O guia completo para ganhar dinheiro com o iTunes

ganhar-dinheiro-itunes

A Apple paga em dólares americanos, sendo necessário realizar uma transação internacional para que você receba o dinheiro das vendas efetuadas no iTunes. Quer saber como a Remessa Online pode ajudar nesse processo?

Em um mundo cada vez mais tecnológico, o comércio no meio digital está se tornando uma tendência, já que os benefícios são inúmeros, principalmente, para quem deseja ganhar dinheiro na internet.

As oportunidades são muitas em um ambiente onde as pessoas estão conectadas constantemente. O iTunes pode ser um atrativo interessante para divulgar conteúdos digitais, proporcionando maior visibilidade e rendendo lucros.

Você sabe como ganhar dinheiro com o iTunes? É uma forma para aumentar a renda fazendo o que você mais gosta! Pensando nisso, confira um guia completo para ter maior direcionamento e alcançar seus objetivos!

O que é o iTunes?

Não é novidade que a Apple é uma das empresas de maior sucesso no mundo, oferecendo qualidade em todos os seus produtos. O iTunes é um exemplo disso, pois consiste em um aplicativo de entretenimento, que é um dos mais utilizados na atualidade.

Disponível para celulares e computadores, é um reprodutor de áudio, arquivos de vídeo e mídias digitais, permitindo que o usuário venda diversos conteúdos, como músicas, livros e jogos.

Com o passar dos anos e após atualizações, o iTunes se transformou em uma plataforma completa, oferecendo ferramentas inteligentes e eficientes, para que os produtores de conteúdo se conectem e interajam com os clientes, movimentando a renda.

Além de vender arquivos digitais, é possível aprimorar os conteúdos com recursos desenvolvidos para melhorar a experiência do público-alvo.

É possível também utilizar o programa de afiliados e receber comissões com o marketing de terceiros, no aplicativo desenvolvido pelo cliente e ferramentas para criar links inteligentes.

O iTunes é um aplicativo prático e com espaço cativo no mercado, sendo a preferência dos consumidores, fator que faz da plataforma uma excelente vitrine para produtores de conteúdo, seja de músicas, livros ou aplicativos.

É uma oportunidade para desenvolver estratégias que visam uma comunicação mais próxima com os clientes, e demonstrar a qualidade do trabalho, que é uma das principais dificuldades para quem pretende trabalhar exclusivamente com o entretenimento.  

A distribuição é ampla nos quatro cantos do mundo:

  • iTunes (EUA);
  • iTunes Reino Unido;
  • iTunes Japão;
  • iTunes Canadá;
  • iTunes Austrália;
  • iTunes Nova Zelândia;
  • iTunes México;
  • iTunes Europa;
  • iTunes América do Sul;
  • iTunes América Latina;
  • iTunes Pan Ásia.

Como o programa funciona?

Divulgar um conteúdo no iTunes exige que ele atenda aos requisitos pré-determinados para se enquadrar no padrão de qualidade. Caso a pessoa encontre dificuldades em atender tais requisitos, ou tenha necessidades operacionais e financeiras, deve contratar um agregador para conseguir atender às especificações.

Os agregadores são empresas especializadas em fornecer conteúdos nos moldes ideais para o iTunes. Atuam como intermediadores — a Apple paga os agregadores pelas vendas realizadas, e eles repassam a porcentagem para o proprietário do conteúdo, lembrando que para contratar é preciso pagar uma taxa.

Eles oferecem dois tipos de identificadores para o conteúdo que for necessário ao áudio disponibilizado no iTunes, o Universal Product Code – UPC e o International Standard Recording Code – ISRC. Esses códigos ajudam na divulgação estratégica.

Cabe ressaltar que existe uma lista de agregadores parceiros da Apple, que devem ser procurados caso seja necessário. Com o apoio adequado, você vai ter os recursos corretos para ser bem-sucedido no iTunes.

Se você optar pela não contratação de um agregador, é possível colocar as músicas no iTunes, porém os obstáculos são maiores. As condições são as seguintes:

  • aquisição de um Universal Product Code – UPC e o International Standard Recording Code – ISRC para cada música;
  • número mínimo de faixas e álbuns;
  • mac OS X 10.5.8 ou versão mais recente.

Quando um conteúdo está dentro dos requisitos é possível realizar a inscrição no site da Apple. Nessa etapa, você deve fornecer informações sobre o tipo de mídia que deseja distribuir.

São compostos em categorias, como:

  • música;
  • televisão;
  • livros;
  • filmes.

É possível escolher mais de uma categoria, entretanto, sendo aplicada separadamente, ou seja, uma inscrição para cada aplicativo. Lembrando que é indispensável ter um ID Apple e um cartão de crédito cadastrado no iTunes Store para prosseguir com o cadastro.

Na ausência do ID Apple é preciso criar um no iTunes. A inscrição é gratuita, contudo, os termos e condições de cada situação podem variar e são expressos durante o processo de cadastro.

Pode parecer complicado, mas o processo para divulgar conteúdos no iTunes é simples. Basta providenciar a conta ID, conta no iTunes Connect, contratar um agregador, caso seja necessário, e em pouco tempo estará disponível para o público.

A habilitação para publicação de livros é realizada durante o processo de cadastro no iTunes Connect, para usá-lo como Apple Books. Existe a possibilidade de disponibilizar o livro digital gratuitamente, ou utilizar as ferramentas disponíveis para configurar a venda.

As ferramentas para publicação são o Pages e o iBooks Author, que permitem fazer alterações e escolher o tipo de publicação. O processo não tem custos iniciais, no entanto, a Apple cobra uma porcentagem sobre os livros vendidos.

A publicação no Apple Books pelo Pages acontece nas seguintes etapas:

  • salve o livro na pasta Pages do iCloud Drive;
  • prepare a imagem de capa;
  • abra o documento no Pages;
  • forneça as informações de vendedor e versão;
  • insira as informações do livro;
  • pré-visualize e faça upload do livro;
  • clique em ir para o iTunes Connect;
  • adicione informações sobre valor e região;
  • finalize o envio.

No iBooks Author é mais simples, o aplicativo é gratuito e disponível na App Store, permitindo criar e editar livros digitais. É necessário exportar o arquivo em PDF, EPUB ou de texto e escolher o melhor formato para publicação — lembrando que a conta no iTunes Connect também é obrigatória.

Como ganhar dinheiro usando o iTunes?

Se você trabalha com música, escreve livros ou produz conteúdos que se encaixam no iTunes, existe a possibilidade de divulgar seu trabalho e ter mais uma fonte de renda.

Além disso, iniciar uma carreira mais sólida e estreitar o contato com o público, são fatores essenciais para ter sucesso e chegar ao patamar que sempre sonhou. O iTunes paga por músicas, livros e filmes.

Para postar as músicas, o artista deve contar com o apoio de um agregador, isso devido à necessidade de se adequar aos requisitos para divulgação. Todos os royalties são pagos pelos agregadores, por isso, a contratação de uma boa empresa é fundamental.

O primeiro passo para começar a ganhar dinheiro no iTunes é contratar um agregador confiável e aprovado pela Apple, é importante analisar os custos e como é a cobrança, já que as condições podem variar de acordo com a empresa.

Algumas cobram taxas fixas e outras uma porcentagem dos royalties. Essa escolha deve ser estratégica e de acordo com a realidade do artista ou banda, para encontrar o agregador ideal.

O objetivo é que a parceria seja duradoura, por isso, é fundamental ter sintonia e conhecimento na hora de divulgar o conteúdo no iTunes e começar a desenvolver um trabalho de marketing inteligente, alavancando os acessos e vendas.

 Feito todo o processo é possível ganhar 4 tipos de royalties.

  • royalties para streaming pago pela gravação por meio de um agregador;
  • royalties mecânicos de streaming interativos pagos pelo publicador da música ou administrador da publicação;
  • royalties pagos por cada vez que a música tocar em rádios da internet;
  • royalties performance digital de gravações nas estações da iTunes rádio.

Se o objetivo for vender livros no Apple Books, existem duas formas que são o Pages e o iBooks Author. Essas ferramentas permitem fazer alterações no conteúdo para deixá-lo no formato ideal e decidir como vai ser a distribuição.

A Apple publica o livro na plataforma e a cada unidade vendida retém 30% do valor, os outros 70% são pagos ao autor e todos os diretos da obra que criou são atribuídos a você. Divulgar o trabalho no iTunes contribui para ganhar espaço, maior visibilidade e alcançar um público-alvo, aumentando a rentabilidade.

Conheça o iTunes Connect

O iTunes Connect é o site direcionado aos produtores de conteúdo e permite o gerenciamento dos arquivos que serão expostos na iTunes Store. É o local onde todos os cadastros dos conteúdos são efetivados, seja para músicas, filmes ou livros.

É uma interface para demonstrar à Apple, as informações sobre o conteúdo e como deseja divulgá-lo. Todo conteúdo cadastrado, com apoio de um agregador qualificado, passa por um processo de análise que pode levar alguns dias.

No iTunes Connect são centralizadas todas as informações sobre o catálogo de conteúdo, e onde concentra todo o gerenciamento que prepara o produto para ser comercializado na iTunes Store. 

Quais os tipos de conteúdos que podem ser vendidos no iTunes?

Os conteúdos do iTunes são para entretenimento, disponibilizados para um público eclético e dinâmico. No geral, os principais conteúdos são músicas, filmes, jogos e livros em versões personalizadas para que os clientes tenham um catálogo variado.

Músicas

O iTunes disponibiliza cerca de 60 milhões de músicas na sua plataforma, que é constantemente atualizada. A preferência é grande, pois os clientes podem ouvir as músicas por streaming sem a interferência das propagandas comerciais.

O usuário também pode baixar as músicas preferidas para ouvir offline, sem conexão, o que é ideal para quem está em viagem. Outro fator positivo é que o iTunes pode ser acessado de computadores, iPad e iPhone com a mesma qualidade.

Utilizando um agregador, você pode se inscrever e disponibilizar suas músicas para download na loja do iTunes em poucos dias. As músicas serão ouvidas no Apple Music, serviço que complementa o iTunes e oferece aos assinantes, streaming interativo de música.

Jogos

São mais de 100 games sem anúncios em uma mesma assinatura. Os jogos podem ser baixados para jogar online ou offline, com acesso de até seis gamers em uma mesma família.

O usuário pode começar a jogar em um aparelho e continuar por outro sem perder a fase. A Apple está inclusive em busca de desenvolvedores de games inédito e inovadores, para melhorar o catálogo e revolucionar o mercado. Se você tem talento para desenvolvimento de jogos, a hora é agora.

Livros

O Apple Books é mais um serviço da Apple que chegou para facilitar a vida dos amantes da leitura. Com ele, o usuário não precisa de espaço e todos os livros ficam armazenados em um mesmo ambiente.

Existe uma nova aba “Lendo Agora” que possibilita ao leitor, voltar na página que parou do livro de forma fácil e rápida, valendo para mais de um livro, inclusive. A biblioteca pode ser organizada de forma personalizada.

Se você gosta de escrever e tem histórias boas para contar, é possível ganhar dinheiro publicando seus livros pelo iTunes. São muitos leitores espalhados pelo mundo inteiro, que se entretém com um bom enredo.

Como receber os pagamentos da Apple?

Dissemos no início que a contratação de um agregador é recomendável para quem tiver dificuldades ou não para atender aos requisitos exigidos pela Apple. Para isso existe um custo, mas os ganhos são maiores e com um bom trabalho, compensam o desembolso.

Os agregadores cobram uma taxa fixa, com porcentagem dos seus royalties ou o que for acordado entre as partes. Os valores são repassados ao agregador que fará o seu pagamento.

Mas, e se você conseguir atender aos requisitos e optar por incluir sozinho o seu conteúdo, como receberá da Apple? Quem vende no iTunes, no geral, tem direito a cerca de 100% das vendas quando não utiliza os serviços de um agregador.

Para receber pagamentos da Apple é necessário inserir as informações bancárias eletrônicas na seção bancária de Contratos, impostos e serviços bancários. A conta deve estar em seu nome e não de terceiros.

Para adicionar essas informações, os passos são simples:

  • no iTunes Connect, clique em Contratos, impostos e serviços bancários;
  • clique em “Configurar informações sobre impostos, serviços bancários e contatos” ou Livros pagos;
  • em Contas bancárias, clique em Adicionar conta bancária;
  • preencha os campos obrigatórios – nome, país do banco, moeda da conta bancária, código SWIFT, IBAN, número da conta, nome do titular da conta, tipo de conta.

Realizado esse processo e sendo aprovado pela Apple, você estará apto a receber os pagamentos pelas vendas no iTunes. Como o pagamento é em dólar, será configurado como remessa internacional e você precisará de um meio de operação rápida e econômica para receber o dinheiro em Real, na sua conta no Brasil.

Remessa Online para transações internacionais

A Remessa Online é uma plataforma de transações internacional com as melhores taxas do mercado. Com ela, o recebimento de pagamentos internacionais é facilitado pelo modo de operação prática e 100% seguro no ambiente virtual.

Depois de fazer o cadastro no site da Remessa Online você deve escolher a opção “Receber Dinheiro” e vincular ao cadastro da Apple, conferindo os dados bancários para evitar o desencontro de informações.

No recebimento de pagamentos do exterior, as taxas aplicadas são: IOF de 0,38% e taxa administrativa – a partir de 1,3%. Para receber transferências de até R$ 50.000 por dia ou R$ 100.000 por ano, você pode realizar um cadastro simples no site.  

Para valores superiores, será necessário um cadastro mais completo, que considera o valor limite, depois de analisar o total de bens e direitos declarados no seu Imposto de Renda — enquanto o cadastro simples é aprovado em minutos, essa aprovação levará alguns dias.

Quando você já estiver liberado para receber remessas internacionais, basta fazer a solicitação e seu dinheiro estará na conta, convertido na moeda local, em um dia útil após o processo de pagamento da Apple.

Você será avisado por e-mail quando o dinheiro estiver disponível na plataforma. É importante frisar que você deverá entrar no seu dashboard e solicitar a transferência para a conta, pois esse procedimento não é automático.

A Remessa Online é uma plataforma credenciada pelo Banco Central do Brasil, totalmente segura. Sua taxa fixa permite que você economize até 8 vezes, quando comparado aos bancos tradicionais — uma vantagem para que seus ganhos no iTunes sejam bastante compensadores.

Se você gostou deste post, e está animado com a ideia de ganhar dinheiro utilizando o iTunes para vender seus conteúdos, acesse agora o site da Remessa Online e realize o cadastro para dar o primeiro passo no seu objetivo!

Resumindo

O que é o iTunes?

O iTunes é um aplicativo de entretenimento disponível para celulares e computadores, sendo um reprodutor de áudio, arquivos de vídeo e mídias digitais, que permite ao usuário vender diversos conteúdos como músicas, livros e jogos.

Quais os tipos de conteúdos que podem ser vendidos no iTunes?

  • músicas;
  • jogos;
  • livros.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar