A ISO 27001 é uma norma internacional muito importante, que tem o objetivo de preservar a segurança da informação em uma empresa.
A segurança da informação é uma das principais preocupações da atualidade, principalmente com o avanço e otimização da tecnologia digital. Por esse motivo, a implementação da ISO 27001 se tornou uma prioridade para diversas empresas.
Definida como Sistema de Gestão da Segurança da Informação – SGSI, a ISO 27001 reúne metodologias específicas para a proteção de dados. São as melhores práticas para gerenciar riscos para a segurança da informação e preservar a confidencialidade.
Neste post, vamos apresentar informações relevantes para entender mais sobre esse importante assunto para o meio corporativo. Continue lendo e veja o que é a ISO 27001, como ela funciona e como implementar para garantir a confidencialidade em todos os processos!
Qual a importância da segurança da informação?
A segurança da informação é primordial para lidar com dados de forma segura, evitando acessos indevidos e perda de informações. É um fator indispensável para uma empresa conseguir operar com tranquilidade, eliminando riscos aos negócios e aos clientes.
Todo empreendimento lida diariamente com um enorme volume de dados confidenciais, tanto sobre os departamentos financeiros quanto operacionais. São informações importantes e que devem ser protegidas, seja em meio virtual, seja em arquivos físicos.
O que significa a ISO 27001?
A ISO 27001 é uma norma técnica internacional que estabelece padrões e procedimentos para a segurança da informação corporativa. Quando uma empresa se adequar às diretrizes da norma, desenvolve seus processos com procedimentos específicos para a proteção de dados.
Sendo assim, a ISO 27001 tem o foco em aplicar o sistema de gestão da segurança da informação. Isso é feito por meio de um conjunto de requisitos, processos gerenciais e controles para identificar, tratar e controlar os riscos inerentes à segurança de dados.
Dessa maneira, a norma atua para estabelecer procedimentos para a implementação de controles dos riscos. Com isso, proporciona a confidencialidade e protege a integridade dos dados de todos os processos e negócios desenvolvidos por uma organização.
Para quem é a ISO 27001?
O Sistema de Gestão da Segurança da Informação proposto pela norma ISO 27001 pode ser implementado por empresas de todos os segmentos e portes. A certificação na norma demonstra que a organização se preocupa com a proteção e confidencialidade dos dados.
Para que a ISO 27001 serve?
A certificação na ISO 27001 é realizada para implementar procedimentos e padrões para segurança da informação, por meio de um sistema de gestão. Trata-se de uma nova cultura organizacional e que proporciona a proteção de dados e confidencialidade.
Nesse sentido, a norma é um padrão internacional que serve para executar procedimentos gerenciais para evitar riscos à segurança das informações confidenciais. Uma certificação que está muito exigida no mercado, pois eleva a credibilidade na relação entre empresa e clientes.
Como implementar a ISO 27001?
A norma ISO 27001 foi desenvolvida pela International Organization for Standardization e pela International Electrotechnical Commission, em 2005. Dessa forma, foi criado um conjunto de procedimentos e diretrizes para o Sistema de Gestão da Segurança da Informação.
Por ser um sistema criterioso, para implementar a ISO 27001 é preciso seguir um planejamento específico, envolvendo toda a equipe. Afinal, são mudanças importantes e que serão rigorosamente avaliadas nas auditorias internas e externas.
Veja, a seguir, as principais etapas para implementar a ISO 27001 na sua empresa:
1. Entenda o contexto da organização
O primeiro passo é fazer um diagnóstico da situação da empresa e avaliar todos os processos atuais. Trata-se do ponto de partida para a implementação do sistema de gestão. Isso ajuda a ter um planejamento eficiente, sobretudo a organizar o orçamento para a certificação.
2. Definição do escopo
Após entender todo o contexto e realidade da empresa, o próximo passo é a definição do escopo que será alvo da implementação. Em outras palavras, consiste na abrangência e em quais processos serão contemplados com o Sistema de Gestão da Segurança da Informação.
3. Redija o manual do SGSI
O manual do Sistema de Gestão da Segurança da Informação é um documento muito importante e que deve ser desenvolvido com base na sua política. Por ele, são estabelecidos os procedimentos, responsabilidades, objetivos e como a empresa pretende manter o controle da segurança de dados.
4. Defina a metodologia de avaliação
A metodologia de avaliação deve ser desenvolvida após a identificação dos riscos, vulnerabilidades e ameaças à segurança da informação. Ela é a base para a ISO 27001 e deve ser criada considerando os requisitos da norma, os requisitos legais e a realidade da empresa.
5. Faça o programa de treinamentos
Um dos tópicos mais importantes para a eficiência na aplicação dos procedimentos da norma ISO 27001 é o treinamento dos funcionários. Sendo assim, é preciso definir um cronograma de práticas para cada função, sobretudo para a formação de auditores internos.
6. Implemente e monitore o SGSI
A fase de implementação do SGSI é basicamente a adaptação dos processos, conforme os requisitos e padrões estabelecidos na norma. Dessa forma, é necessário documentar as etapas e monitorar o desenvolvimento dos controles e metodologias.
7. Realize a auditoria interna
Após implementar os procedimentos e requisitos da norma ISO 27001, é preciso iniciar o processo para a realização das auditorias internas. São métodos que avaliam se a empresa está seguindo adequadamente todos os preceitos da norma em seu escopo. Eles são feitos por uma equipe interna treinada para isso.
8. Desenvolva as ações corretivas
Com a realização das auditorias, é comum levantar não conformidades e pontos que precisam ser melhorados. Portanto, a equipe precisa atuar para solucionar essas partes e registrar os avanços para deixar todo o sistema estruturado para a auditoria final.
9. Realização da auditoria externa
A auditoria externa é a oficial e que vai ser decisiva para a certificação da empresa na norma ISO 27001. Nessa etapa, os auditores são uma equipe credenciada pela International Organization for Standardization e avaliam todo o SGSI. Caso a empresa esteja apta, recebe o certificado.
A auditoria externa avalia diversos aspectos da norma e se estão aplicados pela organização, por exemplo:
- controle de acesso;
- controle de software operacional;
- cópias de segurança;
- criptografia;
- dispositivos móveis;
- gestão de ativos;
- gestão de incidentes;
- gestão de vulnerabilidade;
- organização interna;
- proteção contra malware;
- requisitos legais;
- segurança de dados;
- segurança e suporte;
- segurança física;
- segurança nas operações;
- transferência da informação.
Quais as vantagens que a ISO 27001 proporciona?
A certificação na ISO 27001 proporciona benefícios importantes para uma empresa, que vão além da segurança nas informações. É um fator que contribui para melhorar a imagem da companhia junto aos clientes, fornecedores e outras partes interessadas.
Desse modo, as vantagens de contar com a norma são as seguintes:
- diferencial competitivo;
- redução dos riscos;
- sistemas de gestão integrados e seguros;
- maior credibilidade no mercado;
- segurança para lidar com sistemas digitais.
Como pode notar, a ISO 27001 é uma metodologia importante para sua empresa e contribui para adotar padrões internacionais em segurança da informação. Portanto, considere implementar essa norma para evitar riscos e contribuir para gerar credibilidade no mercado.
Gostou do post? Agora que você entendeu sobre a ISO 27001, o que acha de ler outros conteúdos e novidades incríveis para aperfeiçoar seus conhecimentos? Não perca a oportunidade e assine nossa newsletter para receber tudo diretamente no seu e-mail!
Resumindo
É uma norma técnica internacional que estabelece padrões e procedimentos para a segurança da informação corporativa. A norma foi criada em 2005 pelo International Organization for Standardization e o International Electrotechnical Commission.
Para implementar a ISO 27001 é preciso:
– entender o contexto da organização;
– definir o escopo;
– redigir o manual do SGSI;
– definir a metodologia de avaliação;
– fazer o programa de treinamentos;
– implementar e monitorar o SGSI;
– realizar auditoria interna;
– desenvolver as ações corretivas;
– realizar auditoria externa.
As vantagens da ISO 27001 são:
– diferencial competitivo;
– redução dos riscos;
– sistemas de gestão integrados e seguros;
– maior credibilidade no mercado;
– segurança para lidar com sistemas digitais.