Fiverr: o que é e como funciona essa plataforma?

Você é freelancer e sonha em trabalhar de forma remota, sem a necessidade de bater ponto em um escritório? Então, você certamente precisa conhecer a plataforma Fiverr. Pela plataforma online, é possível contratar profissionais e vender seus serviços digitais para diversos países. 

Veja o artigo abaixo e confira como usar a Fiverr sendo um profissional freelancer e como receber pelos seus serviços.

O que é e como ganhar dinheiro com a Fiverr?

A Fiverr é uma plataforma de serviços online que conecta profissionais freelancers e clientes ao redor do mundo. Na prática, é um marketplace para serviços freelancer e, por meio dela, é possível comprar e vender serviços digitais variados, com preços mínimos cotados a USD$5,00 e o máximo a USD 10 mil.

Criada em 2010 em Israel, atualmente já possui escritórios na Alemanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos, onde é listada na Bolsa de Nova York (FVRR).

O site é bastante intuitivo, com informações claras sobre valores, taxas cobradas e pela plataforma e formas de pagamento. Mas, claro, sempre vale a pena conhecer outras plataformas para prestação de serviços freelancer, como a Gengo e Proz..

Como trabalhar na Fiverr?

Para trabalhar na Fiverr, basta criar um cadastro gratuito, configurar seu Gig e oferecer seu trabalho para empresas e pessoas em diversos países. O pagamento é feito sempre após a conclusão do projeto. 

Veja um passo a passo simples para começar a trabalhar na Fiverr:

  1. Acesse o site da Fiverr e clique em “Inscrição” para criar uma conta gratuita;
  2. Preencha seu e-mail ou faça o cadastro com suas redes sociais;
  3. Faça a confirmação da sua conta através do link enviado para seu e-mail;
  4. Após a confirmação do e-mail, vá em “torne-se um vendedor”;
  5. Preencha seus dados pessoais e comece a vender seus serviços;
  6. Para vender seus serviços, é importante oferecer informações detalhadas sobre o trabalho para garantir bons resultados para os clientes;
  7. Após entregar o primeiro projeto, você pode cadastrar o seu canal para receber pelos serviços realizados.

O serviço oferecido na Fiverr é chamado de Gig, uma gíria em inglês para “Bico”, com um preço mínimo de USD 5,00. No entanto, é você que define um preço pelo serviço, com a vantagem de poder ter contato direto com a pessoa que quer contratar os seus serviços. 

Outra vantagem de ter uma conta na Fiverr é que você pode obter um link exclusivo para ser divulgado nas redes sociais e ampliar a sua rede de contatos.

O que faz a Fiverr Brasil?

A Fiverr Brasil chegou ao país em novembro de 2020 e a plataforma está disponibilizada para freelancers em português e com pagamento em real. Ela conecta profissionais brasileiros às empresas e clientes em diversos países.

Na Fiverr, é possível prestar serviços em diversas categorias, como:

  • Design gráfico;
  • Programação e tecnologia;
  • Marketing digital;
  • Música e áudio;
  • Redação e tradução;
  • Vídeo e animação;
  • Negócios;
  • Lifestyle.

Vantagens de usar a Fiverr

Existem diversas vantagens tanto para freelancers quanto para as empresas ao utilizar a Fiverr. Confira a seguir quais são elas:

Freelancers

A principal vantagem para os freelancers na hora de usar a Fiverr está no fato do site ser um ótimo local para encontrar boas oportunidades de trabalho.

Basta publicar o serviço na plataforma e os clientes interessados entrarão em contato com você. Essa é uma ótima oportunidade para criar parcerias frutíferas de longo prazo. Basta fazer um bom serviço que agrade aos clientes.

Outra vantagem para freelancers é que você pode atender clientes de mais de 160 países. Por se tratar de uma plataforma internacional, você pode encontrar clientes que pagam em moedas estrangeiras mais valorizadas do que o real.

Empresas

A plataforma também é vantajosa para empresas porque é possível encontrar serviços por um preço mínimo de USD 5,00. Essa é uma ótima forma de encontrar talentos que ainda estão se colocando no mercado e que tem muito potencial de crescimento.

A empresa também pode aprofundar a relação e contratar o freelancer para outros serviços futuros, sem contar a variedade de serviços oferecidos na plataforma. São oito categorias principais divididas em subcategorias.

Assim, as empresas encontram serviços em diversos segmentos como escrita, assistente virtual, analistas e redatores SEO, animação, publicidade, entre outras. Dessa forma, é possível explorar todas essas categorias e encontrar ótimos profissionais para as mais diferentes necessidades.

Outra vantagem é que você pode solicitar rapidez na entrega dos serviços. Nesse caso, pode ser necessário pagar um valor mais alto, mas no momento de postar o serviço na plataforma, o profissional tem a opção de colocar quais serão os custos adicionais para uma entrega com prazo reduzido. Portanto, a empresa saberá quanto irá pagar. 

Como funciona a reputação para vendedores?

A Fiverr possui um serviço de reputação que classifica os profissionais de acordo com alguns requisitos. Dessa forma, quem possui mais estrelas é um profissional com melhor recomendação. 

Para subir de nível, é preciso ter uma boa reputação na plataforma e cumprir alguns requisitos. Os níveis de vendedor na Fiverr são:

  • Novo prestador: todos os novos freelancers na plataforma;
  • Nível Um: pode conseguir após 60 dias na plataforma;
  • Nível Dois: pode conseguir após 120 dias na plataforma;
  • Prestador destaque: pode conseguir após 180 dias na plataforma. 

Quais as taxas cobradas pela Fiverr

Do Freelancer, a Fiverr cobra uma taxa de 20% do valor do serviço prestado. Já o cliente paga mais 10% de taxa.

Além disso, dependendo do método de pagamento que você escolher para receber seus ganhos, pode pagar algumas taxas a mais, como a tarifa de 5% para receber via PayPal

Como receber os pagamentos

Após a conclusão e entrega do serviço, o pagamento é feito na sua conta. A plataforma intermedia todas as transações e você não precisa se preocupar em entrar em contato com o comprador do seu serviço.

O dinheiro fica como “pendente” por 14 dias até a compensação, mas o freelancer com melhor avaliação (TRS), Seller Plus e PRO tem um período de compensação de 7 dias.

Após esse período, o dinheiro fica liberado na conta para saque. 

  • PayPal;
  • Cartão de Rendimentos Fiverr
  • Transferência bancária.

O pagamento pode ser feito em dólar americano, euro, Libra esterlina, dólar australiano, dólar canadense e Shekel israelense. Por isso, você pode pagar taxas ao fazer a conversão para o real. 

Confira outros sites para trabalhar recebendo em dólar

Receba seus pagamentos do exterior pela Remessa Online

Para receber por transferência bancária, você pode receber seus pagamentos por meio da Remessa Online, que oferece taxas justas e com os valores já convertidos em reais em sua conta bancária. Veja o passo a passo:

  1. Faça seu cadastro gratuito na Remessa Online;
  2. Na tela inicial clique em “Receber dinheiro” e informe a moeda que irá receber, como dólares americanos (USD);
  3. Copie seus dados bancários;
  4. Faça login em sua conta Fiverr e vá em “Ganhos”;
  5. Clique em “Retirar” e em seguida em “Transferência bancária”;
  6. Siga os passos indicados e cole os dados bancários da Remessa Online;
  7. Solicite o pagamento e aguarde;
  8. Após o dinheiro cair na Remessa Online, faça a conversão e a transferência para sua conta bancária de preferência. 

Perguntas frequentes

O que é a plataforma Fiverr?

Fiverr é uma plataforma internacional de serviços para freelancers. Ela funciona como um marketplace onde profissionais divulgam seus trabalhos a partir de USD 5,00. 

Como trabalhar na plataforma Fiverr?

Para trabalhar na Fiverr, basta fazer o cadastro na plataforma e começar a divulgar seus serviços, chamados de Gig, uma gíria em inglês para “Bico”. É o freelancer quem estipula o valor dos serviços. 

Como receber os pagamentos da Fiverr?

A Fiverr paga 80% do serviço para o freelancer. É possível receber os pagamentos via PayPal, cartão Fiverr ou conta bancária. A melhor opção é via conta bancária por meio da Remessa Online. 

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)