Growth Hacking: o que é e como usar a estratégia no seu negócio

A estratégia de Growth hacking certamente vem ganhando espaço no mercado de trabalho nacional e internacional. O método de crescimento de negócios é baseado nas melhores práticas e são estabelecidas com base em suposições e experiências.

Você conhece o Growth hacking e sabe como o método pode ajudar nos seus negócios? Acompanhe o artigo abaixo para descobrir o que é e como funciona a estratégia. Confira!

O que é Growth Hacking

Growth hacking é uma estratégia empresarial que usa criatividade, pensamento analítico e indicadores sociais para vender produtos e ganhar exposição. De forma simples, o termo foi criado para definir estratégias de gestão que se concentram no crescimento acelerado de um negócio. 

A metodologia tem o objetivo de atrair um grande número de usuários e clientes com o mínimo de capital possível.

Como funciona o Growth Hacking?

O Growth Hacking se concentra em seguir três etapas:

  • Conseguir tráfego;
  • Converter visitantes em leads (clientes potenciais);
  • Converter potenciais clientes em clientes de fato.

Como aplicar o Growth Hacking?

Para aplicar um Growth Hacking em seu negócio, siga os seguintes passos. 

  1. Crie um produto;
  2. Teste sua viabilidade;
  3. Atualize constantemente seus serviços e produtos;
  4. Colete feedback do cliente;
  5. Otimize seus serviços para atender a novas oportunidades de mercado e necessidades do cliente;
  6. Conduza testes para determinar melhorias eficazes;
  7. Comercialize os produtos ou serviços para promover seu crescimento;
  8. Acompanhe o sucesso desses resultados.
Azulis: conheça a plataforma que ajuda na gestão dos negócios!

Momento para escalar

Como mencionado anteriormente, Growth hacking é uma estratégia de crescimento projetada para usar o mínimo de recursos possível. Portanto, a maneira ideal de atingir esse objetivo é fazer com que seus próprios consumidores se tornem divulgadores de produtos. Assim, os investimentos em anúncios podem ser menores já que próprios clientes fazem o trabalho de divulgação. 

Mas atenção, essa é a fase em que seu negócio mostra potencial de escalabilidade e é preciso saber o momento certo para crescer. Depois de experimentar o produto ou serviço, ganhar o primeiro usuário e obter resultados, você precisa aumentar a escala. 

Conforme sua base de usuários se expande, você também começa a entender melhor seu público. O processo de crescimento é feito por meio de testes e análises contínuas. 

Criação de estratégia com Growth hacking.

Modelos de negócios

Geralmente, a estratégia Growth hacking é usada em empresas de tecnologia e startups em todas as fases do negócio. No entanto, é preciso ter em mente que qualquer modelo de negócio pode aprender e aplicar esses conceitos porque, na  prática, a estratégia visa criar estratégias com métodos rápidos, de baixo custo e fáceis de verificar. Bom para qualquer negócio, não é mesmo?

Métricas para acompanhar

Na estratégia Growth hacking, é muito importante saber quais métricas devem ser acompanhadas para entender se o experimento está ou não dando bons resultados.

Para isso, é necessário fazer testes, ouvir feedbacks e analisar dados. Assim, é possível  entender como os consumidores usam seu produto, se eles irão reutilizá-lo e, se não, por que isso acontece.

Além disso, é importante ter uma métrica principal que deve definir o que significa crescimento para sua empresa ou quaisquer problemas que você venha a resolver. Focar nas ações que realmente importam será crucial.

Google AdSense: como receber pagamentos no Brasil?

Canais de distribuição e tração

Ainda, Growth hacking é um método para solucionar problemas e também  identificar oportunidades de crescimento em diferentes áreas do negócio. Não existe um canal de distribuição único, o ideal é pesquisar e usar ferramentas que possam dar suporte às suas tarefas, dependendo de cada negócio.

No entanto, algumas ferramentas específicas podem ser utilizadas para determinar as melhores oportunidades. Entre elas, podem-se destacar quatro indispensáveis: 

Googlead: plugins do WordPress para rentabilizar seu site

Analytics

Ferramentas de Analytics úteis para a análise de dados, incluindo número de visitas e taxa de rejeição em seu site. Ainda, ajuda a entender como o público aceita o conteúdo apresentado e se ele é eficaz.

Além disso, eles podem ser integrados a várias outras ferramentas de Growth Hacking, permitindo o cruzamento de dados para que seja possível tirar conclusões mais precisas.

Confira como ganhar dinheiro pelo YouTube.

Pop-up/coletor de emails

Os pop-ups podem ser muito úteis quando utilizados de forma  correta. Contextualizados em páginas específicas e sem ser massante, eles podem gerar bons resultados.

Entender comportamento do visitante

Essas ferramentas são usadas para registrar as sessões do usuário. Dessa forma, o site possui mecanismos para registrar a atividade do visitante (preenchimento de formulários, rolagem, etc).

Teste A/B

De forma simples, um teste A/B significa divulgar duas versões de um mesmo material, com apenas uma variável entre eles e verificar qual versão produz mais resultados. Essa variável pode ser um título diferente, uma imagem, ou mesmo, o público. 

Esse método pode ser muito útil porque você será capaz de analisar quais são as melhores estratégias e quais não dão certo. 

Dicas finais

Toda empresa quer crescer e a estratégia Growth Hacking pode ser uma grande aliada para que esse crescimento seja feito de forma saudável e com custos menores. 

Portanto, essa pode ser uma ótima opção para o seu negócio, não é mesmo? Confira o blog da Remessa Online e descubra outros métodos para alavancar o seu negócio financeiramente.

Related posts

8 ferramentas de SEO para você alcançar a 1ª posição

Rich Media: descubra o que é e quais são suas vantagens

Stock options: entendendo a estrutura desse modelo de incentivo