Google AdSense: O que é, como funciona e como usar no Youtube

Neste artigo, saiba como você pode utilizar o Google AdSense para ganhar dinheiro na internet e como receber seus pagamentos do Google!

O Google AdSense é uma plataforma de publicidade que permite ao Google inserir anúncios em seu blog, site, vídeos, aplicativos e mais. Entenda mais sobre a ferramenta e como usá-la.

Ganhar dinheiro na internet está se tornando muito comum atualmente, isso significa que a tendência para o futuro são profissões desempenhadas totalmente por meio digital. Uma boa opção para é o Google AdSense, que permite faturar com seu canal no YouTube.

Em troca da inserção de anúncios no conteúdo postado no Youtube, o Google paga ao dono do site o “aluguel” daquele espaço, remunerando também por quantidade de cliques, impressões e mais.

Se você deseja tornar o prazer de utilizar a internet em um negócio com possibilidades de sucesso, confira neste artigo como você pode utilizar o Google AdSense para ganhar dinheiro na internet e como receber seus pagamentos do Google!

O que é o Google AdSense?

O AdSense é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que permite ao dono de um canal no YouTube, blog ou site tenha lucros com anúncios de empresas terceiras em seu meio de comunicação, fazendo um marketing estratégico que beneficia a todos.

Quando uma empresa deseja anunciar sua marca por meios digitais, o AdSense posiciona o anúncio no vídeo no YouTube de quem está cadastrado e a cada clique feito pelos seguidores no conteúdo que você postou, o Google repassa uma porcentagem para sua conta.

Quais as maneiras de ganhar dinheiro no YouTube?

Existem possibilidades de ganhar dinheiro no YouTube de diversas formas, entretanto, cada recurso tem suas particularidades, requisitos e mínimos que são estabelecidos e avaliados pelo Google.

Se um canal não atende as especificações e exigências, não é possível ativar os recursos e começar a ganhar dinheiro. As principais maneiras de lucrar com o Youtube são:

  • publicidade: Receita gerada pela veiculação de anúncios sobrepostos no vídeo;
  • produtos do canal: venda de produtos oficiais da marca divulgadas na publicação;
  • YouTube Premium: receita gerada quando um usuário premium do YouTube assistir seu conteúdo;
  • super chat e super stickers: valor pago pelos usuários para ter destaque nas suas mensagens em transmissões ao vivo;
  • clube dos canais: quem utiliza seu canal paga por possíveis benefícios criados e oferecidos por você.

Quais os requisitos para ativar a monetização do canal no YouTube?

Cada recurso tem requisitos próprios para a monetização e assim que for aceito no programa, deve analisar de acordo com o meio que optar para ganhar dinheiro. Os requisitos para cada forma são os seguintes:

  • Publicidade: ser maior de 18 anos ou ter um responsável para gerenciar pagamentos e seguir as regras para um conteúdo adequado;
  • produtos do canal: ter mais de 10 mil inscritos no canal e idade igual ou maior de 18 anos;
  • YouTube Premium: desenvolver conteúdos que sejam assistidos por clientes do YouTube premium;
  • super chat e super stickers: ser maior de 18 anos e residir em uma região que o superchat está disponível;
  • clube dos canais: ter mais de 30 mil inscritos e ser maior de 18 anos.

O que é preciso para ter uma conta no Google Adsense?

Não existem segredos para se cadastrar no AdSense: basta uma conta de e-mail do Google (Gmail), um site próprio, um número de telefone e seu endereço.

Qualquer pessoa maior de idade pode gerar receita em seu site utilizando o serviço, contanto que seu site esteja de acordo com as regras da empresa, ou seja, não apresente conteúdo preconceituoso, que incite violência ou conteúdo sexual.

Como me inscrever?

O processo para se inscrever é simples e não exige muito, mas é preciso ter atenção, pois para utilizar o AdSense, é necessário possuir um domínio próprio. Sites hospedados em subdomínios não são aceitos nessa parceria.

Depois de inserir as informações, o Google realiza uma inspeção para confirmar que o site se encaixa nos termos de uso da plataforma. Para se inscrever, basta seguir etapas simples, como:

  • acesse a página do serviço;
  • insira o e-mail que você irá utilizar em seu perfil;
  • preencha as informações solicitadas: nome do blog, país de origem e termos de uso.

Fique atento: os anúncios começarão a aparecer somente após essa verificação!

A última etapa do processo de cadastro no Google AdSense é informar os dados da conta para receber o dinheiro. Como o Google é uma empresa americana, o pagamento é feito em dólar, uma vez por mês.

O Google Adsense remunera de acordo com o perfil do conteúdo produzido e com o número de visualizações.

Esse pagamento só é liberado ao atingir um valor mínimo de lucro, geralmente de cem dólares. Na hora de receber o dinheiro, os dólares são convertidos em reais, de acordo com a cotação do dia.

Além da cotação, é muito importante conferir as taxas aplicadas pelo seu banco para receber pagamentos do exterior, já podem alcançar altas porcentagens do valor total.

Uma das opções mais conhecidas do mercado cobra vinte dólares a cada recebimento, o que consome grande parte de pequenos pagamentos.

Posso viver com a renda ganha com os lucros do AdSense?

Antes de você largar tudo e decidir viver de anúncios em seu site, saiba que a renda varia de acordo com o tema de seu site, o número de anunciantes do seu nicho, quantidade de visitantes, alcance de suas publicações, qualidade do conteúdo e muito mais.

Para viver de conteúdo digital, é importante traçar estratégias em seu negócio, saber o quanto pode investir até começar a lucrar e muito mais.

Quais tipos de anúncio o Google AdSense oferece?

É muito fácil fazer parte do Adsense.
O Google divide os anúncios por categorias.

O Google possui milhares de parceiros e divide os anúncios em categorias. Dentro da ferramenta, é possível inserir diversos anúncios de texto (links patrocinados, títulos, posts), anúncios gráficos (banners), blocos de links e o chamado rich media, anúncios especiais e interativos como gifs, vídeos e criações de HTML.

O Google possui milhares de parceiros e divide os anúncios em categorias. Dentro da ferramenta, é possível inserir diversos anúncios de texto (links patrocinados, títulos, posts), anúncios gráficos (banners), blocos de links e o chamado rich media, anúncios especiais e interativos como gifs, vídeos e criações de HTML.

É possível colocar diversos anúncios em sua página, porém, caso o Google entenda que eles não façam sentido ou não agregam valor ao leitor, a empresa pode limitar a quantidade de anúncios, ou mesmo desativá-los. Os tipos de anúncios mais utilizados consistem em:

  • anúncios no vídeo: fixados na em locais estratégicos e podem ser vistos durante toda a exibição do vídeo;
  • anúncios gráficos: são como banners e exibido na página inteira durante o vídeo;
  • in stream: Vídeo curto de marketing que passam antes da exibição do vídeo selecionado pelo usuário;
  • TrueView: anúncios que aparecem nos cantos ou abaixo, quando a pessoa busca algum vídeo no YouTube.

É possível colocar diversos anúncios em sua página, porém, caso o Google entenda que estes não façam sentido ou não agregam valor ao leitor, a empresa pode limitar a quantidade de anúncios, ou mesmo desativá-los.

Como usar o Google AdSense no Youtube?

Falamos bastante sobre sites e blogs, mas um público muito grande são os criadores de conteúdo para o Youtube. Vloggers, gamers, canais especializados e todo tipo de influenciador digital utilizam a plataforma de vídeos do Google para criar suas obras.

Pensando nisso, o AdSense também está disponível para o Youtube, podendo ser ativado de maneira tão simples quanto no site. Para veicular a conta no YouTube no AdSense basta seguir o passo a passo abaixo.

Clique na opção configurar o AdSense no YouTube      

O primeiro passo é clicar na opção para configurar o AdSense no canal e acessar a página de registro da plataforma. Informe seus dados pessoais e e-mail, também as informações bancárias. Assim que estiver todo preenchido adequadamente, submeta o formulário, que será analisado pelo Google.

Ativar monetização

Depois de entrar em seu canal e ativar a opção de monetização (disponível no menu “Estúdio de Criação”), você pode criar uma conta no AdSense para seu canal ou vincular a uma conta já existente como a de seu site, por exemplo.

Aceitar a solicitação e postar vídeos

O passo seguinte é aceitar a solicitação e postar seus vídeos. Lembre-se sempre que para um vídeo poder ser monetizado, é necessário que ele seja livre de direito autoral, isto é, não utilize conteúdo de terceiros sem a permissão dos criadores originais.

Entender como encontrar seus ganhos no AdSense

O primeiro equívoco cometido por muitos youtubers no AdSense é acreditar que vai rentabilizar imediatamente, porém, é essencial acompanhar os relatórios de desempenho e entender todo o processo para receber, já que os valores são pagos em dólar e uma transação internacional é indispensável.

Como receber pagamentos do Google AdSense de forma barata e rápida?

Para receber seus pagamentos, conheça a Remessa Online, a primeira plataforma independente de transferências internacionais totalmente online do Brasil. Credenciada pelo Banco Central do Brasil, as atividades são seguras e proporcionam benefícios exclusivos.

Sem se preocupar com tarifas altas e a burocracia dos bancos, a fintech é um produto BeeTech com o objetivo de facilitar o acesso às melhores oportunidades do exterior e oferecer uma vida global para todos.

Acreditamos que todos podem ter acesso às melhores oportunidades ao redor do mundo, com preços justos, transparência e de um jeito totalmente seguro.

A Remessa Online é a melhor alternativa para receber do Google AdSense, já que os valores são pagos em dólar e é fundamental buscar opções para transferir da maneira mais econômica possível.

Ganhar dinheiro com o YouTube é uma opção prazerosa para quem tem um canal e busca ampliar os horizontes. É uma forma moderna de lucrar e que será muito promissora, portanto, é importante se informar cada vez mais e ter um planejamento eficiente.

Agora que você já sabe como usar o Google AdSense e qual a melhor forma de receber seus pagamentos, faça seu cadastro na Remessa Online e receba dinheiro do AdSense por meio da plataforma. A Remessa é simples de usar, rápida e tem as menores tarifas do mercado.

Resumindo

Quais as maneiras de ganhar dinheiro no YouTube?

  • publicidade: Receita gerada pela veiculação de anúncios sobrepostos no vídeo;
  • produtos do canal: venda de produtos oficiais da marca divulgadas na publicação;
  • YouTube Premium: receita gerada quando um usuário premium do YouTube assistir seu conteúdo;
  • super chat e super stickers: valor pago pelos usuários para ter destaque nas suas mensagens em transmissões ao vivo;
  • clube dos canais: quem utiliza seu canal paga por possíveis benefícios criados e oferecidos por você.

Quais os tipos de anúncios que o Google AdSense oferece?

  • anúncios no vídeo: fixados na em locais estratégicos e podem ser vistos durante toda a exibição do vídeo;
  • anúncios gráficos: são como banners e exibido na página inteira durante o vídeo;
  • in stream: Vídeo curto de marketing que passam antes da exibição do vídeo selecionado pelo usuário;
  • TrueView: anúncios que aparecem nos cantos ou abaixo, quando a pessoa busca algum vídeo no YouTube.