O que é Internet das Coisas e como impacta sua empresa

A Internet das Coisas é uma das grandes inovações e promete tomar conta do mercado em um futuro muito próximo.

O avanço da tecnologia trouxe inovações que revolucionaram as atividades em todo o mundo, tanto profissionais quanto pessoais. Nesse sentido, a transformação digital impulsionou diversas tendências tecnológicas, e uma das principais é a Internet das Coisas.

Trata-se de uma modernidade que proporciona benefícios imprescindíveis. Por isso, vem conquistando cada vez mais espaço no mercado. Uma questão relevante é entender como essa transformação digital impacta na sua vida para acompanhar as inovações.

Você se interessou pelo assunto? Preparamos informações completas neste post para entender tudo sobre essa tendência! Continue lendo e veja o que é a Internet das Coisas, como funciona, a importância, como aplicar nos negócios e muito mais! Boa leitura!

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas, ou Internet of Things – IoT, é um conceito que está relacionado com a interação de objetos físicos com a internet. Dessa forma, é uma tecnologia que diferentes equipamentos se conectam à internet e fazem interações.

Em outras palavras, é a habilidade de objetos, como eletrodomésticos, máquinas, carros e outros itens, estabelecerem conexão com a internet. Assim, podem enviar dados para outros dispositivos a partir da tecnologia cloud computing, criando uma rede de conexões totalmente controlável.

Portanto, é uma das principais e mais versáteis inovações da atualidade. Além disso, possibilita aplicações em inúmeras ocasiões, sejam profissionais, sejam pessoais. É um avanço da tecnologia que merece toda atenção. Afinal, promete se expandir ainda mais no país.

Como o termo Internet das Coisas surgiu?

O pensamento de conectar objetos com a internet já existia desde o início da década de 90. À época, o mundo online começou a ganhar popularidade. Após isso, o termo IoT – Internet of Things nasceu em 1999, proposto pelo pesquisador britânico Kevin Ashton.

O processo de evolução da tecnologia é gradativo e com o passar dos anos, novos sistemas surgem e são constantemente aperfeiçoados. No caso da Internet das Coisas não é diferente, e o conceito surgiu e vem sendo implementado em diversos dispositivos.

Ao longo do tempo, ele ganhou força e se desenvolveu para as inúmeras aplicabilidades práticas que notamos atualmente. Como a tecnologia continua avançando, a Internet das Coisas também vai evoluir e oferecer ainda mais praticidade para o dia a dia.

Qual a importância da Internet das Coisas?

A Internet das Coisas é um conceito que pode mudar como as pessoas vivem e trabalham, garantindo maior praticidade e eficiência. Isso, principalmente, devido à grande expansão da internet, que se tornou o principal meio de comunicação e interação.

Ao poder conectar qualquer dispositivo à internet e controlar a distância, a troca de dados e comunicação é feita com total autonomia e agilidade. Isso significa que é possível conectar equipamentos e pessoas para realizar tarefas, sem exigir o deslocamento.

Por esse motivo, é uma tecnologia extremamente importante e que torna a vida mais fácil em diversos sentidos. Com uso dos princípios da IoT, é possível, por exemplo, controlar máquinas, eletrodomésticos e equipamentos. Tudo por meio de um smartphone ou tablet, otimizando o processo.

Quando se fala em tecnologia e conectividade, a Internet das Coisas é um dos assuntos mais comentados, em todas as esferas. Isso se deve aos benefícios que pode proporcionar para as atividades humanas, independentemente do tipo e finalidade.

Quais as principais tecnologias relacionadas?

Além da internet, para criar conexões e troca de dados, os dispositivos e objetos precisam ser compatíveis com a tecnologia. Trata-se de um fator que vai interferir diretamente na implementação da Internet das Coisas em residências ou ambientes profissionais.

Isso porque a IoT é uma tecnologia que não atua sozinha. Ou seja, diversas outras inovações são necessárias para que tudo aconteça. Em outras palavras, é preciso contar com determinados recursos tecnológicos para que a IoT funcione adequadamente.

Veja, a seguir, quais os principais recursos tecnológicos relacionados com a Internet das Coisas!

Conectividade

A conectividade é um recurso básico para a IoT, que exige boa conexão para estabelecer a troca de informações e dados. Sendo assim, é um serviço essencial e que é atualmente considerado extremamente necessário.

Cloud Computing

A computação em nuvem, tradução do termo em inglês cloud computing, é um conceito que permite o acesso remoto e armazenamento de dados pela internet. A tecnologia possibilita acessar dados de qualquer computador ou dispositivo móvel, preservando os dados com total segurança.

Machine Learning

Considerada uma das grandes inovações da tecnologia, o machine learning é a capacidade de um sistema em aprender, conforme a associação de diferentes dados. Trata-se de um recurso importante. Alguns dos maiores exemplos são o reconhecimento facial, da voz, identificação de imagens e outros.

Inteligência artificial

Assim como a Internet das Coisas, a inteligência artificial é um dos termos mais comentados na atualidade. Consiste na capacidade e inteligência de máquinas e sistemas em executar tarefas complexas, de forma autônoma e independente.

Quais os exemplos da Internet das Coisas?

As aplicações da Internet das Coisas podem ser observadas em diversas áreas no dia a dia. Elas são possibilidades atribuídas a questões profissionais e pessoais, que estão cada dia mais presentes no cotidiano.

Nesse contexto, a tendência é que, nos próximos anos, os objetivos já serão produzidos em compatibilidade com a Internet das Coisas. Com isso, a troca de dados e controle de equipamentos entre o virtual e o físico serão feitos de maneira mais eficiente e dinâmica.

Saiba, nos próximos tópicos, quais são as principais aplicabilidades da Internet das Coisas atualmente!

Wearable

O termo wearable consiste em objetos e equipamentos vestíveis, ou seja, de uso pessoal. Dessa forma, os itens que já contam com a tecnologia IoT são os fones de ouvido, smartwatches, óculos e outros recursos tecnológicos.

Área da saúde

A tecnologia voltada para a área da saúde evoluiu muito, e a Internet das Coisas é uma das principais inovações do segmento. Diante disso, existem equipamentos de monitoramento ao paciente conectados à nuvem, enviando dados em tempo real para a equipe médica.

Assim, os profissionais integram os aparelhos para interagir e entender o estado clínico do paciente com precisão mesmo a distância.

Inclusive, compartilha dados para garantir uma assistência de qualidade, monitorando os seguintes aspectos:

  • alterações no quadro de saúde;
  • pressão arterial;
  • possíveis alterações no prontuário;
  • frequência cardíaca e outros dados.

Itens residenciais

A tecnologia também chegou aos eletrodomésticos e tem a Internet das Coisas como um dos pilares para garantir a comodidade e praticidade.

Exemplo disso, são os diversos aparelhos baseados na IoT, como:

  • Smart TVs;
  • lâmpadas inteligentes;
  • geladeiras;
  • fechaduras;
  • termostatos.

Área empresarial

A IoT é uma tecnologia que chegou com tudo no meio empresarial. Com isso, muitos negócios já utilizam o recurso para monitoramento e desenvolvimento de atividades. Seja nas indústrias, seja no agronegócio, na construção civil e demais segmentos, o uso dessa inovação já é uma prioridade.

O que é 5G e qual a relação com a IoT?

O 5G é uma geração de internet móvel mais avançada e que está sendo implementada no Brasil em 2022. Trata-se de uma rede que vai permitir aos usuários atingirem maior velocidade de download e upload, em conexões mais seguras e estáveis.

Dessa forma, a rede 5G é uma estrutura que vai melhorar bastante a qualidade das conexões móveis na maioria das cidades. Assim, os acessos por smartphones e outros dispositivos serão mais rápidos e com maior estabilidade. Ou seja, uma evolução importante.

Diante disso, a tecnologia 5G tem relação direta com a Internet das Coisas. Afinal, permitirá conexões mais estáveis e de qualidade entre dispositivos móveis e objetos. Isso significa que a interação de dados vai ser mais rápida e eficiente.

A chegada do 5G abre caminhos para o desenvolvimento de novos recursos e avanço da tecnologia baseada na Internet das Coisas. Também vai contribuir para a troca de dados e informações em tempo real, livre de interferências.

Portanto, a relação entre as duas tecnologias é intensa e promete trazer ainda mais inovações para todos os campos e áreas. Por isso, são vertentes que devem ser analisadas de perto para acompanhar e garantir a melhoria nas suas atividades.

Como aplicar a Internet das Coisas no negócio?

A Internet das Coisas é um conceito imprescindível para a sociedade e proporciona diversos benefícios. Além de otimizar tarefas, contribui para evitar erros e garantir atividades mais dinâmicas e intuitivas, sejam profissionais, sejam pessoais.

Nessa perspectiva, contar com recursos modernos e que utilizam a IoT é uma inovação necessária para qualquer área. Sobretudo para melhorar processos internos e ter diferenciais competitivos em relação aos concorrentes, fatores essenciais para os resultados.

Veja, a seguir, como aplicar a Internet das Coisas nos negócios!

1. Estabeleça as prioridades

Antes de pensar em dispositivos, sensores e sistemas, é importante reunir a equipe e estudar todos os processos internos. A partir dessa análise, procure saber quais as prioridades do negócio. Ou seja, quais as atividades ou departamentos são estratégicos e devem ser o alvo inicial da inovação.

2. Estude o mercado

Após conhecer as prioridades da empresa, é o momento de iniciar o estudo do mercado para saber quais as principais inovações do setor. Nesse sentido, avalie a concorrência, considere o perfil dos clientes e qualquer tipo de fator externo que possa impactar no processo de transformação digital.

3. Defina um planejamento

Os dados obtidos na análise do mercado e definição de prioridades são indispensáveis para a próxima etapa: o planejamento. Nessa ocasião, reúna a equipe para programar a adaptação dos processos à Internet das Coisas da melhor forma e conforme a realidade da empresa. Assim, evitam-se os erros.

4. Pense no processo de adaptação

Com o planejamento definido e aprovado pela alta gestão, o próximo passo é pensar nos processos de adaptação às novas tecnologias. Será necessário adquirir softwares, sensores e equipamentos. Por isso, uma ótima ideia é contar com o apoio de profissionais especialistas.

5. Capacite a sua equipe

Com os processos de inovação já encaminhados, também é imprescindível pensar na capacitação da equipe para o uso das novas formas de trabalho. Portanto, defina um cronograma de treinamentos para cada função, seja para aquelas que vão lidar diretamente com a tecnologia ou não.

Além disso, também é indispensável definir indicadores e monitorar o desenvolvimento das atividades após o uso da Internet das Coisas. Assim, você terá facilidade para saber o que está indo bem e o que pode melhorar e tomar decisões baseadas em dados.

A IoT é uma tecnologia que vai tomar conta do mercado, pois a conectividade e flexibilidade são requisitos importantes para todo negócio. Sendo assim, considerar essa inovação é determinante para aprimorar o desempenho profissional.

Como se pode notar, a Internet das Coisas é uma inovação importante e que proporciona inúmeros benefícios para as atividades. Portanto, é imprescindível ter atenção e se planejar para contar com tecnologias que têm potencial para impulsionar os resultados do negócio.

Gostou do post? O que achou da IoT? Se você deseja continuar lendo conteúdos e novidades sobre diversos assuntos, assine agora mesmo nossa newsletter. Receba tudo diretamente no seu e-mail com toda comodidade!

Resumindo

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas, ou Internet of Things – IoT, é um conceito que está relacionado com a interação de objetos físicos com a internet. O termo nasceu em 1999, proposto pelo pesquisador britânico Kevin Ashton e está em grande ascensão atualmente.

Quais as tecnologias relacionadas com a IoT?

Tecnologias relacionadas com a IoT:
– Conectividade;
– Cloud Computing;
– Machine Learning;
– Inteligência Artificial.

Como aplicar a Internet das Coisas?

Para aplicar a Internet das Coisas, é preciso:
– estabelecer as prioridades: quais os processos serão contemplados com a IoT;
– estudar o mercado: análise das soluções tecnológicas do mercado e o que os concorrentes estão utilizando;
– definir um planejamento: planejar e orçar cada etapa para a transformação digital;
– pensar no processo de adaptação: como os processos serão conectados na prática;
– capacitar a sua equipe: treinamento e capacitação contínua das equipes para uso dos recursos baseados na Internet das Coisas.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático