos.  

A empresa precisou fazer uma série de demissões, resultando em cerca de 80% dos funcionários da área serem desligados. Entre os demitidos, estava o chefe dos três, Eric Dale (Stanley Tucci). No elevador, ele entrega um pen drive a Peter, contendo algo em que trabalhava.  

No dispositivo, havia um arquivo que mostrava um cenário de volatilidade da empresa e que ela estaria prestes a falir. Tal situação gerou uma reunião de emergência com vários setores do negócio, incluindo o seu acionista John Tuld (Jeremy Irons). 

9. Capitalismo: Uma História de Amor (Capitalism: A Love Story, 2009) 

No documentário, o diretor Michael Moore explica como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos. No filme, ele entrevista grandes nomes da política e da economia, além de pessoas comuns.  

Moore aproveita o longa para criticar o capitalismo que, na opinião dele, visou gerar lucros para um grupo seleto da sociedade. Enquanto isso, a maioria perdia cada vez mais seus direitos.  

10. Fome de Poder (The Founder, 2016) 

“Fome de Poder” é também um dos famosos filmes sobre investimentos que não pode ficar de fora da lista. Estrelado por Michael Keaton, a obraconta a história da ascensão do McDonald’s. Isso vai desde seus primeiros passos como uma lanchonete familiar até se tornar uma das maiores referências mundiais. 

Ray Kroc (Michael Keaton) é um vendedor de Illinois que percebe uma movimentação de consumidores fora do normal na lanchonete de dois irmãos. A partir disso, ele adquire uma participação nos negócios de Richard e Maurice “Mac” McDonald no sul da Califórnia. 

Aos poucos, Kroc começa a eliminar os dois da rede e transforma a marca em um enorme império do ramo de fast food.  

11. Como ser Warren Buffett (Becoming Warren Buffett, 2017) 

O documentário foi lançado em 2017 e conta um pouco sobre a vida do investidor Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo. Além disso, ele é uma referência na estratégia de value investing

“Como ser Warren Buffett” aborda a evolução de um garoto de Nebraska que se tornou um dos homens mais respeitados mundialmente. O filme ainda mostra vídeos caseiros de Warren Buffett que retratam suas atuais rotinas e seus hábitos.  

12. Grande Demais para Quebrar (Too Big to Fail, 2011) 

“Grande Demais para Quebrar” é baseado no livro homônimo do jornalista Andrew Sorkin. Ele também é mais um dos filmes sobre investimentos que retrata a crise de 2008.  

No longa, líderes financeiros entram em ação quando a economia dos Estados Unidos ameaça entrar em colapso. Em conversas com personalidades, o banqueiro Richard Fuld (James Woods) tentava salvar o Lehman Brothers, uma instituição financeira de investimentos. 

A história mostra como os líderes financeiros se posicionaram durante a crise de 2008. Ela se baseia na busca do secretário do Tesouro estadunidense, Hank Paulson (William Hurt), e sua equipe para salvar a economia norte-americana. 

13. Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire, 2009) 

Por fim, “Quem Quer Ser um Milionário?” não poderia ficar de fora da lista. Ele conta a história de Jamal K. Malik (Dev Patel), um jovem que trabalhava servindo chá em uma empresa de telemarketing. Durante a sua infância, precisou fugir da violência e da miséria para conseguir chegar ao seu emprego. 

Um dia, ele se inscreveu no programa de TV “Quem Quer Ser um Milionário?”. Para responder às perguntas do jogo, ele encontra as respostas em fatos da sua vida. 

Apesar de não ser um filme especificamente sobre investimentos, ele traz ensinamentos para quem está nessa área. Por exemplo, ter ambição, pensamento estratégico e fazer boas escolhas

Como vimos, os filmes sobre investimentos são uma excelente opção para quem deseja aprender sobre o mercado financeiro em um momento de lazer. Há ainda outras várias obras para você assistir, como: 

  • O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball, 2012); 
  • Banco ou Bitcoin (Banking on Bitcoin, 2017); 
  • Quants: Os Alquimistas de Wall Street (Quants: The Alchemists of Wall Street, 2010); 
  • Jogo do Dinheiro (Money Monster, 2016); 
  • O Mago das Mentiras (The Wizard Of Lies, 2017); 
  • Enron: Os Mais Espertos da Sala (Enron: The Smartest Guys in the Room, 2005); 
  • O Primeiro Milhão (Boiler Room, 2000). 

Depois dessas dicas, basta escolher o que mais lhe agradou, fazer a pipoca e se acomodar no sofá com a família. 

Gostou deste artigo? Então, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais para que outras pessoas também saibam dos melhores filmes sobre investimentos? 

Resumindo 

Quais os melhores filmes sobre investimentos?

Estes são os melhores filmes sobre investimentos: 
– A Fraude; 
– Wall Street — Poder e Cobiça; 
– Wall Street — O Dinheiro Nunca Dorme; 
– O Lobo de Wall Street; 
– À Procura da Felicidade; 
– A Grande Aposta; 
– Trabalho Interno; 
– Margin Call – O Dia Antes do Fim; 
– Capitalismo: Uma História de Amor; 
– Fome de Poder; 
– Como Ser Warren Buffett; 
– Grande Demais para Quebrar; 
– Quem Quer Ser um Milionário?

Como ser Warren Buffett tem na Netflix?

Não! “Como Ser Warren Buffett” está disponível para assinantes da HBO Max. O documentário de quase 1h30 foi lançado em 2017 e conta a história do milionário e filantropo Warren Buffett. Apesar da sua fortuna, ele leva uma vida humilde em uma modesta casa em Omaha, nos Estados Unidos.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático