Google Tradutor: como traduzir português e outras 132 línguas

O Brasil já foi campeão de acessos ao Google Tradutor. O aplicativo é uma ferramenta muito útil para quem precisa se comunicar em outros idiomas, traduzir textos, estudar e traduzir palavras para diferentes objetivos. Com a ferramenta, é possível traduzir do português para mais de 100 idiomas.

Em evento, no dia 11 de maio de 2021, o Google anunciou que o Google Tradutor agora reconhece 133 línguas. Foram incluídas 24 novas línguas e entre elas, o Guarani, usada por 7 milhões de pessoas em países da América do Sul.

Além dessas possibilidades, o Google Tradutor é uma opção simples de utilizar, você pode ter em seu smartphone ou acessar no seu computador. Veja, neste artigo, como usar o Google Tradutor e aprender muito mais sobre outros idiomas.

Conheça os recursos do Google Tradutor

O Google Tradutor ou Google Translate é uma ferramenta completa de tradução, que só evolui. As traduções do aplicativo estão cada vez melhores e se tornando mais reais e naturais do que no passado, quando era possível perceber de primeira que um texto havia sido traduzido. Com a criação de alguns recursos, o Google Tradutor tem tornado seu uso muito mais fácil.

Veja quais são os novos recursos da ferramenta:

Câmera tradutora

O Google Tradutor é muito utilizado no smartphone e no computador, pois esses dois recursos permitem que os textos sejam copiados de outra tela e colados na ferramenta de traduções. Mas e quando o texto que precisa ser traduzido está em uma placa ou em uma revista?

Escrever o texto todo à mão pode ser inviável, dependendo de algumas situações. Por isso, o Google Translate conta com a função “Câmera”, que permite capturar uma imagem. Assim que a ferramenta identificar o texto, vai aparecer a tradução na sua tela.

Para capturar a imagem e obter a tradução, você precisa mirar a câmera para o local e garantir que o texto está sendo identificado de forma legível.

Escrita à mão

A Escrita à mão é uma funcionalidade do Google Tradutor que te permite escrever, como se você estivesse com uma caneta. Você pode, inclusive, usar uma caneta para celular, se isso facilitar a sua escrita. 

Para usar o recurso, toque na opção “Escrita à mão” e escreva o que quiser. O tradutor vai identificar o texto escrito na tela do celular e a tradução vai aparecer para você.

Voz

Está viajando e não está entendendo nada que as pessoas estão falando? Tem dificuldade para conversar com os garçons nos restaurantes? O recurso de voz do Google Tradutor é a solução. Você pode pedir para que a pessoa fale no seu celular e a ferramenta traduz o que foi dito.

Para responder, você faz o mesmo. Diz o que precisa no microfone do Tradutor e a ferramenta traduz a sua mensagem.

Tradução offline

Você não precisa ter internet sempre que quiser usar o Google Tradutor. A ferramenta também pode ser usada no modo offline, mas você consegue usar apenas para traduzir textos escritos ou de fotos que capturou com a câmera. A função de tradução por voz não funciona no modo offline.

Todas as suas traduções podem ser salvas nos seus favoritos. Assim, você consegue criar uma listinha com as traduções e usar em viagens, no trabalho, para estudar e em diversos momentos.

Como usar o Google Tradutor

A ferramenta é muito simples. Você pode traduzir uma palavra, uma frase, trechos de um texto e até o texto inteiro. Para isso, deve copiar o texto que deseja traduzir, abrir o Google Tradutor e colar o trecho no quadrado da esquerda da ferramenta. O próprio Google Tradutor identifica o idioma, caso você não tenha selecionado.

No quadro ao lado, o da direita, você deve selecionar para qual idioma deseja traduzir o texto. Você pode mudar as variações dos idiomas para ver a tradução em línguas diferentes. Veja a seguir como fazer algumas traduções usando o Google Tradutor.

Google Tradutor de inglês para português

Copie a palavra, a frase ou o trecho do texto em inglês que você deseja traduzir. Agora, cole o texto copiado no primeiro quadrado do Tradutor. Você também pode escrever a palavra direto nesse campo, caso não tenha de onde copiar.

No segundo quadrado, selecione o idioma português. A tradução vai aparecer simultaneamente nesse quadrado. Você pode fazer ajustes no seu texto, variando as palavras para encontrar outras traduções.

Google tradutor de português para inglês

Agora, para traduzir do português para o inglês, você fará o mesmo processo. Copie a palavra, a frase ou o trecho do texto que você deseja traduzir. Cole esse conteúdo no primeiro quadrado do Tradutor. 

A ferramenta vai identificar o idioma automaticamente, mas você pode definir o idioma previamente. Lembre-se de selecionar o idioma para o qual você deseja traduzir o seu conteúdo. Ao mesmo instante em que você cola o texto, a tradução vai aparecer na coluna da direita. 

Google Tradutor de espanhol

Você pode traduzir um texto do espanhol para mais de 100 idiomas no Google Tradutor. Para isso, copie o trecho do texto que deseja traduzir do espanhol. Cole-o na coluna esquerda do Tradutor. Em seguida, selecione o idioma na coluna da direita. O texto vai aparecer traduzido no idioma que você selecionou.

Google Tradutor do árabe para o português

O árabe é um dos idiomas mais fascinantes. Por ter a escrita diferente da maioria dos idiomas mais comuns e uma das mais bonitas em termos de estética. Muitas pessoas usam a escrita árabe para fazer tatuagens, por exemplo.

Nesse caso, saber a tradução é fundamental para evitar erros grotescos e desrespeito à cultura do país. Para traduzir um texto do árabe para o português, você deve copiar a frase ou palavra e colar na coluna da esquerda da sua tela.

A ferramenta vai identificar o idioma. Na coluna da direita, selecione para qual idioma você deseja traduzir, nesse caso, o português. Após selecionar o idioma, o Tradutor vai traduzir o texto colado automaticamente na coluna ao lado.

De forma geral, sempre que você quiser traduzir um texto, deve seguir essas orientações. Copiar o texto e colar no primeiro campo, localizado no lado esquerdo da ferramenta. No campo ao lado, você vai escolher o idioma para o qual deseja traduzir.

Existem outras formas de usar o Google Tradutor, veja a seguir quais são.

Use o Google Tradutor no WhatsApp

Conecte o seu Google Tradutor ao WhatsApp para ter traduções mais rápidas e manter o ritmo das suas conversas. Para combinar os dois recursos, baixe o aplicativo do Google Tradutor. 

Quando estiver conversando e quiser traduzir uma palavra, frase ou texto, clique em cima da mensagem no WhatsApp e selecione o que deseja traduzir. Clique na função copiar do próprio WhatsApp. 

O ícone do Tradutor aparecerá na tela. Clique nele e cole o texto copiado. Você pode ver a tradução e ouvir a pronúncia. Caso queira responder no mesmo idioma, é só clicar em nova tradução, escrever o seu texto e copiar o resultado da tradução para colar no seu bate-papo.

Traduza um documento no Google Tradutor

O Google Tradutor também é muito utilizado por quem precisa traduzir longos textos. Nesse caso, não é necessário copiar e colar todo o texto na ferramenta. Até porque isso nem seria possível, já que ele tem uma limitação de caracteres.

Você também não precisa copiar trecho por trecho. No site do Google Tradutor tem a opção de documentos, onde você pode inserir um documento completo e a ferramenta traduz todo conteúdo.

O Google Tradutor é um ótimo aliado para quem quer entender outros idiomas. Gostou das dicas que viu neste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Remessa e aprenda mais dicas como essa.

Resumindo

Como usar o Google Tradutor?

Você pode usar no seu computador, é só pesquisar por ele no Google ou baixar o aplicativo em seu celular. Copie o texto que deseja traduzir e cole na primeira coluna, em seguida, selecione o idioma para o qual deseja traduzir e cole o texto.

É possível traduzir um documento no Google Tradutor?

Sim. O Google Tradutor conta com um recurso para traduzir documentos. É só você anexar o documento no site e aguardar a tradução.

Posso usar o Google Tradutor sem internet?

Sim. Você pode traduzir textos escritos ou a partir de fotos que capturou com a câmera. A função de tradução por voz não funciona no modo offline.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático