Como ativar o Google AdSense no YouTube?

O Google AdSense é um recurso que permite receber anúncios monetizados em sites, blogs e canais do YouTube. É por meio dele que os youtubers conseguem remuneração em seus conteúdos postados na plataforma. Se você também quer ganhar dinheiro com seus vídeos, veja o artigo abaixo e entenda como ativar o Google AdSense no YouTube. Vamos lá?

O que é e como funciona o Google AdSense?

O Google AdSense é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que permite a criadores de conteúdo colocarem publicidade de empresas terceiras em seu canal, como YouTube, blog ou site. Então, ele recebe um pagamento para incluir esse recurso, fazendo um marketing digital estratégico que beneficia a todos.

A monetização do YouTube funciona por meio do Google AdSense. Quando uma empresa deseja anunciar sua marca por meios digitais, o AdSense posiciona o anúncio no vídeo do YouTube de quem está cadastrado e a cada clique ou visualização feito pelos seguidores no conteúdo postado, o Google repassa uma porcentagem para sua conta.

Além de publicidade em vídeo, as marcas cadastradas no Adsense também podem exibir anúncios em imagem e texto.

O desempenho da ação está na interação do usuário. Dessa forma, quando um inscrito visualiza um anúncio em um vídeo, ajuda na monetização do canal. Por isso, é tão comum vermos os criadores de conteúdos no YouTube pedindo para que seus inscritos possam visualizar os anúncios. 

Por que o Google AdSense é tão importante?

O AdSense é importante para o faturamento de um canal no YouTube. Dessa forma, mesmo grandes marcas optam por colocar anúncios em seus vídeos. Já para o anunciante, esse é mais um canal para sua estratégia de publicidade para alcançar mais pessoas. 

Um dos pontos que faz do AdSense uma escolha natural é o fato de ser um recurso gratuito. Gestores de sites não precisam pagar nada para começar a criar seus anúncios e monetizar a partir deles. 

Outra questão importante, é a possibilidade de captar anúncios segmentados. Portanto, se você é uma empresa que vende camisas de futebol, um exemplo de anunciante no seu site seria uma casa de apostas esportivas. Dessa forma, os seguidores veem anúncios que podem lhes interessar e não de temas aleatórios. 

Esse alinhamento de interesses que a segmentação possibilita é um fator essencial na monetização. Afinal, os sites que usam o AdSense faturam mais se os anúncios receberem cliques. Naturalmente, o Google direciona essas empresas de forma automática, de acordo com a relação entre oferta e interesse do público. O mesmo vale para os anúncios nos vídeos.

Quais as vantagens que o Google AdSense oferece?

A principal vantagem que o Google AdSense oferece é, certamente, o faturamento com os anúncios. Mas, também, o criador de conteúdo pode escolher os tipos de anúncios em seu canal e há diversas opções para os anunciantes. 

Veja alguns dos principais benefícios de apostar no Google AdSense.

Poder de escolha dos anúncios

No Google AdSense, você pode escolher tanto os anúncios que serão exibidos como os que você não deseja que apareçam.

Essa é uma vantagem que permite vincular somente os anúncios que estejam alinhados com o assunto do seu canal. Dessa forma, é possível “bloquear” que alguma marca que não vá de encontro com o discurso do seu canal apareça para seu público-alvo.

Possibilidade de gerar receita

Um dos principais atrativos do Google AdSense é a monetização. Muitas marcas e criadores de conteúdo conseguem viver do resultado dessa receita, mas é necessário ter um trabalho sólido e números relevantes para isso.

O AdSense repassa 68% do valor pago pelo anunciante ao dono do blog ou canal. Aliás, é possível ter uma noção de quanto você irá receber utilizando a calculadora do AdSense. Mas, lembre-se que esses números são aproximados. 

Diversas opções para anunciantes

Para os anunciantes, o Google AdSense é uma das principais plataformas de anúncio. E o que torna atrativo são o alcance da marca, retorno em conversão e a possibilidade de trabalhar campanhas em diferentes formatos.

Quais as maneiras de ganhar dinheiro com o Google AdSense?

Uma das principais maneiras de ganhar dinheiro com o Google AdSense é inserindo anúncios em vídeos do YouTube, nos sites e blogs. Entenda como funciona em cada caso!

YouTube

O YouTube é uma das principais plataformas que utiliza o Google AdSense para monetização e isso pode ser feito de diversas formas.

Entretanto, cada recurso tem suas particularidades e requisitos mínimos estabelecidos e avaliados pelo Google.

As principais maneiras de lucrar com essa ferramenta são:

  • Publicidade: receita gerada pela veiculação de anúncios sobrepostos no vídeo (são aqueles anúncios que passam no início ou no decorrer do vídeo);
  • YouTube Shopping: venda de produtos oficiais da marca divulgadas na publicação;
  • YouTube Premium: receita gerada quando um usuário premium do YouTube assistir seu conteúdo;
  • Super chat e super stickers: valor pago pelos usuários para ter destaque nas suas mensagens em transmissões ao vivo;
  • Valeu demais: os usuários pagam para que as mensagens enviadas fiquem em destaque na seção de comentários do vídeo;
  • Clube dos canais: quem utiliza seu canal paga por possíveis benefícios criados e oferecidos por você.

Sites e blogs

Também é possível ativar o Google AdSense em sites e blogs. Assim como no YouTube, também existem critérios para que seu site seja aceito. Por exemplo, um blog com pouco conteúdo é dificilmente aceito. Então, é  importante construir uma boa base de conteúdo, mantendo qualidade e frequência nas publicações.

É possível colocar os anúncios entre as postagens, banners, links, entre outros. 

Quais tipos de anúncio o Google AdSense oferece?

Os tipos de anúncios disponíveis no Google AdSense podem ser:

  • Anúncios de texto (links patrocinados, títulos, posts);
  • Anúncios gráficos (banners);
  • Blocos de links;
  • Rich media (anúncios especiais e interativos como gifs, vídeos e criações de HTML).

É possível colocar diversos anúncios em sua página, porém, caso o Google entenda que eles não façam sentido ou não agregam valor ao leitor, a empresa pode limitar a quantidade, ou mesmo desativá-los. Os tipos mais usados consistem em:

  • Anúncios no vídeo: fixados na em locais estratégicos, podem ser vistos durante toda a exibição do vídeo;
  • Anúncios gráficos: são como banners e exibido na página inteira durante o vídeo;
  • In stream: vídeo curto de marketing que passam antes da exibição do vídeo selecionado pelo usuário;
  • TrueView: anúncios que aparecem nos cantos ou abaixo, quando a pessoa busca algum vídeo no YouTube.

O que é preciso para ter uma conta no Google AdSense?

Para se cadastrar no Google AdSense, basta ter uma conta de e-mail do Google (Gmail), um número de telefone e seu endereço. No momento da inscrição não é necessário ter um site, mas ele será solicitado para começar a fazer os anúncios. 

Qualquer pessoa maior de idade pode gerar receita em seu site utilizando o serviço, contanto que seu site esteja de acordo com a Política do Programa, que, entre outros fatores, proíbe conteúdo preconceituoso, que incite violência ou tenha cunho sexual. Vale apontar que, devido à guerra na Ucrânia em, em 2022, conteúdos relacionados a guerras não estão sendo monetizados. 

Como me inscrever?

O passo a passo para se inscrever no Google AdSense é o seguinte:

  1. Acesse a página do serviço;
  2. Insira o e-mail que você usará em seu perfil;
  3. Preencha as informações solicitadas, nome, país de origem. Se você já tiver um site próprio coloque o link ou então selecione “ainda não tenho site”;
  4. Aceite os Termos de Uso e finalize;
  5. Complete seu cadastro com seus dados pessoais, dados do site e dados da conta para pagamento

É importante destacar que, para utilizar o Google AdSense, é necessário ter um domínio próprio. Sites hospedados em subdomínios não são aceitos nesta parceria. Depois de inserir as informações, o Google realiza uma inspeção para confirmar que o site se encaixa nos termos de uso da plataforma. 

Como o Google é uma empresa americana, o pagamento é feito em dólar, uma vez por mês.

Dicas de como ganhar mais dinheiro com o AdSense

O valor que o AdSense paga para os criadores de conteúdo, varia de acordo com alguns fatores como tema do site, o número de anunciantes daquele nicho, quantidade de visitantes, alcance de suas publicações, qualidade do conteúdo, entre outros.

Por isso, para viver como criador de conteúdo digital, é importante traçar estratégias em seu negócio, saber o quanto pode investir até começar a lucrar e muito mais. Portanto, confira, algumas dicas de como ganhar dinheiro no Google AdSense:

  • Defina um nicho de mercado, seja no seu blog, site ou canal de YouTube;
  • Produza conteúdos relevantes, com qualidade e frequência;
  • Escolha anúncios que combinam com o nicho do seu conteúdo e que vão interessar seu público. Lembre-se que, de certa forma, os anúncios ficam atrelados a sua imagem;
  • Tenha consistência em seu trabalho e não espere resultados de um dia para o outro. É necessário construir uma boa base de público e engajamento para conseguir viver da monetização.

Como usar melhor o Google AdSense para potencializar resultados?

Para potencializar os ganhos com o AdSense é preciso fazer um bom monitoramento do desempenho dos anúncios e os ajustes necessários visando otimização. Veja quais são as dicas para conseguir essa potencialização.

Otimize os canais de anúncios

É sempre importante otimizar o canal para que os anúncios sejam bem recebidos. O ideal é construir uma interface em que eles tenham o devido destaque, sem poluir a tela e impedir a visualização de outros conteúdos. Além disso, é importante pensar em como os anúncios receberão atenção e, consequentemente, cliques.

Melhore o design

Marcas que vão anunciar no seu site desenvolvem seus anúncios da maneira que preferirem, o que pode nem sempre ser uma vantagem.

O risco é ter que lidar com banners e outros formatos de anúncio com um design muito ruim. Por sua parte, o que pode ser feito é selecionar os com melhor design e priorizá-los na estratégia.

Isso faz toda diferença para o volume de cliques que o anúncio recebe, o que também afeta seu faturamento. Então, vale a pena ser mais seletivo!

Faça testes A/B

Os testes A/B são ferramentas fundamentais no marketing e servem para testar versões diferentes de algo. Você pode avaliar qual é a melhor performance de um botão, por exemplo, criando duas versões e os deixando cada um 15 dias online. O que recebe mais cliques é aquele que tem maior capacidade de captar atenção.

Da mesma forma, faça testes A/B com os anúncios, sempre usando duas versões diferentes. Ao fim do período de testes, que deve durar no máximo 15 dias, os resultados mostrarão qual das duas versões têm maior impacto sobre o público.

Conte com especialistas em AdSense

Se sentir dificuldades com a rotina de configurações e otimizações no AdSense, uma pessoa especialista deve ajudar bastante. Você pode contratar um especialista freelancer ou até mesmo um funcionário para seu time. Neste caso, avalie o investimento necessário e as previsões de retorno com os anúncios.

Quais os requisitos para ativar a monetização do canal no YouTube?

Em geral, os requisitos para ativar a monetização de um canal é manter uma frequência de postagens, ter mais de 18 anos e ter um número mínimo de inscritos no canal. Entretanto, cada recurso tem requisitos próprios. Entenda os principais:

  • Publicidade: ser maior de 18 anos ou ter um responsável para gerenciar pagamentos e seguir as regras para um conteúdo adequado;
  • Clubes dos canais: ser maior de 18 anos, morar em um país que o recurso esteja disponível, o canal não pode estar marcado como Conteúdo para crianças e não ser um canal de música sob o domínio de um contrato SRAV;
  • YouTube Shopping: ter mais de 10 mil inscritos no canal e idade igual ou maior de 18 anos;
  • YouTube Premium: desenvolver conteúdos que sejam assistidos por clientes assinantes dessa opção;
  • Super chat e super stickers: ser maior de 18 anos e residir em uma região que o superchat esteja disponível;
  • Valeu Demais: ser maior de 18 anos, residir em uma região que o superchat esteja disponível e não ser um canal de música sob o domínio de um contrato SRAV.

Como ativar o Google AdSense no YouTube?

Para ativar o Google AdSense no YouTube siga o passo a passo:

  1. Faça login no YouTube Studio e selecione “Monetização”
  2. Clique em “Iniciar” no card Inscreva-se no Google AdSense;
  3. Digite a senha da sua conta do YouTube e faça a autenticação quando necessário;
  4. Escolha a conta do Google que você quer usar no AdSense;
  5. Forneça os dados solicitados e finalize a inscrição. 

É importante destacar que para que os vídeos sejam monetizados, os conteúdos devem ser livres de direito autoral. Isso se aplica para músicas, trechos de outros vídeos e qualquer tipo de conteúdo produzido por um terceiro.

Como receber pagamentos do Google AdSense de forma barata e rápida?

A melhor forma de receber os pagamentos do Google AdSense é por meio da Remessa Online, a primeira plataforma independente de transferências internacionais totalmente online do Brasil. Credenciada pelo Banco Central do Brasil, as atividades são seguras e proporcionam benefícios exclusivos.

Isso porque o Google para a seus parceiros em dólares americanos. Então, é fundamental buscar opções para transferir da maneira mais econômica possível. Diferente dos bancos tradicionais, a Remessa Online cobra o câmbio comercial na conversão da moeda e uma taxa econômica, a partir de 1,58%. 

Para sacar dinheiro do YouTube com a Remessa Online, basta criar um cadastro gratuito na plataforma e inserir os dados bancários fornecidos por ela na aba de pagamentos do AdSense. 

Perguntas frequentes

O que é e como funciona o Google AdSense?

O Google AdSense é a ferramenta do Google em que anunciantes conseguem ativar campanhas em canais de YouTube, blogs e sites. Por meio desses anúncios, é possível ter benefícios como geração de receita, o que atrai muitos criadores de conteúdo online.

Quando o YouTube paga o AdSense?

O dia de pagamento do YouTube é 21. Mas, é preciso considerar se a data é feriado. Nesse caso, você receberá em outro dia.

Como ativar AdSense no YouTube?

Para ativar o AdSense no YouTube, basta acessar o YouTube Studio e na aba “Monetização”, vincular ao Google AdSense. Para isso, o canal deve cumprir alguns requisitos, como número de inscritos.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático