Sem categoria

Entenda as diferenças entre NYSE e NASDAQ

Há mais oportunidades para investir em ações no exterior que no Brasil. Por exemplo, há várias bolsas de valores diferentes, que negociam diferentes títulos e investimentos. Por isso vale a pena conhecer melhor este mercado.

Conhecer melhor esse mercado ajuda a definir quais são as melhores alternativas entre as aplicações financeiras disponíveis. Assim, você consegue montar uma carteira no exterior diversificada e capaz de trazer boa rentabilidade.

Para ajudar nessa empreitada, apresentamos neste post as duas principais bolsas dos Estados Unidos, com suas respectivas características e diferenças. Saiba mais! 

NYSE e NASDAQ: o que são essas siglas?

NYSE e NASDAQ são duas bolsas de valores dos Estados Unidos. A primeira é a The New York Stock Exchange, a chamada bolsa de Nova York, que existe desde 1817 em Wall Street. Ela é considerada a maior bolsa de valores do mundo.

Em 1971, foi criada a NASDAQ, segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos. Para quem já investe no Brasil, a NASDAQ seria parecida com a B3, porém, sua atuação é focada em empresas de tecnologia. Essa também é a principal diferença entre as duas bolsas americanas. 

A NYSE conta com ações de indústrias e empresas que estão há mais tempo no mercado, afinal a bolsa existe há séculos. Já a NASDAQ, reúne a carteira de empresas mais novas e focadas no mercado de tecnologia. 

Isso não significa que a NYSE não tenha carteiras desses segmentos, pelo contrário. Nos últimos anos, empresas como Twitter e Snapchat abriram capital na NYSE. Ambas abriram suas Ofertas Públicas Iniciais, ou IPOs (Initial Public Offerings) e disputaram com as maiores organizações do setor. 

Para investir no exterior, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores, como a Drivewealth. Quando você realiza esse procedimento, consegue aplicar seu capital em ações listadas nas duas bolsas americanas.

Quais são as principais diferenças entre NYSE e NASDAQ?

As duas bolsas americanas apresentam algumas divergências significativas em sua história e em seu funcionamento. Entenda melhor!

NASDAQ

A NASDAQ surgiu devido a um estudo do Congresso americano que defendia a regulamentação e a transparência das operações econômicas. No documento, uma das recomendações era a realização do controle das negociações financeiras de forma eletrônica.  

Por isso, a NASDAQ é uma bolsa que opera dessa forma desde a sua criação. Esse novo modelo surgiu como um diferencial, quando comparado ao da tradicional NYSE. As operações já eram feitas por telefone, o que permitia ao investidor acompanhar seus investimentos sem ir até a corretora.

Isso quer dizer que aquela cena de filme americano, na qual os corretores compram e vendem ações fisicamente no pregão, nunca existiu na NASDAQ. O salão de negociações físico foi trocado, desde o começo, por operações eletrônicas, feitas por telefone e telégrafo e, depois, por computadores e outros sistemas.

Esse modelo ficou conhecido como pregão eletrônico e começou a ser utilizado pela NYSE apenas em 2006. Por isso, a NASDAQ surgiu de forma disruptiva, com a quebra de padrões de mercado e o investimento em tecnologia. Por isso, sua forte relação com esse setor desde o seu início. Sempre atraindo empresas que atuam no setor. 

Entre 1997 e 2000, a NASDAQ registrou um grande crescimento em seu registro de companhias com abertura de capital. O movimento se deu pelo surgimento e o crescimento dos negócios do setor de internet. Entre os maiores listados nesta bolsa estão Google, Apple, Groupon e Facebook. 

NYSE

A NYSE tem aumentado sua lista de empresas do setor tecnológico, mas ainda conta com mais companhias tradicionais. O único momento em que superou a NASDAQ, no quesito da carteira de clientes de tecnologia, foi em 2013. Atualmente, tem feito campanhas para atrair mais representantes do segmento. 

Quais indicadores são seguidos por NYSE e NASDAQ?

Para quem quer investir no exterior, é importante saber que o índice que reflete o valor das ações também é diferente. A NASDAQ utiliza o NASDAQ Composite, que indica a performance das empresas do setor de tecnologia, e o NASDAQ 100, que reúne as 100 maiores companhias da bolsa eletrônica.

O primeiro é o terceiro índice de mercado mais acompanhado. Ele considera mais de 3 mil ações listadas na bolsa e favorece as companhias do setor de TI, especialmente as ações ordinárias. Por outro lado, o NASDAQ 100 é formado pelo valor de mercado das companhias. Além disso, tem como critério de inclusão:

  1. não ser da área financeira;
  2. estar listada na NASDAQ;
  3. não estar em recuperação judicial;
  4. ter média diária de negociação superior a 200 mil ações.

Entre as cinco maiores companhias do NASDAQ 100 estão: Apple, Microsoft, Facebook, Amazon e Google.

Por sua vez, a NYSE utiliza um índice tradicional, o Dow Jones Industrial Average (DIJA), que mede o desempenho das ações de 30 das maiores e mais importantes empresas dos Estados Unidos.

Leia também: O que são e como investir em ações FAANG.

Ele é um dos principais indicadores do mercado americano e é o mais discutido. Foi criado em 1896 e consiste na média ponderada do preço das 30 ações mais significativas negociadas na NYSE e na NASDAQ. Entre as companhias consideradas estão:

  1. Disney;
  2. Coca-Cola;
  3. Microsoft;
  4. Exxon Mobil Corporation;
  5. Apple;
  6. McDonald’s.

Além disso, uma característica relevante do DIJA é que seu cálculo é feito pelos editores do The Wall Street Journal, não pela NYSE. Portanto, não existe critério para pré-qualificar uma companhia.

Quem quer investir em qualquer das duas bolsas, pode acompanhar o Standard & Poor’s 500 (S&P 500), que lista as ações de 500 empresas de acordo com o seu tamanho, sua liquidez, seu setor e sua representação de grupo industrial. O peso do ativo é diretamente proporcional à relevância da companhia no mercado.

Para fazer parte do S&P 500, a empresa precisa cumprir algumas exigências. As principais são:

  1. ter valor de mercado superior a 4 bilhões de dólares;
  2. apresentar alta liquidez;
  3. ter 50% ou mais de ações em circulação de mercado;
  4. ter resultados financeiros positivos por quatro trimestres consecutivos ou mais;
  5. ter aberto capital há seis meses, pelo menos.

Entre as principais empresas que fazem parte do S&P 500 estão:

  1. Microsoft; 
  2. Apple; 
  3. Amazon; 
  4. Facebook; 
  5. Berkshire Hathaway, empresa do investidor Warren Buffet que atua com seguros e investimentos diversificados; 
  6. Johnson & Johnson; 
  7. JPMorgan Chase, que trabalha com serviços financeiros.

Para investir em qualquer uma dessas empresas das bolsas americanas, você precisa enviar dinheiro para o exterior. É necessário usar um serviço especializado e de baixo custo para alcançar esse propósito. Assim, você investe na NYSE e na NASDAQ, e alcança uma boa remuneração para  formar um patrimônio.

E você, quer investir nas bolsas de valores americanas? Para isso você deve primeiro escolher uma corretora de investimentos internacional e abrir uma conta nela. A compra e negociação das ações se dará por meio da corretora. Alguns exemplos de corretoras americanas são: TD Ameritrade, DriveWealth e Interactive Brokers.

Após abrir sua conta numa corretora internacional, você deverá enviar dinheiro para a corretora para concretizar a compra das ações.

A melhor plataforma para você fazer esse envio é a Remessa Online. Através da plataforma, você envia dinheiro ao exterior em até 1 dia útil e paga a menor tarifa de envio do mercado: a partir de 1,3%.

Conheça a Remessa Online e veja como nosso serviço de transferência internacional funciona.

Resumindo:

O que é a NYSE?

A NYSE (The New York Stock Exchange) é a bolsa de Nova York, que existe desde 1791 e é considerada a maior bolsa de valores do mundo. 

O que é a NASDAQ?

A NASDAQ surgiu em 1973 por causa de um estudo que defendia a regulamentação e transparência das operações econômicas. Por isso, ela é uma bolsa que opera de forma totalmente eletrônica desde a sua criação

Quais os principais índices da NYSE e NASDAQ?

A NYSE usa o Dow Jones Industrial Average, que mede o desempenho das ações de 30 das maiores e mais importantes empresas dos Estados Unidos. A NASDAQ usa o NASDAQ Composite, que indica a performance das empresas do setor de tecnologia, e o Nasdaq 100, que reúne as 100 maiores empresas da bolsa eletrônica.